Para começar nosso novo especial, vamos discutir um pouco, de uma forma simples, sobre alguns dos
subgêneros que fazem parte do Romance.
Romance Histórico
O romance histórico é um gênero dentro do romance que pode ser dividido em diversos subgêneros. São classificados como romance histórico todo livro cujo autor mescla alguns aspectos da história com a ficção, baseando-se em contextos históricos, hábitos, costumes e o modo de vida de determinado período da história da humanidade, adequando sua trama a este período. Com o Realismo, no século XIX, algumas histórias se destacaram e se encaixam no gênero romance, mas neste período, tinham como objetivo principal a crítica à sociedade da época. Um bom exemplo é o clássico de
Miguel de Cervantes,
Dom Quixote de La Mancha.
Outro período onde foi desenvolvido o romance em geral, foi no o Romantismo, ainda no século XIX. Inserem-se neste contexto proposto pelo romantismo certa aproximação com o leitor, através de uma escrita cativante, em comparação ao realismo. Durante o romantismo, surgiram diversos livros, hoje tidos como clássicos, como Ivanhoe (Walter Scott), Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas), Guerra e Paz e Anna Karenina (Liev Tolstoi).
|
Os Três Mosqueteiros, adaptação do romance de Alexandre Dumas |
Romance de Época
O romance de época é um dos diversos subgêneros do romance histórico. Caracteriza-se por narrar eventos e costumes da sociedade junto ao romance tradicional, podendo enredar tramas envolventes, casamentos arranjados, casos extra-conjugais, romances impossíveis, entre outros, sempre dentro do contexto histórico da época retratada. Hoje, ganha destaque novamente no mundo moderno, com os lançamentos, escritos por autoras da atualidade que tomam as prateleiras da livrarias.
Mas foi, principalmente, com Jane Austen, que este aspecto do romance se destacou e se destaca até hoje. Jane Austen foi uma escritora inglesa, que, a frente de seu tempo, ainda na época gregoriana, publicou histórias consideradas polêmicas, abordando o cotidiano da sociedade, e defendia o reconhecimento do gênero romance na literatura. Autora de títulos como Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão e Razão e Sensibilidade, Jane hoje é considerada uma das autoras clássicas de romance, inspirando os novos autores a escreverem também sobre sua época.
E, inspirados por romances clássicos, temos autoras que cativam cada vez mais os fãs. Julia Quinn, com a série de livros
Os Bridgertons.
Lisa Kleypass, autora de Os Hathaways e As Quatro Estações do Amor,
Loretta Chase, com a série dos Canalhas, entre muitas outras autoras que se aventuram a contar um pouco do cotidiano da sociedade de diversos períodos da história, mesclados ao bom e velho romance, encantando leitores mundo a fora.
Este gênero tem como destaque elementos que não existem ou que não são reconhecidos em nossa realidade pela ciência. Alguns exemplos dos elementos são fantasmas, vampiros, lobisomens, elfos, ou seres inanimados (como árvores, flores) e animais com habilidades de pensar e falar.
Um exemplo nesse contexto é a série
Irmandade da Adaga Negra, escrita por J. R. Ward, que apresenta um mundo onde vampiros são uma espécie diferente dos seres humanos e vivem em guerra pela sobrevivência da raça. Cada volume tem como foco um personagem da série, seu passado, seus problemas e seu interesse amoroso, além de mostrar como plano de fundo todas as batalhas que ocorrem nessa guerra lendária. Todos os livros são recheados com uma alta carga de erotismo, se enquadrando também no gênero Erótico.
|
Série Irmandade da Adaga Negra é publicada pela Universo dos Livros |
Outro exemplo (e para um público jovem) é a série A Mediadora, escrita por Meg Cabot. Com apenas seis livros (o sétimo está a caminho ainda!), conhecemos Suzannah Simon (ou simplesmente Suze) de 16 anos. Ela seria uma adolescente comum se não fosse o dom de falar com fantasmas. Seu papel é ajudar os espíritos que se prendem à Terra a alcançarem seus objetivos e poderem passar para o pós-vida. A história começa com Suze e sua família se mudando para uma nova casa e descobrindo que há um fantasma bonitão vivendo em seu quarto. Jesse, o tal fantasma, está morto há 150 anos e se encanta pela jovem mediadora. Muitas aventuras aguardam Suze em sua nova escola e também ao se apaixonar por um fantasma!
|
A série A Mediadora é publicada pela Galera Record |
Romance Erótico
Como o próprio nome diz, esse gênero utiliza o erotismo em suas obras, embora nem todos os livros eróticos apresentem cenas sexuais explícitas. Obviamente o sexo é importante, mas algumas histórias o utiliza como consequência do romance que os protagonistas estão vivendo na história principal. É claro que há alguns enredos que têm como foco apenas o lado sexual, mas aí a obra deixa a desejar.
Esse é um dos gêneros mais antigos e mais polêmicos da história. Muitas vezes suas obras foram proibidas pela Igreja e por governos conservadores, mas ela sempre existiu. Ganhou um espaço maior recentemente graças à polêmica trilogia de
Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James, que foi importante por conseguir um espaço melhor a esse tipo de livro, mas que pecou no enredo.
|
A série Os Sullivans é publicada pela Novo Conceito |
Um ótimo exemplo desse tipo de romance (e que é muito recomendado pelo blog) é a série
Os Sullivans, escrita por Bella Andre. Os primeiros oito livros da série (o nono livro já foi lançado) contam o descobrimento do amor de cada Sullivan do clã de São Francisco. São eles: Chase, Marcus, Gabe, Shopie, Zach, Ryan, Smith e Lori. Todos são absurdamente lindos e perfeitos. Irmãos que se adoram e fariam tudo para proteger e ajudar uns aos outros. A responsável por essa família coesa é a Mary Sullivan, matriarca que criou todos os oito filhos sozinha após a morte de seu marido, Jack Sullivan. Confira os posts da Iza que trazem mais detalhes da série:
Parte 1 e
Parte 2.
|
A série Irresistível é publicada pela Universo dos Livros |
Outros exemplos maravilhosos - e meus favoritos - são as séries
Irresistível e
Selvagem Irresistível, escritas por Christina Lauren. Assim como E. L. James, a origem de suas histórias também vem das antigas
fanfictions, mas são melhores. Famosas desde o livro de estreia,
Cretino Irresistível, as duas misturam humor, personagens carismáticos, diálogos inteligentes e muito sexo para criar romances inesquecíveis e alguns até inesperados. Aproveite para conferir a resenha de
Sedutor e
Indecente, da série
Selvagem Irresistível.
Romance Young Adult
Olá Pessoal,
ResponderExcluirGostei demais do post, gosto de romances históricos, de época e young adult, os demais estou fora....kkk....mas respeito que gosta....bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Romance de época é meu subgênero favorito, mas também gosto de new adult e às vezes ya, como os livros da rainbow rowell que são todos ♥
ResponderExcluirAdorei o post muito bem colocado, adoro Romance Fantástico, inclusive tenho toda a série da IAN, só falta ler o último livros e li todos da Mediadora que são da minha irmã e epa novidade esse sétimo livro, pensei que tinha acabado no sexto. Gosto também de um New Adult.
ResponderExcluirPercebi com esse post que se é romance eu leio, não importa o subgênero, hehehe.
ResponderExcluirAmo demais os IAN e a serie Cretino Irresistível. Mas agora fiquei curiosa com Os Sullivans, já que foi tão bem recomendado.
Gostei do post, foi bem esclarecedor.
Abraço!
Oi meninas! Que lindeza de post!
ResponderExcluirSem dúvida os meus preferidos são o YA e o NA, mas isso não significa que eu goste de todos, mas são meus estilos favoritos. Adorei aqui...
Bjinhos
JuJu
As Besteiras Que Me Contam
Adorei o post, dos gêneros que tu citou gosto bastante da maioria mas confesso que não sou muito de ler romance erótico embora hoje em dia a maioria dos romances tenha um pouco de erotismo.
ResponderExcluirAeee,romanceeee meu gênero favoritooo,até que enfim falo isso kkk
ResponderExcluirNossa,não sabia que tinha diferença entre YA e New Adult :o
Ahh,mais sabendo disso é clarooo que prefiro um New Adult,pois já acostumei com um livro ter cenas mais quentes...quando não têm é no mínimo frustante,pois acho que isso é uma das ligas do romance!
Ahh,romance erótico tambÉm é uma maravilha,mas claro que a autora têm que ser muito boa para não enjoar esse tipo de livro!!
Para mim,a diva dos eróticos é a minha diva nacional Nana Pauvolih,a única autora que escreve sexo adoidado e os livros não são cansativas,pelo contrário,são maravilhosossss .
Romance fantástico não leio,ao contrário,fujo rs
Já históricos e de época eu amooo,eles têm um charme inexplicável e nos remete á ares antigos ,aquela beleza dos bailes,das lutas,dos higlanders (amoo).... As minhas autoras preferidas desse gênero são: Lisa Kleypas,Sandra Brown, Sabrina Jeffries, Vicky Dreiling,Florencia Bonelli,Samantha James e Johanna Lindsey S2
E falando de romance histórico,sabia que sinto falta disso no cenário de livros nacionais...para mim a única mais de destaque no segmento aqui está sendo a Lucy Vargas...
Deveriam investir mais,pois é um gênero maravilhoso ;)
Bjss
Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeei esse post!! Romances são tudo de bom haha
ResponderExcluirPrimeiro que tem O Duque e eu e Desejo à meia-noite!!Julia e Lisa maravilhosas e estou louca pra ler a série dos Canalhas <3
Gosto de 50 tons maaaaas só um pouco rs
E minha parte favorita, os NAs <3
Never Never é muito bom, Ugly Love é meu livro preferido da vida <3 <3 E Easy e Belo Desastre são maravilhosos!!!!!
Façam mais isso, é sempre bom ver posts assim *-*
Nada melhor do que comemorar o dia dos namorados curtindo um bom romance e esse post é perfeito para as novas leitoras que estão entrando no nosso mundo e não sabem por onde começar, pois bem queridas nada melhor que um post com os gêneros de Romances.
ResponderExcluirOii! Eu amooooo ler romances! Histórias me fascinam! Parabéns pelo blog! Bjs
ResponderExcluirOi eu amo livros românticos, os únicos desse post que eu li fora a serie e Irmandade da Adaga Negra e Irresistível e Selvagem Irresistível e 50 tons de cinza eu não conhecia os outros com certeza vou ler bjs.
ResponderExcluirSou daquelas que lê quase que só romance, por isso adoro tentar diversificar dentro desse gênero.
ResponderExcluirAdorei o post e principalmente a escolha dos livros representantes!
Bom, como romance é meu gênero de leituras preferido, qualquer tipo de romance me chama a atenção, principalmente o romance de época, então adorei esse post.
ResponderExcluirOlha, romance é um amorzinho do meu coração, então gosto basicamente de todos nessa linha, haha.
ResponderExcluirSendo bem sincera romance erótico me cansa. Às vezes é legal ler e tals, mas acho tãããão irreal, idealizado e com cenas DEMAIS de sexo.
Romance de fantasia, NY, YA e de época são meus preferidos.
Adoro os posts explicativos que vocês fazem.
Beijooos
www.casosacasoselivros.com
Hello, Girls!
ResponderExcluirAmazing post! Amazing!
Dos livros citados, ainda pretendo ler a saga A Irmandade da Adaga Sagrada, parece ser bem interessante! :)
Beijos!
Irmãos Livreiros
AMEI esse post!! Irmandade da Adaga Negra esta a uma era na minha lista para poder ler.
ResponderExcluirAcho q os únicos romances que eu sempre gostei foram os romances fantásticos , e to começando a gostar um pouco agora de Romance de época e Young Adult ,mas quem sabe um dia não dou uma chance para outros tipos de romance né .
ResponderExcluirGostei do post,já lí 3 das séries citadas,fiquei triste pela Tia Cassie ser acusada de plagio recentemente é uma coisa bem chata, estou gostando da Série Shadowhunters é um pouco diferente do livro mais sempre é...A Série Belo Desastre foi uma das melhores que eu já lí por enquanto na vida amo a Abby e Travis eles são um casal tão fofo explosivo e engraçado ao mesmo tempo,é incrível. A obra A culpa é das estrelas do autor John Green me lembra um pouco nicholas sparks, acho que todos que leu ou viu o filme chorou pela perda de Augustus, e é incrível os autores que interpretam os personagem Augustus e Hazel ser irmão na Série divergente.Gostei mesmo do post , O filme dos três mosqueteiros ví mais Recente com o Logan Lerman e é bem engraçado. O filme Orgulho e preconceito gostei das escolhas de atores apesar de imaginar outro Darcy mais esse foi perfeito .Cinquenta tons de Cinza gostei também o filme preferi o Legendado que não corta a ultima cena, estou no ultimo livro e estou amando o Grey.Espero que tenha filme O lado feio do Amor to torcendo pra caramba
ResponderExcluirApesar de meus livros favoritos são os de fantasia/aventura, os romaces de época na minha opinião são maravilhosos
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirGostei muito do post, realmente não sabia que existia tantas subdivisões metre o romance e ultimamente tenho lido muito os romances de época que me conquistaram !!