Anita - Um Romance Sobre a Coragem

Autor: Thales Guaracy
Editora: Grupo Editorial Record
Páginas: 224
Onde Encontrar: Submarino | AmazonBR | Livraria Cultura | Livraria Saraiva
 

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |
Sinopse: Um romance sobre coragem, um romance sobre Anita Garibaldi. Neste romance repleto de beleza literária e cores realistas, tão chocante quanto maravilhoso, tão particular quanto universal, Thales Guaracy olha Anita pelos olhos de Giuseppe Garibaldi, a única pessoa que testemunhou por completo a vida da revolucionária. E assim desvenda e nos apresenta, com estilo único, pessoal e emocionante, a mulher que se atira sozinha sobre o exército inimigo; que corta os cabelos do marido por ciúme e o ameaça com um par de pistolas; que abandona os próprios filhos entre desconhecidos para atravessar um país conflagrado, escondida sob as cartas de um carro de correio, até uma cidade sitiada. E que aprendeu que “as causas perdidas são as mais certas”, tornando-se uma das mais extraordinárias personagens da história, considerada a “heroína de dois mundos”, precursora e símbolo do feminismo, representação de mulher forte e independente.

Olá leitores e leitoras! Acho que já citei em outras resenhas que sou apaixonada por história, até pelo fato de minha mãe ser formada em história e me encantar com ela desde pequena. Por isso sempre gostei de leituras que mesclam ficção, ou certa liberdade literária, e fatos históricos reais, como guerras, tomada de poder, acontecimentos importantes. Acho que existe muita, mas muita coisa mesmo a ser explorada na literatura no que diz respeito aos livros do gênero históricos, e as vezes não nos recordamos, mas a história do Brasil é muito rica em fatos e personagens icônicos. Por isso me senti atraída por Anita, de Thales Guaracy, recentemente publicado pelo Grupo Editorial Record.



Anita Garibaldi foi uma personagem importante e  teve um papel de destaque na Guerra dos Farrapos, que ocorreu no Sul do país entre 1835 e 1845. Ela lutou ao lado do marido italiano, Giuseppe Garibaldi e se tornou conhecida como a "heroína dos dois mundos". No livro de Thales Guaracy, somos apresentados a uma jovem Anita e acompanhamos sua trajetória, seu casamento e o romance que viveu ao lado de Giuseppe, seus filhos, suas batalhas e revoltas, e sua ida para a Itália, onde se consagrou também. A narrativa possui certa liberdade em relação a história, por inserir em meio aos fatos reais, diálogos e romance como plano de fundo da vida da protagonista. Por ser narrado por Garibaldi, o livro não será apenas sobre a heroína, e sim sobre a vida de ambos, o que, ao meu ver, tem seu lado bom e ruim.

Anita sempre foi uma mulher forte. Uma feminista do século dezenove. Desde muito jovem, aprendeu que a vida não seria fácil e empoderou-se diante de suas dificuldades familiares e um casamento prévio que fracassou ao ser deixada pelo marido, que se alistou no exército imperial. Mas a jovem não se intimidara e buscou ir além de suas possibilidades, mesmo de acordo com a época em que viveu. Ela desafiou o comum aos olhos da sociedade e casou-se novamente, teve filhos e os criou da melhor maneira possível, diante dos diversos cenários em que o casal se encontrava. Em guerras e revoluções iminentes. Sua força se tornou ícone na história brasileira e italiana e podemos nos aproximar da personagem, independente de tudo o que é citado ao longo do livro, inclusive da própria história de seu marido, que ganha imenso destaque. Destaque este que ultrapassa a data da morte precoce da protagonista e prossegue com a narrativa, revelando o quão importante a mulher fora para Giuseppe.

"Mentiroso, disse Anita, faceira; você leva embora todas as mulheres que encontra pelo caminho?
Claro que não. Só as dispostas a morrer comigo em combate.
Desta vez pode ser que você se surpreenda e eu sobreviva tempo o bastante.
Espero sobreviver também, junto com você."

Ao longo de aproximadamente duzentas páginas, somos apresentados a uma parte muito interessante da história do nosso país e a personagens que com certeza conquistarão o leitor, se tratando de fatos reais ou mesclando certa ficção, com diálogos e certa intimidade narrada pelo autor, mas que nunca saberemos se aconteceu realmente, e a forma como aconteceu. De qualquer forma, esse tipo de liberdade ao escrever sobre pessoas reais e icônicas, me deixa muito envolvida na leitura e é uma forma de vermos estas pessoas com um olhar diferente. Mesmo que fictício.

Anita Garibaldi interpretada por Giovanna Antonelli e Giuseppe interpretado por Thiago Lacerda 

Achei o livro bem completo e de leitura simples, um "plus" para os amantes de história e para quem não conhece essa parte importante dela também. É uma boa oportunidade, através de um belo romance, inserir-se nesse período histórico do nosso país. Para quem se lembra, estes personagens já foram citados no livro A Casa das Sete Mulheres, da gaúcha Letícia Wierzchowski, que foi também adaptado em uma minissérie do canal Globo. Giuseppe e Anita estiveram presentes como um casal apaixonado, o que acredito que de fato foram. E gostei muito de ler um pouco mais sobre a história de ambos.

Nem preciso dizer que estou apaixonada por essa capa, né? Não remete a um livro histórico, e sim a um livro inspirador, apaixonante. O que não deixa de ser, também. :)




13 comentários :

  1. Oi Camila, conhecer um pouco mais da história através de um romance com certeza me interessa rsr. Eu lembro da mini série que falou desse casal e retratou esse momento histórico e achei a ideia desse livro muito boa, pois reforça essa importante parte da história e dá destaque pra essa mulher que foi exemplo de força. Curti a resenha e a dica ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu não costumo muito ler livros de história.
    Eu não conhecia este livro, mas já fiquei interessada em ler ele após ler que é sobre uma personagem importante, e que teve um papel destaque na Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, que é o estado onde moro, então não tenho dúvidas que quero ler este livro, pela sua resenha, a história do livro Anita - Um Romance Sobre a Coragem, parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Também curto muito tanto história(faço faculdade na área kkk) quanto também livros que incluem temas, se inserem nos contextos ou até mesmo narrativos mesmo. Esse parece ser um belo exemplar, a visão dos dois personagens como um casal apaixonado deve ter inserido um charme a mais, espero. Curti muito a resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Que livro interessante, é muito bom quando as mulheres tem destaque em um livro mostrando sua garra e coragem, mesmo não sendo fã de História fiquei querendo ler, deve ter um grande conhecimento e coisas que não sabia.

    ResponderExcluir
  5. Pux, que incrível sua resenha, Camila!
    Amei o modo como falou sobre "Anita", que conheci apenas através de pequenas participações no seriado da Globo.

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  6. Olá, tive a oportunidade de acompanhar alguns episódios de A Casa das Sete Mulheres e os aspectos históricos da trama me chamaram muita atenção, principalmente com contarem com mulheres destemidas e ousadas. A obra literária com certeza deve ser mais rica em detalhes, apresentando uma maior perspectiva da história. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que incrível poder conhecer este livro, ainda não havia visto ele ou lido nenhuma resenha, ao ver a capa não imaginei se tratar da historia nessa grande mulher. Sou uma gaúcha muito orgulhosa da nossa historia, e seria um livro que leria muito facera!! Com certeza irá para minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  8. Esse nome não me era estranho, assim como A casa das sete mulheres, mas eu era muito nova pra lembrar de fato. Acho bem legal essa proposta de escrever sobre pessoas e fatos históricos de uma forma mais envolvente de se ler; um romance que tem uma história por si só boa e ainda nos informa sobre a história! Gostaria de ler pra saber mais sobre esta mulher, e é bom que a linguagem seja simples!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila!
    Assisti a série A Casa das Sete Mulheres e confesso que eu torcia para que Giuseppe tivesse terminado com a outra personagem - se não me engano o nome dela era Manoela - ao invés de ter terminado com a Anita Garibaldi da série rsrs, mas apesar disso admiro a real Anita Garibaldi, que mulher guerreira, hein?!
    Em relação a Anita - Um Romance Sobre a Coragem, gostei dessa mescla de fatos reais e ficção, e se eu tiver a oportunidade de ler esse livro vou ler sim, então, valeu pela dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto essa capa, mas nem imaginava sobre o que era.
    Não sou de ler livros nesse estilo, mas acho a história da Anita bem fascinante e gostei muito quando assisti a mini-série.
    Ainda não sei se faria esta leitura, mas adorei a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila!
    Fala da Anita eu só penso na Giovana Antonelli em A Casa das Setes Mulheres mesmo, haha.
    Confesso que pouco sei sobre ela e lembro bem pouco da revolução.
    Mas achei o enredo do livro super interessante, até porque, como você, eu amo História!
    O fato de ser baseado em fatos reais me chama muito a atenção.
    E essa capa realmente não remeta à um livro histórico, mas a muito mais!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  12. Camila!
    Bom ver um romance histórico bem escrito, ambientado e com fatos que comprovam a veracidade dos acontecidos na época.
    Achei que o autor foi bem feliz em fazer uma pesquisa boa e ainda trazer uma escrita poetisada que não nos choca, mesmo nos momentos de guerra e luta.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila!!
    Conheci a história de Anita Garibaldi através da minissérie A casa das sete mulheres. É fiquei muito apaixonada por essa história de uma mulher a frente do seu tempo, corajosa e determinada. Adorei saber sobre esse livro fantástico.
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook