O Nome da Estrela - Sombras de Londres #01

Autora: Maureen Johnson
Título original: The Name of the Star
Tradução: Larissa Helena
Série: Sombras de Londres
Editora: Rocco
Páginas: 392
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa


Sinopse: “As ruas de Londres nunca foram tão sinistras e românticas.” – Cassandra Clare, autora da série best-seller Os Instrumentos Mortais.
No mesmo dia em que o primeiro de uma série de assassinatos brutais acontece em Londres, a norte-americana Rory Deveaux chega à cidade para começar uma nova vida em um colégio interno. Os crimes hediondos parecem imitar as atrocidades de Jack, o Estripador, praticadas há mais de um século.
Logo a febre do Estripador toma conta das ruas de Londres, e a polícia fica desconcertada com as poucas pistas e a ausência de testemunhas. Exceto uma. Rory viu o principal suspeito no terreno da escola. Mas ela é a única pessoa que o viu - a única que consegue vê-lo. E agora, Rory se tornou seu próximo alvo.
Neste thriller envolvente, cheio de suspense e romance, Rory descobre a verdade sobre suas novas e chocantes habilidades e os segredos das Sombras de Londres...

Quando recebi o email da editora Rocco falando sobre o lançamento de O Nome da Estrela, eu fiquei completamente desejando o livro. Participei de todas as promoções que vi e não ganhei nenhuma, então tive que encarar o fato que ia sair da minha promessa de não comprar novos livros por determinado período porque eu queria MUITO esse! E comprei. Sempre soube que não conseguiria cumprir esse tipo de promessa e nem sei porque ainda tento... 

Enfim, o livro foi completamente diferente do que eu esperava! Imaginava uma história tensa - como um típico thriller - e com muitos assassinatos misteriosos, mas na verdade essa obra é um YA com uma jogada forte para o sobrenatural. Só que essa confusão da minha parte não tirou a qualidade de uma obra que levou tantos prêmios.

Mas antes de falar da história quero dar uma salva de palmas para a editora Rocco que publicou um livro maravilhoso esteticamente!! As folhas são amarelas (aquele tipo que facilita a leitura), durante a primeira folha de um novo capítulo há todo um design nas páginas para marcar essa mudança e a capa… Gente, que coisa mais linda! É a imagem de um beco de Londres em um papel especial com o título, o nome da autora e uma mancha adorável de sangue em uma impressão diferenciada. Muito bem feito. *palmas*


Ilustração de Hawthorne, por Cassandra Jean, conhecida pelos desenhos das obras de Cassandra Clare

Agora, nossa protagonista, a jovem Aurora Deveaux - que prefere ser chamada de Rory - está partindo de Louisiana (Estados Unidos) para estudar seu último ano no colégio em no internato Wexford, em Londres (Inglaterra). Tudo isso porque seus pais, ambos professores, decidiram tirar um ano sabático e irão ensinar Legislação Norte-Americana na Universidade de Bristol (Inglaterra) e a deixaram escolher em qual escola da Inglaterra preferiria passar seu último antes da faculdade. Mas, por conta de uma nevasca de última hora, Rory chega sozinha à cidade e tem que começar os preparativos para seu próximo ano vivendo em Hawthorne, o dormitório feminino de Wexford.

Assim que chega a Londres, Rory é inundada por notícias do novo Jack, o Estripador, que está aterrorizando a cidade. O assassino está seguindo o mesmo estilo e retalhando o corpo de mulheres da mesma forma, nos mesmos locais e na mesma data dos antigos crimes do clássico serial killer. Em uma coincidência sinistra, o novo colégio de Rory - Wexford - fica no East End, bem no meio da área de atuação de Jack, o Estripador, em 1888.

Às vezes você tem que ver o banheiro para compreender a dura realidade das coisas.
Rory, p. 27

Embora a cidade esteja em pânico, as principais preocupações de Rory são outras. Ela nunca antes havia dividido um quarto e nem um banheiro com pessoas desconhecidas, além do fato dela ser americana e não compreender todas as gírias inglesas. Mas Rory teve a sorte de ter Julianne Benton - conhecida como Jazza - como companheira de quarto. A garota é calma, legal e muito estudiosa. Além de Jazza, Rory também cria um interesse especial no colega Jerome que vive em Aldshot, os dormitórios masculinos de Wexford, e que tem como planos futuros se tornar um grande jornalista.

