Quarto

Autora: Emma Donoghue
Título original: Room 
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Verus
Páginas: 350
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa


|Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record|

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Tenho como pensamento que quanto mais a gente gosta de um livro, mais difícil é fazer uma boa resenha dele. Seja porque o sentimento é forte demais e nubla o cérebro ou talvez o culpado seja o medo de não fazer jus à história. Dito isso, devo confessar que o ano mal começou, mas sei que Quarto já se tornou uma das melhores leituras de 2016.

Quarto foi a obra mais recente da escritora Emma Donoghue, conhecida por romances de ficção contemporânea e histórica, além de escrever também peças para o teatro e o rádio. O livro Quarto é um grande sucesso de público e de crítica, ganhando prêmios e sendo publicado em mais de 30 países. 


A história é narrada pelo jovem Jack que acaba de completar 5 anos e conhece cada cantinho do Quarto. O Quarto é onde o garoto nasceu, cresceu e é o único mundo que ele conhece. Para Jack, o Lá Fora é inimaginável e tudo o que conhece foi devidos aos ensinamentos da Mãe. Ele se diverte com Dora, a Aventureira e a ajuda em suas aventuras, mas Jack sabe que lojas, prédios, parques, cachorros e muitas outras coisas só existem na TV.

Mas agora que Jack já tem 5 anos, a Mãe acredita que pode contar coisas que antes não contou. Como o fato das pessoas na TV serem reais e no Lá Fora existir jardins, cachorros e muitas outras coisas que não há no Quarto.
Jack, como qualquer criança nessa idade, tem certa dificuldade para compreender um mundo tão irreal e tão distinto do Quarto.
E é em meio a essas descobertas do mundo real de Jack que a história ganha forma.

Antes eu nem sabia ficar com raiva porque não podemos abrir a Porta, a minha cabeça era pequena demais para o Lá Fora caber nela. Quando eu era pequeno, eu pensava feito uma criança pequena, mas agora que tenho cinco anos eu sei tudo.
p. 118

A compreensão de Jack do mundo além do Quarto é diminuta, mas o que ele consegue compreender é que a Porta os impede de sair e que a Mãe foi roubada do Lá Fora pelo velho Nick.
Com tantas novas informações girando em sua mente, o garoto insiste em manter certa rotina com a Mãe como uma forma de analisar todas as descobertas. Assim, eles continuam acordando, brincando, comendo e lendo no mesmo horário. E sempre às 20h o pequeno Jack deve entrar no guarda-roupa para se esconder do velho Nick que sempre vem à noite - normalmente quando o garoto já está dormindo - e parte antes do amanhecer. O velho Nick é quem traz a comida, as vitaminas e as roupas dos dois. Mas Jack nunca o viu e junto com a idade, o menino também fica mais curioso.

O almoço foi salada de feijão, meu segundo menos favorito. Todo dia, depois da sesta, a gente faz a Gritaria, menos sábado e domingo. A gente limpa a garganta e sobe na Mesa, pra ficar mais perto da Claraboia, de mãos dadas para não cair. Dizemos "A postos, preparar, vai!", aí escancaramos os dentes e gritamos berramos uivamos bradamos urramos guinchamos nos esgoelamos o mais alto possível. Hoje gritei mais alto que nunca, porque os meus pulmões estão espichando, por eu ter cinco anos. 
Depois ficamos quietinhos, com um dedo na boca. Um dia eu perguntei à Mãe o que era que a gente tentava escutar, e ela disse que era por via das dúvidas, nunca se sabe.
p.54

Essa curiosidade acabará rendendo discussões entre o velho Nick e a Mãe, além de alguns hematomas roxos - que Jack não compreende como foram parar na Mãe.
É assim então que a Mãe revela a Jack que eles devem escapar, ela irá bolar alguns planos e Jack deverá ajudá-la para que os dois consigam ir para o Lá Fora. A Mãe já desistiu de esperar um resgate então tentará enganar o velho Nick para que os dois possam ser enfim livres.
E o principal protagonista nesses planos de fuga será o jovem Jack, que deverá reunir toda a sua coragem interior para salvar a si mesmo e a sua Mãe. 


Não quero soltar spoilers por isso acrescentarei apenas que a história de Jack é dividida entre antes e depois dos planos e da tentativa de fuga. A escrita e cada momento narrado gera um interesse contínuo na leitura, ou seja, não ache que será fácil largar o livro depois que começá-lo. ;)

Jack, ao nos narrar sua vida e sua história, não compreende de fato o horror que está presenciando, mas nós - conhecedores do mundo e de suas maldades - compreendemos. E é essa ingenuidade da criança que nos arrebata a cada página lida.
E a sensação de ter uma criança nos contando essa história é muitíssimo real, seja pelos erros de português propositais - já que Jack ainda carrega alguns erros gramaticais em sua fala -, ou pelo imaginário infantil exacerbado.
Enfim, Jack é um personagem maravilhoso que é obrigado a enfrentar terrores muito além de sua tenra idade, mas que em momento algum perde a sua aura infantil e apaixonante.

A Mãe, que em momento algum do livro revela o seu outro nome (aquele usado apenas com outras pessoas que não são o Jack), é uma mulher maravilhosa. Seu amor por Jack, acima de tudo e de todos, é uma das coisas mais lindas dessa história.
É uma personagem humana que carrega muitos problemas. Afinal, só ela mesma sabe tudo o que tem aguentado nesses sete anos de cativeiro. Mas o seu amor pelo filho é algo emocionante e simplesmente belo.

O livro em si foi sem dúvidas um dos melhores que já li esse ano e fiquei completamente louca para assistir o filme inspirado nessa obra tão renomada! Confesso que já me emocionei ao ver o trailer, então mal posso imaginar como ficarei ao assistir ao longa que rendeu a atriz Brie Larson o Oscar de melhor atriz pelo papel da Mãe.


Aproveite também para assistir o trailer de O Quarto de Jack (contém spoilers!):



Só para completar, Quarto é um livro recomendadíssimo que, mesmo depois de seu término, continuará martelando na sua cabeça continuamente.




22 comentários :

  1. Oiiiee eu só tinha visto a capa desse livro mas não sabia nada sobre ele e nem que tinha filme. Mas eu assisti o Oscar e vi alguns trechos desse filme e nossa fiquei mega interessada nele,e não imaginava que o enredo era aquele. Muito triste para dizer a verdade,mas infelizmente retrata a realidade :/

    Eu amooo esse pequeno ator, o Jacob que faz o papel principal,ele é muito fofinho ownnn e fiquei surpresa com a transformação dele nesse filme,com cabelo longo,eu e meu irmão nem o reconhecemos a hora que vimos! Que pequeno grande talento!!

    Eu confesso que essa premissa em livros não me atrae,mas fiquei super interessada no filme,e se eu gostar quem sabe eu leia o livro,ainda mais que você recomendou tão bem!

    Acho que vou gostar bastante do filme,pois esses tempo assisti "O Jardim dos Esquecidos" que ameii,e de certa forma tinha essa premissa de prisão domiciliar e fuga...mesmo o filme/livro tendo uma questão polêmica,eu amei o filme,até mais do que o livro bem dizer rs

    Bjinhos :*

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler esse livro desde que vi o trailer do filme e infelizmente ainda não tive oportunidade de lê-lo. Já ouvi muitos comentários positivos sobre ele, e isso só faz a minha curiosidade aumentar. Acho que o fato de uma criança narrar a história, principalmente por conta da sua igenuidade, transforma o livro em único, singular. Acho que vou gostar muito. Parabéns pela resenha, ficou linda! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Hello!
    Eu fiquei apaixonada com o Jack, o amor de mãe e filho é tao lindo de acompanhar!
    Ter sido narrado pelo Jack foi de uma sensibilidade enorme e com certeza fiquei pensando no livro por dias depois de terminar.
    Também foi um dos melhores livro que já li.
    O fime é muito bom também, mas o livro é mais emocionante.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina!
    Não fazia ideia que esse livro era tão bom assim... O trailer do filme me deixou bastante curiosa. E tenho visto muito elogios a essa obra. Mas confesso que a princípio não me senti muito atraída, apesar de todo burburinho.
    Essa parece ser uma leitura muito sensível e emocionante. Vou assistir ao filme primeiro pra ter uma noção do que esperar do livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. MARAVILHOSO! Estou loooucaaaa para ler esse livro!! Antes mesmo de ler já acho ele totalmente incrível imagina depois da leitura...
    Super parabéns pela resenha, já havia ouvido falarem dele, sabia por cima o seu conteúdo. Sua resenha foi totalmente esclarecedora e me deixou desesperada pela leitura. Obrigada!

    enquantoleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Eu já tinha visto o trailer do filme, mas a sua resenha foi o que me fez ficar curiosa pela história.
    Gostei bastante do tema, apesar de não ser meu gênero favorito. E creio que a narração por um menino de 5 anos deve ser muito legal, por ser diferente do que estamos acostumadas.
    Assim que sobrar uma folguinha vou encaixar esse livro na minha leitura.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. è o livro/filme deveras emocionante, ainda mais pelo ponto de vista de uma criança, curioso como ele deve enxergar as coisas ao seu redor sem nunca ter estado fora do quarto.Pretendo ler/assisti com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li e nem assisti, mas pretendo parece ser tão bom. Deve ser muito emocionante saber dessa historia por Jack, um garoto tão puro e inocente, que nem faz ideia de como é o mundo lá fora e como são as pessoas. Tema muito interessante esse abordado, devido acontecer na vida real.

    ResponderExcluir
  9. Saudações, Carolina!

    Sua afirmação de abertura é totalmente verídica: quando gostamos muito de algo - e o contrário também - fica muito difícil de escrever pois queremos contar tudo sobre a obra e mesmo assim sempre achamos que dava pra falar mais um pouco.
    Eu sempre li e ouvi boas criticas a obra, mas por não estar dentro do meu espectro de interesses nunca cheguei a ir mais a fundo. E CARAMBA! Me informei muito por aqui, e fiquei interessado em pelo menos ver o filme pois a história parecer ser MUITO boa mesmo. Parabéns, você conseguiu me deixar curisoso! :)

    Ps. - Precisei do seu comentário no blog do Marco Antônio (Devorador de Letras) pra descobri que curte o Multiverso X. Aparece por lá vez ou outra. XD
    Ps.2 - É confuso mesmo, mas o aniversário é de dois anos. XD É que a data também marca o inicio do terceiro ano de atividades do blog.

    Até o próximo contato, cambio e desligo!
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  10. Carol, eu vi o filme e foi uma das experiências mais maravilhosas que tive esse ano, então PRECISO ler o livro.
    Ainda mais porque o filme tem o roteiro da própria Emma Donoghue.
    Se o filme já é sensível, só consigo imaginar o quanto o livro seja!
    Jack é uma coisinha fofa que já tem meu coração.
    P-R-E-C-I-S-O ler! Sei que já disse isso, mas é verdade, ainda mais porque você disse que foi uma das melhores leituras do ano já.
    <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não é muito recente sabe e é incrível que eu nunca remha tido curiosidade o suficiente pra ler a sinopse desse livro e deve dizer que me arrependo de não ter feito isso antes. Eu não tinha ideia do conteúdo que o livro apresentava mas agora possa ver que ele tem um enredo incrível, mas o que mais me chamou atenção foi o fato de ter o menino como narrador da história. Esse livro entrou na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  12. Até parece ser um bom livro mas eu não consigo me interessar pela historia. Nem o trailer me faz ficar interessada rs
    Enfim, gostei da resenha mas não é um livro que pretendo ler.

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros que trada de um assunto, que para qualquer um de nós é terrível, através de crianças. Gosto de livros que nos faz ver o pior através dessa inocência que só as crianças podem ter. Por que toda vez que leio livro assim, eu me emociono mais, me prende mais à atenção e me faz enxergar o quanto nós precisamos mudar enquanto enfrentamos situações complicadas... Esses livros sempre nos dão uma lição de moral, mesmo sendo crianças. Exemplo de livros assim como esse são: O menino do pijama listrado; A menina que roubava livros; Extraordinário; Crianças na escuridão entre outros. E fiquei bem empolgado para ler esse e me encantar com a narrativa. Adorei essa parte "Quando eu era pequeno, eu pensava feito uma criança pequena, mas agora que tenho cinco anos eu sei tudo." As crianças e o poder que elas têm da inocência.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li esse livro, mas ele está na minha meta desse ano.
    Acho que a pureza que descrevem a narrativa é pelo qual eu mais fico interessado.
    Ótima resenha!
    Beijos,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii! Adorei! Não consegui tempo ainda pra ler o livro, mas parece incrível realmente! o filme então, parece mto emocionante! Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo está falando tão bem desse livro e a cada dia leio mais de uma resenha dele que me sinto quase na obrigação de lê-lo. Realmente parece ser uma história muito emocionante e tocante, que mexe com nossos sentimentos.

    ResponderExcluir
  17. Oi :)
    Só vejo comentários positivos sobre esse livro mas nunca me interessei por ele porque a capa não me chamou muito a atenção. Porém depois de ler sua resenha eu to apaixonada pela estória e quero pra ontem esse livro. E também estou ansiosa pra assistir o filme, que por sinal deve ser muito bom também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Achei muito legal quando vi o trailer do filme, parecia uma boa história, emocionante. Aí soube desse livro e meio que surtei querendo ler. Ainda não deu, mas quero muito! Gostei por ter essa visão do garoto...mostra as dificuldades, peculiaridades e a inocência da criança diante de um tema tão delicado. Achei diferente e parece ser muito bem feito.

    ResponderExcluir
  19. Vou assisti ao filme, para mim vai ser melhor que a leitura, que parece ser cansativa.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Realmente e bem difícil falamos de um livro que gostamos muito até para contar um pouco da historia, conheci o livro pelo filme que ainda não assisti mas parece ser um livro bem emocionante, não sabia que o jack que narrava a historia e uma das coisas que mais gostei foi a autora ter colocado esse período depois do a quarto pois achei interessante ela explorar a adaptação tanto do jack quanto da sua mãe !!

    ResponderExcluir
  21. conheci esse livro recentemente,e após ver que todas as criticas acerca dele eram positivas me interessei logo,quero muito ler..achei interessante.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook