O Inocente

Autor: Harlan Coben
Título original: The Innocent
Tradução: Therezinha Monteiro Deutsch e Sylvio Monteiro Deutsch
Editora: Arqueiro
Páginas: 336

Sinopse: Aos 20 anos, Matt Hunter vive uma noite de horror que ficará para sempre gravada em sua memória. Durante uma festa, ao tentar apartar uma briga, ele mata uma pessoa acidentalmente e é considerado culpado pelo júri.
Agora, nove anos depois de ser libertado da prisão, tudo parece ter entrado nos eixos: Olivia, sua esposa, está grávida e os dois estão prestes a comprar uma casa na cidade natal dele. Mas a ilusão acaba quando Matt recebe um vídeo chocante e inexplicável que começa a despedaçar sua vida pela segunda vez.
Para piorar, ele começa a ser seguido por um homem misterioso. Em pouco tempo, o perseguidor é encontrado morto e uma freira querida por todos também é assassinada. Quando as pistas apontam para Matt, ele e Olivia são forçados a desafiar a lei em uma tentativa desesperada de salvar seu futuro juntos.

Tenho uma amiga muito querida da faculdade que a vida acabou nos distanciando e hoje moramos em cidades diferentes, mas tentamos (sempre que possível) marcar um encontro em São Paulo, andar um pouco por essas ruas já conhecidas, comer algo gostoso e simplesmente colocar a conversa em dia. Já faz algum tempo que ela ficou chocada quando disse que nunca tinha lido Harlan Coben e me emprestou o livro dela imediatamente. Foi assim que O Inocente, publicado pela editora Arqueiro, chegou em minhas mãos.

Até então conhecia Harlan Coben apenas por conta de sua ótima reputação no gênero do suspense, com mais livros publicados do que consigo contar e traduzidos para 41 idiomas. Fora o fato que ele foi o único escritor que recebeu a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe. Mas agora posso dizer que o sr. Coben ganhou mais uma fã. :) 
Antes de dizer mais, vamos à história!

O livro começa contando no prólogo o momento exato no qual a vida de Matt Hunter mudou para sempre. Até então ele era um garoto de 20 anos estudando Direito na universidade, com um carro próprio e uma família amorosa. Mas ao decidir ir à uma festa de outra faculdade com seu amigo, tudo dá errado. Quando Matt tenta separar seu amigo de uma briga, ele acaba matando um jovem que estava na festa sem querer. O júri o considera culpado e Matt deve passar quatro anos na penitenciária.

Só que nove anos depois do incidente, a vida de Matt está aparentemente de volta aos trilhos. Ele cumpriu sua pena e foi solto, agora trabalha para uma empresa de advocacia (embora nunca possa exercer a profissão por ter sido considerado culpado de um crime) como assistente/consultor, está casado e sua esposa, Olivia, está esperando o primeiro bebê. Para coroar esse ótimo momento de vida, Matt e Olivia estão procurando uma casa no subúrbio onde ele morava com a família antes de ser preso.

Obviamente, seus antigos vizinhos não desejam ter um ex-presidiário tão próximo então a recepção não é tão boa, mas fora isso tudo está no caminho certo até Matt ouvir seu celular tocar.

Matt observou-a se afastar e permaneceu parado à porta por algum tempo. Sentia o coração leve. Estava feliz de verdade, o que para ele era assustador. Tudo o que é bom dura pouco. Quando você mata uma pessoa e cumpre uma pena de quatro anos num presídio de segurança máxima, logo aprende isso. As coisas boas eram tão frágeis e tênues que podiam ser destruídas por um sopro. Ou pelo toque de um telefone.
p. 25

Depois de quatro anos na prisão, Matt tem medo da felicidade. Por estar muito feliz com sua família em crescimento, ele acredita que tudo não passa de um sonho. O problema é que as coisas realmente voltam a dar errado. Matt recebe uma ligação no celular que vinha do número da esposa, só que não era Olivia quem falava com ele e sim um homem desconhecido que dava a entender que Matt estava sendo traído.

Mas Matt, trabalhando em um escritório de advocacia, é amigo da detetive particular Cingle Shaker e a contrata para compreender essa história (que começa a soar muito estranha) envolvendo sua esposa, uma suposta traição e um carro o seguindo. 

Para complicar ainda mais, o homem que ligou para Matt “revelando” o caso com a esposa é encontrado morto, assim como uma freira aparentemente sem ligação alguma com a família, e todas as pistas apontam Matt como culpado pelo crime.

Agora, como Matt pode se livrar dessa enrascada?! Será que sua esposa estava mesmo tendo um caso? Que ligação ele tem com essa freira? Quem matou o “amante” de Olivia? Por que alguém o incriminaria dessa forma?

Vou dizer para vocês que não sei se sou só eu, mas acabei descobrindo o final completo dessa história – com exceção de um pequeno detalhe que não tinha imaginado. A Izabela (aqui do #blogLOHS) fica me chamando de “detetive dos livros” porque eu sempre acabo descobrindo o fim antes. Mas isso não quer dizer que o livro é ruim. Ele é ótimo!

O thriller combina muito bem o mistério das mortes até então sem nenhuma ligação com vários personagens problemáticos sendo que cada um deles esconde um segredo. Ao mesmo tempo, Matt tem que correr contra o tempo e contra a polícia para provar sua inocência antes que seja condenado novamente, sendo seu maior medo voltar para a prisão.

A narrativa revela os segredos aos poucos e é algo totalmente cativante. Embora já tivesse imaginado o final (e acertado), achei o livro ótimo. A forma como ele vai liberando as informações aos poucos e também como as personagens vão mostrando o que escondem e como tudo está ligado é algo muuuuuito legal.

Não posso contar muito mais da história sem soltar um spoiler e como odeio spoilers, por favor, vão ler! (Hahaha) 
Esse livro está mais que recomendado e venham me contar o que acharam, caso leiam. ;) 




15 comentários :

  1. Oi, Carol. O Inocente é um livro que possuo há 1 ano e gosto bastante do mesmo. Ele está na minha lista da Maratona Literária da Depressão para releitura. Bom, o Harlan Coben é digno de todos os seus prêmio. Lembro-me pouca coisa da história, mas todo o thriller psicológico e o suspense me encantou na escrita do autor. A história de Matt foi fascinante e sua jornada bem árdua.
    Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ycaro!

      Esse foi o primeiro Harlan Coben que li, então não posso dizer muito sobre as outras obras dele. Só imagino que devam ser muito interessantes também!

      E estou com medo dessa maratona só pelo nome! Hahaha. Como ela funciona? Acho que vou dar uma passada no seu blog para checar. ;)

      A história do Matt foi muito legal mesmo. Espero que goste do livro nessa releitura!

      Bjs

      Excluir
  2. Até agora só li um livro do autor e gostei. Esse parece ser muito bom, adoro um suspense policial. Matt esta em uma maré de azar tudo se volta pra ele, gosto desse mistério que envolve a trama, de ficar tentando descobrir quem é o assassino, muitas vezes erro kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maria! Matt teve muito azar. Mas o livro é muito bom mesmo! Tenho certeza que irá gostar! :)

      E acho que tenho sorte em sempre descobrir as coisas... Hahahaha

      Bjs

      Excluir
  3. Sou uma nova fã do Harlan Coben também, li além de "O Inocente" o 'Não Conte a Ninguém". Diferente de você não acertei a história....achava uma coisa, depois mudava de ideia com o desenrolar da história. e que história.
    Como falou, Harlan constrói uma narrativa fascinante que faz você vibrar, arrepiar, sofrer, angustiar e tudo mais durante a leitura.
    A Kelly viciou nele, tá com coleção de livros do autor. Pede mais no nosso próximo encontro. hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu devo ter mais experiência com suspense ou simplesmente é um dom! Hahahaha
      Não sei explicar, mas normalmente acerto tudo mesmo. xD

      E ele realmente constrói uma ótima narrativa! Gostei bastante desse livro e vou baixar no Kindle mesmo. Até eu encontrar com a Kelly de novo... Hahahahahaha

      Bjs!

      Excluir
  4. Até hj só li um livro do autor ,tenho certeza que não era um dos melhores ,mas ainda assim era muito bom.
    Quanto a esse livro ,eu não conhecia ,mas gostei ,parece muito bom ,espero ler .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!

      A história é boa sim. Espero que pegue para ler qualquer dia e goste também. :)

      Bjs!!

      Excluir
  5. Carolina do céu!
    Como você nunca tinha lido nada do meu amado Cobenzinho?
    Eu já li praticamente todos os traduzidos dele (Menos o Inocente e um novo da série do Myron Bolitar, que já comprei, mas ainda não li).
    Costumo dizer que ele é o meu carequinha preferido, hahaha.
    Às vezes eu descubro o final dos livros dele, às vezes não, mas mesmo quando descubro eu amo o livro, assim como você.
    :)
    Que bom que gostou e que virou fã do autor.
    Leia Desaparecidos Para Sempre e Cilada, dois dos meus preferidos.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca!!

      Eu sabia que você ia ser outra fã do Harlan Coben a ficar chocada por eu nunca ter lido nada antes. Mas como sempre digo, antes tarde do que nunca, né? Hahahaha

      Obrigada pelas dicas! Já vou adicionar os nomes aqui na minha lista de futuras leituras. :)

      Gostei bastante da narrativa dele e estou bem curiosa sobre as histórias por trás desse personagem tão famoso.

      E vamos ver se eu continuo acertando os finais ou não, né? Te conto depois que pegar outro livro dele para ler!

      Bjs!!!

      Excluir
  6. Oi, Carolina!

    Que resenha é essa? Fenomenal! \o/
    Embora eu não tenha lido nada do escritor ainda (fico querendo ler Seis Anos Depois e nunca compro), sua resenha muito bem escrita me cativou demais!
    Curti muito! ;)

    Como disse, nunca li nada do Harlan Coben e... a Teca Machado (do Casos e Livos) irá me matar! Hehehe!,Mas pretendo ler e quem sabe eu leia O Inocente/ ;)

    Beijos!
    Participe do sorteio #SomosTodosIguais no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel!!

      Muito obrigada pelos elogios. É muito gratificante recebê-los de você. :)

      Olha, nunca tinha lido nada do Harlan Coben e gostei bastante. Acho que você também vai gostar!

      Vou pegar a dica da Teca para os próximos títulos e acho que ela só ficará "chocada" também, viu?! Hahahahaha
      Mas como disse anteriormente, antes tarde do que nunca, né? Hahaha

      Bjs!!

      Excluir
  7. Olá!!
    Nossa também não li nenhum livros do autor apesar de ouvir muito sobre seus livros, e posso dizer que ele ja ganhou com esse, sua resenha teve o poder de plantar a sementinha da curiosidade quero muito ler e saber tudo sobre a vida de Matt Hunter, nossa que pena dele depois de passar todo esse tempo preso mais esse tormento, será o que ele vai fazer, aí que curiosidade rsrrs
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!!

      Que bom que minha resenha teve o poder de te deixar curiosa! Acho que não tem elogio melhor para me dar. :)

      Matt passou por poucas e boas, mas ainda tem que enfrentar mais problemas! É um suspense muito bom, viu?!
      Espero que pegue ele qualquer dia e goste também!

      Bjs!!

      Excluir
  8. Harlan Coben... hahaha minha amiga ama esse cara, já comprei um livro pra ela de presente, mas admito que nunca me interessei por ele porque nunca tinha pesquisado ou lido sobre seus livros, mas depois dessa resenha, ah minha opinião mudou completamente!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook