A Cruz de Fogo, parte I - Outlander #05

Autora: Diana Gabaldon
Título original: The Fiery Cross
Tradução: Carolina Caires Coelho
Série: Outlander
Editora: Arqueiro
Páginas: 720
Onde encontrar: AmazonBr | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino


| Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro |


Sinopse: O ano é 1771. Na Carolina do Norte, conserva-se a duras penas um frágil equilíbrio entre a aristocracia colonial e os esforçados pioneiros. E entre esses dois lados prestes a entrar em conflito está Jamie Fraser, um homem de honra exilado de sua amada Escócia. Convocado a liderar uma milícia para conter as insurgências, ele sabe que quebrar o juramento que fez à Coroa inglesa o tornará um traidor, mas mantê-lo será a certeza de sua ruína. A guerra se aproxima, garantiu-lhe sua esposa, Claire Randall. E, mesmo não querendo acreditar nesse triste futuro, Jamie Fraser está ciente de que não pode ignorar o conhecimento que só uma viajante do tempo poderia ter. Afinal, a visão única de Claire já os colocou em risco, mas também lhes trouxe salvação. A Cruz de Fogo é uma envolvente história sobre o empenho de Jamie em proteger sua família, construir uma comunidade e manter suas terras às vésperas de um conflito histórico. Nesses esforços, ele é ajudado por sua mulher, sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, que nasceram no século XX e agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII.

Leitores e leitoras do LOHS! Espero que estejam aproveitando muito o feriado, principalmente para descansar, comer chocolates e colocar a leitura em dia!
Sei que estamos com uma overdose de Outlander por aqui, mas é que, felizmente, a editora Arqueiro tem publicado os livros da série com certa frequência, e devo dizer que logo logo o Brasil estará em dia com as publicações de Outlander. E aí começará a 'sofrência' real, que será esperar a autora, Diana Gabaldon, dar seguimento a série de livros que tanto amamos.

Se você ainda não leu Outlander, pode conferir todas as resenhas aqui. Tentamos evitar o máximo de spoilers, mas como estamos no livro de número cinco, isso vai se tornando muito mais difícil, especialmente neste caso. Então vou dizer, inicialmente, uma breve opinião de como a história e a escrita se desenvolveram neste volume, e depois, comento um pouco mais afundo, e aí você que ainda não leu, pode pular para o final da resenha. Vamos lá? :)



Como havia terminado Os Tambores de Outono recentemente, ainda estava com tudo fresco em minha mente. O ponto de parada dos livros, os personagens e suas emoções. Devo dizer que isso ajuda bastante a prosseguir com livros densos, intensos e enormes, como Outlander. O que mais gostei deste livro, foi que ele se passou em poucos meses, dentro da história de Jamie e Claire. Como pudemos acompanhar nos outros volumes, os anos se passaram rapidamente para eles, e essa pausa no tempo, com uma passagem mais lenta, mais detalhes do dia a dia dos personagens e com os fatos se desenrolando em outro ritmo foi importante para o desenvolvimento de A Cruz de Fogo, parte um. E para nós, leitores.

Mas, como sempre, a vida do casal, de seus filhos adotivos e da filha biológica, Brianna, continua cheia de problemas, desafios e resistência, encarados em um novo continente, a América. A autora irá explorar um outro lado dessa permanência de Jamie e Claire na Carolina do Norte, na construção de uma família cada dia mais sólida e forte e no que os desafios de viverem em família, pela primeira vez em décadas, irá acarretar para os personagens.


[Com alguns Spoilers]


Diana Gabaldon começa a inserir novos fatos históricos, e ela o faz com maestria, como já pudemos presenciar. Adoro a história americana e está sendo uma experiência no mínimo interessante e curiosa acompanhar a vida dos personagens em uma América jovem e em construção. É como se nós estivéssemos vivendo a história ao lado dos personagens e é um dos pontos mais fortes desse livro. Mas uma guerra de grandes proporções se aproxima e Jamie se vê mais uma vez ameaçado, já que é nomeado coronel no Novo Mundo.
Neste livro, também vemos uma Brianna em destaque, agora construindo sua própria família com seu amante e marido, Roger. A intensidade da maternidade, e o quão complexo esse fato se torna para a jovem ganha força. Também vemos um Jamie muito responsável, paterno, e protetor. É de se entender, após tudo o que os personagens, protagonistas ou não, passaram para chegar onde estão.

Claire e Jamie continuam como o casal dos sonhos, o meu casal literário favorito. É como se tudo pudesse acontecer com eles, e de fato acontece muita coisa, mas eles se fortalecem de uma maneira única. Eles possuem qualidades, defeitos, paixão, amor e química. E isso se torna mais maduro e forte a cada livro. Outros personagens que estarão presentes é o querido Fergus e a esposa Marsali, e outros parentes de Jamie. Parece que a família Fraser não para de crescer a cada livro.

