Destinado - Perdida #03

Autora: Carina Rissi
Título: Destinado - As Memórias Secretas do Sr. Clarke
Série: Perdida
Editora: Verus
Páginas: 462
Onde encontrar: AmazonBR | Saraiva | Livraria Cultura 

Sinopse: Ian Clarke é um homem de sorte e sabe muito bem disso. Ele encontrou a felicidade que tanto almejava ao lado de sua amada (e complicada) Sofia. Não que tenha sido fácil — mas o que é simples quando o assunto é sua esposa? O destino tem sido gentil, e por essa razão Ian se esforça tanto para ser um bom marido, um bom pai, um bom irmão.
Entretanto sua felicidade começa a ruir no baile de aniversário de sua irmã, Elisa. Ian assiste, impotente, enquanto sua vida perfeita se transforma em uma terrível catástrofe. A noite é desastrosa, e Elisa, a menina que ele jurou proteger, se torna alvo de um escândalo.
Mas o pior ainda está por vir. Um assunto do passado, um pesadelo que há muito o persegue, retorna para assombrá-lo. Aterrorizado com a possibilidade de perder Sofia outra vez, Ian segue seu coração na tentativa de proteger a mulher que ama, sem se importar com as consequências. Ele só não suspeitava de que o preço a pagar seria tão alto...
Em Destinado: as memórias secretas do sr. Clarke, os leitores vão conhecer um novo capítulo da arrebatadora história de amor de Ian e Sofia — desta vez pela perspectiva desse cavalheiro que conquista corações por onde passa.

Preciso começar a resenha dizendo que eu estava com muitas saudades da escrita da Carina Rissi. Principalmente com saudade de Ian e Sofia. Esse livro foi mais que perfeito! Nesse volume, eu pude ter tudo de volta. A leitura é fluída, e completamente emocionante, você ri, chora, cora e enlouquece. Se você ainda não conhece a série Perdida, está se privando de uma leitura maravilhosa, então, por favor, né?

Nesse terceiro volume da série, a narração é deixada nas hábeis mãos do Sr. Clarke. E ele está tendo uma vida perfeita ao lado de Sofia. Eles estão felizes, Nina está aprontando muito (e ver Ian cuidando da filha é uma das coisas mais adoráveis que você lerá!). Teodora e Thomas estão grávidos. Elisa está fazendo 17 anos e um grande baile celebra essa data. Quem olha para Ian sabe que ele é muito sortudo, no entanto, a noite da festa reserva grandes pesadelos.

Depois de uma briga com o irmão, Elisa acidentalmente acaba encontrando o celular que voltou para macular a perfeição da vida de Ian. Depois que nosso casal descobre para quando a jovem foi levada, chamam a fada madrinha de Sofia. Ela, então, diz que somente Sofia poderia embarcar nessa jornada e que, se Ian saísse de seu século, as consequências seriam extremamente perigosas. O que nosso perfeito cavalheiro faz? Bom, ele não pode descumprir uma promessa que fez à sua esposa, então ele a segue para o século XXI e nós teremos o começo de uma história maravilhosa.

“Uma imensa tela negra estava presa à parede branca em frente ao sofá, e eu me peguei tentando adivinhar que tipo de emoção o artista pretendera despertar ao criá-la. Desesperança? Frustração? Medo? A interminável e inútil busca pela verdadeira essência do universo?” Ian (sobre a TV), p. 103

Ian precisa se adaptar ao novo século. Ler o mundo pelos olhos dele é uma experiência hilária que garantirá boa parte das risadas que eu prometi lá no começo da resenha! E não é qualquer tipo de risada: é aquela que você sente as palavras aquecendo diretamente seu coração. Eu não estou brincando e agradeço imensamente à Carina por ter escrito algo que nos toque dessa forma.

O futuro reunirá Sofia e Ian a Marina e Rodrigo; juntos, os quatro irão seguir os passos de Elisa numa tentativa de encontrá-la antes que seja tarde demais. Passamos por diversos espaços: a casa deles, a delegacia de policia, o hospital, antiquários, as ruas do bairro. Até correr atrás de ônibus, nosso Sr. Clarke correu. Por mais que suas roupas tenha mudado, ele continua sendo o perfeito cavalheiro que sempre foi e sempre será.

