Olá leitores! O mês de outubro está chegando ao fim, mas nossas postagens sobre o Halloween estão a todo vapor! Hoje, eu venho falar um pouco sobre as Bruxas de Salem. Eu não sei o por quê, mas eu amo bruxas. Dentre as personagens fictícias (ou não né, vai saber haha) que conhecemos sobre o assunto, como vampiros e lobisobems, as bruxas são as minhas queridinhas! Então vamos saber um pouquinho mais sobre elas.
A História
Em 1692, começa uma caça às bruxas na vila de Salem, no estado de Massachusets (EUA), que logo se espalhou pelas vilas vizinhas. Centenas de pessoas foram acusadas de feitiçaria e vinte delas foram executadas como bruxas. Mas os historiadores esclarecem e apontam as verdadeiras razões dessa onda de terror na época da colonização norte americana no século XVII.
|
Cartaz do filme "As Bruxas de Salem" |
Em 1600, um grupo de imigrantes ingleses conhecidos como "puritanos" se estabeleceram em Massachusetts. Deprezados em sua terra natal, eles vieram ao Novo Mundo para poderem viver segundo seus princípios. Para esse grupo radical, todo o bem viria de Deus e todo o mal estaria ligado ao demônio. Eles acreditavam e temiam a figura das bruxas; segundo eles, estas agiam sob as influências do demônio que dominava até mesmo pessoas irreprensíveis da comunidade.
Essa era uma época de muitas superstições, poucos estudos e de cultura limitada a poucas famílias e aos ministros religiosos.
Em 1689, Samuel Parris um ministro anglicano, mudou-se para a aldeia de Salem com sua família e dois escravos, Tituba e Jhon. Em janeiro de 1692, a filha de Parris, Elizabeth Parris de 9 anos, adoece. É a doença de Betty, o gatilho para a caça às bruxas e posteriormente, os julgamentos e as execuções. Como os médicos não conseguem diagnosticar a doença da menina, Samuel aponta a bruxaria como causa do mal na criança. Isto foi o suficiente para a histeria tomar conta da comunidade. Pouco antes, um surto de varíola atacou as crianças de Salem, e esta doença para a crença da época, tinha origem demoníaca.
O contexto histórico desse drama mostra disputas familiares de terras, interferência religiosa e intensa superstição. Inocentes pagaram injustamente com suas vidas, e outros tiveram seus nomes envolvidos sem motivos reais.
Bem, existem muitas histórias sobre o surgimento das Bruxas de Salem, sendo elas verdadeiras ou não, nós não sabemos. Mas que elas tiveram uma grande repercussão, isso é fato. Afinal existem muitos filmes, séries de TV e livros sobre o tema. Um dos principais filmes é "As Bruxas de Salem" de 1996, baseado na peça homônima de Arthur Miller, sobre os fatos históricos envolvendo o julgamento das Bruxas de Salem. O filme é bem parecido com a história que apresentei acima.
A Bruxa de Blair
Outro filme bem aclamado e conhecido é
A Bruxa de Blair, eu acho que assisti a esse filme com uns doze anos, e fiquei morrendo de medo (haha). O filme conta a história de três estudantes de cinema que embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino. Eu fico com medo até hoje desse filme. Ele foi lançado em 1999 e teve críticas muito boas.
Mas sabe o que é pior do que assistir a um filme de terror e morrer de medo? É assistir um filme de terror baseados em fatos reais (haha). Eu não sei o que acontece, mas quando essa frase aparece na tela do cinema, eu já me arrepio toda.
O filme
A Bruxa de Blair é baseado na lenda de mesmo nome. No centro-norte do estado americano de Maryland, ficava a vila de Blair, há duas horas de Washington D.C. Seria outra pacata cidade americana a ter seu nome registrado para sempre na história, quando em fevereiro de 1785, várias crianças acusaram Elly Kedward de atraí-las para sua casa para tirar seu sangue. Os habitantes acusaram Kedward de feitiçaria e ela foi banida da vila. Um inverno rigoroso chegou, e Kedward foi dado como morta.
Mas em novembro de 1876 algo muito sinistro aconteceu. Todos os acusadores de Kedward, junto com metade das crianças da cidade desapareceram. Temendo uma maldição, os habitantes abandonaram a vila e juraram nunca mais pronunciarem o nome de Elly Kedward de novo (olha ai, o senhor das trevas Lord Voldemort, haha).
O tempo passou e, em 1824, uma nova cidade é erguida no exato local onde ficava a antiga vila de Blair, chamando agora de Burkittsville. Não demorou muito e coisas estranhas começaram a acontecer com os habitantes de Burkittsville. Em agosto de 1825, onze testemunhas disseram ver a mão de uma mulher pálida chegar e puxar Eileen Treacle de 10 anos, para um certo local. O corpo da menina nunca foi encontrado.
Depois de mais de 40 anos sem ocorrências, Robin Weaver de 8 anos, é dado como desaparecido e grupos de busca foram expedidos. Weaver retorna, mas um dos grupos que o procurava some. Seus corpos são encontrados semanas depois, amarrados pelos braços e pernas e totalmente desentranhados.
De novembro de 1940 a maio de 1941, um total de sete crianças são raptadas da área circundante da cidade de Burkittsville, a primeira foi Emily Hollands. Em 25 de maio, elas foram encontradas em um cabana na floresta pertencente a Rush Parr. Ele confessa a polícia o assassinato das 7 crianças e diz que fez isso para "uma velha mulher fantasma". Ele é condenado e enforcado. Assim, a cidade de Burkittsville fica sem registros de desaparecimentos, até a chegada de 3 estudantes de cinema em outubro de 1994.
Alguns dizem que a história toda é mera invenção do diretor do filme, outros dizem que a lenda é verdadeira, mas vai lá saber não é mesmo?
Com o tempo e com a chegada do século XX, as bruxas foram mais erotizadas, e apresentadas muitas vezes como seres da natureza e boas. Claro que ainda existem aqueles que vêem as bruxas como seres do mal, cheias de rituais satânicos e coisas desse tipo, o fato é que sendo elas boas ou más, as bruxas sempre estarão presentes em histórias de terror, e em nossas memórias!
Espero que tenham gostado do post! ^^
Sempre adorei histórias de bruxas tmb ,apesar delas não serem minhas preferidas ,mas sempre gostei .
ResponderExcluirInfelizmente nunca assisti nenhum desses filmes que VC citou ,mas quero muito ver ,só tenho um pouquínho de medo .
eu adoro bruxas também! Porém nunca vi esses filmes (shame on me) mas adorei o texto, vou o procurar ver os filmes!
ResponderExcluirEu sempre adorei bruxas. Embora não tenha assistido aos filmes, gostei das explicações. O post ficou ótimo!
ResponderExcluirAbraço!
http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/
Olá Mandi,
ResponderExcluirGostei do post e achei interessante, mas não curto halloween, mas para quem gosta é uma boa opção....abraço.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi, Mandi!
ResponderExcluirNossa, não sei como vocês estão conseguindo dormir a noite com tantos posts sombrios, hahaha.
Acredita que eu nunca vi A Bruxa de Blair?
Eu morria de medo quando era criança na época que lançou e acho que até hoje fico com medo, HAHAHAHAHA.
O outro filme eu também não vi, mas só de saber que tem Daniel Day-Lewis e Wynona Ryder já gostei.
:)
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
gosto MUITO desses filmes, é um assunto que eu gosto muito
ResponderExcluirpost muito interessante (:
Amei o post Mandi, mas confesso que apesar de estamos neste mês do Halloween não curto esses filmes sombrios, pois sou muito medrosa kkkk Fazer o que, né? Tive experiências nada boas com eles e não pretendo passar por isso novamente ;/
ResponderExcluirPara quem curte, sei que é uma boa pedida!
Bjs!!
Conheço os filmes mas não assisti nenhum deles, faz um tempinho já que não assisto nenhum filme do gênero e acho que vou começar por Bruxa de Blair
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirEu também gostava de bruxas até começar assistir a nova serie da historia "Salem", não gostei daquelas bruxas , meu irmão diz que tenho que voltar assistir porque isso é que assisti apenas os primeiro episódios mais num sei talvez.
A Bruxa de Blair, é pra mim o melhor de bruxas que ja assistir, o que me fez mais medo e eu atribuo a isso o faro de ser baseado em fatos reais, isso da mesmo medo.
Bjocas
Não sou muito chegado ás bruxinhas, mas histórias como as Bruxas de Salém e A bruxa de Blair (achei o filme horrível rs') são clássicos. Prefiro as bruxinhas mais comtemporâneas como a Bonnie do TVD, kk ou até as da série Salem.
ResponderExcluirMuito bom o post foi bem explicado sobre as bruxas, também gosto de bruxas, mas ou boas rsrs. Mas ão assisti a nenhum dos dois filmes, mas já foram pra minha agenda, para procurá-los e assistir. Gosto quando os filmes ou livros são baseados em fatos reais, acho que fica mais assustador rs.
ResponderExcluir