365 Dias Extraordinários - pt. 1

Resultado de imagem para 365 dias extraordinários


Autora: R. J. Palacio
Título original: 365 Days of Wonder: Mr. Browne's Book of Precepts  
Tradução: Rachel Agavino
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Onde encontrar: AmazonBr | Saraiva | Submarino


Sinopse: Os chamados “preceitos” do Sr. Browne transformaram Extraordinário em uma obra amplamente adotada por pais e educadores, que ajudaram a difundir a edificante mensagem: “Se tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.” A autora passou a receber milhares de cartas de leitores do mundo inteiro com sugestões de preceitos. 365 dias extraordinários reúne os melhores preceitos, um para cada dia do ano, em uma edição especial, com capa dura e design que preserva o estilo das mensagens enviadas pelo público. E a cada mês a autora dá voz ao Sr. Browne, que resgata em crônicas situações e personagens do primeiro livro. Logo na primeira, ele explica os critérios para a criação do livro: “Como escolher quais preceitos incluir? Decidi focar em temas particularmente relevantes para crianças: bondade, caráter, superação de adversidades ou, simplesmente, fazer o bem para o mundo.” Assim, 365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr. Browne traz desde citações de Oscar Wilde e C. S. Lewis até inscrições em tumbas egípcias e frases de biscoitos da sorte, incluindo também passagens de alguns dos mais importantes personagens de Extraordinário e frases originais de leitores de todo o mundo — inclusive de Paco, um brasileiro de 26 anos.

Como vocês devem saber, Extraordinário estreará em novembro nos cinemas americanos (e, com sorte, no sbrasileiros). Àqueles que não conhecem a história, vocês podem ler a resenha que escrevi em 2015. Por enquanto, fiquemos com o gostinho de quero mais com este trailer maravilhoso! 



Como esse livro é tudo de bom e puro que existe nesse mundo, várias edições começaram a surgir aqui no Brasil. Você pode conferir os lançamentos físicos e eletrônicos da Intrínseca bem aqui! A editora também preparou uma listinha com razões para você ler Extraordinário (um livro que é uma ótima dica de presente, a propósito!). Bom, uma das razões são as diversas edições lançadas.

E é sobre uma delas que eu gostaria de conversar com vocês hoje. Senhoras e senhores, uma salva de palmas para 365 dias extraordinários - o livro de preceitos do Sr. Brown ("Lafayette!").
"Preceitos ou máximas têm muito valor;
e dispor de alguns úteis contribuiu mais 
para uma vida feliz do que volumes
inteiros que não sabemos onde encontrar." Sêneca


Eu decidi comprá-lo, depois que vi um post no Passaporte Literário, com a fofa da Jhey contanto sua experiência ao lê-lo. Querendo ter um 2017 especial, eu decidi fazer o mesmo, comprei-o e cada mês (porque, ou eu lia todos os preceitos de uma vez, ou eu ficava três semanas sem encostar no livro) eu lia o que o Sr. Brown tinha separado para nós.

O livro é dividido em doze partes, uma para cada mês do ano. Cada mês vem com um tema, e existe um preceito para cada dia do ano. Cabe a você, leitor/leitora, fazer o melhor que pode com cada um deles. Nessa primeira parte, falarei dos seis primeiros meses desse ano. E, se meu planejamento estiver correto, retornaremos em dezembro com a segunda parte!

Janeiro

Começo de ano, as expectativas estão altas, os planos e as metas de ano novo parecem completamente possíveis de serem realizados. E você quer que este seja o melhor ano da sua vida. Não deixe esse espírito sumir depois do Carnaval, okay?













Fevereiro

Aqui, Palacio reforça o tema da gentileza. É difícil ser gentil quando tudo o que você quer é socar outra pessoa por ela ter sido mal educada, grossa ou diretamente ofensiva. "Dar a outra face" é o que dizem. Mas até que ponto podemos aguentar alguém repetidamente não sendo gentil conosco? Por isso, eu escolhi dar ao cosmos aquilo que eu espero que seja oferecido a mim: educação, compaixão e gentileza.













Março

A época do ano em que parece ser tudo ou nada. O mês mais longo, talvez. As dúvidas começam a surgir, as respostas parecem diminuir cada vez mais e todos nós só queremos que tudo passe, ou que alguma mágica aconteça e todos os nossos problemas sejam resolvidos para nós. Apesar disso tudo, você precisa continuar sendo forte, porque esse é só o começo do ano, e muitas coisas podem acontecer.














Abril

"Seja a mudança que você quer ver no mundo" Acime de tudo, seja o exemplo para aquelas pessoas com as quais você se importa.













Maio 

Faça o melhor que você puder, com todas as habilidades que possuir. Nunca desista de quem você é e do que você deseja. Você nunca sabe quando seus sonhos podem se tornar realidade!













Junho

Tudo o que você faz é notado. Seja algo bom ou algo ruim. Acredito que todos queremos ser notados por coisas boas, portanto não esqueça: sempre tem alguém olhando!















Apesar de ser um livro cujo "narrador" é um professor do Ensino Fundamental, nós - jovens adultos - temos muito o que aprender. Os preceitos aqui são tanto de pessoas conhecidas, como Ghandi, quanto de alunos do Sr. Brown. Ou seja, todo mundo tem algo a ensinar. 365 dias extraordinários quer que você seja gentil, e seria legal experimentar isso, não é mesmo?





14 comentários :

  1. Ai Izabela!
    Que livro mais lindo e cheio de ensinamentos.
    Temos mesmo que pagar o 'mau' com o bem, sempre pensei assim, até escuto sempre dizeremque sou abestalhada, mas não é isso não, acredito que devemos mostrar com educação e amor o quanto a pessoa está errada.
    Não li ainda nenhum dos livros Extraordinário, mas estão na minha meta esse ano.
    Bom final de semana!
    “Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida.” (Henri Amiel)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li Extraordinário e não sei se é meu gênero kkkkkk but esse livro parece ser incrível, com muitos ensinamentos... Acho até que vou dar de presente pro meu sobrinho

    ResponderExcluir
  3. Oi Iza, que livro lindo, esses preceitos parecem ser preciosos e a ideia de lermos a cada mês é muito boa, não acho que iria conseguir esperar, mas sempre poderia o do mês em destaque rsr. Ainda não li Extraordinário, mas quero ler o livro, ver o filme e acompanhar essa história que parece ser encantadora <3

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Extraordinário, mas pretendo, achei esse livro uma graça e muito inspirador, além de dizer a verdade, pois por mais raiva que estmos o livro nos ensina a sermos melhores.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li o livro, e nem sei se vou conseguir ler até o filme, espero q sim né...Mas se não vou ter q ver o filme pq eu tô mto curiosa pra conhecer essa história linda!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Que fofura de livro!! Tenho nenhum do tipo, mas acho bem legal essas frases fofas e motivacionais!! Vi o trailer do filme e fiquei bem curisa!! Se eu gostar do filme leio o livro

    ResponderExcluir
  7. Quero só ver aguentar até novembro, já assisti umas trocentas vezes o trailer e cada vez me apaixono mais por Extraordinário ♡
    Morro de desejos por esse livro desde que li Extraordinário ele é simplesmente perfeito! Esses preceitos são puro encanto com essas lições belas mais do que bem vindas,são essenciais para espalhar a gentileza, bondade e empatia.
    Vou aguardar a segunda parte em dezembro ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Izabela,
    Amo o livro Extraordinários, mas ainda não adquiri nenhum dos livros complementares da história. Achei a ideia de 365 dias extraordinários genial,pois além de explorar algo já presente na história central, permite ao leitor ter uma experiência mais profunda com esta história tão cativante. Os preceitos são simples e reforçam ideais que já conhecemos,mas que ou esquecemos em algum momento ou deixamos de praticar. É um livro que, com certeza,vou querer e levarei os ensinamentos para toda a vida.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Izabela!
    Extraordinário tem o nome certo, né? Porque é extraordinário!
    E o 365 Dias Extraordinários é incrível. Eu fotografei o livro quase todo, sempre que via alguma frase que gostava (ou seja, quase sempre), hahaha.
    E o que eu achei uma graça foram os preceitos de crianças de verdade, que enviaram para a autora.
    Liiiiiiiiiiiindo demais!
    Quero muito ver o filme logo.
    <3
    Ainda mais com o Jacob Tremblay, aquela coisa fofa!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse livro para os fãs de Extraordinário, afinal, os preceitos do Sr. Brown são mais do que úteis para nosso dia a dia, coloca-los em prática então tem o poder de mudar vidas... É um livro muito legal pra comprar ou presentear alguém!

    ResponderExcluir
  11. Oi Izabela!
    Que livro lindo!
    Muito legal, adorei a divisão!
    Preciso comprar o meu logo, agora fiquei com mais vontade ainda!
    Amei Extraordinário, já li 2x, e também li os contos.
    Que história sensacional!!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Parece realmente ser uma experiência incrivel a leitura desse livro. Um livro que acrescenta tanto amor no mundo em q vivemos em meio de tanta violencia, desrespeito e preconceitos é mto importante. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li extraordinário, espero ler antes de lançar o filme - o trailer já me fez chorar. Esse livro eu só conheço de fotos postadas no Instagram, mas parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  14. Olá Izabela!!!
    Eu ainda não cheguei a ler "Extraordinário" fiquei adiando tanto ele em minha vida que acabou saindo o trailer e eu vendo e colocando na minha mente: "Preciso ler esse livro o mais rápido possível!"
    Apesar de não ter lido ainda, acho muito fofo esse cuidado que o autor tem com o livro e sua história.
    Achei fofo essa parte de ter um livro para nos mostrar um ano que podemos ser diferentes e fazer diferença :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook