#Mês da Fantasia: Cartas do Papai Noel

Autor: J. R. R. Tolkien
Título original: Letters from Father Christmas
Organização: Baillie Tolkien
Tradução: Ronald Eduard Kyrmse e Monica Stahel
Editora: Martins Fontes
Páginas: 168
Onde encontrar: AmazonBr | CulturaMartins FontesSaraiva | Travessa 

Sinopse: Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a comovente última carta para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa.

Acredito que todos irão concordar comigo que não há um símbolo infantil que desperte tanta emoção como o Papai Noel. E espero que a essa altura todos já tenham conhecimento do meu amor inabalável por J. R. R. Tolkien. Então, nada melhor que juntar o nosso #MêsdaFantasia + J. R. R. Tolkien + Natal!

Confesso que ao pegar Cartas do Papai Noel senti uma nostalgia da infância e uma pequena inveja de John, Michael, Christopher e Priscilla Tolkien. Todo ano os filhos de Tolkien escreviam suas cartas (às vezes mais de uma) para o Papai Noel e não eram apenas mensagens pedindo presentes, mas também trocando histórias sobre os acontecimentos do ano.



O Papai Noel é uma figura importante para as crianças, algumas famílias o tornam mais real que outras, mas para os Tolkien, ele era um grande amigo. Quase um parente distante. Em suas cartas, Papai Noel nota o crescimento dos garotos, parabeniza-os por suas conquistas e divide com eles as preocupações sobre sua casa, a situação mundial e até sobre a Segunda Guerra Mundial.

O livro traz os desenhos e as cartas originais + os textos traduzidos em português
Além das conversas sobre os acontecimentos reais, Papai Noel, Urso Polar e Ilbereth (elfo secretário do Papai Noel) escrevem sobre as aventuras que viveram a cada ano, como quando recebem visitas inesperadas, alguma confusão no Polo Norte – normalmente realizada pelo Urso Polar –, e até incidentes e lutas perigosas com os trasgos que desejam roubar todo o estoque de presentes do bom velhinho. 

Com dificuldades de falar as línguas humanas, o Urso Polar ainda envia uma cópia do alfabeto ártico para que as crianças possam entender um pouco melhor seu idioma.


É emocionante notar o cuidado de Tolkien ao criar essas cartas pois cada um dos autores (Papai Noel, Urso Polar e Ilbereth) tem formas de escrever diferentes, mostrando a diversidade de personalidades de maneiras distintas em uma mesma carta.

O livro é pequeno e a leitura é divertida e rápida, mas é também com muita tristeza que recebemos a última carta do bom velhinho, em 1943. Terminei de ler e fiquei com um gostinho de quero mais e uma vontade louca de trocar cartas com o Papai Noel. Quem sabe um dia eu não faça o mesmo pelos meus filhos? Fica aí a ideia de gênio que poderia ser uma tradição incrível em todas as famílias.

Envelope com selo do Polo Norte e as iniciais de cada uma das crianças Tolkien
Cartas do Papai Noel reúne uma seleção de cartas e desenhos feita por Baillie Tolkien, segunda esposa da Christopher Tolkien – terceiro filho e também escolhido como herdeiro literário de Tolkien, hoje tem 91 anos e vive na França. O livro foi publicado no Brasil em 2012 com uma belíssima edição da editora Martins Fontes. Embora o preço seja um pouco salgado acredito que vale a pena pois a qualidade da capa, do papel e da impressão é maravilhosa, além do fato de estar adquirindo mais uma obra do mestre J. R. R. Tolkien.

Espero que todos tenham um ótimo fim de ano - acreditando ou não no Natal -, com a mesa repleta de comida gostosa e pessoas queridas, além de ganharem bons livros! 
Feliz Natal!!





20 comentários :

  1. Oi Carolina!

    Eu fico abismada de saber a quantidade de livros que o Tolkien tem que eu não conheço, e olha que eu gosto muito do cara!! Não podia ter livro mais perfeito para você resenhar no dia de hoje, não é mesmo? Achei a ideia dele incrível, dá até vontade mesmo de fazer para os filhos da gente (quando a gente tiver, claro hahahaha). Ah, os livros da Martins Fontes sempre são mais carinhos, mas sempre compensa também.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  2. os livros do Tolkien são simplesmente demais,cada um com sua magica e não conhecia este com temática natalina..adorei

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro com um tema um pouco infantil, mas quem não tem um pouco de criança não é? E também desejo ter livros de todos os gêneros haha
    Achei mt interessante, ainda mais na época que estamos, Tolkien sempre surpreende

    ResponderExcluir
  4. Cartas do Papai Noel é muito fofinho!
    É lindo o que o Tolkien fez para os filhos,o Urso Polar faz até um alfabeto ártico?!É muito amor,uma tradição simplesmente mágica.
    Feliz Natal ~.^

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada do Tolkien mas eu tenho muita vontade de ler. Eu adoro os filmes da trilogia Senhor dos Anéis e O Hobbit e sou louca pra ler os livros também. Esse parece ser um livro muito fofo, já li um livro de cartas e amei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Carolina, eu não posso negar o quanto desejo conhecer a escrita e as histórias de Tolkien, e saber da existência de uma livro tão delicado, mostrando cartas do Papai Noel me deixou completamente apaixonada e com grande curiosidade para também conhecer esse de pertinho.
    Não posso adquirir agora, já que você citou que ele está com um preço salgado, mas assim que tiver com um preço melhor, não perderei a oportunidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. É louvável como Tolkien tratava suas crianças. Esse livro retrata bem isso. Nunca li nada dele mas sei que seria um ótimo presente pra meus filhos, que amam Papai Noel. Adorei a capa e as ilustrações estão belíssimas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!
    Acho que seria uma ótima leitura para crianças, eu confesso que não leria, mais a achei a edição muito bem trabalhada. Gostei do cuidado com as ilustrações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Vergonhasamente nunca li nada de Tolkien, mas sei que vou gostar muito, não conhecia esse livro, mas só pel resenha deu pra saber o quanto é legal, e mais ainda por mostrar algo de certa forma íntimo dum tão consagrado autor, vou atrás enquanto ainda estamos em requícios de clima natalino. Hahhahah

    ResponderExcluir
  10. Aiiii que delicia...quero ler! Deve ser muito gostosinho, fofo, demais.
    Feliz Natalllll

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita curiosidade com esse livro. Deve ser muito bacana acompanhar essa aventura que o Tolkien fez com os próprios filhos. Que ótima ideia pra um pai <3

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Carolina!
    Gosto demais do Tolkien e poder ver um livro tão singelo e carregado de emoção, e ainda trazer gravuras que relembram a época.
    Adorei a indicação.
    “Desejo de um feliz ano novo todos nós temos, mas fazer o ano novo realmente feliz depende da atitude de cada um de nós.” (João Luis Mastrângelo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do livro Cartas do Papai Noel e embora seja um livro infantil, mas nada que inpesa minha leitura, é sempre bom voltar a lembrar da infancia com um livro lindo desse.

    ResponderExcluir
  14. Além da edição ser linda, o livro todo é um amor! Tô doida por ele.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou fã do autor desde que me conheço por leitora, e acredito que quem conheça suas histórias pense como eu. Esse livro é um amor por inteiro, além de ser uma lição de afeição, carinho e cuidado para todos nós. A edição ficou magnífica, do jeito que as cartas pediam, cheia de magia e encantamento. Com certeza é uma leitura que eu farei!

    ResponderExcluir
  16. Super caprichada a diagramação desse livro, adoro histórias de Natal, e por esse motivo pretendo ler Cartas Do o Papai Noel, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro ,mas Que lindo ...
    Adorei ,teve ser bem interessante .
    Achei super legal a ideia de escrever essa cartas u.u

    ResponderExcluir
  18. Deve ser um livro muito fofo, essas cartas devem ser maravilhosas, achei a ideia bem original e legal. Contar as aventuras vividas a cada ano é muito divertido. Ideal para presentear também.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro do Tolkien mais que livro lindo, gostei muito dos desenhos e as cartas devem ser lindas e muito fofas e gostei da capa do livro !

    ResponderExcluir
  20. Que fofura, quero muito. Do Tolkien eu só li O Hobbit, não gostei tanto assim, porém estou disposta a ler outras obras do cara, incluindo O Senhor dos Anéis e agora este, Cartas do Papai Noel ^^ Lindíssima essa edição e a ideia do livro é realmente inspiradora.
    Bjss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook