Título Original: Origin
Tradução: Alves Calado
Série: Robert Langdon
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Onde Encontrar: AmazonBR | Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Submarino
| Livro cedido em parceria com a editora Arqueiro |
Sinopse: Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência". O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana. Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre. Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch. Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo. Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.
Olá leitores! Hoje trouxe pra vocês um lançamento mundial que tem sido muito comentado e divulgado também pela Editora Arqueiro e outras editoras pelo mundo. O livro, intitulado Origem, do americano e popular, Dan Brown. O autor se consagrou no meio literário escrevendo sobre temas polêmicos, que envolvem entidades mundiais, política, religião e crenças da humanidade, envolvidas em tramas misteriosas, assassinatos e conspirações que seu protagonista, Robert Langdon, procura solucionar. E presenciaremos mais uma de suas aventuras em Origem.
O tema principal, como diz o nome, é nossa origem. De onde viemos? Para onde vamos? O mundo, desde os tempos primórdios, se mantém como sociedade eternizando crenças e religiões como forma de explicar diversos mistérios que não somos capazes, intelectualmente ou espiritualmente, de compreender. Com isso, surgiram dezenas de deuses, deusas, santos, figuras históricas e bíblicas, que buscam nos guiar através de algo que une a todos: a fé em algo maior. Mas essas crenças, pessoais e coletivas, são ameaçadas pela descoberta de um homem, Edmond Kirsch.
Edmond foi um jovem gênio da computação e da tecnologia. Ateu e com desavenças relacionadas a igreja católica, ele buscou ao longo de sua vida, explicar o até então inexplicável, nossas origens. Quando este, aos 40 anos, chega a uma conclusão concreta, suas descobertas podem ameaçar as entidades religiosas e tudo em que somos induzidos a crer, ou escolhemos crer. O estudioso organizou então, um mega evento para tornar públicas, as suas revelações Porém, na noite desse evento de exposição a mídia e a humanidade, Edmond é assassinado com um tiro na frente de milhares de pessoas. Dentre elas, seu ex-professor, Robert Langdon.
Robert, que estava acompanhado da diretora do museu, Ambra Vidal, fica horrorizado com o ocorrido, principalmente após descobrirem que o atirador é o príncipe Julian, que por acaso é noivo de Ambra. Com isso e com a possibilidade da família real espanhola estar envolvida no assassinato de Edmond, Robert e Ambra, que também está na mira, decidem descobrir os mistérios que o homem guardava através de uma senha de 47 letras, para que possam então revelar estas descobertas a todos nós. Um direito, e uma questão de honra para o professor. E vamos acompanhá-los nessa difícil jornada, pois nada é fácil quando se envolve poder, religião, política e algo que pode por em risco algumas de nossas crenças, não é mesmo?
Tom Hanks como Robert Langdon nos cinemas |
O Código da Vinci foi um dos primeiros livros fora do juvenil e da fantasia que experimentei a leitura, no início da adolescência. Na época, me vi apaixonada pela escrita do autor, por suas tramas e ate mesmo pelo protagonista, Robert, que nos envolvia de uma maneira interessante em suas descobertas e conhecimentos históricos e artísticos. Pude sentir o encanto surgir novamente durante essa nova leitura, uma sensação nostálgica e de certo alívio. Eu ainda gosto muito da narrativa do Dan Brown, em terceira pessoa, e da temática que o autor, cuidadosamente e com respaldo, aborda em suas obras. Origem mantém tudo isso com um nível tão alto quando seus primeiros livros.
A mudança de cenário foi um ponto positivo na trama, saímos da bela Itália e agora tivemos a oportunidade de visitar alguns pontos importantes da Espanha e aprender muitas coisas com Robert, novamente. Adoro como o autor coloca figuras históricas, obras e fatos no meio de toda a ação, suspense e cenas de tirar o fôlego. Nossa curiosidade é atiçada e ao longo do livro, nós não queremos saber apenas a motivação do assassinato ou dos mandantes, queremos muito descobrir tudo sobre o trabalho de Edmond. E acreditem, Dan sabe do que está falando quando cria teorias, quando arrisca em suas histórias. É de se admirar.
Outros dois pontos interessantes e diferenciados são: o uso da tecnologia em Origem. Com muito mais novidades, mostrando que a trama também precisa evoluir conosco e com nossas descobertas tecnologicas. Apesar de algumas pessoas serem mais conservadoras e prefiram que a temática se mantenha na antiguidade e história, eu gostei dessa participação maior de computação e outros termos. Gosto bastante dessa característica no livro. E por fim, os dois protagonistas ganham um destaque positivo. Principalmente Ambra, que se mostra uma mulher super forte e participativa. Ela está longe de ser a donzela em perigo e por mais que sua situação seja muito complicada, ela se mostrou muito capaz de tomar as rédeas da situação. Um ponto a se comemorar na trama.
Sem mais delongas, o livro me surpreendeu de forma positiva. A editora teve muito capricho com a edição e eu adorei tudo, capa, diagramação, revisão.
O meu parecer final sobre Origem é: foi um bom thriller, bem escrito e com emoção. Além de conspirações e teorias que eu particularmente, adoro desde sempre. Para quem gosta do autor ou tem curiosidade, leiam sem medo e divirtam-se com Robert e Ambra. E claro, desvendem tudo com eles!
Olá Camila, tudo bem? Realmente este livro esta fazendo o maior sucesso, será umas das minhas aquisições da Black Friday, amo demais a escrita do autor, e li a maioria de seus livros, gosto da forma que ele desenvolve as historias e de suas proposta de escrita, sempre surpreendente e que nos prende de uma forma ao livro! Adorei conferir a resenha, fiquei ainda mais curiosa!! Beijoo♥
ResponderExcluirOi Camila, o autor já tem uma base de fãs e apesar de não ser o meu tipo de leitura achei a resenha interessante e pelo que tenho visto das publicações a edição está muito boa pela Arqueiro, tenho certeza que os leitores desse gênero vão curtir e muito ;)
ResponderExcluirOlá, nunca li nada do autor, mas curiosidade não falta, uma vez que o leitor é imerso numa trama muito bem construída e cheia de mistério e conspirações. Como esse livro segue a mesma linha de outras obras de Brown, é claro que a qualidade da trama continua, mas aqui o autor ousa um pouco mais ao dar mais destaque a temas que realmente permeiam a vida de muitas pessoas, como a tecnologia. Beijos.
ResponderExcluirAinda não li nem um livro do autor Dan Brown, mas sempre leio diversos comentários positivos sobre os livros dele, então quando vi Origem entre os lançamentos fiquei bem curiosa para ler este livro.
ResponderExcluirQue bom que este livro te surpreendeu positivamente, parece ser um ótimo livro.
Oi, Camila!
ResponderExcluirDo Dan Brown não li nenhum livro mas assiti um filme baseado em um dos livros dele - que no momento não me recordo o nome... - e confesso que fiquei bem confusa, é que não gosto de trama cheia de conspirações e teorias, que envolve poder, religião e política... por isso Origem é um livro que eu não leria...
Abraços.
Camila!
ResponderExcluirJá sou bem fã do Robert Langdon e claro do Dan Brown, porque gosto muito das questões que levanta em seus livros, principalmente sobre religião e como elabora todo enredo voltado para a utilização dos conhecimentos de Langdon. E agora tudo se passa na Espanha, já fiquei empolgada.
Uma pena que achou ter faltado algo e não foi empolgante como os anteriores.
Ainda assim, quero ler.
Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
“Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
Gosto bastante dos livros do Dan Brown, já li a maioria deles quase.
ResponderExcluirGosto da forma como ele aborda assuntos polêmicos de uma maneira bem ampla, e neste novo ele parece ter conseguido com sucesso novamente.
Já quero ler este também.
Li O Código da Vinci e gostei, pretendo ler esse também. É uma ótima questão saber nossas origens, tema muito bom, o Edmond descobriu algo interessante, que alguém não gostou, fico imaginando o porque de te-lo assassinado que descoberta seria essa, deve ser uma leitura bem instigante para saber o que é, gosto muito da ação que tem e dos enigmas.
ResponderExcluirNão li nenhuma obra do autor ainda, apenas ouvi bastante elogios aos seus livros. Os pontos positivos que apontou foram muito interessantes para saber mais ou menos como é a pegada do livro e se vou curtir ou não. Muito boa a resenha e a recomendação, abraços!
ResponderExcluirOi, Camila!!
ResponderExcluirGostei muito da resenha, mas ainda não consegui ler nenhum dos livros da série Robert Langdon, no momento só assisti mesmo os filmes da série que por sinal amei.
Bjoss
Nunca li algo de Da Brown, apenas vi o filme e não me recordo muito... Porém acho interessante e tenho curiosidade em lê-lo ou pelo menos ver os filmes baseados em suas histórias pois parecem bem fundamentados e envolventes. Não sei se eu teria paciência para ler o livro todo, mas com certeza assistiria o filme. Fiquei intrigadissima para saber mais sobre a teoria do bilionário que vai mudar tudo o que pensamos (tenho certeza que seria surpreendida, eu nem consigo pensar numa teoria!!). Queria saber pq um livro aparentemente tão fantástico, completo e com teorias bem fundamentadas levou nota 4 de 5!! hhahah. Quero tentar ler, parece valer a pena investir da leitura!!! (além de que sempre é bom sair da sua zona de conforto de romances e fantasias)
ResponderExcluirCAMILA! EU-PRE-CI-SO-UR-GEN-TE-LER-O-RI-GEM
ResponderExcluirBeijos, Danny
Meu blo: www.irmaoslivreiros.com.br/blog