Título original: The hate u give
Editora: Galera Record
Não é a toa que esse livro chegou ao primeiro lugar da Lista dos mais vendidos do New York Times logo na primeira semana de lançamento.
PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100:
"- Hoje foi o dia do frango frito! - explicou ela. - Você e Maya estavam brincando sobre isso agora mesmo. O que você está tentando dizer?" Hailey
DO QUE SE TRATA O LIVRO?
Starr presenciou a morte do seu melhor amigo. Eles foram parados pela polícia. O policial atirou em Khalil três vezes. Por enquanto, as repercussões do evento não atingiram proporções nacionais, apenas o noticiário local. "Traficante é morto por policial". Não era 'suspeito de tráfico'? Mesmo que ele fosse culpado de vender drogas, isso justificaria a forma violenta pela qual foi tratado? A única testemunha de tudo o que aconteceu no fim das férias de primavera é Starr. Seu depoimento para polícia trará justiça para Khalil e sua família? E se ela escolher contar sua versão dos fatos para todos? A morte de seu amigo se tornaria uma hashtag?
O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?
Por enquanto, todo o abalo emocional de Starr está no âmbito pessoal. As questões sociais de grande porte ainda não foram postas em conflito com nossa protagonista. Quando ela se deparar com a grande responsabilidade de ser a única testemunha do 'evento', quando ela perceber que o modo como contar a história definirá as fronteiras desse caso, aí sim teremos um belo de um livro. E eu tenho certeza de que tudo isso virá, porque - até a página 100 - a narração tem nos preparado para esses questionamentos.
O QUE ESTÁ ACHANDO DA PERSONAGEM PRINCIPAL?
Starr é uma adolescente negra que estuda na 'escola de brancos'. Seus pais colocar ela e seus irmãos longe do bairro em que vivem. Ela é fã de Um Maluco no Pedaço. E, infelizmente, precisa viver duas vidas: a Starr que é ela mesma e a Starr da Williamson - a que não faz nada remotamente estranho, a que fala corretamente, a que não se zanga, a que não dá motivos para as pessoas pensarem que ela é 'do gueto'. Até agora só me deu orgulho: Starr é extremamente forte e está passando por todo essa tortura com dignidade, fazendo questionamentos importantes e entrando num buraco do qual espero que ela saia ainda melhor.
MELHOR QUOTE ATÉ AGORA?
"Eu sempre disse que, se visse acontecer com alguém, minha voz sera a mais alta e garantiria que o mundo soubesse o que aconteceu.
Agora, sou essa pessoa, e estou morrendo de medo de falar." Starr, p. 36
VAI CONTINUAR LENDO?
Com certeza, esse é um livro tão importante. Tão necessário para que nós, jovens, possamos ajudar nesse movimento de transformação iniciado há tanto tempo atrás. Além disso, a narrativa é incrível: a escrita de Angie Thomas é fluída e intensa. As cenas são extremamente tocantes e a história de Starr só nos traz questões relevantes!
ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA:
"Se for revelado que eu estava no carro, o que isso vai me tornar? A garota bandida do gueto com o traficante? O que meus professores vão pensar de mim? meus amigos? o mundo todo, possivelmente?
Oi, Izabela!
ResponderExcluirGosto de personagens fortes igual a Starr... a situação pela qual ela tá passando não é fácil, né?!
Ficarei aguardado sua resenha de O ódio que você semeia.
Ps: também sou fã de Um Maluco no Pedaço! 😍
Parece ser interessante, é um dilema para a personagem sobre o que fazer, embora pra mim a verdade sempre tem que ser dita, mas vai haver consequências por esse questionamentos dela da para se ter uma ideia.
ResponderExcluirEsse livro tá muito bem comentado nos blogs e vou gostar de acompanhar a resenha final por aqui, até o momento o livro parece estar atendendo as expectativas pelo teu ponto de vista e achei o último quote bem interessante, esse questionamento que ela se faz.
ResponderExcluirIzabela!
ResponderExcluirBom ver que está gostando da leitura e continuára lendo.
Realmente os assuntos abordados são importantes de serem discutidos e também gostaria de apreciar a leitura.
Desejo uma ótima semana!
“ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!
Será que é certo, ela querer ser a 'perfeitinha' diante dos 'brancos', só para não pensarem que ela é do gueto? Ou seja, "viver" duas vidas? Claro, que tudo é por causa do preconceito, mas muitas vezes o preconceito começa por nossas próprias atitudes. É preciso assumirmos quem somos e de onde viemos, mas não julgo a Starr. Pra mim, esse assunto é polêmico, mas tento sempre entender bem tudo, e gostaria de entendê-la melhor... Só lendo pra tentar entender, né?
ResponderExcluirEu não conhecia este livro, mas lendo um pouco mais sobre ele, acabei ficando bem curiosa para lê-lo, então adicionei O ódio que você semeia em minha lista de leituras.
ResponderExcluirEsse livro... na boa? Preciso ler! =)
ResponderExcluirBeijos, Danny
canal no YouTube: Irmãos Livreiros
Querrroooo ler demais este livro, meta para ano que vem é ler este livro. Só estou vendo comentários positivos, estão a expectativa para esta leitura esta nas alturas.
ResponderExcluirOlá, esse livro infelizmente se trata de um assunto que ainda precisa ser discutido, uma vez que ainda vivemos numa sociedade preconceituosa ao extremo. Fiquei curioso para ler esse livro, que parece contar com um tom ácido. Beijos.
ResponderExcluirOi tudo bem? <3
ResponderExcluirApenas estou lendo comentários positivos sobre esse livro e não vejo a hora de fazer a leitura! Acredito que é uma leitura importante não apenas para nos jovens mas para sociedade ao todo pois ainda vivemos com pessoas preconceituosas. Espero que continue gostando da leitura :)
Beijos,
www.leitorunicornio.blogspot.com
Olá !
ResponderExcluirCom certeza esse livro está na lista de desejados 2018!!
Ouvi tanto sobre e minha curiosidade só aumenta !!
Quero muito!
Acho incrível a capacidade de abrir nossa mente e nos fazer aprender que os livros tem... Este parece um livro importante para ver as coisas da sociedade com outros olhos e expandir nossa visão para algo tão real. Quero ler!!
ResponderExcluirOi, Izabela!
ResponderExcluirEsse livro é muito interessante por que parece vários casos que já vimos na TV em que a polícia atira em jovens negros, sem dúvida a Starr vai ter que tomar uma decisão!! Amei!!
Bjoss