Durante os primeiros de aula, Rory percebe que será obrigada a estudar muito mais que o normal para manter boas notas, além de se esforçar além da conta para se adequar à obrigação de jogar hóquei todos os dias - atividade que ela detesta com toda a sua alma. E, apesar de todas essas preocupações juvenis, Rory não consegue fugir do assunto do momento em Londres: o novo Jack, o Estripador. Todos os noticiários, os jornais, as rádios, os ingleses só comentam do terror que está se alastrando pela cidade e as autoridades começam a criar toques de recolher e grandes esquemas para a proteção dos civis e também novas tentativas para capturarem o novo serial killer

O grande problema da polícia moderna é que nenhuma das milhares de câmeras espalhadas pela cidade conseguiu filmar o assassino e não há nenhuma testemunha que deponha contra ele. Então, a noite do terceiro assassinato, marcado na história inglesa no dia 30 de setembro de 1888, foi recheada de medidas de proteção das autoridades e da própria sociedade. Por se esperar que o novo serial killer também atacasse na mesma data, as aulas são canceladas, muitas pessoas vão embora do internato e todos planejam passar a noite protegidos em suas próprias casas e nunca sozinhos.

Eis que Jerome consegue convencer Rory e Jazza a saírem de seu dormitório para subir com ele no telhado do dormitório masculino do internato, onde poderiam ter uma ampla visão da noite. Depois de algumas horas no frio, Jazza e Rory se despedem e planejam voltar para o dormitório feminino sem ninguém perceber. Tudo ia de acordo com o plano até um senhor careca e com roupas fora de moda parar Rory para perguntar o que ela estava fazendo.
O incidente passaria sem nenhum alarme na mente de Rory se não fosse a descoberta de um corpo em frente a Hawthorne - o dormitório feminino do internato. Agora Rory deve contar à polícia sobre seu encontro com o misterioso homem - que pode vir a ser o novo serial killer! -, mas como foi que Jazza não viu o homem enquanto voltavam para o dormitório? Será que ele era mesmo o assassino? Será que ele está atrás dela agora?

Rory terá a ajuda de um esquadrão especial da polícia inglesa para responder a todas essas perguntas, além de compreender melhor sua habilidades especiais.

-O medo não pode machucar você - disse ela. - Quando ele a dominar, não lhe dê poder. É uma cobra sem veneno. Lembre-se disso. Saber disso pode salvar você.
Jo, p. 272

A história é muito boa. Como disse antes, não era nada do que esperava, mas gostei muito de tudo que encontrei nessa leitura.
Como todo bom romance YA tem um enfoque especial nos problemas comuns dos adolescentes, como aceitação do grupo e interesses amorosos, além de adicionar toda a questão do novo Jack, o Estripador.

Eu conhecia Maureen Johnson por sua participação no livro Crônicas de Bane (personagem de Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais, escritas por Cassandra Clare) e não tinha muita certeza do que esperar de uma obra só sua, mas me encantei completamente.
A autora brinca com um humor delicioso que permeia toda a leitura, com exceção dos momentos mais tensos dedicados à caça do novo assassino mais comentado de Londres. E os personagens são muito carismáticos, além de fáceis de se gostar.

Embora a propaganda da Rocco desse livro dê um enfoque à história como se fosse um thriller, não é bem assim. O Nome da Estrela não assusta, não te deixa sentindo aquela adrenalina louca como em alguns suspenses, mas é um ótimo romance YA, divertido, que ainda traz alguns mistérios e também habilidades sobrenaturais.

O livro é primeiro da série Sombras de Londres que já conta com quatro livros publicados no exterior e estou muito ansiosa para conferir sua continuação - The Madness Underneath - que é a obra mais comentada na web da saga. Espero que a Rocco traga logo esse título também!!! *-* 





20 comentários :

  1. Achei bem interessante ,e apesar da capa e da sinopse fazerem o livro parecerer do gênero thriller ,eu adoraria ler ,obg pela resenha ,pois daí quando eu for Ler ,já vou estar preparada ,sabendo q e um YA.

    ResponderExcluir
  2. Livro bem diferente do que eu imaginava, também pensei que fosse um Thriller e me admirei quando li que esta mais para YA, mesmo assim fiquei bem interessada na leitura, gostei de saber que a editora caprichou na edição.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina, a capa do livro é lindo eu amei a sinopse é bem o tipo de livro que eu gosto de ler e sua resenha está maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sabe aquele sentimento de alivio ao ver uma pessoa gostando do livro que você tem na estante só esperando a suas vez ? Poise foi isso que senti em relação a essa resenha, eu ganhei esse livro num evento que teve na minha cidade pra a divulgação desse lançamento mas estava meio receosa com o que iria encontrar, mas graças a sua resenha vejo que irei ter uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  5. Uou livro de suspense e Seria Killers um dos melhores tipos de leitura

    ResponderExcluir
  6. Gosto de historias assim, onde tem assassinato e aquele clima de suspense, pois fico tentando descobrir quem é o assassino e na maioria das vezes erro kk.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol!
    Hahaha, sabia que você ia acabar comprando mais livros! Tenho uma amiga (além de mim mesmo) que é assim e sempre dá um jeito de burlar a promessa, hahaha.

    Entããããão, eu quero ler esse livro!
    Já tinha visto a capa e me interessado, mais pela capa do que pelo nome.
    Mas agora com a sua resenha, a primeira que li, fiquei ainda mais interessada.
    Quando li aquela sinopse oficial lá em cima também tinha certeza que era um thriller, não YA. Mas gosto do gênero mesmo assim.
    :)
    Anotado para a wishlist, ainda mais por saber que é uma série.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!
    Não sou muito fã de suspenses pesados, mas sempre quero tentar ler alguns gêneros diferentes.. acho que esse livro pode ser uma boa opção.
    Gostei bastante da resenha, pode ter certeza que vou dar uma chance.
    E eu amei essa capa, ficou muito bonita msm!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!
    Também pensei que esse livro fosse um thriller e por isso me interessei pela obra, mas vejo que estava enganada.
    Fico feliz em saber que mesmo não sendo o que vc esperava, gostou da leitura mesmo assim.
    Mas já que se trata de uma série e as editoras daqui tendem a demorar os lançamento das sequências, vou aguardar um pouco mais antes de comprar esse livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. COMO ASSIM É UM YA? A gente fala sério, ja estava imaginando um zilhao de coisas, mas enfim fiquei curiosa, ja esta na minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  11. Nossaaaa,eu achei linda essa capa também e meninaaa poderia ter tirado foto dessas páginas com ilustrações para a gente ver,fiquei curiosa agora!!
    Então,meu gênero preferido É romance,masss uma vez eu decidi me arriscar em um triller com um estripador e nosssa,ameii fiquei extasiada (Se não me engano o livro se chama A Caça...li em espanhol ,mas não lembro o nome do autor) e não conseguia quase dormir de noite querendo ver como iria se resolver as coisas.

    Esse livro me interessaria muito se ele não fosse YA e não tivesse alguns elementos sobrenaturais (coisa que odeio),preferia que ficasse só no triller mesmo,pois seria mais interessante :/ Achei que não combina todos esses elementos juntos :(

    De qualquer forma,boa resenha e quem sabe a autora pode dar uma mudada nisso nos próximos livros não?!
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro mas adorei a resenha!!
    Achei empolgante o tema e fiquei bem curiosa, nunca li nada que fale/ traga um estripador/assassino e esse parece ser beeeeeeeeeem legal!

    ResponderExcluir
  13. Carolina-de-Deus!

    Que livro show! Não conhecia e achei a premissa suuuper interessante e mega empolgante!

    Uma curiosidade neste livro... YA Contemporâneo? Oh Meu Deus! Que Tudo!
    Valeu pela dica! Já quero ler! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  14. Oi :)
    Nunca ouvi falar desse livro mas eu já quero muito ele. A única coisa que eu li da Maureen Johnson foi sua participação no livr As Crônicas de Bane também. Adoro YA e sobrenatural, uma combinação perfeita! então com certeza irei amar esse livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de thriller, mas apesar desse livro não ser, como você falou, ele não me chamou muita atenção, infelizmente. Mas que bom que você gostou, pelo menos o seu "desejo enloquecido" por ele, foi um pouco correspondido.

    ResponderExcluir
  16. Carol, o inicio da resenha me empolgou totalmente, porque encuquei que quero ler um livro de terror e achei de "O Nome da Estrela" seria o primeiro. Aí conforme a resenha foi passando fui dando um desanimado, mas então a moça encontra o velho! Mas foi ilusão.
    O livro parece ser ótimo, e me interesse de verdade pela história, porém tô fugindo de séries e a história em si não é o que me atrai.

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol! Não conhecia esse livro, achei a proposta dele bem interessante, vou tentar ganhar em alguma promoção, porque também fiz uma promessa de nao comprar livros novos por algum tempo, mas convenhamos que é muito difícil né? Me interessei pela história e espero ler ele esse ano ainda <3, amei a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Só de ler o título, já entrou para minha lista <3

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Esse livro está na minha lista de leitura, faz um tempo que li uma resenha e gostei muito da historia ele também é diferente do que achei mas o que me fez ficar ainda mais curiosa e gostei do cuidado da editora com o livro e a capa que logo me chamou atenção!!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook