Graça e Maldição

Autora: Laure Eve
Título Original: The Graces
Tradução: Natalie Gerhardt
Editora: Galera Record
Páginas: 350
Onde Encontrar: AmazonBr | Livraria Cultura | Livraria Saraiva


| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |
Sinopse: Um thriller que mantém a magia ambígua até a narrativa ganhar asas e levar o leitor por uma viagem intensa, estranha e envolvente.
Como todos os outros na pequena cidade, River é obcecada pelos Grace. Fenrin, Thalia e Summer Grace são carismáticos, charmosos e ricos — e há boatos de que sua influência se estende aos mais altos degraus da política mundial. Se você não ama um deles, quer ser exatamente como um deles. Especialmente River, a nova aluna da escola local... Que de repente é acolhida pela família que todos reverenciam e temem em igual medida. Ela é diferente. Mas o que os Grace não sabem é que a garota não está na cidade por acaso; ela sabe exatamente o que está fazendo. Ou não?

Olá leitores e leitoras! O livro de hoje é sobre um assunto que adoramos: a magia. Acho que todo leitor é apaixonado por Harry Potter, ou por algum outro livro de fantasia que possua aquele quê de magia, certo? Eu também. Quando iniciei Graça e Maldição, de Laure Eve, eu esperava uma aventura dentro da fantasia moderna, como em vários livros do gênero, mesmo que sempre tenhamos que cruzar com alguns clichês. Mas será que o livro supriu minhas expectativas?


River é uma garota recém chegada na cidade. De mudança com a mãe, River tentará se adaptar a nova vida e a nova escola. Quando a garota conhece uma família famosa, os Grace, sua vida muda para sempre. Os Grace são compostos de três irmãos, os gêmeos Fenrin e Thalia e a caçula, Summer. Os irmãos são admirados em toda a cidade e consequentemente em seu colégio. São charmosos, ricos, de boa aparência, inteligentes e acima de tudo, misteriosos. River não consegue resistir ao encanto do trio e decide se aproximar deles. Custe o que custar.

Entre os dias de ensino médio, River consegue se aproximar dos Grace através de Summer, com quem busca a todo custo uma amizade, e por fim, quando consegue a aproximação, a relação da protagonista com os Grace avança a cada dia, ganhando a confiança dos irmãos e posteriormente dos outros membros da popular família. Tanta confiança e mistério resultará em diversas descobertas sobre os Grace. Descobertas que incluem nada mais, nada menos que magia. Ao longo do livro, River se vê apaixonada por Fenrir e também em uma rede de segredos, feitiços e dúvidas plantadas para que nós, leitores, possamos descobrir ao longo da leitura e das vivências de River.

" Ser um Grace era como fazer parte de um culto. Quando você está nele, você não consegue entender por que os outros viveram, pensariam ou agiriam de qualquer outra forma. Só quando começa a emergir é que percebe como as coisas podem ser estranha."


O livro foi diferente do que eu esperava. A obsessão da personagem pela família de "bruxos" é o que move a história inicialmente e me remeteu a um velho conhecido dos leitores, crepúsculo. Achei as relações de admiração e paixão repentina, muito parecidas com o comportamento da protagonista do outro livro. Além de outras semelhanças, que tornam tudo muito clichê, principalmente porque li crepúsculo há uns dez anos atrás, para mais. E já era um livro juvenil perto das minhas outras experiências.


Alguns outros aspectos do livro não me agradaram. Não teve um plot muito claro além do dia a dia do ensino médio, paixonites e a magia que é retratada com esse tom mistério. Os Grace são interessantes, três personagens com suas qualidades próprias. Mas River, a protagonista, soa muito falsa e superficial, não é uma personagem cativante. Ela parece se aproximar da irmã caçula para fins próprios. Entre outros comportamentos e diálogos que perdem o sentido ao longo da narrativa. Soa superficial demais. Além de alguns pontos que prefiro não destacar por ser uma opinião própria acerca dos diálogos dos personagens, alguns comportamentos preconceituosos, entre outros, eu infelizmente reprovei por completo.

Graça e Maldição, que possui um segundo volume já publicado nos Estados Unidos, nos dá um final amplo e nos deixa com uma leve expectativa sobre as perguntas não respondidas neste primeiro livro. Para leitores acostumados com outro nível de fantasia (e de fato este não é um livro de fantasia) ou até mesmo romances mais complexos, mais adultos, o livro não será uma boa pedida. A narrativa me soou fraca. Minha experiência como leitora exige um pouco mais de um livro do que o que nos é apresentado por Laure Eve. Talvez para um jovem leitor, iniciante, seja uma boa pedida, por ser leve e de fácil leitura, ele flui muito bem.

Eu amei a edição, compensou um pouco a leitura, porque a capa é maravilhosa e muito bem trabalhada. Um luxo!




13 comentários :

  1. Oi Camila, é uma pena que o livro não tenha atendido tuas expectativas, essa é a primeira vez que ouço falar desse livro e sendo bem sincera acho que ele não iria prender minha atenção por um fator que você citou, os anos de experiência literária, que nos deixam mais exigentes e com gostos mais formados. Ainda assim, achei a capa legal e também lembrei de Crepúsculo lendo a resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Que pena que o livro é só regular.
    A capa e o nome têm tanto potencial, né?
    Achei que seria bem melhor.
    E se lembra Crepúsculo, acho que passo...
    Então, eu amei Crepúsculo na época que li, não cuspo no prato que comi, foi muito importante para a minha formação literária, mas acho que hoje, apesar de ainda amaaaaaaaar livros YA, acho Crepúsculo um pouco forçado. Enfim.
    E se sei que a protagonista vai me irritar, nem quero tentar, hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  3. Olá !!
    Quando comecei a ler a resenha me lembrei de muitos traços da série Crepúsculo, essa admiração, família perfeita e irmãos famosos no Colégio.
    Apesar de eu amar Crepúsculo eu considero como uma série de adolescente.Esse livro lembra a série.
    Eu como uma leitura mais madura não seria o meu favorito.

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá, falar de magia exige coragem, pois livros com essa premissa são tão saturados que dificilmente algo se sobressai. A escrita da autora parece ser superficial e a impressão que fica é que ela não soube desenvolver o universo criado. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, tudo bem?
    Quando comecei a ler a resenha me lembrei imediatamente de Crepúsculo, e fiquei aliviada por não ser a única a fazer este comparativo. A premissa soa muito como os livros da Sthefany Meyer, inclusive pelo clichê da família rica e temida. Infelizmente não me interessei pela leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro historias com magia e mistério, mas odeio protagonistas superficiais e sem graça. Pensei que seria um livro muito bom, mas é uma pena que deixa a desejar e essa obsessão da personagem pela família Grace deve ser bem cansativa.

    ResponderExcluir
  7. Meuuuuu Deus, 2 estrelas!?!!! Tirei da minha lista de desejados, sério. Porque não tenho mais paciência com livros de amores repentinos;na verdade nunca curti muito. hehehe Apesar de gostar de Crepúsculo (há sempre exceções)

    ResponderExcluir
  8. Camila, sério que este livro ganhou 2 estrelas? Gente! Tô bege!
    Pela capa e sinopse, esperava 5 estrelas, contudo, muito válido sua crítica! =)

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila,
    Não conhecia esse livro e confesso que não senti interesse em conhecer essa história, me identifiquei muito com os pontos que você destacou. Com o passar dos anos e tantas páginas lidas, nós leitores amadurecemos e nosso gosto literário amadurece junto, sendo assim, nem todas as histórias nos agradam. Não gostei da protagonista, a personalidade e atitudes da River dificultam que ela seja cativada pelo leitor. Achei a trama meio fraca, é uma leitura que não iria me envolver.
    Deixar passar esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila,
    A premissa de Graça e Maldição é mesmo muito clichê e remete a muitos livros que já li. River é uma protagonista pouco interessante e, talvez, isso não tenha favorecido a história. A parte mais atrativa está na família Grace e nos mistérios que os cercam e, claro, a magia que é o grande ponto da trama. O livro tem todos os elementos necessários para um bom enredo, mas faltou mais desenvolvimento por parte da autora e, acredito, um melhor direcionamento de foco durante a narrativa. A capa é mesmo linda e mesmo a história não me interessando acredito que jovens leitores podem gostar.

    ResponderExcluir
  11. Realmente ao ler a resenha não identifiquei o livro como uma fantasia, e sim como um romance. E protagonista que não cativa é ruim demais, pois eu geralmente tento me conectar com ela. Não me interessou muito, apesar de despertar uma certa curiosidade a respeito dos segredos dessa família.

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que aborda o tema fantasia, magia e poderes sobrenaturais. Gostei da premissa do livro e gostaria de saber mais sobre o assunto bruxos que aborda no livro. Que pena que você não gostou tanto assim, mas mesmo assim vou dar uma chance porque realmente amo livros assim. Tenho certeza que vou gostar muito desta leitura.
    Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Também achei bem estranho a garota acabar de mudar e já querer virar melhor amiga da família popular no colégio e na cidade, nem passa uma mensagem muito boa para os leitores mais jovens que são o público alvo dessa narrativa.
    O maior problema do livro foi não ter um fio condutor mesmo, ela quer ser amiga dos irmãos e acaba se apaixonando pelo gêmeo e tudo gira em torno disso, a magia que deveria permear todo o livro e ser desenvolvida para dar um ar de mistério é deixada de lado e passa a ser um elemento pouco importante, sua resenha ficou ótima e muito sincera, assim sei que apesar da capa bonita é um livro que eu provavelmente não gostaria muito.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook