Editora: Arqueiro
Título Original: The Tombs of Atuan
Tradução: Vera Ribeiro
Série: Ciclo Terramar
Páginas: 160
Onde Encontrar: AmazonBR | Livraria Cultura | Livraria Saraiva
| Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro |
Sinopse: Quando Tenar é escolhida como suma sacerdotisa, tudo lhe é tirado: casa, família e até o nome. Com apenas 6 anos, ela passa a se chamar Arha e se torna guardiã das tenebrosas Tumbas de Atuan, um lugar sagrado para a obscura seita dos Inominados. Já adolescente, quando está aprendendo os caminhos do labirinto subterrâneo que é seu domínio, ela se depara com Ged, um mago que veio roubar um dos maiores tesouros das Tumbas: o Anel de Erreth-Akbe. Um homem que traz a luz para aquele local de eternas trevas, ele é um herege que não tem direito a misericórdia. Porém, sua magia e sua simplicidade começam a abrir os olhos de Arha para uma realidade que ela nunca fora levada a perceber e agora lhe resta decidir que fim terá seu prisioneiro. Finalista da Newbery Medal, que premia os melhores livros jovens de cada ano, As Tumbas de Atuan dá continuidade ao elogiado Ciclo Terramar com uma singela história que rompeu com os paradigmas de heroína quando foi lançada.
Olá leitores e leitoras, hoje vou falar um pouco sobre o segundo volume de uma fantasia marcante, que teve início com O Feiticeiro de Terramar (Resenha). Escrito pela autora Ursula K. Le Guin, prestigiada no gênero fantástico, o Ciclo Terramar chega ao seu segundo livro publicado no Brasil, As Tumbas de Atuan. Vamos conferir a resenha desse clássico?
No primeiro volume nós conhecemos o jovem mago, Ged (Gavião), um pouco da magia e do mundo em que ele vive nos é apresentado, bem como o quão perigoso pode ser dominar essa magia presente em todas as coisas. Grandes poderes trazem grandes responsabilidades não é mesmo? Neste volume, somos apresentados a uma nova personagem, um outro lado desse mundo, e também desse poder.
"De que adianta se apegar a alguém que você está fadada a perder?"
Em uma ilha chamada Atuan, existe uma organização de sacerdotisas que protegem as famosas Tumbas de Atuan. Quando a Primeira Sacerdotisa morre, uma nova deverá tomar o seu lugar. E desta forma, uma menina nascida no mesmo dia de sua morte, deverá assumir seu posto, como a Primeira Sacerdotisa, a renascida. E a escolhida (sortuda ou não) foi Tenar. A pequena Tenar vive com os pais em seu vilarejo de origem até completar seus cinco anos de idade, e desde então, ela permanece reclusa nas Tumbas, cumprindo o seu papel. Mas o destino dela está prestes a sofrer uma reviravolta.
Os anos se passam e Tenar agora é conhecida como Arha, e é uma guardiã implacável dos tesouros das Tumbas de Atuan. Seu treinamento é intenso e sua vida é voltada somente a este fim. Rituais sombrios, escuridão, labirintos sem fim, tumbas. Nada mais. Até que um dia, treinando por um dos labirintos, seu caminho cruza com o de um jovem intruso, que veio roubar um destes preciosos tesouros, custe o que custar. E este jovem é ninguém menos que Ged. E o jovem mago acabará sendo o responsável por mudanças na vida de Arha, ou Tenar, que no fim se trata apenas de uma jovem poderosa, mas que utiliza seus poderes e habilidades para fins completamente diferentes que Ged.
A simpatia do garoto para com Arha acaba tocando a sacerdotisa , e com ele, ela irá aprender muitas lições, inclusive de que o nosso destino está em nossas próprias mãos. Todos tem o direito de ser livres, independente de crenças, costumes, tradições. E isso é muito interessante num livro de fantasia. Os ensinamentos por trás da trama principal estão presentes nos livros da autora.
"- Fazer surgir um jantar - completou Ged. - Ah, eu poderia. Em pratos de ouro, se quiser. Mas seria só uma ilusão e, quando a pessoa come ilusões, acaba com mais fome do que antes. É tão nutritivo quanto comer as próprias palavras."O livro é muito curto, por isso não posso entrar em mais detalhes, mas a escrita da Ursula sobe o nível neste segundo livro, mesmo sendo tão pequeno e simples. É fluido, é gostoso de se ler e não é uma fantasia complexa. Ideal para quem tem curiosidade sobre o gênero!
O que acontecerá com Ged e Arha, o que o destino os reserva para os próximos livros, tanto eu quanto vocês terão de esperar os próximos volumes, que prometem uma boa narrativa, uma história intrigante e que conquistou leitores ao redor do mundo. Então, que venha logo o terceiro livro!
A edição da Editora Arqueiro manteve o mesmo estilo de Feiticeiro de Terramar, ou seja, adorei a segunda capa. É como um clássico de fantasia deve ser, original.
Oi Camila, também gosto muito das capas dessa série, nos passam aquela aura de fantasia mesmo e curti a resenha, assim como o anterior esse livro é curto mas parece conter uma boa história, que envolve o leitor e nos apresenta personagens cativantes. Curti a resenha e se tiver a oportunidade quero sim ler os livros ;)
ResponderExcluirCamila!
ResponderExcluirEstou prestes a acompanhar essa saga da autora que amo desde a adolescência. Recebi hoje meu exemplar do Feiticeiro de Terramar e ainda nem li, mas já estou com vontade de ler essa continuação, porque a autora é diva.
Quero acompanhar toda a aventura de Ged e Arha.
“Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária.” (Clarice Lispector)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Oi Camila,
ResponderExcluirO interessante desse segundo livro é termos uma perspectiva sobre a magia através de outro personagem. A inserção de Arha na trama trás mais diversidade, pois nos é apresentada outra cultura e ambientação. Não li o primeiro livro, mas vi muitas críticas positivas sobre o enredo e escrita da autora. Como gosto de fantasia, vou procurar saber mais sobre essa história para, quem sabe, lê-la mais para frente.
Olá Camila!
ResponderExcluirEu tô louca pra ler essa saga, o enredo tá mto bom, as capas são lindas, espero chegar uma oportunidade em breve pra que eu possa conhecer mais á fundo...
Bjs!
Ai, eu sou a única que não me interessa por essa saga? E também não gosto muito da capa, acho que definitivamente não faz o mu estilo livros de fantasia. Se bem que eu gostei daquele das crianças peculiares mas esse não me chamou atenção.
ResponderExcluirOi Camila,
ResponderExcluirO primeiro livro O Feiticeiro de Terramar está piscando na minha lista de desejados há tempos, amo fantasia e achei a história fascinante.
Gostei da trama desse segundo livro, fiquei empolgada em conhecer a Arha e o já conhecido Ged. Confesso que fiquei bem intrigada para conferir como a autora conseguiu desenvolver a história em tão poucas páginas, ainda mais com lições por trás do enredo.
Beijos
Nunca tinha ouvido falar desses livros e sinceramente não é meu gênero. Talvez eu devesse tentar outro gênero mesmo. Vou ler ele, até pq gosto disso de o primeiro livro e o segundo serem de pontos de vista diferentes.
ResponderExcluirNunca li sobre essa série, mas achei bem legal a história!! De fato o livro é bem pequeno, me pergunto se a autora não correu com algumas cenas e momentos para conseguir terminá-lo ou se escreveu tudo direitinho.
ResponderExcluirOi, Camila!
ResponderExcluirEu li o Feiticeiro de Terramar e adorei, agora quero ler As Tumbas de Atuan, claro.
Preciso saber como continua a história!
Muito bom saber que o livro é ainda melhor e mais dinâmico que o primeiro, que apesar de eu ter adorado, achei um pouco lento :x
Já está na Wishlit, claro, ainda mais porque a Ursula foi super a frente do seu tempo.
Beijooos
www.casosacasoselivros.com
www.livrosdateca.com
Quero muito ler os dois livros dessa autora, parece ser muito bons e bem escritos.
ResponderExcluirAs capas também são lindas.
Gostei desses rituais e ensinamentos todos!
Espero poder lê-lo em breve!
bjs
Sempre fico receiosa com trilogias, imagina se n gosto do fim? "Perdi" o tempo de leitura n só de um livro, mas de três hehhee Entäo de certeza esse livro n entrará na minha listinha, ainda mais por ser de fantasia, mas o enredo é legal, acho q assistiria uma adaptacäo pra tv.
ResponderExcluirO primeiro livro esta na minha lista de compras e ja saiu o segundo mais um pra lista, algumas culturas e costumes pra mim é estranho como esse da personagem. Quero saber como vai ser o desenrolar com o garoto.
ResponderExcluirNão conhecia nenhum livro dessa série, mas a autora é bem aclamada, e como é meio difícil eu achar um livro de fantasia ruim, já quero ler.
ResponderExcluirOlá Camila!!!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que leio sobre essa série e sim me surpreendeu como a história é uma fantasia maravilhosa e como elas se interligam.
As capas me lembraram um estilo de outra Editora que é melhor não comentar por ser concorrência kkkkk
Mas o enredo é bem construído e me despertou uma certa curiosidade.
lereliterario.blogspot.com