“- Preciso ir ao toalete lavas as mãos. – Sofia se levantou.
Fiquei de pé no mesmo instante.
- Eu a acompanho.
- Até o banheiro? – Rafael me olhou com escárnio.
- Até onde ela precisar.
- Ah, que coisa mais fofa.” Sofia, Ian, Rafa e Nina, p. 165

Apesar disso ter solucionado centenas de problemas que eles encontraram pelo caminho, ser um cavalheiro foi o que o levou para a prisão! Isso mesmo, Ian Clarke é preso! O que esse fato desencadeia? Bom, nós começamos a ter  maravilhosos flashbacks. Esses flashbacks são a forma que Carina encontrou para nos contar sua história pelo ponto de vista do Sr. Clarke. E eu vou te falar! Que maneira excepcional que ela encontrou!

Fazendo o caminho inverso à cronologia que estamos acompanhando no momento, ele nos mostra importantes pontos da história tanto de Encontrada quanto de Perdida, tudo pelo ponto de vista do maravilhoso Sr. Clarke.  Ou seja, Carina conseguiu escrever a história de dois livros com o ponto de vista dele, além de criar uma terceira história completamente nova e espetacularmente bem escrita (se isso não é mandar muito bem, eu não sei o que é...).

Uma das cenas mais lindas é a lembrança de Ian acordando no meio da madrugada por conta de um dos desejos de grávida da Sofia: chocolate. Ele se mostra o homem dos sonhos de qualquer garota simplesmente por ser ele mesmo, sem esforço nenhum.

“- Chocolate é uma iguaria rara, difícil de encontrar.
- Mas ele já existe?”, Ian e Sofia, p. 127

Correndo contra o tempo, contra o sono e contra a loucura da cidade grande, temos espaço para lembrar porque adoramos o Sr. Clarke e porque Carina é uma escritora excepcional. A história é uma redescoberta do amor e da paixão que existe entre esse casal atemporal. Conseguimos ver Ian se apaixonando cada e outra vez mais pela Sofia e é a coisa mais linda e verdadeira que já li. Esse, realmente, é um casal feito para ficar junto. E eu os amo. Muito. Pra sempre.

“- A maneira como retribuiu meu beijo. A menos que esteja brincando comigo, e não acho que seja o caso, não me beijaria daquela maneira se seu coração pertencesse a outro homem.” Ian para Sofia, p. 352







*
Seção das Quotes

“- Pocó?
- Sim. O pocó. O papai vai lhe ensinar tudo sobre os pocós. Mas acho que vou ter que esperar até que você aprenda algumas coisas antes. Andar, por exemplo.” Nina e Ian, p. 34

“- Ian, espera! Você não pode...
- Aquele maldito patife é que não pode, Sofia!
- Ele não é um patife! Só está apaixonado!
- E também está com a língua dentro da boca da minha irmã! – acabei gritando”, Sofia e Ian, p. 54

“- Não tive a intenção de magoá-la, Sofia. Nunca mais aceitarei os números de alguém enquanto viver.” Ian, p. 151

“- Então minha vida se limitava a trabalho, algumas saídas com meus poucos amigos, livros e internet.
- Parece solitário.
- É, era, sim. Mas aí eu te encontrei.” Sofia e Ian, p. 179

“- Sim, Sofia. Não importa quanto anos passem ou a quantidade de pelancas que apareçam. Você sempre foi e sempre será a coisa mais linda em que já pus meus olhos.” Ian, p. 184

“Acredito que, como tudo mais na vida, as amizades sinceras surgem nos lugares mais inesperados e justamente nos momentos em que mais precisamos.” Ian, p. 227

“- Por que você destruiu o celular? Agora nenhum de nós vai conseguir voltar, Ian!
- E por isso mesmo o destruí. Não sei para onde ou como ele ia me levar, mas estou certo de que era para longe de você.
Ela acenou com a cabeça uma vez, o rosto parcialmente oculto pelas sombras.
- Então eu fiz bem. Um mundo sem a senhoria não me parece um lugar bom para estar.” Sofia e Ian, p. 378

“Mas aprendi algo com tudo o que aconteceu: ainda que a memória falhe, o coração jamais esquece, e ninguém nunca poderá me tirar isso. Esquecer algo que se quer guardar para sempre é como ser mutilado e ter de conviver com a falta que o membro perdido lhe faz.” Ian, p. 415

“Uma história nunca contada é uma história que não aconteceu.” Sofia, p. 453

23 comentários :

  1. Oi, tudo bem?

    Já li Perdida, há uns bons três anos, mas nunca quis ler a continuação, porque achei desnecessário. Gostei moderadamente do primeiro livro, mas os personagens me irritaram bastante, então, acho que não teria nenhum prazer em reencontrá-los neste segundo volume. Alguns quotes são bem fofos mesmo, o que mais me marcou foi o último: "Uma história nunca contada é uma história que não aconteceu". Muita verdade. A capa é muito bonita e gostei que mantiveram o projeto gráfico parecido com a anterior.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai Iza!
    Suspirando aqui por essa resenha e esses quotes... Faz tanto tempo que quero ler essa trilogia, não sei porque ainda não o fiz. Estou sempre colocando outras leituras na frente e vou sempre deixando pra depois, mas esse depois nunca chega.

    É impressionante como as pessoas elogiam essa obra.
    Ian Clarke e Sofia, conseguiram deixar os leitores apaixonados pelo casal.
    Quando lançou Perdida, fiquei meio receosa com a trama, mas já lançou o terceiro livro e os comentários positivos só aumentaram cada vez mais.
    Amei a trama do livro ser sobre viagens no tempo. É um tema que realmente gosto muito. E o fato desse livro ser a versão do Ian e dessa vez ser ele a viajar no tempo, me deixou mais do que empolgada.
    Espero conseguir ler essa trilogia ainda esse ano.
    minhas expectativas estão lá no alto, e se for tão boa ,como as pessoas dizem ser... sei que vou amar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Izabela! Tudo legal?

    Já vi diversas resenhas deste livro, sendo positivas e não tão positivas assim, contudo, a sua resenha me impressionou com a riqueza de detalhes e um excelente conteúdo, por isso, me deu até vontade de ler este livro!
    Parabéns pela bela resenha! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  4. Embora eu já tenha lido Destinado livros da Carina sempre vale a pena ler resenhas.Conheci a série Perdida ano passado e tive a sorte de não ter que esperar muito o lançamento de Destinado e ler os 3 livros no mesmo ano. Como sempre gostei muito,achei impossível não se apaixonar pelo livro,Carina é minha autora nacional favorita.

    ResponderExcluir
  5. Oi Iza, esse livro já está na minha lista de leitura a um bom tempo parece ser um livro incrivel daqueles que prendem a gente do começo ao fim amei os quotes já quero ler ele pra ontem bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nosssa que legal,ainda não li nenhum livro dessa autora mas ela deve ser o máximo mesmo,por tudo o que você falou. Também achei muito legal o que você falou dela reunir o POV do mocinho dos dois livros anteriores e ainda da terceira história,ou seja,ela conseguiu juntar tudo isso,o que não deve ter sido nada fácil,têm que ser muito boa escritora para isso. A maioria dos livros de POV narram um POV de um livro inteiro e não de 2 e um 3° tudo junto. Que massa :)

    Eu amooo narrações de mocinhos,depois de ler Atraído da Emma Chase eu me apaixonei por isso,mas infelizmente é difícil de achar livros assim :/

    Fiquei feliz em saber que ele é um fofo,e foge um pouco daquele estereotipo mocinho cafajeste!

    Agora estou super curiosa por essa trilogia,apesar de não curtir o tema viagem no tempo...mas quem sabe esse livro acaba com esse meu preconceito não?!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Olá Izabela,

    Não conhecia o livro e apesar de ter agradado você confesso que não leria, pois não é o gênero que gosto, mas a sua resenha está ótima....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Graças a minha irmã que me deu o livro Perdida de presente, quando ela foi a Bienal, tive o prazer de conhecer a escrita da autora e amei, li o segundo e também amei, falta ler esse que esta na minha estante esperando. Já fico imaginando o quanto vou me divertir com o Ian no futuro, vendo as tecnologias e os costumes deve ser hilário. Já que ele quebrou o celular, fiquei intrigada em como vão voltar rs.

    ResponderExcluir
  9. Aaah, genteeeee, o sr. Clarke é um dos meus maiores amores literários da vida (E olha que tenho vários! Ele e Jamie Fraser estão lado a lado, esses lindos, haha).
    Eu amei esse livro incrível, amo os livros da Carina Rissi.
    E essa cena do chocolate foi mesmo muito amor e até mesmo engraçada.
    Eu enlouqueceria certeza sem chocolate no século XIX, haha.
    Ele com a filha são momentos super fofos.
    Semana atrás entrevistei a Carina Rissi numa sessão de autógrafos. Ela me disse que o próximo livro é sobre a Elisa (Você viu que a história dela ficou super em aberto?) e ano que vem o filme deve ser lançadoooooooo.
    Uhuuuuuul!

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Amo os livros da Carina, e é ótimo saber que mais escritores brasileiros estão se destancando cada vez mais no mercado editorial. Meu primeiro contato com a Carina foi através de perdida, amei logo de cara, mas confesso que meu xodó é Procura-se um marido, e eu não sabia que em Destinado acontecia isso tudo, pra mim era só a mesma história, só que pelo visto do Ian. Agora fiquei mais animada para lê-lo. Amei a resenha :)

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha, já ouvi falar sobre a autora nunca lí as obras dela mais sempre quis ler o Procura-se um marido que uma epoca atras eu ví uma resenha e me interessei,mas tem tanto livro pra comprar e tudo mais... Sobre a resenha quando conta sobre o cara sempre na minha opinião é mais profundo e tudo mais e o Ian parece um ótimo cara que não quer que sua família seja destruída

    ResponderExcluir
  12. Acredita que ainda não li nada da Carina?
    Tenho Procura-se um marido e Perdida mas queria ter todos os livros dela pra fazer uma maratona :(
    Vi muita gente chateada com Destinado dizendo que é a mesma coisa, não tem nada de diferente e que o livro não foi bom mas pela resenha o livro é ótimo e parece estar tão bom quantos os outros dois.
    Vou torcer pra conseguir Encontrada e Destinado logo.

    ResponderExcluir
  13. Oi ,não li a resenha ,quero muito ler os livros anteriores e não quero spoilers.
    Estou vendo tantas resenhas da série ultimamente ,da até um certo orgulho ver uma obra brasileira fazendo tanto sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Oi Iza!
    Sou fã de carteirinha da Carina e a série Perdida é a minha favorita.
    Amei mais esse livro, me encantei com os detalhes e coma trama que não nos deixa desgrudar do livro.
    Mas msm com toda a história, o que mais me agradou foi poder entender o Ian como homem e finalmente ter mais desse personagem que nos tira o fôlego.
    Adorei a resenha!
    Bjão :)

    ResponderExcluir
  15. Iza, eu tenho muita, muita, mas muita vontade de ler essa série e vou ler até o meio do ano..meta estabelecida!
    E a Carina Rissi me desperta muita curiosidade, pois todos falam muito bem dela. Tô com Mundo de Luna na estante e vou ler em março. Depois opino sobre a autora.

    ResponderExcluir
  16. Até agora só li Perdida da Carina, mas só lendo o primeiro livro já me apaixonei pelo universo criado por ela, quero muito ler os outros dois livros para me envolver cada vez mais nesse mundo. Sou completamente apaixonada pelo Ian, vontade de ler destinado agorinha, ele é incrível <3

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada da Carina Rissi escreveu pois não faz meu gênero. Porém com a sua resenha eu fiquei com vontade de ler alguma obra dela. Já ouvi alguns comentários positivos sobre esse livro então acho que posso dar uma chance e ler a série.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Bem eu nunca li nada da autora, mas o livro parece ser bom, sempre falam bem de suas obras.

    ResponderExcluir
  19. Eu já li os três livros dessa serie da Carina Rissi, sou loca por eles fiquei tão feliz por ter gostado porque eu também adorei esse livro, embora tenha que admitir que senti uma falta absurdo da Sofia narrando kkk Quero ler logo ler o livro da Elisa, porque esse livro promete ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada da autora, mas queria muito começar por essa série já que todos elogiam. Inclusive uma das minhas amigas sempre me diz pra ler, mas acabei deixando de lado por preguiça e muitos livros acumulados. Parece ser bem engraçado e fofo mesmo. Quem sabe ainda esse ano eu pegue pra ler.

    ResponderExcluir
  21. Essa trilogia é simplesmente... Sem palavras! Uma das minhas preferidas!

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Adoro essa serie da Carina Rissi principalmente esse casal e li esse livro e amei, achei bem legal ter o Sr.Clark narrando a historia e principalmente poder ver ele aqui no nosso seculo que foi bem legal e adoro as reviravoltas da serie da Carina e de como ele liga a historia e foi muito bom reencontrar os personagens !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook