O Canto Mais Escuro da Floresta

Autora: Holly Black
Título Original: The Darkest Part of the Florest
Tradução: Camila Pohlmann
Editora: Galera Record

Páginas: 294
Onde Encontrar: AmazonBR | Livraria Cultura | Livraria Saraiva


| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |
Sinopse: Uma história repleta de magia e mistérios, da autora de As Crônicas de Spiderwick.
Hazel e seu irmão, Ben, moram em uma cidade onde humanos e fadas convivem. A magia aparentemente inofensiva desses seres atrai turistas de todas as partes, que querem ver de perto as maravilhas do lugar e, principalmente, o garoto de chifres e orelhas pontudas que descansa em um caixão de vidro. Hazel e Ben eram fascinados pelo garoto quando crianças. Mas, à medida que crescem, as histórias e teorias que inventavam perdem o encanto. Eles sabem que o garoto de chifres nunca acordará... Até que um dia ele acorda. Agora, os irmãos precisam se tornar os heróis que fingiam ser em suas brincadeiras e desvendar os mistérios que envolvem aquele príncipe com chifres.


Olá leitores e leitoras! Após passar por distopias e um livro histórico, retornei a minha zona de conforto literária e peguei uma fantasia que promete nos transportar para um mundo cheio de fadas e magia. Escrito por Holly Black, já consagrada no gênero juvenil e fantástico com As Crônicas de Spiderwick e outros, O Canto Mais Escuro da Floresta nos levará até a cidade de Fairfold e seus mistérios.

Esta cidade é muito peculiar por seus habitantes coexistirem com o povo das fadas, os faes. Com isso, lendas e histórias surgiram e essas histórias intrigam os humanos de muitas maneiras, os encantam. Também existe em Fairfold um ser féerico que habita a floresta e repousa nela em um caixão de vidro, o que atrai olhares curiosos mais do que qualquer coisa. Todos acreditam que esse ser, um garoto, nunca acordará de seu sono eterno. E com isso, muitas crianças e adultos já se acostumaram com sua presença ali. Inclusive nossos protagonistas, Hazel e Ben.


Os irmãos são fascinados pelas fadas desde crianças. O fato delas viverem no mesmo mundo em que nós, humanos, desperta muito preconceito e questões na humanidade, mas não para Hazel e o irmão. Eles se divertem criando histórias onde interagem com as fadas e se tornam heróis, ao lado do jovem que repousa na floresta. Uma pretensão infantil. Seu melhores amigos, Jack e Carter, também participam de suas aventuras e eles possuem uma história própria para incrementá-lo: Jack veio do mundo das fadas. Ele e Carter se tornaram irmãos numa tentativa mal sucedida da troca das crianças, e Carter foi recuperado por sua família. A troca de bebês é uma prática comum do povo das fadas. Felizmente Jack não foi devolvido após a terrível descoberta e pôde crescer com pais humanos e um irmão.


Quando os jovens se tornam adolescentes, as histórias sobre fadas dão espaço a festas e fofocas, e suas vidas parecem monótona, dentro das possibilidades, e com questões normais, como afazeres, escola, amizades e o primeiro amor, até que um dia tudo muda. O garoto do caixão de vidro desaparece. O caixão quebrado é tudo o que resta. E um grande mistério: o que aconteceu ao garoto da floresta? Quem o libertou? O que o povo das fadas irá fazer em relação a isso? E como Ben, Hazel, Jack e Carter irão lidar com o desaparecimento misterioso do féerico? Existem muitas perguntas, e os irmãos acabam envolvidos nessa trama de segredos e magia, afinal tudo está conectado. Eles terão a aventura que sempre desejaram afinal.

Holly Black nos transporta a um mundo interessante, e com uma narrativa simples, mas cheia de surpresas e reviravoltas. Os personagens, principalmente a jovem Hazel, são bem interessantes. Até o possível romance que surge entre amigos é natural e ocorre de forma que se encaixa bem na história. A trama é bem desenvolvida e só peca por ser bem juvenil (para mim, puxando ainda mais para o infantil) e conter alguns clichês. Mas isso é normal na literatura do gênero. Nada que sacrifique tanto a leitura. Gostei do livro, achei uma boa pedida, inclusive por ser um volume único e possuir um final muito satisfatório. É um livro que pode ser lido casualmente, sem esperar continuação ou ficar na expectativa. E são raras as fantasias ou mesmo juvenis com volume único.

Vale a leitura, e também recomendo a autora, que faz bastante sucesso mundo a fora e que pra mim, é uma boa escritora, com uma mente pra lá de criativa e com muito potencial para diversas obras. Recomendo para quem adora um mundo mágico, segredos e reviravoltas.

Por fim, a edição possui uma linda capa, achei bem diferente e com esse clima de magia e flores. Combinou perfeitamente e gostei muito. Já a revisão poderia ser um pouco melhor, mas não chega a atrapalhar muito a leitura. Espero que tenham curtido a resenha e até a próxima!








14 comentários :

  1. Oi! Fantasia é de longe o meu gênero literátio favorito, e confesso que depois de ler os dois primeiro livros da trilogia "Corte de espinhos e rosas", nenhum outro livro do gênero tem me agradado. Gostei bastante da proposta do livro e espero gostar também! Adorei saber que é um volume unico! Assim meu coraçãozinho não sofre esperando continuações hahaha beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, como eu amo a escrita do autora sou suspeito para falar, mas com certeza a trama deve entregar uma história bem construída e com personagens carismáticos. Apesar do universo féerico ser muito explorado em diversos livros, aqui a autora dá algumas singularidades à mitologia que a torna ainda mais atrativa. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de fantasias com reviravoltas e essa parece ótima (apesar do tom infantil, que realmente parece ter a partir da leitura da sinopse). Só fico me perguntando se o livro não passa tudo muito rápido já que mostra a infância, adolescência e a aventura com o ser acordado... A não ser que passe rápido pelas primeiras fases. Deve ser um livro agradável para relaxar!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente a capa deste livro me chamou a atenção, pois ela está muito bonita, e como gosto de histórias de fantasia, acabei me interessando em ler este livro;
    Sua resenha está muito boa, e fiquei bem curiosa para ler O Canto
    Mais Escuro da Floresta, adicionei este livro em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, acho a capa desse livro linda e fiquei super interessada em ler mesmo ele puxando um pouco para o infanto-juvenil :) Já li A menina mais fria de Coldtown dessa autora e gostei bastante, ela tem uma escrita super envolvente. Ótima resenha e dica ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila!
    Realmente, é muito raro encontrar volumes únicos, ainda mais em fantasia.
    Essa capa é realmente maravilhosa e eu nunca li nada da Holly, fico curiosa.
    E eu não me importo de ser bem juvenil, quase infantil. De vez em quando a gente precisa de algo talvez mais leve assim.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  7. Por se tratar de um livro da Holly Black a gente já espera um livro no mínimo bem escrito. Curti ainda mais pelo fato de ser livro único e ser bem fechadinho, uma fantasia agradável pra se ler num fim de semana livre. Curti muito.

    ResponderExcluir
  8. Adoro fantasia e sendo volume único preciso desse livro rs. Gosto de historias juvenis mesmo infantis desde que valham a pena. Achei bem misterioso esse garoto do caixão porque ele esta dentro de um e sumiu do nada, a leitura deve ser bem intrigante.

    ResponderExcluir
  9. Camila, nunca li "Holly Black", mas confesso que essa capa me instigou desde o lançamento. Sua resenha me fez ficar com vontade de ler. =)

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia o livro, portanto foi amor a primeira vista a delicadeza desta capa. Confesso que fiquei bem surpresa com a proposta do livro, e ainda nunca li nada parecido, a gente acaba ficando curiosa para poder ler algo diferente.É um gênero que adoraria conferir e sua resenha me deixou bem animada!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila!
    Não curto livro juvenil, ainda mais puxando para o infantil, por isso não fiquei interessada na trama de O Canto Mais Escuro da Floresta nem curiosa para conhecer a história de Hazel e Ben...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. A capa ficou muito charmosa!
    Nunca li nada da autora, mas sua escrita parece ser boa e criativa.
    Não creio que seria um livro que eu leria, apesar da ótima premissa, porém não faz muito meu estilo.
    A capa ficou linda!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Camila!
    Pude participar do Mochilão da Record que teve aqui na minha cidade e tive a oportunidade de conhecer a capista desse livro e claro que além de me encantar com ela, adorei toda trama desenvolvida, com certo ar de mistério e aquele suspense gostoso que nos prende na leitura do início ao final.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila!!
    Também gosto bastante de livros de fantasia. É acho super interessante histórias que são repleta de magia e mistérios. Sem dúvida é um livro bem empolgada por ter seres místicos. Amei a capa que é bem bonita e chamativa!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook