Título Original: Wool
Tradução: Edmundo Barreiros
Série: Silo
Editora: Intrínseca
Páginas: 511
Para começo de conversa, eu gostaria de falar que não sou uma grande fã de distopias. Ao ficar sabendo do livro Silo durante a Turnê Intrínseca em São Paulo, devo admitir que o livro me chamou muita atenção.
Eu não sei se foi a forma como a história foi contada, mas eu sai do evento com um gostinho de quero mais. A vontade de lê-lo foi crescendo, mas acabei passando outros livros na frente. Eu comprei Silo na Bienal do livro desse ano, e só depois fiquei sabendo que o escritor dele tinha ido para a Bienal no mesmo dia em que eu estava lá, rs.
Mas, agora com o dever comprido, eu veio apresentar a vocês uma das melhores distopias que eu já li.
Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo.
Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso.
Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora.
O livro é composto por cinco partes, na primeira parte é contada pelo ponto de vista de Holston, ele descreve seus momentos no silo junto de sua mulher Juliette, e como foi presenciar sua morte do lado de fora.
Pra quem não sabe, um Silo é como se fosse um refúgio que nesse caso fica no subterrâneo, e é envolto por janelas. Essas janelas de tempos em tempos ficam sujas, e pessoas são mandadas para om lado de fora para limpá-las. Essas pessoas são "criminosos", como a esposa de Holston, que estava desconfiada e procurando provas contra o sistema.
Bem, não sei se é porque o livro tem uma temática mais adulta, ou como disse antes, o modo como me foi contado, eu simplesmente adorei. E mal vejo a hora do segundo e terceiro (e último) livros serem publicados!!
Espero que tenham gostado da resenha! Um bom final de ano a todos, e que 2015 traga muitas coisas boas a todos nós =D
Mentiras podem ser fatais: a verdade também.
Olá, Mandi. Tudo bem?
ResponderExcluirSilo foi um dos meus livros favoritos do ano. Vai, inclusive, entrar no top 5 que eu farei no blog no finalzinho do ano.
Também gostei desse livro por ele ser mais adulto, o cenário distópico é tratado de forma mais trabalhada e inteligente. E os personagens são ótimos também.
Adorei a resenha.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro
A capa deste livro sempre me chamou a atenção, e ainda mais a quantidade de páginas. Eu também não gosto de distopias assim. O mundo criado parece incrível, apesar de ser destruído. Esses segredos e a forma de eles não terem esperança. E também essa punição :\ Achei bem legal ser contado por personagens diferentes a cada parte. Espero poder ler, e que as próximas capas sejam lindas como essa.
ResponderExcluirAbraços Mandi,
ThayQ.
Oi tudo bom?
ResponderExcluirAi esse livro eu comprei em uma promoção a tempos mas não em animei, a série é muito longa sabe? Vou tentar ler agora, ver se me animo kkk
Beijos
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Oi Mandi! Eu sou fã de distopias e está está faltando na minha estante, bom saber que foi uma leitura agradável e que a trama é mais madura, eu vou tentar ler em 2015 antes que saia o próximo. Um ótimo 2015 para você e as meninas.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oi Mandi tudo bem? Este definitivamente será uma das minhas leituras de 2015! Todo blog que resenha se rasga em elogios! E eu como adoro distopias sei que vou adorar!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi Mandi!
ResponderExcluirJá vi muitos falarem bem e muitos falarem mal desse livro. Acho a premissa interessante, mas não me animo a ler. Quem sabe quando saírem os próximos?
Beijos
alemdacontracapa.blogspot.com
Eu ao contrário *amo* distopias. Fico muito interessada em como o autor(a) vai trabalhar o novo mundo.
ResponderExcluirEssa é uma das que estou interessada em ler, mas não chega a ser uma prioridade.
Finalmente leu o Silo, então? Lembro que estava louca para lê-lo na Bienal! Hahahaha
ResponderExcluirEu fiquei bem interessada na história com a sua resenha, mas depois da crise de ansiedade que estou passando ao esperar a Rainha da Sombras, vou esperar ter os três juntos para ler! Hahahahaha
Já ouvi falar muito sobre esse livro, mas é a primeira resenha que leio sobre ele, me lembrou um pouco o livro A esperança, mas só um pouco, pois são histórias diferentes.
ResponderExcluirUm beijo!
Oi Mandi!
ResponderExcluirAdoro distopias e Silo está sendo muito bem cotado pelos leitores atualmente que acaba me deixando curiosa para fazer a leitura, sendo também que o livro tem essa pegada mais adulta e tenebrosa.
Beijos!
Rafaela, Eterna Leitora.
www.eterna-leitora.blogspot.com.br