Quando Tudo Faz Sentido

Autora: Amy Zhang
Título original: Falling Into Place
Tradução: Joana Faro
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 320
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Rocco

Sinopse: No dia em que Liz Emerson tentou morrer, a aula de física havia sido uma revisão das Leis de Newton. Até o ponto em que sai da estrada, derrapa na neve e bate com sua Mercedes contra uma árvore, ela ainda tenta entender o significado de aceleração, movimento, força e, especialmente, de reação. Para própria surpresa, de repente, claro como o céu azul daquela tarde, tudo começa a fazer sentido, mas agora parece ser tarde demais.
Os paramédicos trabalham rápido para remover o corpo de Liz das ferragens. Em algum lugar bem longe dali, Monica Emerson é avisada que a filha sofreu um acidente. A notícia chega logo também à melhor amiga, Julia, que larga tudo que está fazendo e corre para o hospital. Elas nem percebem a presença de Liam Oliver, que parece estar ali sentado, esperando alguma mudança no quadro de Liz e sussurrando que ela precisa ficar viva, desde sempre.
Enquanto a protagonista permanece inconsciente, a escritora Amy Zhang conduz os leitores pelo passado de Liz Emerson, a garota mais popular da Meredian High. Por que alguém como ela decidiria abandonar uma vida tão perfeita? Por que passaria pela cabeça de Liz que o mundo seria muito melhor sem ela? O que poderia levar uma garota de 16 anos sequer a considerar que a vida não valia mais a pena? Em algum momento ela pensou no impacto e na reação que qualquer decisão sua poderia causar na vida dos outros?
Quando tudo faz sentido está longe ser um livro leve, mas a história e a escrita de Amy Zhang têm o poder não só de prender o leitor, mas também de despertar os mais diferentes sentimentos e reflexões sobre as atitudes de Liz Emerson, sobre nossas próprias decisões e ações. O quanto Newton estava certo ao escrever que para toda ação há uma reação oposta e de intensidade igual? As experiências de Liz mostram algumas opções de resposta.

Quando Tudo Faz Sentido me chamou a atenção durante o lançamento por tratar sobre temas - como suicídio, bullying, bulimia, drogas, aborto e relacionamentos - que, na minha opinião, precisam ganhar um espaço muito maior entre as pessoas. 

Amy Zhang
Este é o primeiro livro da jovem Amy Zhang, uma chinesa que cresceu no Estados Unidos e que um dia resolveu começar a contar as histórias de seus amigos imaginários (que a tornaram uma jovem autora conhecida internacionalmente, por sinal).

O título conta, em uma narrativa alinear, a história de Liz Emerson e seus colegas no colégio Meredian. Narrado por um personagem onisciente e misterioso - que se apresentará apenas no final da história -, conhecemos a fundo todos os segredos que as pessoas pensam guardar tão bem. Mas no cerne de tudo está Liz Emerson e seu trágico destino.

Liz Emerson é considerada a garota mais popular do colégio Meridian High. Ela vive namorando e terminando com um garoto popular, suas melhores amigas são populares e ela vai bem em quase todas as matérias - com exceção de física. Ela parece viver o sonho de toda garota americana, mas a verdade não é bem assim.

Liz perdeu o pai quando ainda era muito jovem e sua mãe é ausente em sua vida (sempre viajando a trabalho). Sendo assim, ela é uma pessoa extremamente solitária. Ela vive uma relação complicada com o namorado Jake Derrick, o popular jogador de futebol americano que saí com todas as outras meninas pelas costas de Liz. Ela ainda tem uma relação nada saudável com a bulimia. E, para finalizar, ela fica bêbada inúmeras vezes apenas para deixar de sentir a solidão e a tristeza que a acompanham desde sempre. Além de trair o namorado com garotos que serão esquecidos assim que a ressaca passar. Mas o que a deixa em pior estado - pior que todos os fatos que citados acima - é saber que ela destruiu a vida de muitas pessoas, ou que ela pensa que destruiu.

Sendo assim, é óbvio perceber que ela está caminhando em uma depressão cada vez mais profunda e toda vez que tenta pedir algum tipo de auxílio (seja da mãe ou do orientador da escola), as pessoas simplesmente não a compreendem e ela não é capaz de realmente expressar tudo o que está sentindo. Liz se culpa por todas as maldades que machucaram outras pessoas. Ela se culpa por algumas de suas atitudes que acabaram tendo consequências ruins outras pessoas, incluindo as pessoas que ela mais ama - como seu pai e suas melhores amigas, Julia e Kennie.

Depois de mais uma grande briga com o namorado e a realização de que está destruindo a vida de todos, Liz resolve se matar. Mas ela não quer que pareça de fato um suícidio. Então ela planeja um grande acidente de carro em meio a temporada de neve que tiraria sua vida. Para poupar a mãe, ela faria no mesmo dia da morte de seu pai - assim a mãe teria apenas uma data triste no ano.
Mas, como eu disse antes, física era a única matéria que Liz não ia bem e seu terrível acidente não resultou em sua morte imediata.  

"Tento me lembrar da última vez em que ela foi feliz, de seu último dia bom, e demoro tanto para procurar em meio às outras lembranças, as infelizes, as vazias e as perturbadas, que é fácil entender por que ela fechou os olhos e virou o volante para o lado. Porque Liz Emerson guardava tanta escuridão dentro de si, que fechar os olhos não fazia muita diferença."
p. 21

Liam é um estudante que é secretamente apaixonado por Liz. Ele já a odiou uma vez - afinal, praticamente todos já a odiaram alguma vez -, mas Liam a perdoou e voltou a se apaixonar por ela. Infelizmente ele nunca teve coragem de se declarar e talvez nunca tenha essa chance. Isso porque é Liam quem encontra o carro de Liz e chama a emergência, é ele quem passa horas e horas no hospital em busca de notícias até a polícia, a mãe de Liz e as melhores amigas dela cheguem também.

Mônica Emerson é uma mulher que nunca soube como ser mãe. Seu marido é quem criava Liz quando pequena e, depois de sua morte, a garota se criou praticamente sozinha. Mas agora sua filha pode morrer no mesmo hospital que nasceu e ela simplesmente não sabe como lidar com isso.

Julia é a melhor amiga de Liz. Embora Julia seja extremamente inteligente - cursando aulas avançadas para o colégio -, ela tem um problema com drogas que foi iniciado por Liz, uma das maiores culpas que a garota carrega. 
A outra melhor amiga de Liz e Julia é Kennie, uma garota que nasceu e cresceu na pequena cidade em que vivem e recentemente ficou grávida do namorado (que vive traindo a menina com qualquer outra garota da cidade). Foi Liz quem levou Kennie até a clínica de aborto e depois não soube como lidar com a situação. Outra grande pedra no muro de lamentações de Liz Emerson.

"Ninguém podia ver que eu estava quebrando por dentro."

Ao longo desse livro vamos acompanhar o resgate de Liz e todos os momentos marcantes na emergência do hospital. E, ao mesmo tempo, será revelado todos os segredos de todos os personagens presentes ali. Vemos o que as pessoas mostram em público, mas nosso narrador secreto também nos conta o que eles escondem por dentro.
Se Liz sobreviverá ou não a esse “acidente” só dá para saber ao fim da história, mas mais importante que isso é a jornada de vida da garota que a levou a tomar tal atitude.

"Liz Emerson tinha causado muita tristeza em sua vida curta e catastrófica, e ninguém nunca fizera nada a respeito.
Ela não percebia que a reação igual e oposta era a seguinte: todas as coisas terríveis, cruéis e escrotas que Liz já fizera tinham voltado para ela."
p. 270

Particularmente confesso que não sabia muito o que esperar de Quando Tudo Faz Sentido, mas gostei do que vi. A autora joga a verdade sem filtro do que acontece com muitos jovens nessa fase. Armadilhas, traições, culpa, tristeza, doenças, vícios. E o pior de tudo: falta de comunicação. Os adolescentes não sabem como pedir ajuda. Não sabem conversar ou se abrir de verdade para dizer o que estão sentindo. Talvez seja por isso considerada uma das fases mais difíceis da vida. 

Li uma resenha na qual a pessoa diz que odiou Liz Emerson por ela ser ruim. Mas eu não senti isso, talvez seja por já estar ficando velha, mas o que vi foi uma garota perdida. Uma menina que queria se encaixar de qualquer forma - mesmo que para isso precisasse magoar outras pessoas. O problema de Liz é que ela entrou em uma corrente de culpa tão grande que não consegue sair. Culpa por não conseguir ser diferente, pela morte do pai, pelo vício de Julia, pelo aborto de Kennie e por inúmeras outras coisas que aconteceram com Liam e outros personagens do livro.
Liz tentou pedir ajuda, mas ela não sabia como se expressar e as pessoas ao seu redor não perceberam os sinais - talvez por estarem todos envoltos de seus próprios problemas. 

Enfim, Quando Tudo Faz Sentido é um livro mais leve do que esperava - comparando com todos os temas discutidos nele - e não dá detalhes sobre muitos dos problemas apresentados, tratando-os de forma superficial. Mas é uma história envolvente que deixa o leitor querendo saber se Liz irá sobreviver, como foi que ela chegou ao ponto de querer se matar e quem é esse narrador misterioso que sabe tudo da vida de todos (essa última curiosidade, porém, é fácil de se descobrir se prestar atenção em todas as histórias que o narrador viveu com Liz).

Recomendo esse livro para todos que queiram uma leitura mais tranquila que deixa algumas reflexões sobre a vida e o modo de viver.

"Sua respiração prendeu na garganta. Ela deu um passo para trás e olhou o quarto, e uma sensação estranha surgiu dentro dela. Isso sempre acontecia quando ela olhava coisas despedaçadas: uma necessidade de se abaixar e de recolhê-las. Ela queria consertá-las, torná-las inteiras novamente.
No entanto, não era capaz disso, então se sentou no meio do quarto com todos aqueles fragmentos espalhados ao redor e fez um pedido.
Queria que segundas chances existissem."
p. 156



15 comentários :

  1. Oi Carolina, o fato da história ser consideravelmente leve e até um pouco superficial é inesperado, pois os temas abordados são intensos e em teoria deveriam ser bem explorados, contudo e você confirmou não é negativo, já que a autora consegue fazer o leitor querer saber sobre o destino de Liz e ainda o leva a reflexões. Concordo que os temas do livro devem ganhar cada vez mais espaço e assim anotei a dica pra leitura futura ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da resenha e me interessei muito pelo livro!! Parece ser um livro com várias reflexões e ensinamentos, mas sem ser tão pesado (apesar de tratar assuntos sérios!) e custoso de ser lido. Quero saber mais sobre a vida de Liz, como seu pai morreu e o que acontecerá após seu acidente!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Tbm pedi esse livro para a Rocco e estou bem curioso acerca da leitura.
    Mas me surpreendi com sua afirmação de que o livro foi mais leve do que vc esperava. Considerando os temas abordados, eu tbm esperava que fosse ser mais dark.
    Enfim, estou bem curioso para conferir a estória.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Mal tinha começado a ler a resenha e já tinha anotado aqui no celular o nome do livro para comprar depois, haha.
    Adorei a sua resenha e que mesmo parecendo ser um livro tão pesado, no fim das contas não ser.
    Gostei do tema, gostei de saber que Liz é uma personagem cheia de defeitos e problemas, inclusive ser maldosa.
    Sabe, eu ando como você, aprendi a enxergar além do personagem, não só simplesmente "odiei", mas entender motivações.
    Será que isso é maturidade? Hahahaha

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da história desse livro, Carolina! Parece tratar de temas pesados mas de uma forma leve, como você disse "superficial". Eu imagino que no final ela deve ter vivido, se não do que adiantaria todas as lições que ela provavelmente vai aprender durante o livro? Mas eu gosto mesmo é de ser pega de surpresa. Seria incrível se eu tivesse errada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol!
    Parabéns pela resenha, ta mto bacana.
    Eu adorei conhecer mais sobre o livro, tinha lido uma resenha apenas dle, já qro ler e conhecer a história da Liz Emerson e levar reflexões pro meu dia-a-dia!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carolina,
    Conheci esse livro há pouco tempo e já fiquei interessada me ler. Também li uma resenha que a pessoa diz que Liz é bem difícil de engolir e simpatizar, mas estou intrigada para saber o que levou essa garota a agir dessa forma. Livros com história que abordam temas fortes e polêmicos sempre chamam a minha atenção, e confesso que me surpreendi em saber que a leitura é leve mesmo com tantos temas intensos trabalhados, mas apesar de a autora conduzir a narrativa assim acredito que será uma leitura envolvente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. EU AMEI ESSE LIVRO E EU AINDA NEM LI!!!
    Tem tudo que eu amo. Amo esse jeito realista, que mostra como realmente é a vida e os sentimentos de alguém. Preciso comprar imediatamente!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, mas gente, que livro é esse!
    Fiquei curiosa e ao mesmo tempo com medo!
    É forte e com assuntos que DEVEM ser falados, tratados.
    Mas é claro que é difícil ler sobre algumas coisas, como bulimia, aborto, por exemplo.
    Vou tentar ler, porque realmente fiquei curiosa pra saber o que acontece com a Liz, e até preocupada fiquei rs
    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Que bom q vc gostou da leitura. Ultimamente os temas abordados no livro estäo sendo bastante discutidos por toda mídia, o q acho mto importante, mas tbm q me faz fugir um pouco dos livros com esses temas.

    ResponderExcluir
  11. Carolina!
    Gosto também de livros que abordam muito o aspecto psicológico das personagens e é um atrativo para leitura, embora tenha livro outras resenhas que diziam que as personagens quase não se comunicavam direito e tornava o livro sem sentido.
    Não sei, o que sei é que quero ler.
    Desejo um final de semana de luz e paz!
    “Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu...” (Vinicius de Moraes)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Vou querer ler, a historia parece que envolve o leitor, fiquei com varios questionamentos sobre a tentativa de suicidio, as vezes julgamos alguem como ela sem saber os seus motivos o que esta afligindo a pessoa pois cada um reage de uma forma uns são mais fortes outros não, fiquei curiosa em saber se ela vai sobreviver.

    ResponderExcluir
  13. Eu já li tantos livros com esse tema ultimamente, e eu confesso que foi só porque todo mundo tá valendo lendo também, mas eu não gosto.
    É impossível não ficar curiosa pra ver se ela morreu ou não, mas hoje eu não leria.

    ResponderExcluir
  14. Oi Carolina,
    Tenho feito uma listinha de livros com este tipo de trama e com esta sinopse, Quando tudo faz sentido vai entrar para minha lista e será uma prioridade. Liz tem aquela consciência de que suas ações afetam as pessoas de uma forma negativa, mas ao mesmo tempo ela continua levando esta vida desregrada e se sentindo cada vez pior. Só que tudo isso afeta o emocional deixando o individuo instável e muitas coisas ruins podem resultar disso. O mais interessante deste livro é ver como sua ação irá afetar as pessoas de seu convívio. De uma forma pesada a autora retrata a vida de muitas adolescentes e por mais que seja difícil lidar com a situação é preciso se conscientizar.

    ResponderExcluir
  15. Olá Carol!!!
    Acho que um dos temas que tem sido bem recorrente são esses na qual o livro se trata.
    Admito que quando li a resenha achei o livro muito cara de modinha e que seguiria algo parecido com que já tenha visto, mas paguei pelo meu próprio pensamento e cá estou adicionando na lista de livros que quero ler.
    Fiquei bastante curiosa sobre quem será o narrador misterioso e espero logo poder lê-lo.
    Acho que livros assim são super recomendados para que as pessoas leiam e se conscientizem sobre algumas coisas e notem alguns detalhes.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook