![]() |
Título Original: Wool
Tradução: Edmundo Barreiros
Série: Silo
Editora: Intrínseca
Páginas: 511
Para começo de conversa, eu gostaria de falar que não sou uma grande fã de distopias. Ao ficar sabendo do livro Silo durante a Turnê Intrínseca em São Paulo, devo admitir que o livro me chamou muita atenção.
Eu não sei se foi a forma como a história foi contada, mas eu sai do evento com um gostinho de quero mais. A vontade de lê-lo foi crescendo, mas acabei passando outros livros na frente. Eu comprei Silo na Bienal do livro desse ano, e só depois fiquei sabendo que o escritor dele tinha ido para a Bienal no mesmo dia em que eu estava lá, rs.
Mas, agora com o dever comprido, eu veio apresentar a vocês uma das melhores distopias que eu já li.
Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo.
Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso.
Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora.
O livro é composto por cinco partes, na primeira parte é contada pelo ponto de vista de Holston, ele descreve seus momentos no silo junto de sua mulher Juliette, e como foi presenciar sua morte do lado de fora.
Pra quem não sabe, um Silo é como se fosse um refúgio que nesse caso fica no subterrâneo, e é envolto por janelas. Essas janelas de tempos em tempos ficam sujas, e pessoas são mandadas para om lado de fora para limpá-las. Essas pessoas são "criminosos", como a esposa de Holston, que estava desconfiada e procurando provas contra o sistema.
Bem, não sei se é porque o livro tem uma temática mais adulta, ou como disse antes, o modo como me foi contado, eu simplesmente adorei. E mal vejo a hora do segundo e terceiro (e último) livros serem publicados!!
Espero que tenham gostado da resenha! Um bom final de ano a todos, e que 2015 traga muitas coisas boas a todos nós =D
Mentiras podem ser fatais: a verdade também.



Izabela, 23, bookahoolic desde os 12 anos – época em que meu irmão não me respondeu se o Harry morria ou não no final e me mandou ler. Não parei desde então. Não vejo meu futuro senão junto aos livros e trabalharei muito para que esse sonho se realize. Esse blogue é um passo e espero poder mostrar a todos vocês, leitores, como o mundo real e o nosso real podem se misturar.
Nascida e criada em uma família de leitoras (girl power!), comecei a ler livros mais sérios aos 11 anos, mais precisamente Harry Potter, logo em seguida descobrindo minha verdadeira paixão que é a literatura fantástica com o mestre J.R.R Tolkien, também meu autor favorito. Nerd (com orgulho) desde criancinha, hoje aos 25 anos não vivo sem: Livros! Música, filmes & séries, RPG, jogos em geral e passar um tempo com as amigas.
Sou uma geminiana de múltiplos interesses na vida e na literatura. Minha família é nerd e não nego as raízes. Quando pequena fui apresentada ao universo da ficção com Star Wars pelo meu pai enquanto minha mãe me presenteava com livros infantis. Aos 14, conheci e me apaixonei por HQs e mangás (ainda mantemos uma relação séria até os dias atuais). Hoje sou uma mistura de meus pais, casando uma grande paixão por fantasia e ficção com romances de época e contemporâneos, dando uma passada no setor de quadrinhos pelo menos uma vez ao mês e parando de vez em quando para assistir uma série, um filme ou um anime.



Olá, Mandi. Tudo bem?
ResponderExcluirSilo foi um dos meus livros favoritos do ano. Vai, inclusive, entrar no top 5 que eu farei no blog no finalzinho do ano.
Também gostei desse livro por ele ser mais adulto, o cenário distópico é tratado de forma mais trabalhada e inteligente. E os personagens são ótimos também.
Adorei a resenha.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro
A capa deste livro sempre me chamou a atenção, e ainda mais a quantidade de páginas. Eu também não gosto de distopias assim. O mundo criado parece incrível, apesar de ser destruído. Esses segredos e a forma de eles não terem esperança. E também essa punição :\ Achei bem legal ser contado por personagens diferentes a cada parte. Espero poder ler, e que as próximas capas sejam lindas como essa.
ResponderExcluirAbraços Mandi,
ThayQ.
Oi tudo bom?
ResponderExcluirAi esse livro eu comprei em uma promoção a tempos mas não em animei, a série é muito longa sabe? Vou tentar ler agora, ver se me animo kkk
Beijos
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Oi Mandi! Eu sou fã de distopias e está está faltando na minha estante, bom saber que foi uma leitura agradável e que a trama é mais madura, eu vou tentar ler em 2015 antes que saia o próximo. Um ótimo 2015 para você e as meninas.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oi Mandi tudo bem? Este definitivamente será uma das minhas leituras de 2015! Todo blog que resenha se rasga em elogios! E eu como adoro distopias sei que vou adorar!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi Mandi!
ResponderExcluirJá vi muitos falarem bem e muitos falarem mal desse livro. Acho a premissa interessante, mas não me animo a ler. Quem sabe quando saírem os próximos?
Beijos
alemdacontracapa.blogspot.com
Eu ao contrário *amo* distopias. Fico muito interessada em como o autor(a) vai trabalhar o novo mundo.
ResponderExcluirEssa é uma das que estou interessada em ler, mas não chega a ser uma prioridade.
Finalmente leu o Silo, então? Lembro que estava louca para lê-lo na Bienal! Hahahaha
ResponderExcluirEu fiquei bem interessada na história com a sua resenha, mas depois da crise de ansiedade que estou passando ao esperar a Rainha da Sombras, vou esperar ter os três juntos para ler! Hahahahaha
Já ouvi falar muito sobre esse livro, mas é a primeira resenha que leio sobre ele, me lembrou um pouco o livro A esperança, mas só um pouco, pois são histórias diferentes.
ResponderExcluirUm beijo!
Oi Mandi!
ResponderExcluirAdoro distopias e Silo está sendo muito bem cotado pelos leitores atualmente que acaba me deixando curiosa para fazer a leitura, sendo também que o livro tem essa pegada mais adulta e tenebrosa.
Beijos!
Rafaela, Eterna Leitora.
www.eterna-leitora.blogspot.com.br