Título Original: Shatter Me
Tradução: Robson Falchetti Peixoto
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Onde Encontrar: Submarino | Livraria Saraiva | Livraria da Folha | Extra
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Há anos os livros dessa trilogia, da autora Tahereh Mafi, estão na minha estante, aguardando o seu momento. Decidi não esperar mais e este ano coloquei como meta ler os livros que estão há muito tempo em minha lista e em minha estante e riscá-los um a um até ter devorado todos. Estilhaça-me, com suas páginas já amareladas da primeira edição, foi o primeiro da leva. É um livro que vale a leitura, definitivamente!
Juliette está em um manicômio há exatos 264 dias. Sua aparência moribunda e seus pensamentos insanos dão a entender que ela é mais uma louca jogada em sua cela. Mas as coisas que aparentam, nem sempre o são. Juliette não pode tocar as pessoas, não pode tocar ninguém. O que ela causa com seu toque, é letal. Mas há muitos mistérios envolvendo a jovem, considerada insana e condenada a passar seus dias em uma cela suja e fria. Até que, após quase um ano sem pronunciar uma palavra, sem tocar outro ser vivo, os superiores que ela desconhece resolvem colocar uma surpresinha em sua cela. Adam. Um rapaz, um homem.
Com a chegada de Adam, que não é um completo desconhecido para ela, a jovem que estava beirando a loucura real, se vê em um novo momento, um misto de desespero e esperança de seus dias não serem mais regados a solidão. Mas o propósito de Adam mudará a vida de Juliette para sempre.
Em um mundo distópico, somos apresentados a uma nova realidade terrestre, onde os animais estão morrendo, as plantas não mais florescem e a humanidade definha e míngua a cada dia. O mundo foi dividido em 3.333 distritos, governado por líderes militares, estes dominados por um novo tipo de comando, chamado Restabelecimento. Como em uma ditadura militar, que preza o controle, o Restabelecimento busca novas formas de obter controle da humanidade, exterminando quem se opor ao seu novo modelo de sociedade, que pretendem implementar dia após dia. Para o comando, encontrar novas armas é prioridade, a busca é constante, e Juliette se mostra uma excelente oportunidade para eles.
"O Restabelecimento prometeu um futuro perfeito demais para ser possível e a sociedade estava desesperada demais para não acreditar. Elas nunca perceberam que estavam vendendo suas almas a um grupo que planejava tirar vantagem de sua ignorância. Seu medo."
Adam cativa a jovem estando em sua companhia por vários dias. A pobre garota vê no jovem a esperança de carinho e afeto que nunca teve, por culpa de sua maldição, de seu toque. Mas Adam trabalha para o Restabelecimento e após um período de adaptação, os militares entram em ação e levam a jovem dotada dali. A levam para o distrito sob o comando de um líder chamado Warner.
Warner separa Juliette, a ameaça e a agride, através de seus inúmeros soldados. Adam é um deles, e mesmo o jovem sentindo certa atração pela jovem do manicômio, nada pode fazer por ela. Warner é um comandante frio. Ainda jovem, foi lhe dado o comando e sua beleza encantaria qualquer mulher. Mas a crueldade que se mostra é algo a se temer. E nossa protagonista sabe disso.
Levada a um mundo militar novo, onde os planos para ela envolvem seus "poderes", Juliette têm de enfrentar algo pior que o manicômio. Ser usada para fins maldosos, algo que ela teme, e nunca desejou a si mesma. Causar dor e morte a outras pessoas. Mas sua paixão por seu companheiro de cela, Adam, a leva a ter esperança. E o que ela sente pelo soldado é recíproco, mas impossível. O que o futuro reserva para a jovem Juliette? Espero descobrir logo, logo!
Achei o livro muito intrigante, interessante e cheio de novidades dentro do gênero distopia. O que a autora propõe na história é genial, muito inovador. O início do livro é um desafio, por sua complexidade e pela protagonista parecer mesmo louca. A autora soube descrever, ao longo do livro, o desespero e a confusão mental da pobre Juliette. Não quis falar sobre o que ela pode fazer com seu toque para não estragar a experiência de ninguém com o livro.
Mas neste primeiro volume, a vemos como um mártir mesmo. Sabemos que ela tem muito potencial, é uma personagem que pode, e acredito que vai, buscar sua força interior para lidar e lutar com tudo isso. Tudo o que ela faz, diz e pensa, é condizente com sua vida, com seus problemas, inclusive o romance repentino. E por isso o leitor acaba entendendo tanto a personagem. Tudo tem um porquê.
"Passei minha vida dobrada entre as páginas dos livros. Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com as personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro, osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos. Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto da imaginação fabricado por meio da ficção".
Warner e Adam são outros personagens de destaque neste primeiro livro e, posso adiantar, um vai cativá-los e o outro revoltá-los. Mas como Tahereh é uma autora de reviravoltas, não sei mesmo o que esperar de cada um deles! São bem construídos e isso já me deixou muito satisfeita.
Estou ansiosa pelo próximo livro, pois Estilhaça-me nos introduz aos personagens e ao seu mundo. O próximo promete ainda mais, e isso já me deixa animada. Toda a trilogia já foi publicada pela editora Novo Conceito. Distopia recomendada!
Oii!!
ResponderExcluirAcho que tenho algum problema rs Todo mundo fala bem do livro e fica ansiosa pelo próximo e eu detestei o primeiro tanto que larguei antes da página 100, até pensei em dar uma segunda chance mas não consigo.
Gostei da resenha apesar de não ter mais nenhum interesse na trilogia.
Eu A-M-O esse livro, tenho a trilogia e sem dúvidas, é a minha preferida, meu xodó! ^^
ResponderExcluirBlog Coisas de Jana
Oi Camila!
ResponderExcluirJá li essa trilogia, e confesso que apesar de achar o primeiro livro um pouco massante, fico muito feliz por não ter desistido da continuação, pois realmente valeu muito a pena.
Warner é uma surpresa e tanto.
Gosto muito de distopias e essa é excelente.
Cheio de ação, reviravoltas e grandes surpresas...
Abraço!
Tenho muita vontade de ler essa trilogia, muita gente elogia. Mas também tem muita gente que não gosta do romance, e como eu sou bem enjoada pra romance não sei se irei gostar do livro... Mas um dia com certeza vou ler.
ResponderExcluirTambém gostei deste livro. Mas não sei por que não li os outros ainda. Amei a resenha, fiquei com saudade e com vontade de dar sequência.
ResponderExcluirPronto! Lá vou eu mexer na fila de novo.
Bjksssss
Hum,o gênero distopia com certeza não é o meu favorito,tanto que também faz tempo que tinha ele nas minhas listas de leituras,mais tirei por que fiquei um pouco mais velha e achei que ele pudesse ser um pouco juvenil demais sabe...
ResponderExcluirEnfim,se eu não me engano,nesse livro dá um indício de triângulo amoroso não?! Me parece que eu vi uma resenha falando isso se eu não me engano...mas enfim,eu odeio triângulo amoroso então só por isso não leria... Mas em contrapartida acho a sinopse bem interessante,então creio que para quem goste do estilo é uma boa pedida...
Só um parênteses: eu achei a capa americana bem mais bonita do que essa...Era mais impactante,eu acho.
Bjs
Olá, tudo bem? Li esse livro faz pouco tempo e achei muito viciante! Também li o segundo e é maravilhoso, com muitas reviravoltas. Sem dúvidas, uma distopia muito bem construída e sensacional.
ResponderExcluirQue blog lindo, seguindo!
Beijo grande,
http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/
Prepare-se para sofrer com o Adam viu? Eita cara chato que estraga até a evolução da Juliete
ResponderExcluirBeijos
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Oi Camila!
ResponderExcluirTalvez por não me interessar muito pelo gênero nunca procurei saber exatamente sobre o que essa série tratava. Sabia apenas que era uma distopia com muitos fãs..
Gostei bastante da sua resenha e até me interessei pela proposta da autora, mas ainda não sei se leria.
Beijos
http://numrelicario.blogspot.com.br/
Oi Camila, eu não conhecia esse livro eu gostei muito da sinopse o livro parece ser bem intenso é bem o tipo de livro que eu gosto de ler já coloquei ele na minha lista de leitura e sua resenha está incrivel bjs.
ResponderExcluirQuando vi esse livo pela primeira vez, achei a capa muito bonita e triste ao mesmo tempo. Mas ainda não tinha lido resenha de dele, achei a historia muito boa, interessante o fato de não poder tocar em uma pessoa e triste ao mesmo tempo. Adoro historias com reviravoltas, deixa o leitor na expectativa.
ResponderExcluirGostei da resenha,sobre a Juliette seu sofrimento,a realidade que ela vive, o poder que ela possui ,o amor entre ela e Adam...
ResponderExcluirNunca lí mais parece legal, livros com temas de distopia a bordão uma realidade diferente uma não perfeita
Olá Camila,
ResponderExcluirLi e resenhei esse livro e gostei demais, mas a continuação me decepcionou um pouco, mas espero que goste...bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi
ResponderExcluirEu sou apaixonada por distopias e aceito ler qualquer coisa sobre esse gênero. Eu sempre quis ler essa trilogia pois eu sempre achei as capas maravilhosas. Agora sabendo um pouco mais da história me deu mais vontade de ler Estilhaça-me.
Beijos.
Já li bastante resenhas dessa trilogia mas mesmo assim não me despertou interesse em ler, uma coisa que eu gosto é a capa dos livros.
ResponderExcluirOi Camila,
ResponderExcluirEu amei esse livro!!!! Nossa, no começo eu nem achei que gostaria tanto, mas dai fui me envolvendo com o enredo e os personagens e quando vi já tava lendo desesperadamente. Preciso reler o segundo para ler o terceiro e ainda tem os contos dos meninos.
Bjs, @dnisin
www.sejacult.com.br
Dessa trilogia somente o último livro que ainda falta pra mim ler, eu realmente gostei do primeiro como você mas tenho que li dizer que você tem que preparar seu coração pro segundo livro porque querida as emoções ainda não acabaram. Quando você ler venha nos contar o que achou.
ResponderExcluirJá ouvi falarem muito dessa trilogia, mas ainda não tive a oportunidade de começá-la. A resenha me deixou muito curiosa e esse livro já vai para a listinha de leitura haha
ResponderExcluirJá li diversos comentários positivos em relação a essa trilogia, então pretendo ler, sua resenha está muito boa e espero poder ler Estilhaça-me em breve.
ResponderExcluirOi Camila!! Já tinha visto essa capa (linda, por sinal) em vários blogs e em várias páginas sobre livros, é simplesmente magnífica!! Amo distopias e em especial, me interessei muito por essa trilogia, já li resenha dos três livros e pelo o que eu vi, pode ter certeza que tu vai amar cada um dos livros (um melhor que o outro)!! Parece possuir uma narrativa muito fluída e um enrendo incrível, estou louca pra ler e me encantar com a história da Juliette. Amei a resenha, muito boa mesmo!! Beijoss
ResponderExcluirCamila, eu sou alucinaaaaaaaaaaada por essa trilogia.
ResponderExcluirO livro um é realmente meio complicado no começo, todas aquelas frases riscadas e ela bem doida, mas acho isso incrível, dá um toque todo diferente e criativo à história.
Olha, o livro dois vai ter surpreender muito!
Estou me segurando para te perguntar a opinião sobre algo, maaaaaaaas seria spoiler. Vou esperar você ler o próximo, hehe.
Beijooos
www.casosacasoselivros.com
Faz um bom tempo que e quero ,ler esses trilogia, essa capa ficou bem melhor do que a primeira edição. Achei a trama da autora muito criativa, não vejo a hora de poder ler essa historia, espero que esse ano eu consiga!
ResponderExcluirDistopias❤❤❤❤❤
ResponderExcluirQuero muito ler essa trilogia ,mas até hj ainda não tive a oportunidade.
Interessante o enredo e diferente .
Espero ler em breve ,Aliás amo essas capas.
Gente do céu, já tinha visto esse livro, mas não sabia que era isso tudo, com essa enxurrada de lançamentos de distopias, algumas acabam passando despercebidas, e essa trilogia infelizmente foi uma delas k, mas agora ela já está na minha wishlist. E essa capa é maravilhosa de linda! Novo Conceito arrasando como sempre haha
ResponderExcluirbeijos!
Ainda não li essa trilogia, mas pretendo fazer isso o mais rápido possível! As capas dessa trilogia, me intrigaram, com a última capa meio "avulsa" das restantes... Seria bacana de fizessem outra edição com capa mais "lógicas", porém, de toda forma estpu muito tentada a ler!
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirLi a trilogia da Tahereh Mafi e realmente adorei esse primeiro livro pela complexidade da Juliette que já nas primeiras paginas me conquistou é o tipo de personagem que torci desde o começo para ter um final feliz e gostei muito do Adam também !!