"Sobrevivi á guerra e perdi muito.Sei pelo que vale e pelo que não vale a pena lutar.
A honra e a coragem estão entranhadas em nossos ossos,e aquilo pelo que um homem mata é também ,por vezes,aquilo pelo que morre.
E por isso,ó homem,as mulheres têm ancas largas:aquele mesmo abrigo ósseo será lugar tanto do homem quanto do filho que ela gera. A vida de um homem surge dos ossos de uma mulher,e no sangue dela a honra dele é batizada.
Só pelo amor eu voltaria a atravessar o fogo"

[Sem spoiler]

Gostei muito de A Cruz de Fogo, aguardo ansiosamente e com uma curiosidade imensa pelo próximo livro, a autora consegue, novamente, instigar o leitor a essa curiosidade. E particularmente acho que será um pouco menos calmo e novamente entrará em uma fase de acontecimentos marcantes e tensos. Portanto, aproveitem muito este livro. Os momentos de cada personagem e seu destaque na trama. Bem como Jamie e Claire, que nos mostram como o amor pode ser assim, difícil, duro e tão forte ao mesmo tempo.

Adorei a capa, está linda. A edição continua impecável e com um cuidado especial por parte da editora. Esta saga já marcou minha vida e tenho certeza que se tornará importante no coração de muitos leitores! Vamos aguardar o próximo livro, a parte dois!






11 comentários :

  1. Oi Camila, fico feliz por essa série estar ganhando espaço através da Arqueiro e que logo logo as publicações estarão em dia :) Apesar de ter acompanhado apenas a série de tv por enquanto, quero ler os livros no futuro e espero aproveitar e curtir muito a leitura de todos <3 Por tua resenha, esse livro é mas calmo, porém muito interessante e fofo de se acompanhar, destacando as relações de família. Ótima resenha, a capa tá mesmo linda ;)

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito ler essa série, que parece cada vez melhor, nossa Clare e James não conseguem ter paz mesmo mais problemas vem mais mais complicações eita rs. Que legal a filha deles já esta construindo família e gostei dessa construção da America deve ser fantástico poder acompanhar, estou só assistindo a série por enquanto.

    ResponderExcluir
  3. Oi Caah,
    Estou trabalhando no feriadão, mas também estou tirando um tempinho para ler (mas sem chocolate por enquanto....hehehhe).
    Cada vez que leio uma resenha de Outlander me desespero pois ainda não li nenhum volume desta série e se a editora tem divido alguns deles em partes, o quão grande são esses livros? Diana Gabaldon conseguiu criar um mundo com muitos elementos a serem explorados e isso tem se refletido em um de seus livros. E é bom saber que por mais que os volumes sejam enormes com uma história densa, a autora está conseguindo manter o ritmo da trama sem cansar o leitor. Não vejo a hora de começar esta leitura!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Como dito na resenha do livro anterior, essa é uma série que, por mais elogiada que seja e o tema de viagem no tempo muito me interesse em geral, ainda me sinto bem intimidada por seu tamanho, até porque minha lista de leitura já está enorme, rs. Não li muito aprofundadamente as partes do enredo desse volume propriamente dito porque fico bem perdida no roteiro de tudo, já que não acompanho nada da série, mas é interessante acompanhar o romance do casal por entre altos e baixos já com filhos, normalmente a maioria chega nos filhos e a história acaba, então é como aprofundar todo um romance e temas familiares no meio da trama também, muito bom. Talvez não tão cedo, mas quem sabe um dia ainda não crio coragem de lê-la? ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Eu ainda não li nenhum livro d a´serie, tenho mta vontade...
    Pelas resenhas q acompanho, estão cada vez melhor!
    Preciso ler urgente!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Camila, deixa eu te falar um negócio: não existe isso de overdose de Outlander.
    Hahahahah
    Jamie e Claire nunca são demais! :P
    Eu ainda estou no livro 4, então li por cima a resenha para não pegar spoiler sem querer.
    E nem quero ver o dia que vou ler até o que a autora escreveu, porque aí vou sofrer como em GoT, esperando nosso querido autor resolver lançar mais um.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila.
    Que resenha linda!
    Amo Outlander <3 Terminei de ler esse ontem e mais uma vez a autora conseguiu me conquistar. Uma leitura deliciosa e apaixonante, adorei essa fase de calmaria na vida dos Frasers e aguardo ansiosa pela parte 2.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Camila!
    A série e fascinante e a cada nova resenha que leio bem feita como a sua, fico ainda mais interesada em poder acopanhar esses livros imensos, mas que trazem um enredo bem amarrado e ainda falam sobre viagem nno tempo.
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Resenha perfeita, parabéns!
    Eu não acompanho a série e também ainda não comecei a ler os livros.
    Gosto muito de tudo que sempre leio a respeito dessa história e personagens. Pretendo ler, mas mais adiante, pois minha lista de leituras pendentes ainda está grande.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu tenho ouvido muito sobre essa série, um monte de gente tem me mandado assistir às temporadas que estão no Netflix, então só consigo imaginar que os livros devem ser fantásticos, espero que a autora não demore muito para encerrar, aí posso finalmente começar.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila!!
    Ainda não li nenhum dos livros no momento estou assistindo a primeira temporada da série, estou amando tudo nela. Espero conseguir ler os livros também!! Amei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook