#Evento: 5ª Semana do Livro Nacional em São Paulo


Olá, leitorxs!!!

Hoje eu venho contar do último evento que participei no mês de julho. Eu sei, faz tempo, mas antes tarde do que nunca, certo?!

A Semana do Livro Nacional foi idealizado pela escritora Josy Stoque (Puro Êxtase, Os Quatro Elementos e Eu Nunca) com a intenção de se criar eventos simultâneos em diversas cidades do país, tendo como foco o debate e a divulgação da literatura nacional. Aqui em São Paulo, o evento é organizado por Mari Scotti (Híbrida, Insônia e Montanha da Lua) e Lari Azevedo (Minha Vida dava um Livro, Minha Vida dava uma Série e diversos contos).

Neste ano, a 5ª edição do evento ocorreu no dia 22/07 (sábado), no Unibes Cultural, um centro cultural com excelente infraestrutura na cidade e - o melhor ainda - do ladinho do metrô (estação Sumaré, linha verde). 

Diferente das outras edições do evento, dessa vez houve uma programação dividindo os escritores e influenciadores convidados em três mesas diferentes e uma palestra especial.

Primeira Mesa sobre livros independentes

A primeira mesa teve como debate a jornada dos livros independentes e suas formas de divulgação nos tempos atuais. Como convidados estavam: Nohane Carvalho (Devaneios de uma Famosa em Apuros), Denise Flaibam (A Profecia de Midria, Rubi de Sangue, As Coisas que Perdemos e Mônica e Enzo e Todos os Dias), Ignez Scotti (Uma Janela Fechada), Beatriz Zanini (Despindo-me em Palavras) e Eduardo Lages (Querido Jaime e O Inimigo Íntimo).

Segunda mesa debatendo sobre redes sociais e livros

Já a segunda mesa criou um bate-papo entre diversos tipos de influenciadores apaixonados por livros e as relações entre as mídias, os próprios influenciadores e os escritores. Estavam presentes: Grazi Maximiano (De Boca Cheia), Camila Guello (Leitora Compulsiva), Luciana Galvão (Um Pouquinho de Mim), Djenifer Dias (Acidamente Sensível), Lari Azevedo (Burn Book), Gui Cepeda (Burn Book) e Denise Flaibam (Queria Estar Lendo).

Terceira mesa em uma bate-papo sobre a profissão escritor

A terceira e última mesa do dia falou de um tema muito importante: a profissão escritor. Como alguém pode melhorar como profissional escritor e algumas dicas de como investir nessa profissão no país. No palco estavam: Larissa Siriani (Amor Plus Size, entre outros), Babi Dewet (Sonata em Punk Rock, Sábado à Noite e Um Ano Inesquecível), Marcelo Siqueira (O Príncipe Gato, O Guardião da Última Fada e As Lendas de Colina), Ricardo Valverde (2012, O Nômade e Quem sou eu, afinal?), Renan Carvalho (O Encantador de Flechas e Herói da Internet), Samanta Holtz (O Pássaro e Quando o Amor Bater à sua Porta) e Mari Scotti (HíbridaInsônia e Montanha da Lua).

Alessandra Ruiz, editora da Arqueiro

Para fechar o dia, Alessandra J. G. Ruiz, editora do Grupo Sextante (Arqueiro e Sextante), deu uma palestra demonstrando como funciona o mercado editorial brasileiro e dando dicas para aqueles que têm o sonho de se tornarem escritores e viver de seus próprios livros.

Depois de tanta conversa e informação interessante, houve ainda sorteios de inúmeros livros interessantes. Os títulos sorteados foram doados pelas editoras Arqueiro, Sextante, Universo dos Livros, Novo Século, Mundo Uno, Panini, Harper Collins Brasil, Leya, Aleph, Rouxinol e também diversos blogs. 
Infelizmente, mesmo com tantos prêmios disponíveis, não tive sorte e não levei nenhum livro para casa. Acho que julho não foi o melhor mês para sorteios no meu caso. (Hahaha)

De uma forma geral, o evento estava ainda melhor que nos anos anteriores. Teve muita gente bacana, muito bate-papo legal e informações interessantes para quem deseja seguir a difícil carreira da escrita. 

Falo por todas nós, aqui do #LOHS, quando digo que consideramos extremamente importante e necessário eventos como esse no Brasil. Acreditamos que todos nós temos a obrigação de desmistificar a literatura nacional e promover o incentivo para que as pessoas não fiquem presas a preconceitos literários antiquados. Para que todos possam conhecer novos escritores e livros e que a qualidade das obras brasileiras - independente do gênero - siga sempre evoluindo. 

Por isso, nós já estamos ansiosas pela 6ª edição da Semana do Livro Nacional em São Paulo. Estaremos lá com certeza! ;)



12 comentários :

  1. Oi Carolina, o evento parece ter sido maravilhosos, todos os temas são realmente interessantes e acho bem legal ter eventos assim que divulguem os autores nacionais e pra completar ainda houveram sorteios de livros, o que é sempre bem vindo haha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina!
    Eu acho tão legal esses eventos!
    Nunca fui mas tenho muita vontade.
    Só escritor bom, hein ?!
    Incrível !! 👏👏

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá, como eu queria morar em São Paulo! Esses eventos literários, além de essenciais para promover a literatura brasileira, são muito legais para interagir, uma vez que quem é leitor sabe como é difícil achar alguém para papear sobre livros. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carl, tudo bem?
    Eu super concordo com você.
    Acho muito legal a ideia do evento, ainda mais por incentivar a literatura brasileira. Geralmente as pessoas sempre vão atrás daqueles autores famosos gringos, e se esquecem dos talentos nacionais. É uma pena que moro no interior e nunca posso participar de eventos, quem sabe um dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que legal que você conseguiu participar de muitos eventos e que pena que não conseguiu ganhar livros rs. Deve ter sido muito bacana, estar presente em um evento maravilhoso desse, conhecer pessoas e conversar sobre esse mundo literário que adoramos.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria ter ido neste evento e acho muito importante eventos do tipo para mostrar ao leitor a importância dele no mercado editorial. Hoje tenho mais consciência disso, mesmo ainda tendo o que melhorar...hehehe

    ResponderExcluir
  7. Como assim eu não fui neste evento, Carol?
    Meu Deus! Eu perdi!!! =(
    Adorei o post! \o/

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  8. Oi Carolina,
    Acho muito interessante e incentivador os eventos literários. Uma pena que em minha cidade eles não acontecem, por isso minha experiências é bem pequena. A semana do Livro Nacional se difere de outros eventos por tratar da literatura nacional, que mesmo crescendo muito a cada ano, ainda, é pouco divulgada e sofre um pouco de preconceito. Espero poder participar dele algum dia!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol!
    Eu concordo com você: eventos assim são importantíssimos!
    Graças a Deus existe gente que dá valor à literatura nacional, que é riquíssima e cheia de obras maravilhosas.
    Que bom que foi legal e que pena que não levou nenhum livro.
    :P

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  10. Que evento maravilhoso Carolina!
    Os assuntos debatidos nas três mesas foram incríveis, espero ter a oportunidade de participar de um evento assim algum dia.
    Eu tinha preconceito com a literatura nacional antigamente, mas hoje tenho a mente aberta e leio muitos autores nacionais, são tantos livros apaixonantes e jamais me canso de ser surpreendida com novos autores (as). Nossos escritores são muito talentosos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gostei deste evento e dos temas abordado. E que bom que estão apoiando a literatura nacional, confesso que antes tinha muito preconceito mas hoje em dia sempre estou lendo livros nacionais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Essa iniciativa é ótima, serve para mostrar que a literatura nacional está com mais fôlego do que nunca e nossos autores não deixam nada a desejar para os internacionais, eu mesmo venci o preconceito e estou descobrindo livros incríveis de brasileiros.
    Uma pena você não ter ganho nada nos sorteios, mas sei bem como é não ter sorte, só ficamos na vontade.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook