#Parceria: RPG Urbano!


Olá leitores e leitoras! É com muita alegria que anunciamos nossa parceria oficial com o site RPG Urbano e seu dono, Andrey Simões!

Através dele, divulgaremos nossos posts de cultura pop, projetos de 2015 (!!) e muitas outras novidades e retribuiremos divulgando matérias interessantes relacionada ao Rpg, aos eventos e a tudo o que o site do Andrey aborda!

Estamos muito felizes e esperamos que esta seja apenas a primeira de muitas parcerias em 2015, agora que o blog já está no ar e ativo conosco há alguns meses! Mas vamos falar um pouquinho de Rpg? Não conhece? Bora conhecer então!




O Que É RPG?


O Role Playing Game (RPG), em resumo, é um jogo de interpretação de papéis. Como assim? Em um livro, nós nos inserimos naquele mundo e naquela história e acompanhamos a mesma até o fim, no RPG, nós temos uma base de história e os jogadores são os responsáveis pelo destino desta história e de suas personagens individualmente, fazendo suas próprias ações dentro dela, livremente. Interpretar suas personagens também é importante, como em um teatro, você vai assumir aquela personagem e criar sua personalidade, aparência e tudo o mais. Mas calma, é só na imaginação hein? Descrever é um passo importante no jogo!
Existem regras e muitos livros de que as definem para que o grupo, se utilizando delas, mantenha a ordem e estabeleça, então, uma história concreta! Não podemos esquecer dos dados, isso mesmo, dadinhos são usados nas situações onde seu personagem depende da sorte nas suas tarefas, seja ela acertar uma pedra naquele monstro terrível ou abrir a porta trancada a sete chaves! Tudo vai depender da sua sorte, também.
Quantas pessoas podem jogar? Muitas pessoas podem jogar num mesmo grupo, mas a partir de 2 jogadores e 1 mestre já é possível jogar e se divertir bastante. 
Mestre? O mestre, uma das pessoas do grupo, é o responsável pela criação da base da história, lembra? Ele vai controlar todo e qualquer personagem que não sejam os jogadores! Desde a vovózinha até o vilão super poderoso! Ele é o "diretor" daquele filme, daquele roteiro e mantém a ordem da história, fazendo com que os jogadores sigam um caminho divertido e interessante, mesmo tomando suas próprias decisões!
O RPG é um jogo de azar? Não! Não existem vencedores ou perdedores, apenas a imaginação, como em um livro ou jogo, tudo pode acontecer! 

Parece complicado, mas na verdade é muito simples!


O RPG na Educação e na Vida


"Alunos que jogam RPG, em seu cotidiano, possuem maior facilidade em questões que deveriam ser básicas para todos, tais como pesquisa, desenvoltura de narrativa – redação – e também nos quesitos de socialização, pois o RPG é, acima de tudo, uma ferramenta social de inclusão." - RPG Urbano

Não tenho dúvidas que o RPG, sendo utilizado por profissionais da área de educação, é uma ferramenta muito boa a ser trabalhada com as crianças e jovens. O próprio MEC já reconhece o jogo e ele pode ser usado em salas de aula como material de ensino pelo professor, em diversas matérias.

Minha experiência pessoal com Role Playing Game começou quando tinha oito anos, com histórias leves e divertidas, meu grupo de amigos e meu sobrinho iniciamos nossa jornada neste meio. Com o passar dos anos, o jogo se tornou muito importante em nossas vidas, pois através dele fizemos inúmeras amizades, socializamos, trabalhamos nosso lado tímido e talvez sem essa expressão que o jogo incentiva, eu seria uma pessoa muito mais introvertida. Ao criar personagens, interpretá-los e racionar dentro das histórias, nós desenvolvemos habilidades sociais e mentais fora delas, com certeza tenho muito a agradecer a este jogo! 
Hoje, sou mestre de RPG há 11 anos e ensinei muitas pessoas a jogar, desde jovens até adultos, qualquer um pode jogar e se divertir!


Onde jogar? O que preciso para jogar?


Primeiramente, a leitura é essencial! E a criatividade também. Estas são ferramentas básicas para quem quer jogar, além de um grupo de bons amigos(as). Não tem segredo, escolha um sistema base, como chamamos, e monte sua aventura! Ah, não se esqueça do lápis, papel, borracha e os dados!
Existem muitos eventos, e os divulgaremos, para que os jogadores iniciantes possam aprender com os veteranos. Mas para quem quiser, é possível, sim, aprender a jogar sozinho, e ensinar seus amigos(as), basta querer!

Livros de RPG


Já foram publicados inúmeros livros de RPG no Brasil, pela editora Devir, principalmente. Para que servem os livros? Eles contêm algumas regras e um mundo para que você use como base no jogo e se guie, nada muito complicado! Aqueles que gostam de ler, vão adorar os livros! São muitos com histórias e mundos diferentes para todos os gostos!

Alguns dos meus livros de RPG e os dados utilizados nos jogos.

O RPG Urbano


O site RPG Urbano, é formado por um grupo de jogadores e mestres, amigos e conhecidos que, juntos, pretendem divulgar e organizar eventos relacionados ao RPG no Brasil. Este grupo compõe a Associação Brasileira de Jogos de Interpretação, Estratégia e Afins, uma iniciativa sem fins lucrativos, unida apenas pelo amor ao RPG. Essa Associação tem como objetivo, também, inserir o RPG em órgãos públicos e privados para o uso do jogo em instituições educacionais e projetos que incentivem o uso da imaginação, da leitura, gerando diversos benefícios às crianças e aos jovens que as levarão por toda a vida.
Nós do blog Livros: Ontem, Hoje e Sempre apoiamos o projeto e os objetivos do RPG Urbano!
Para saber mais, acessem: www.rpgurbano.com.br 


Eventos Relacionados


No Brasil, periodicamente, existem muitos eventos que dispõe de espaço para as jogatinas, inclusive eventos de Anime, Comic Con Experience, entre outros. Já houve o Encontro Internacional de RPG por vários anos em São Paulo, mas agora ele foi inserido no evento Anime Friends, que ocorre em Julho, em São Paulo. 
Divulgaremos nas redes sociais do blog alguns eventos espalhados por todo o país, apoiados também pelo RPG Urbano, e você, leitor(a) pode se aventurar em um deles e aprender o jogo, conhecer novas pessoas e se divertir! O RPG é para todos!! 


Espero que tenham gostado, e vamos jogar!!


Links: www.facebook.com/rpgurbano
www.rpgurbano.com.br
www.facebook.com/CADASTRORPG





10 comentários :

  1. Muito boa explicação, muito didática! Jogo rpg desde pequenina e é tão difícil encontrar outros jogadores... E esse preconceito de quem não conhece, é absurdo. Amei a parceria, tudo a ver com livros!

    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meninas!! Fico super feliz que vocês tenham feito a primeira parceria de vocês!!! Tenho certeza que muitas outras virão e vamos marcar um jogo de RPG? Eu deixo a Camis ser o mestre! Hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Olá, Camila. Que parceria mais legal! Apesar de não jogar tanto RPG como gostaria, achei muito interessante a proposta do RPG Urbano e principalmente vocês terem fechado a parceria. Vou ficar aguardando muitas postagens, tá?
    Parabéns pela parceria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  4. Adoro jogos, mas ultimamente não tenho tido tanto tempo para meu hobby, gosto bastante de Tera, Tibia, The sims 2 ou 3, metin, Cabal e etc. Achei bem legal a explicação, e também a divulgação sobre rpgs dessa parceria com rpg urbano.
    Abraços Camila,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela parceria!
    Não jogo RPG,mas acho super legal.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Muito massa a parceria! O pessoal do RPG Urbano é bem bacana e faz um trabalho interessante Brasil afora.

    Mas pra quem ainda é novo no RPG ou busca algo mais light pra jogar, vocês vão pirar com o PULSE. O jogo é tipo um brainstorm de idéias a fim de criar uma história coletiva. Pra galera em busca de idéias pra literatura é um prato cheio!

    https://www.youtube.com/watch?v=9JoHzwdvapo

    e tem o oficial do jogo:
    https://www.youtube.com/watch?v=2LFKFG0mits

    ResponderExcluir
  7. Oi Caah! Parabéns pela parceria, que seja a primeira de muitas, você merecem.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Parabéns pela parceria!
    Eu curtia jogar RPG na adolescência, mas hoje só jogo no computador mesmo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!
    Que parceria legal! Parabéns :D

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila!
    Gostei muito de saber o que é o RPG, deve ser interessante poder jogar e se divertir dessa forma.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook