Autora: Maureen Johnson
Título original: The Shadow Cabinet
Tradução: Sheila Louzada
Série: Sombras de Londres
Editora: Fantástica Rocco
Páginas: 352
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa
Sinopse: A capital britânica nunca foi tão assustadora. Os túneis subterrâneos, o Marble Arch e as galerias da rede de esgotos de Ranelagh são alguns dos principais cenários da trama de O gabinete paralelo, terceiro volume da série de mistério Sombras de Londres, de Maureen Johnson. No livro, Rory Deveraux se pergunta se não deveria ter voltado para sua pacata cidade nos Estados Unidos, depois de tudo o que viveu desde que chegou a Wexford. Não bastasse descobrir a habilidade de ver fantasmas e enfrentar uma versão moderna de Jack, o Estripador, ela agora sofre a perda de seu amor, Stephen, e teve sua melhor amiga, Charlotte, sequestrada. Mas é tarde para voltar atrás. Rory tornou-se peça-chave no esquadrão que monitora fantasmas em Londres. E enquanto tenta se recuperar de uma série de acontecimentos trágicos e lidar com todo tipo de surpresas do destino, uma terrível ameaça paira sobre a cidade, exigindo que ela mergulhe ainda mais fundo nas Sombras de Londres.
O Gabinete Paralelo é o terceiro livro da série
Sombras de Londres, escrita por
Maureen Johnson - já conhecida no Brasil pelas parcerias literárias com
Cassandra Clare (
As Crônicas de Bane) e
John Green (
Deixe a Neve Cair). No exterior, a saga tem três títulos (já disponíveis no Brasil pela
Rocco) e um
spin-off publicados. A previsão é que o quarto volume da série seja lançado em 2018.
ATENÇÃO!!! Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série, O Nome da Estrela (Resenha) e No Limite da Loucura (Resenha).
|
Arte by Cassandra Jean |
A história começa em sequência imediata ao fim do segundo volume da série, No Limite da Loucura. Rory está no hospital com Callum e Bu, membros do esquadrão secreto que monitora as atividades sobrenaturais em Londres, acompanhando os possíveis últimos momentos de Stephen ainda vivo. E, como Rory não poderia suportar perdê-lo, ela tenta usar seus poderes - que ainda não sabe controlar corretamente - para manter Stephen na Terra como fantasma. Obviamente, as coisas não acontecem da forma como ela queria.
"Eu estava com medo. Queria ir para casa. Queria Stephen de volta. Era coisa demais para lidar."
Rory, p. 27
Enquanto os membros do esquadrão saem em busca do fantasma de Stephen que não apareceu, eles ainda têm que lidar com o sequestro da jovem Charlotte (que estudava no mesmo colégio que Rory) pela psicóloga Jane Quaint - que na verdade faz parte de um culto secreto e assustador.
Sem muitas informações relevantes, Thorpe, o supervisor no MI5 do esquadrão secreto, toma as rédeas da situação e tenta lidar com a crise na equipe que acabou de perder seu líder. Além de checar todas as pistas possíveis para localizar Charlotte.
No meio dessa corrida contra o tempo, surge Freddie Sellars. Uma garota muito inteligente que, assim como todos no esquadrão, tem a capacidade de enxergar fantasmas e - por meio de muita pesquisa e perseguição quase secreta - descobriu um pouco sobre cada membro da equipe. A adição do cérebro de Freddie será essencial para o sucesso da missão.
|
Rory e Stephen |
Mas quando Jane Quaint aparece novamente, oferecendo a Rory o que ela mais deseja: trazer Stephen de volta. A jovem americana não vê outras escolhas, além de seguir o perigoso plano dessa mulher que, obviamente, é obcecada pela morte. Mas será que Rory conseguirá ficar viva? Isso, meus caros, só lendo para saber. ;P
"Eu não queria morrer. Então, decidi não morrer. De alguma forma, eu ia conseguir desviar da morte. Não deixaria aquele mundo de gente esquisita, acidentes, sol e chuva."
Rory, p. 232
O Gabinete Paralelo é uma leitura muito rápida. A narrativa em si se passa em dias repletos de adrenalina. São perseguições, planos malucos e situações de morte certa. O leitor praticamente não percebe o tempo passar em meio a tensão das páginas - eu li em dois dias apenas, por exemplo.
Neste volume, quase não dá para encontrar o habitual humor sarcástico da autora. Tem muito drama, tristeza e perigo rolando para dar risada. Mas não achem que isso o torna um livro ruim.
Na verdade, O Gabinete Paralelo marca uma reviravolta na saga. São revelados muitos segredos que nos fazem compreender um pouco melhor o sentido do que aconteceu em No Limite da Loucura (segundo volume). Há também novas informações - até então secretas - e novos questionamentos que provavelmente vão ditar o próximo livro da série.
No geral, eu gostei bastante da história. Tem alguns momentos que a protagonista chega a me irritar, mas faz parte.
Maureen Johnson aprofundou ainda mais esse universo sobrenatural criado por ela e introduziu novas questões extremamente interessantes. Estou muito curiosa para conferir o próximo livro e checar se minhas suposições estão corretas.
Por isso, espero que deem uma chance a
Maureen Johnson e a esse universo maluco e cativante! ;)
Ainda não li nem um livro da autora Maureen Johnson, mas fiquei curiosa para ler esta série Sombras de Londres, após ler esta sua resenha sobre O Gabinete Paralelo, que bom que este livro é uma leitura rápida, e cheio de ação, pretendo começar a ler esta série em breve.
ResponderExcluirOi, Carolina. Como eu ainda não li os livros anteriores, eu optei por não ler a resenha, por causa dos spoilers! Mas, quero ler a série!
ResponderExcluirCarol, deve ser um livro bem interessante, pois livros com dutos subterrâneos devem ser loucos!
ResponderExcluirBeijos, Danny
canal no YouTube: Irmãos Livreiros
Carolina!
ResponderExcluirBom ver que o livro traz grande reviravolta na série e que pena não ter tanto o humor sarcástico dos outros livros e se tem tanta ação e drama que ficaremos entretidos sem ver as horas passarem, vale a pena conferir.
“ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!
Confesso que eu não conhecia esta serie, mas fiquei curiosa para saber mais sobre ela.
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas estou com "Deixe a neve cair" aqui para conferir.
Ainda não li os outros livros, mas tenho interesse. Esse volume parece estar bem agitado com tantas coisas acontecendo, adoro isso deixa a leitura mais frenética.
ResponderExcluirOlá, li o conto da autora em Deixe A Neve Cair e adorei, afinal o mesmo é muito divertido. Não sabia que a autora já tinha uma série publicada aqui no Brasil, e nesse volume vejo que ela é bem sombria, apesar de não dispensar o toque cômico que aparenta ser uma marca de Johnson. Beijos.
ResponderExcluirOi tudo bem? <3
ResponderExcluirEu ainda não conhecia a autora porém não sei se essa série a leitura certa para mim não curto coisas sobrenaturais em livros mas que bom que a leitura lhe agradou! Quando der vou ler o conto dela no livro Deixe A Neve Cair para conhecer sua escrita.
Beijos,
www.leitorunicornio.blogspot.com
Olá !
ResponderExcluirConfesso que pulei partes da sua resenha para não pegar spoiler mas pelo que li parece ser livros cheios de ação !
Vou conferir !
Bjus
Oi, Carolina!
ResponderExcluirNão conhecia a série Sombras de Londres mas fiquei bastante interessante na trama de O Gabinete Paralelo, muito curiosa para saber se a Rory conseguirá trazer Stephen de volta... mas como é uma série vou esperar os lançamentos dos próximos volumes pois quando se trata de uma série prefiro ter todos os volumes ao alcance de minhas mãos antes de iniciar a leitura.
Oi, Carol!!
ResponderExcluirNossa não conhecia essa série Sombras de Londres, achei bem interessante a estória, quem sabe essa seja a minha próxima série!
Bjoss
Não conhecia essa serie ainda, quem sabe seja uma das minhas proximas leituras!
ResponderExcluirMais uma resenha de final de série neste mês, hahaha, encerrando o ano fechando ciclos mesmo, né? Não tinha ouvido falar na série e só sei que elogiam muito Cassandra Clare e até li Cidade dos ossos (achei legal, mas nada de mais... talvez seja muita expectativa acerca da série). Li a resenha do primeiro livro e gostei!! Botar na minha lista pra tentar sair um pouco do romance puro!!
ResponderExcluir