Autora: Katherine Howe
Título original: The Physick Book of Deliverance Dane
Tradução: Cristina Cupertino
Editora: Suma de letras
Páginas: 360
Onde comprar: AmazonBr | Submarino | Saraiva
Sinopse: Connie Goodwin queria que 1991 fosse um ano exclusivamente dedicado aos estudos para sua dissertação de mestrado em Harvard. No entanto, por insistência de sua mãe, acaba indo para o interior do condado de Essex cuidar da reforma da casa da avó. Assim que se estabelece no antigo casarão, começa um mergulho no passado daquele lugar e fica especialmente interessada pela figura de Deliverance Dane, uma mulher reconhecida em sua época por curar doentes, receitando remédios e poções. É no condado de Essex que fica a famosa cidade Salem, palco dos julgamentos de 1692, quando mais de 150 pessoas foram presas e acusadas de bruxaria e mais de vinte condenadas à forca. Em certo momento, Connie tem certeza da existência de um 'livro perdido' que guardaria os segredos da misteriosa personagem.
Ganhei esse livro de um colega de escola. Ela estava doando alguns volumes e, como sabia que eu sou fissurada por livros, ela perguntou se eu não queria ficar com alguns. Eu prontamente aceitei a oferta e fui à casa dela. Esse foi um dos livros que ela me deu, estava na minha estante "para ler" há praticamente dois anos. Me lembrei dele na reunião que fiz com as meninas quando estávamos decidindo quais livros iríamos ler para o mês do Halloween. Tipo, o que mais existe de macabro além de monstros, vampiros, manicômios e Stephen King? BAM!, bruxas! Como que eu pude me esquecer das minhas adoradas bruxas?
Muito se é falado sobre elas. Bruxas são criaturas especiais, usadas pela literatura de diversas formas, com diferentes roupagens e sob múltiplas perspectivas. às vezes são belas e extremamente malvadas, outras, horríveis e gentis; alguns clássicos nos dizem que seus narizes são gigantes, com verrugas e a vassoura é seu transporte escolhido. Enfim, são tantas as possibilidades diante das quais podemos tratar a respeito de bruxas que ficamos um pouco perdidos quanto à sua origem. E qual lugar melhor para encontrá-la do que num livro cuja protagonista é uma candidata ao Doutorado em Harvard.
Narrado em terceira pessoa, Connie Goodwin está passando pelo seu teste oral para qualificação do Doutorado em Harvard. Ela é extremamente inteligente, metódica e responsável. O que conflitará bastante com a personalidade de sua mãe, Grace - como iremos perceber logo no início do romance. Seu orientador é um professor desagradável, Mannin Chilton, que a trata com certa condescendência, característica absolutamente revoltante para uma mulher desejando um cargo que é tradicionalmente ocupado por homens.
Paralelamente à versão de Connie em 1991, temos a narração de 1682 - sob diferentes pontos de vista, no entanto, tudo gira em torno de Deliverance Dane. Ela é uma mulher com habilidades de cura, suas 'tinturas' são extremamente famosas e certeiras. Todo o vilarejo conhece essa sua habilidade. O que se tornará tanto uma benção, como uma maldição. Principalmente quando se vive em Salem. Acusações começam a chegar e o caso para no tribunal, onde - infelizmente - Livvy não ganha a causa.
"Assim, as ocorrências negativas, como doença grave ou a derrocada economia, eram frequentemente interpretadas como sinal da desaprovação divina. Para a maioria das pessoas, culpar a bruxaria - uma explicação que estava fora do seu controle e personificada numa mulher isolada da sociedade - era preferível a encarar a possibilidade de estar correndo risco espiritual.", p. 21
Connie está com dois problemas: precisa passar o verão em busca de uma "fonte primária'" para escrever sua tese de doutorado e precisa realizar uma tremenda faxina na casa de sua falecida avó. Ela mal acredita quando aceita realizar o pedido de Grace. A casa precisa de uma reforma urgente para que a venda possa pagar os vinte anos de impostos ignorados.
No entanto, coisas bem estranhas começam a acontecer pela casa: Connie começa a ter algumas visões, pequenas lembranças que ela acredita terem sido geradas meramente pela sua imaginação; nossa protagonista encontrou um pedalo de papel enrolado dentro de uma chave escondido em meio às páginas de uma Bíblia muito antiga. Como boa pesquisadora que é, resolve ir atrás dessas duas palavras. Seu orientador acredita que seja um nome. E o acaba sendo, quando Connie descobre-o, com a ajuda do nosso lindo Sam, em meio às páginas do livro de excomunhão da primeira Igreja de Salem.
Depois disso, a história (dividida em duas grandes partes) ganha mais pistas. Connie está investigando o passado por meio de documentos históricos e ao leitor é oferecido uma espiada crucial desses personagens que morreram há 300 anos. Apesar disso, percebemos que as histórias são intrinsecamente ligadas uma com a outra e que há um motivo por trás de todas essas conexões. Mas qual será? Lembrando sempre que eu não confio muito em personagens logo de cara. Portanto, fica a dica!
É um romance, assim como Frankenstein, porém contemporâneo. E como tal, possui características diferentes daquelas que destaquei em minha primeira resenha. Aqui, as personagens estão agindo, as descrições são mais visuais, o mergulho ao psicológico existe, obviamente, porém não é tão acentuado como foi no romance moderno. O caminho criado pela autora Katherine Howe foi genial e eu indico esse livro para todos aqueles que querem descobrir um pouco mais a respeito dos julgamentos de Salem (evento real e muito trágico, que mancha o passado dos EUA até hoje).
Gente, é isso. Espero que vocês possas curtir esses mistérios tanto quanto eu curti. É uma narração extremamente bem costurada, por isso sugiro atenção aos mínimos detalhes, sério! Anotem tudo e será uma leitura muito mais prazerosa.
Recomendo fortemente!
Beijos e boa noite o/
Parece ser um livro muito bom ,eu adorei essa capa ,e o enredo parece ser muito bom ,bem o tipo de livro que eu gosto ,bruxas e outras criaturas sempre foram os meus preferidos e apesar de uns tempos pra cá eu ter parado um pouco de ler sobre essas criaturas ,eu ainda adoro .
ResponderExcluira capa é linda mesmo, não?
Excluirespero que você goste bastante dessa nova abordagem na histórias das bruxas!
Beijos, obrigada pela visita
nossa esse livro deve ser otimo, a capa me chamou muita atenção... mais o enrendo deve ser mto bom
ResponderExcluira capa e o enredo formam um combo muito sensacional, não??
ExcluirEspero que você goste da leitura
beijos, volte sempre
não lembro se eu já li alho sobre esse livro mas o fato é que eu adorei a resenha e já estou super curiosa para ler.
ResponderExcluirEmanoelle, espero que você aproveite muito essa leitura, assim como eu aproveitei!
ExcluirBeijos e muito obrigada pela visita!
Olá, Iza! Resenha maravilhosa no qual pude acompanhar um pouco da história de Connie e todos esses mistérios que o envolve. Não li nenhum livro que possuíssem bruxas, mas tive um enorme desejo de conhecer O Livro Perdido das Bruxas de Salem, principalmente por ser inspirado em algo real.
ResponderExcluirBjs!
Agradeço muitíssimo, Alessandra!
ExcluirEspero que essa sua primeira experiência com bruxas seja maravilhosa. Depois você pode voltar aqui para mais indicações, o que acha??
Beijos
Acho perfeitamente perfeito kkk
ExcluirVoltarei aqui, com toda a certeza ;D
Oi, Izabela!
ResponderExcluirQuem nunca teve um livro há dois anos na estante, né?
:)
Achei muito legal que tem o ponto de vista atual e o de 1692. Acho que dá um tcham a mais na história, né?
Fiquei curiosa, confesso.
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
Oi, Teca!
Excluirsiiim, quem nunca?
O legal do ponto de vista do passado é que ele vai avançando até chegar ao presente... é uma revelação! Gostei muito desse estilo de narração o/
Espero que aproveite a leitura, caso queira.
Beijos!
Eu já tinha visto esse livro e não tinha dado nada por ele. Mas após ler a resenha me interessei e parece ser muito bom. Nossa que será essas coisas estranhas que acontecem pela casa, fiquei curiosa. E parece ser cheia de mistérios. Gostei quando comprar e ler já sei que vou ter que prestar atenção nos mínimos detalhes para não deixar escapar nada kk.
ResponderExcluirMaria, que bom que a resenha conseguiu despertar seu interesse no livro!
Excluiré, com certeza, uma história cheia de mistérios.
espero que consiga aproveitar seu momento detetive!
Beijos
Sabe aquele livro que você se identifica com a capa, e sabe que vai ter de comprar de um jeito ou de outro? Então... Hahaha.
ResponderExcluirAo aguardo da black friday pra comprar e curtir tanto o livro quando você curtiu! Considero muito elogios à narração, e agora minha vontade e certeza de compra se concretizou ainda mais :)
Oi de novo, Geovanna!
ExcluirAdorei saber que você irá comprar o livro! Espero que aproveite muito essa leitura, assim como eu o/
Boa BlackFriday (que os deuses do cartão de crédito nos perdoem hahahahahahaha)
Beijos!
Não conhecia esse livro, mas me interessei inicialmente só por saber que é história relacionada a bruxas, pois gosto muito de histórias desse estilo e por esse motivo pretendo ler esse livro. Sua resenha está muito boa.
ResponderExcluirMariele, agradeço muito. Que bom que pode aproveitar a resenha!
ExcluirEu também adoro bruxas - de todos os tipos, mas tendo para as leituras das boazinhas o/
Beijos!
Esse livro parece muito legal, quando li o título já me interessei pela história, e me chamou atenção também por estar vendo no momento a terceira temp de ahs que é sobre esse tema haha, muito boa a resenha.
ResponderExcluirObrigada, Raquel.
ExcluirFico feliz que tenha gostado o/
Eu não tenho coragem de assistir AHS, então não posso comparar. Mas tenho certeza de que você gostaria do livro, caso o lesse.
Beijos, volte sempre
Oi Izabela!
ResponderExcluireu entro em blogs literários e minha wishlist de livro triplica, como proceder? kkkk
gosto muito desse tema, fiquei muito interessado!
hahaa proceda com cuidado, Thiago!
Excluirespero que goste das leituras o/
Até mais!
Olá!!
ResponderExcluirDepois que comecei a ver a serie "Salem", perdi todo meu interesse em bruxas, mas claro que não vou parar de ler em ver historias sobre bruxas, mais essa em especial eu não fiquei interessada, mesmo sabendo que não tem nada a ver a historia que conheci sobre Salem e essa daí, e sei também que tem muitas historias diferentes sobre as bruxas de Salem, mais na verdade eu perdi o interesse quando vi a narrativa me pareceu que é muito confuso e arrastada de mais, me deu uma certa preguiça só de pensar em ler esse livro.
Que bacana que você gostou, e espero que quem se aventure nessa leitura também possa gostar mesmo, mais eu passo.
Bjocas
Salém vai ser cenário pra histórias e histórias por muito tempo ainda. Eu acho incrível as diversas formas e histórias relacionadas as bruxas, são realmente usadas de diversas formas, cada livro descubro uma epécie diferente ou uma qualidade ou defeito! Esse livro pareceu-me muito bom, por se tratar de uma aventura investigativa do passado de uma bruxa, isso deve deixar um aperto no coração e um baita suspense!
ResponderExcluir