Título Original: I Am The Legend
Tradução: Delfin
Editora: Aleph
Páginas: 384
Onde Encontrar: AmazonBr - Submarino - Saraiva
Sinopse: Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.
Eu Sou a Lenda é um clássico da literatura de ficção científica e horror. Escrito por Richard Matheson e publicado em 1954, foi a inspiração para muitos autores que hoje são consagrados, como Stephen King e Anne Rice. Também foi inspiração para um dos filmes de horror mais popular de uma geração, "A Noite dos Mortos-Vivos", de George Romero, em 1968. Neste ano, quero muito me dedicar aos clássicos da ficção científica, e me aprofundar neste gênero literário. Por isso escolhi Eu Sou a Lenda, e considero uma leitura desafiadora, mas excelente.
O livro de Richard Matheson narra a história de Robert Neville, inicialmente no ano de 1976 e se estendendo pelos próximos. Neville vivia em uma pequena cidade americana, com sua esposa Virginia e sua filha pequena, Kathy. Em um dia comum, surgem boatos de que uma nova doença está assolando a humanidade. Mas a doença, a praga que se instala no mundo dia após dia, não é nada comum. Ela transforma as pessoas em... Vampiros. Isso mesmo, vampiros!
Robert Neville se descobre imune à doença. Mas acompanha sua evolução na cidade, na vizinhança. A vê tomar sua mulher, sua filha e matá-las. E com a transformação em massa da população em seres sanguessugas que não podem transitar à luz do dia, os corpos dos que sofrem com a peste são queimados em um grande buraco construído pelo governo. Jogar sua filha neste local horrível tornou Neville um ser humano ferido. Por este motivo, ele enterra sua esposa escondido, e presencia sua volta dos mortos para matá-lo e retirar-lhe o sangue. Ela se tornara uma vampira. É aí que, para ele, as coisas começam a ficar plausíveis. Reais.
Isolado em sua casa, observando a transformação de cidades inteiras e sua própria, ele cria seu abrigo seguro, construído a luz do dia, que o mantém seguro nas madrugadas, quando os seres perambulam pelas ruas, à procura de uma vítima. Por meses, Neville se acostuma a viver sozinho, em sua nova realidade. Mas a loucura começa a tomar sua mente, o passado o deixa atordoado, viciado em bebidas e sem rumo. Até que, em meio a devaneios, ele decide pesquisar mais sobre o que causou a doença, e o que são exatamente os vampiros que cercam sua casa todas as noites.
Ao contrário de muitos livros narrando os seres sobrenaturais, com aventuras e até romances entre eles, os vampiros inseridos em Eu Sou a Lenda não são baseados em ficção puramente dita. São seres que vão sendo justificados cientificamente ao longo do livro pelo autor, e isso deixa a história ainda melhor, e muito interessante. O protagonista busca respostas e ao longo meses e anos, acaba encontrando diversos porquês. Algo que conforta sua mente, e ao mesmo tempo o deixa ainda mais sozinho no mundo.
Mas o autor nos reserva muitas surpresas ao longo do livro. A presença de seres vivos, e um fio de esperança que mantém Neville vivo e são, apesar de tudo o que passou e o que vivencia todos os dias. O fator surpresa, a complexidade da história e do personagem deixa o leitor preso até a última página e o final é surpreendente, jamais poderia imaginar!
Eu Sou a Lenda deixa sua última adaptação, lançada há muitos anos, no chinelo. O livro não tem nada a ver com o longa metragem protagonizado por Will Smith, muito pelo contrário. É um livro complexo, onde podemos presenciar as reações psicológicas e o drama vivido pelo protagonista de uma forma muito intensa, e torcer por sua vida, pela cura, por respostas. É incrível a narrativa de Richard Matheson, fluída, cheia de elementos curiosos e extremamente realista, mesmo se tratando de uma realidade alternativa, um futuro tomado por seres vampirescos. É o clássico que promete ser, muito bem escrito e ambientado, em uma linda edição, bem feita e cheia de detalhes e extras, relançado pela Editora Aleph. Adorei o livro!
Não assisti o filme, mas ja notei que o livro da de mil, fiquei curiosa em poder ler essa historia o enredo é muito bom!
ResponderExcluirNossa Camila! Pra você considerar uma leitura como excelente, é porque deve ser boam mesmo.
ResponderExcluirQuando lançou esse livro , o que mais me chamou a atenção, foi essa capa. Simplesmente amei.
Depois veio o enredo, que por sua vez me deixou bastante curiosa.
Esse livro parece ter uma trama muito bem trabalhada e surpreendente.
Sendo assim, já adicionei a minha lista.
Abraço!
Oi :)
ResponderExcluirJá assisti o filme e simplesmente amei. Até a Aleph lançar o livro eu não fazia ideia da existência dele. Pelo jeito o livro parece ser bem melhor que o filme e como eu gostei bastante então com certeza vou adorar ler Eu Sou a Lenda.
PS: Capa maravilhosa!!
Beijos.
Eu já vi esse filmes milhares de vezes e adoro ele, mas vejo que o livro supera a produção cinematográfica. Eu admito que o livro parece ser muito mais interessante que o livro e acho que ate me arriscaria a dar uma chance a leitura, afinal nada melhor que comparar o filme com o livro e ver as mudanças entre os dois, pelo menos pra mim isso é legal.
ResponderExcluirEsse livro tá na minha lista já fez bastante tempo, desde que vi essa capa maravilhosa, mas nunca li. Já assistir o filme a alguns anos atrás e achei incrível, na época não sabia que tinha um livro, e se o livro deixa o filme no chinelo, como você disse, mal posso esperar pra ler! Adorei a resenha, com certeza vai ser uma das minhas próximas leituras!
ResponderExcluirOi, Camila!
ResponderExcluirSério que não é parecido com o filme?
Se bem que lá nem são vampiros, são tipo zumbis, né?
E a filha e a mulher dele morrem num acidente de helicptero, se eu não estou lembrando errado.
Sendo bem sincera, não gosto muito do filme, acho muito triste.
Mas acho que daria uma chance para o livro, pareceu bem mais interessante, complexo e explicativo.
Não sabia que o livro era tão velho, acho que era da época do filme.
Legal saber que ele inspirou muitos dos autores que eu gosto (Anne Rice <3).
E adorei a capa! Lindo trabalho da editora.
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
Eu já tinha visto o poster desse filme,mas não sabia que era uma adaptação de livro estilo terror. Eu adoro o Will Smith,mas prefiro ele em longas mais animados rs
ResponderExcluirEnfim,não é o tipo de leitura que eu tenho por costume de ler,eu não sei,esse tipo de história me parece ser um tanto arrastada devido as explicações científicas que você menciona,claro isso dá uma maior credibilidade a história,e você menciona que a narrativa é fluida,mas isso é uma coisa que não me atrai.
Mas para quem gosta desse tema apocalíptico e vampiresco,deve ser uma boa pedida,pois se já até foi adaptado nos cinemas e está sendo relançado agora,creio que é um bom livro para quem curte esses temas mais sombrios.
Mesmo não sentindo atraída pelo livro,achei legal a premissa dele,tem vários elementos para render em cima dele.
Bjs
Ainda bem que quando eu li,já sabia que o livro não tinha nada a ver com o filme ,pois se não eu acabaria ficando bem perdida .
ResponderExcluirAcho o livro maravilhoso ,nos faz pensar muito e além do mais ,essa capa é linda...
Só assisti o filme e gostei, mas preciso ler o livro já que deixa o filme no chinelo kk. Deve ser muito difícil e triste a situação do protagonista é pra deixar qualquer um louco sem ninguém pra conversar e achar que só restou ele.
ResponderExcluirOi Camila! Só assisti o filme, mas tenho amigos que já leram o livro e tiveram a mesma opinião que tu, o filme deixa a desejar muito nessa parte do psicológico. Amo livros de ficção científica, é o meu gênero favorito, por isso já coloquei esse na lista dos desejado e espero lê-lo logo!! Adorei a resenha (bem detalhada) e a dica, beijoss.
ResponderExcluirAssisti ao filme muito tempo atrás e lembro de ter gostado. Não sabia que o livro era tão diferente, parece ser realmente muito bom. Adoro ficção científica, queria ler o máximo de livros do gênero possíveis haha
ResponderExcluirMuito legal saber mais sobre esse livro, já tinha ouvido sobre ele, mas nunca tinha lido uma resenha.. Só não é muito o tipo de leitura que eu mis gosto
ResponderExcluir;)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu assisti o filme um zilhao de vezes e não sabia que existia o livro e pela resenha fiquei mas intrigada com o autor,tipo caramba ele foi o inspiração para vários autores conhecidos o cara é bom
ResponderExcluirJá ouvi falar do livro mas não sabia que era desse gênero, gostei bastante de saber que os vampiros não tem nada a ver com aqueles romantizados de alguns livros.
ResponderExcluirAdorei tanto o filme que fiquei triste em saber que o livro não é parecido :( Por isso não pretendo ler, achei a historia sensacional e não quero ter lembranças ruins do filme rs
ResponderExcluirMas o livro parece ser muito bom também
Apenas vi o filme, mas quero muito ler o livro
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirAinda não assisti ao filme, mas quero muito ler Eu Sou a Lenda mesmo fugindo do gênero terror esse foi um livro que me deixou muito curiosa e ele parece ser bem apreensivo do tipo que torcemos pelo personagem me deixando bem interessada e gostei bastante dessa capa !!