Autor: Rodrigo de Oliveira
Série: As Crônicas dos Mortos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 310
Onde Comprar: Submarino | AmazonBr | Livraria Saraiva
Pessoas do mundo inteiro prepararam-se para um espetáculo astronômico, mas o evento se transforma num pesadelo. Um dia após a maior aproximação do planeta, um imenso calor sobrevém e 2/3 de todas as pessoas do mundo transformam-se em zumbis.
Em São José dos Campos, um grupo cria um centro de refugiados para milhares de pessoas não infectadas. Eles reuniram condições de sobrevivência e criaram uma fortaleza. Agora dedicam-se a encontrar outros focos de resistência e ajudar peregrinos do grande apocalipse. No entanto, próximo a eles, uma outra resistência - perversa e potente - também cresce.
Uma batalha está para acontecer. Um cerco para salvar vidas. E em meio a isso, inúmeras histórias de pessoas vivendo em situações-limite, muito além da sua imaginação.
Olá leitores e leitoras, como no nosso Mês do Halloween não poderia faltar um livro de zumbis, cá estou para falar sobre A Batalha dos Mortos, e este é um dos bons. Vou começar a resenha fazendo uma retrospectiva do primeiro livro e evitar os spoilers, pra não estragar a leitura de ninguém!
Em
O Vale dos Mortos (resenha aqui), o autor Rodrigo de Oliveira nos apresenta o início do apocalipse zumbi, e a forma como o apocalipse ocorre é muito interessante, e ao mesmo tempo foge do clichê científico dos demais livros e filmes dessa temática. Um planeta adentra nosso sistema solar e ao se aproximar da Terra, ele desperta algo terrível na humanidade. Alguns dizem que o planeta mudou a química do cérebro das pessoas, outro diz que suas almas foram levadas e o corpo inanimado se tornou um monstro terrível, ávido pela carne humana.
Em meio a este caos mundial, em São José dos Campos, os protagonistas Ivan e Estela, junto aos filhos, passam por diversos desafios durante todo o primeiro livro, para sobreviver e enfrentar os zumbis, na luta também por suas vidas e das pessoas que acabam por cruzar seu caminho. E, muitas páginas depois, o leitor será apresentado a nova realidade humana. Pelo menos, a realidade de Ivan, Estela e de muitos sobreviventes que juntos seriam capazes de habitar uma pequena cidade. Agora todos eles vivem no Condomínio Colinas, um condomínio de mansões, cercado, que se tornou seguro e que os mantém a salvo dos zumbis. Sua estabilidade e segurança demandou muito das pessoas, muito trabalho e cooperação, e todos tiveram seus dramas pessoais e coletivos, problemas e dilemas até chegarem a um nível de "paz".
E é durante essa paz momentânea que se dá início ao segundo livro.
A Batalha dos Mortos irá mesclar a história dos protagonistas com um novo cenário e novos personagens. Logo de início, somos apresentados a Isabel e a sua história pré e pós apocalipse. Nascida em uma cidade do Paraná, Isabel e Jezebel, sua irmã gêmea sempre foram consideradas um milagre. Sobreviventes de um acidente de carro que tirou a vida de sua mãe, ambas nasceram num parto emergencial e sobreviveram saudáveis e espertas, para a alegria de seu pai. As meninas, desde pequenas, apresentaram mediunidade e um desenvolvimento acima do normal, tanto em inteligência, quanto em comunicação entre elas. Ficaram famosas, e se tornaram um mistério em sua cidade. Mas ambas foram muito felizes. Isabel casou-se e foi morar em São José dos Campos, deixando no Sul sua irmã e seu pai, que, apesar da saudade, mantinham contato constante. E assim veio o apocalipse, e tudo mudou. Sem contato com sua família e com seu marido transformado repentinamente em um ser mortal, Isabel vive por meses sozinha e às escondidas. Até que encontra uma antiga instalação do exército. E mal sabe ela que seu pesadelo só está para começar.
A instalação foi tomada por um grupo de bandidos comandado por um sociopata, Emmanuel. E ali se mantiveram, fazendo os cidadãos comuns de escravos e ameaçando constantemente suas vidas e sua integridade. Isabel logo é inserida à rotina de trabalho dos escravos e perde as esperanças de que algum dia volte a reencontrar sua família e ser feliz. Mas, em meio a pessoas tão ruins, ela encontra uma alma boa e disposta a ajudá-la a escapar deste inferno.
As vidas de Ivan, Estela, Isabel e os outros personagens tão conhecidos e queridos do primeiro livro irão se cruzar, e o casal saberá então, que não existem apenas zumbis para se combater neste novo mundo. E, ao mesmo tempo em que combatem sua própria raça, os zumbis se tornarão ainda mais resistentes e numerosos. Estaria em risco a vida pacífica que todos construíram no Condomínio?
Eu admiro a criatividade do Rodrigo de Oliveira. Porque, em um gênero tão explorado, com tantas opções de livros, filmes e séries, ele consegue fugir dos clichês em muitos aspectos. Adoro a história criada por ele, e seus personagens, tão realistas que eu poderia ter Ivan e Estela como meus vizinhos.
Neste segundo volume, vemos um pouco mais de conflitos humanos e também vemos o quão forte os personagens podem ser para manter suas vidas e tudo o que construíram. Mas são humanos afinal, e tomam decisões certas e decisões erradas também, trazendo sérias consequências em alguns momentos do livro. O leitor se envolve de uma maneira que é impossível não se deixar levar pelos sentimentos vividos pelos personagens, sejam eles de raiva, de alegria, de tristeza ou de amor. Isso o autor sabe construir muito bem também.
O final foi bastante tenso, e me fez querer pegar o terceiro livro, intitulado "A Senhora dos Mortos", logo em seguida. Para quem, assim como eu, ama zumbis, é uma ótima leitura. E para quem tem curiosidade e nunca leu nada relacionado, super recomendo As Crônicas dos Mortos!
Também pode conferir aqui no blog a resenha do conto
Elevador 16, que se passa no mesmo universo de
O Vale dos Mortos.
Poxa nunca li um livro de zumbis, só vejo eles nos filmes e series mas nunca nos livros, vou matar essa minha curiosidade, já gostei pois é literatura nacional.
ResponderExcluirNão li a resenha ,pois eu quero muito ler o primeiro livro ,e não gosto nenhum pouco de spoiler sobre séries u.u
ResponderExcluirOlá Jessica,
Excluirnão se preocupe, a resenha não contém spoilers, inclusive fala sobre o primeiro livro de uma forma sutil. A resenha do primeiro também está no blog, pode conferir sem medo! :)
Oi Camila! Esse livro com certeza vai pra minha lista de desejados. Ele parece ser bem interessante e o fato de ser nacional o torna mais especial. Gosto bastante de livros de zumbis, monstros e imortais! Então fiquei louca para ler este livro e ver a ambientação que ele faz do cenário. Parece ser um livro cheio de ação e bem envolvente. Adorei a capa do livro e sua resenha foi bem convidativa!
ResponderExcluirBjs!
Desde que comecei a assistir The Walking Dead comecei a adorar coisas relacionadas a zumbis, e por esse motivo me interesso muito por essa série e pretendo ler, ainda mais depois de ver tantos comentários positivos na sua resenha sobre esse livro, que parece ser muito bom.
ResponderExcluirSua resenha está muito boa e pretendo ler os livros em breve.
Nossa não conhecia nenhum dos dois livros, mas me interessei bastante gosto bastante do que envolve zumbis, mesmo com os clichês, hahah. Mas como falado oautor teve uma nova ideia para fugir dos clichês o que tornou mais interessante. Vou anotar pra comprar, pois quero saber os detanhes do desenrolar dos personagens, principalmente no que diz respeito das técnicas de sobrevivência em meio ao caos!
ResponderExcluirOi, Camila!
ResponderExcluirNão sabia que esse já era o segundo, achei que era o primeiro.
Já vi várias resenhas do conto do elevador, algumas do primeiro, mas essa é a única que li do segundo.
Apesar de ter medo dessas capas (Sim, sou dessas, haha), quero ler. Acho que vou cobrir a capa dos livros e me aventurar, hahaha.
Eu gosto de histórias assim e acho super bacana que o livro se passa aqui no Brasil.
:)
Beijooooos
www.casosacasoselivros.com
Oiee ^^
ResponderExcluirLembro que, quando terminei esse livro, fiquei desesperada pela continuação. Essa série é simplesmente incrível! Como você disse, os personagens são tão reais que poderiam ser os nossos vizinhos, e não é todo autor que consegue uma façanha dessas.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Ainda não li o primeiro, essa série parece ser muito boa, gosto de livros nesse estio. Gostei de saber que não tem clichê. Ficar preso em um condomínio sem poder, te liberdade de ir para onde quer é osso kkkk..
ResponderExcluirAdorei a sinopse, nunca li um livro sobre zumbis, e até que gosto bastante deles. Vou tentar ler o quanto antes.
ResponderExcluirque capa magnífica ahaha
ResponderExcluireu PRECISO desse livro, resenha maravilhosa!
Olá!!
ResponderExcluirAmei a resenha!!
Tenho que lhe dizer que mesmo gostando muito de terror, algo me trava quando a questão são zumbis, seja filme , serie livro , se tem zumbi já fico com um pé atras, meu irmão me perturba o tempo todo que quando eu começar The Walking Dead isso vai acabar mais mesmo assim ainda fico meio travada, e esse mês do terror não tem onde se veja falar em terror que não tenha "As Cronicas dos Mortos", e isso ta me instigando de uma forma, e vendo agora sua resenha é certeza que é por aí que vou começar enfrentar os zumbis.
Bjocas