Em Busca de WondLa - WondLa #01

Autor: Tony DiTerlizzi
Título original: The Search for WondLa
Tradução: Renata Pettengill
Série: WondLa
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Extra | Saraiva | Submarino | Travessa


Sinopse: Eva Nove nunca saiu de casa, nunca viu o sol de verdade. Em seus doze anos de vida ela nunca teve contato com outro ser vivo - sua única companhia é uma robô. Tudo isso muda quando um implacável desconhecido destrói seu lar e Eva precisa fugir para sobreviver. Desesperada para encontrar alguém que seja como ela, sua esperança reside unicamente na imagem despedaçada de uma menina, um robô, um adulto e a estranha palavra “WondLa”.
A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante.

Quando Em Busca de WondLa foi lançado (em 2012) pela editora Intrínseca fiquei muito interessada na ideia do livro e até ganhei uma edição de presente de aniversário no mesmo ano, mas não sei dizer o que foi que aconteceu que nunca parei para lê-lo. Infelizmente essas coisas acontecem. A boa notícia é que estou precisando economizar, então voltei a procurar os títulos que ainda estavam esperando a vez na prateleira. E eis que já começo dizendo que escolhi bem! ;)

O livro foi uma deliciosa surpresa! Escrito e ilustrado por Tony DiTerlizzi, famoso pelo trabalho As Crônicas de Spiderwick, a edição é sem sombra de dúvidas uma das mais lindas que já li. Belamente ilustrado, a história se mistura com imagens que usam e abusam de diversas tonalidades da cor verde confirmando ao leitor a ideia de um planeta cru e dominado pela natureza, sem a intervenção das cidades cinzentas dos homens.


A história nos apresentará Eva Nove, uma garota de 12 anos que desde o nascimento foi criada pela robô Mater (nome que em latim significa “mãe”) em uma instalação subterrânea que ambas chamam de Santuário. Eva cresceu aprendendo sobre os perigos selvagens da Terra e como pode usar sua tecnologia avançadíssima para sobreviver na natureza. A menina nunca subiu à superfície do planeta e tem como sonho encontrar outro ser humano como ela, mas Mater vive dizendo que Eva ainda não está pronta para conhecer a superfície e que ela é muito importante e por isso deve ser protegida até o momento certo. Os sonhos da garota de encontrar outros como ela residem em um pedaço de papel antigo e despedaçado que encontrou perdido no santuário com a imagem de uma garota, um homem e um robô, além dos dizeres “WondLa”.

Mas devido a um ataque surpresa no santuário, Eva deve partir sozinha para a superfície antes do tempo vestindo apenas um traje capaz de regular a temperatura e o onipod - aparelho capaz de escanear o corpo da garota e manter sua saúde, além de trazer todas as informações sobre as plantas e os animais do planeta Terra. Eva então reúne toda sua coragem para se esconder em um mundo desconhecido do tal atacante que destruía o seu lar - e talvez até Mater!


Durante a fuga, Eva percebe que a Terra é bem diferente de tudo o que tinha aprendido até então e conhece também Andrílio Kitt, um ser de uma espécie muito diferente que não está registrado no onipod e que nem fala a mesma língua que ela. Infelizmente o ser que atacou sua casa, também chamado de Feraptor, é um caçador da rainha e está atrás de espécies diferentes para o museu da rainha. Ele não irá desistir de uma presa tão singular quanto Eva.

-Eu sou Andrílio Kitt, uma criatura velha em um mundo novo.
-Eu sou Eva... Eva Nove - disse Eva sorrindo e imitando os gestos dele. - Sou uma criatura nova em um mundo velho.
p. 95

Graças à tecnologia do planeta, Eva consegue um “tradutor instantâneo” que a torna capaz de entender todos os idiomas do planeta. Assim começa então a amizade da garota com Andrílio e com Otto (outro ser que foi caçado por Feraptor, mas salvo por Eva). Os três se juntam em uma missão de encontrar a mãe robô da garota e outros seres humanos como ela. É graças a essas conversas que Eva descobre que não está no planeta Terra e sim no planeta Orbona!

-É claro - respondeu Eva. - Aqui. Onde estamos. Este planeta se chama Terra.
A criatura esguia riu alto.
-Agora tudo faz sentido para mim - disse ele.
-O que é tão engraçado? - perguntou Eva.
O sorriso de Andrílio desapareceu.
-Você não está nesse planeta que chama de "Terra", Eva Nove. Você está em um planeta chamado Orbona.
p. 146

Orbona é completamente diferente do planeta que conhecemos. As espécies lembram mais insetos gigantescos e a natureza comanda tudo com árvores que se movimentam e caçam. Tudo nesse mundo é vivo e diferente. Eva então deve aprender a viver nesse lugar estranho, com seres estranhos e costumes mais estranhos ainda! Além de fugir constantemente de Feraptor e buscar outro ser vivo como ela. Afinal, ela não deve ser a única ser humana nesse planeta, certo?!

-Seja cautelosa, Eva Nove. - Zim cruzou seus vários braços. - Porque, na melhor das hipóteses, a esperança é amiga da onça.
p. 248

De um modo geral, o livro me remeteu ao Planeta dos Macacos em uma versão mais leve e juvenil, mas que com certeza agradará adultos também. Eva é única em um planeta estranho dominado por seres que para nós são insetos gigantes que nunca antes haviam visto um ser humano e ainda mais um que falasse também! Que tipo de espécie somos nós (humanos) aos olhos de uma raça diferente? 


Confesso que quando comecei a ler a primeira frase com o nome da protagonista, uma pergunta pipocou em minha mente “por que ela se chama Eva Nove? Será que existiram oito Evas antes dela?”. Não é estranho alguém carregar o nome da primeira mulher da Terra e um sobrenome que é um algarismo?! Bom, eu achei estranho, mas infelizmente não tive resposta para isso ainda porque Em Busca de WondLa nos apresenta Eva e seus primeiros passos conhecendo Orbona, sua relação com a mãe robô, seus amigos de espécies diferentes e a busca por outros seres humanos. Acredito que no segundo livro da série, Um Herói para WondLa - já publicado pela editora Intrínseca também -, espero ter mais respostas sobre a existência de Eva, além de saber mais sobre a história do planeta.

De um modo geral, a história traz valores de confiança, amizade, inocência e bondade. Tudo junto em uma grande jornada de autoconhecimento e descobrimento de um novo mundo. O livro é, sem dúvida alguma, muito bem feito e está mais que recomendado. Por isso, muito obrigada editora Intrínseca por trazê-lo! E por favor não deixe de publicar o terceiro livro da série também! ;)


A obra ainda traz outra curiosidade empolgante: o livro casa a leitura da história com uma experiência virtual! Ao longo da história há três ilustrações diferentes que, quando exibidas a uma webcam no site oficial da série, liberam um mundo expandido da história na qual o leitor tem a possibilidade de passear em 3D por todos os lugares que Eva está conhecendo também! Muito legal, né?!
Os interessados nesse passeio podem checar mais informações no site da série no Brasil: embuscadewondla.com.br; ou no site oficial da série (em inglês): wondla.com
O site oficial ainda inclui alguns jogos online e informações extras. :D




17 comentários :

  1. Oi Carolina!
    Faz tanto tempo que tenho esse, no meu caso e-book, me esperando e ainda não li.
    É uma pena que por ser e-book as ilustrações ficam em preto e branco, perdendo um pouco a beleza... É a primeira resenha que leio desse livro e foi bom pois me fez recordar porque em primeiro lugar comprei o e-book.
    Gostei demais dessa premissa, achei bem diferente de tudo que tenho lido.
    E o fato de um mundo expandido onde o leitor tem a possibilidade de passear em 3D por todos os lugares que Eva. Realmente é um grande diferencial.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro mas gostei bastante da historia que parece linda e principalmente adorei os desenhos que da para ter um ótima ideia de como é cada personagem já que no livro eles são tão diferente e fiquei curiosa para poder ler esse livro a historia e bem interessante e parece ser uma ótima jornada !!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, achei a historia legal e diferente, não saber como é o mundo e não ter contato com pessoas como ela. Deve ser bem interessante quando ela descobrir novas novidades. Espero que ela ache respostas também, sobre sua origem e por que foi criada por um robô.

    ResponderExcluir
  4. Oiii,achei a capa do livro muito legal e a premissa também, achei diferente,mass mesmo assim eu não leria pois esse gênero não me atrai!

    Enfim,mas achei até engraçado esse negócio do nome ser Eva nove,com certeza têm algo por trás desse nome,além da relação com a personagem bíblica creio,mas como você disse têm mais livros,acho que irá encontrar respostas para isso.

    Olha,achei muito fofos os desenhos,e bem isso que você ressaltou,que até a cor deles passa a mensagem do enredo,ficou bem característico...isso demonstra um cuidado com o livro,e É gratificante ler uma obra assim não?!

    No demais,gostei muito da sua resenha,mas como eu disse,não é o do gênero que me agrada,mas creio que para quem gosta deve ser muito legal! E ah,gosto muito do filme Planetas dos Macacos,mas realmente essa premissa só gosto de assistir e não ler :/

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  5. Adoro ler livros ilustrados,e pelo jeito elas são lindas, é muito amor. Gostei da resenha e de conhecer o livro ainda mais por ser em um planeta diferente, vou ler esse livro para o desafio que estou participando!

    ResponderExcluir
  6. Acho o trabalho lindo do livro e você tem razão, é muito bem feito. Mas eu detestei a leitura rs Fiquei semanas presa e não terminei.

    ResponderExcluir
  7. Faz um tempo que tenho esse livro na estante, já o li também mas lembrava muito pouco sobre o enredo e agora lendo a sua resenha eu me lembrei um pouco da história e confessa que nunca tinha associado o livro a Planeta de Macacos mas tenho que admitir que parece mesmo kkk Eu tenho que ler o segundo pra saber o que vai acontecer com Eve.

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar nesse livro, ele me lembrou o quarto de jack no começo da sinopse, mas é claro que só tem uns detalhes semelhantes quanto ao quarto e que eles nunca tinha saído de lá...
    Não costumo ler muitos livros com imagens, porém eu AMO quando contém. Fiquei com pena por ela ter que partir sozinha, pensei que partiria com o robô.
    Esse livro parece ser muito bom para crianças, apesar de ser dois e ter um pouco mais de páginas(pelo menos eu quando criança gostava de livro pequeno haha), então você irá ler o próximo livro? Espero que se ler faça resenha, pois gostaria de saber assim como você por quê do nome Eva Nove haha além de querer saber se ela encontra a mãe robô, se tem outros seres humanos e se ela nasceu na Terra ou nesse planeta.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito animada com a sinopse e com a sua resenha.
    Me lembro quando comecei a ler e histórias de fantasia com uma boa pitada de amizade sempre me agradaram, e quando li sua resenha logo pensei na minha prima que está começando a se interessar por leitura. Acho que já sei bem qual vai ser o próximo livro que vou dar para ela!
    Adorei msm! Bjs :)

    ResponderExcluir
  10. Pelas poucas ilustrações que vi, deu para perceber que tem qualidade, mas não é meu estilo. Porém se um dia eu quiser ler, posso pegar com minha irmã que gosta desse livro.

    ResponderExcluir
  11. Carol, antes mesmo de chegar ao fim do post eu tinha certeza que era seu, hahaha.
    E que livro mais lindoooooooo! Adorei a ideia do enredo e as ilustrações.
    Achei muito legal isso de te remeter a Planeta dos Macacos.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  12. Esse não é o tipo de livro que costumo ler, mas parece ser bem interessante. Adorei o fato de conter ilustrações *-*, e as cores utilizadas realmente rementem a planeta cru, meio sem vida. Mais acho o que mais gostei foi o fato do livro ter essa experiência virtual, de poder ver as imagens em 3D, vai parecer que você está literalmente dentro do livro, amei! Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Não faz meu gênero, mas achei bem legal. Gostei sobre ter imagens 3D sobre o livro, acho que todos os livros tinham que ter isso! A interação com o leitor está evoluindo e eu estou adorando! Tecnologia é tudo haha

    ResponderExcluir
  14. Oi :)
    Sempre vi esse livro nas livrarias e resenhas em blogs literários mas nunca tive a curiosidade de saber mais a respeito porque a capa não me atraiu nem um pouco. Lendo sua resenha eu me arrependo de não pesquisar mais sobre o livro. A história parece ser muito interessante e que legal deve ser essa experiência virtual.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. O livro parece trazer ótimas lições aliadas com uma boa história e ilustrações maravilhindas! Fiquei super curioso na leitura, principalmente por causa de sua resenha. Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  17. oi
    a sinopse me agradou e por se tratar de um livro de ilustrações adoraria ler..dica anotada;
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook