Título Original: Shadow and Bone
Tradução: Eric Novello
Série: Trilogia Grisha
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Onde Encontrar: Submarino | AmazonBr
Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
Olá leitores e leitoras, antes da chegada do esperado dia de Natal (dia de ganhar livros), eu trago para vocês a resenha de uma fantasia mágica e diferente de tudo que já li, o primeiro livro da Trilogia Grisha, da autora Leigh Bardugo.
Leigh criou um mundo só seu, e muito interessante por sinal, Ravka. Dentro do gênero, é difícil, nos dias de hoje, encontrar autores que consigam inovar de forma criativa e nos trazer algo novo. Adoro livros que nos apresentam isso, e a autora conseguiu, por isso merece um bom destaque no cenário da fantasia atual.
Em Ravka, o reino é dividido pela Dobra das Sombras. Uma faixa de escuridão que os separa e que abriga terríveis criaturas comedoras de homens, denominadas Volcras. Para combatê-los, Ravka possui os Grishas, que são indivíduos com poderes mágicos, especiais, que conseguem enfrentar os Volcras, apoiando o exército e protegendo a população de Ravka. O reino necessita de Grishas para manter as criaturas longe de seu domínio, e evitar que elas ultrapassem os limites do reino.
Os orfãos Alina e Maly, dois jovens amigos que foram criados e educados por um Duque de Ravka, estão em missão com o exército. Alina é cartógrafa do regimento e será nossa protagonista. Maly, ao lado de Alina, é um rastreador de destaque e cumpre seu papel no exército muito bem. Por conta disso, ambos foram mandados juntos em uma viagem pela Dobra das Sombras. Mas as coisas não saem como planejado quando cruzam com os temidos Volcras.
Alina e Maly lutam por suas vidas e, ao presenciar o melhor amigo sendo ferido por uma das criaturas, um poder imenso desperta na jovem. Ela não é uma humana comum, ela descobre ser uma Grisha.
Existem vários tipos de conjuradores neste mundo, que utilizam poderes e habilidades diferentes e entre os Grishas são divididos entre: os Corporalki, os Etherealki e os Materialki. Alina se encaixa como uma Etherealki, uma Conjuradora do Sol, a única viva (!), e os Grishas necessitam desesperadamente de seus poderes. Este fator a torna o centro das atenções de todos.
"Fechei os olhos quando um fluxo repentino e perfurante de luz explodiu diante de minha visão. Aquilo pareceu preencher minha cabeça, me cegando, me afogando. De algum lugar acima, ouvi um guincho terrível. Senti as garras do volcra se afrouxarem, e o baque quando caí para a frente e minha cabeça entrou em contato com o convés. Então, não senti nada mais."
A vida de Alina muda completamente deste então. Levada ao mundo de riquezas e luxos inimagináveis no Pequeno Palácio, ela precisa enfrentar então um treinamento árduo junto aos outros Grishas, para desenvolver seus poderes. No palácio, ela encontra o líder dos conjuradores, o Darkling, um conjurador das trevas. Imersa em um mundo novo, cheio de intrigas, mentiras e interesses, Alina terá de descobrir se em meio ao seu treinamento, pode confiar nas pessoas ao seu redor, inclusive no irresistível Darkling.
Com uma trama envolvente, detalhada, cheia de intrigas e mistérios para dominar o leitor, com personagens incrivelmente bem construídos que se desenvolvem durante a trama, a autora conseguiu criar uma história que merece ser lida.
O final deixa um gosto de quero mais (muito mais) e a única coisa que passou pela minha cabeça foi: "preciso ler o segundo livro agora"!
Baseada em muitos aspectos da cultura Russa, tenho certeza que Ravka e sua história foi fruto de muita pesquisa e dedicação, pois o mundo e tudo dentro dele é mágico e único. Alina é uma das protagonistas que mais gostei no mundo literário, você acompanha o desenvolvimento da personagem e espera dela atitudes realistas e plausíveis com sua realidade. Maly é o coração dela, seu melhor amigo e importantíssimo na trama também.
Sobre o Darkling, ele é um personagem enigmático, incrivelmente sedutor, mas que pode ser ou não o que todos esperam dele. Meu favorito sem dúvidas, porque adoro personagens com essa personalidade e envoltos em mistérios. Tenho certeza que os próximos livros nos revelam muito mais, nos surpreendem, e nem imagino o futuro de Alina e dos outros personagens que compõem o mundo mágico de Ravka.
A Trilogia Grisha se destacou na crítica internacional e todos os livros já foram lançados no Brasil, pela editora Gutenberg. Em edições maravilhosas, muito bem detalhadas e lindas, com uma diagramação incrível e uma das capas mais belas da estante, sem dúvidas.
Já tinha visto essa capa e fiquei atraída para saber mais da história,senti um ar Russo,mas me esqueci e nem fui atrás.É muito bom ver o post sobre ele.
ResponderExcluirConsegui me situar sobre os Volcras e Grishas,a resenha explicou bem esse mundo e também as características dos personagens.Atiçou minha vontade,quero ler e acompanhar o futuro da Alina!
Todos os livros já foram lançados no Brasil,que ótimo.
Que resenha linda! O universo Grisha é fascinante e sem precedentes. O Darkling é o personagem mais interessante dessa trilogia, realmente apaixonante. Eu adorei Sombra e Ossos. Digno de um lugar nas estantes dos adoradores de séries desse gênero. só lendo mesmo pra saber quão maravilho é esse livro.
ResponderExcluirAbraço!
Uaal, esse livro parece ser mt bom, fiquei mt curiosa sobre o que poderá acontecer com Alina. Parece ser um livro cheio de ação e mt envolvente, quero mt ler :3
ResponderExcluirCamila, assim que vi o lançamento do box desta trilogia, estou completamente louca para adquirir-lo, mas estou esperando um preço melhor surgir.
ResponderExcluirA capa é linda, digna de ser apreciada. E o conteúdo, merece com toda certeza ser lido. As mudanças que a protagonista sofre, os mistérios e fantasia, e um final que deixa com aquele gostinho de quero mais deixa tudo interessante e provocante.
Esse livro está na minha wishlist a muito tempo mas nunca acho uma promoção pra comprar ele. O que me chamou mais a atenção na primeira vez que vi esse livro foi a capa, eu achei muito linda, e depois que fiquei sabendo mais sobre o livro fiquei com mais vontade de ler. Amo fantasias e to louca pra poder começar a ler essa.
ResponderExcluirBeijos.
Amei a resenha, já tem algum tempo que quero comprar esse livro.
ResponderExcluirOi Camila!
ResponderExcluirLi a Trilogia inteira pq soube que a autora viria para bienal do dia que eu iria. Mias não gostei tanto dos livros. Concordo que a autora criou um mundo único diferente de tudo que tenho lido, mas o casal não me convenceu... Achei meio sem sal :/
Bjs
Já tem um tempo que estou afim de lê essa trilogia, acho que o mundo criado é espetacular, toda a saga da personagem o descobrimento e uso de seus poderes e a determinação de usa-los para destruir o que lhi faz mal.
ResponderExcluirCamila, esse livros e as sequências estão no meu skoob marcados como "quero ler", mas sua resenha não me fez ter vontade nenhuma de começar.
ResponderExcluirEu adooro essa trilogia! Foi uma das que concluí esse ano e to muito ansiosa por ler mais coisas dela <3
ResponderExcluirBeeijo
Resenhando Sonhos
Uma frase que mexe muito comigo: Todos os livros já foram lançados no Brasil.
ResponderExcluiradorei saber disso ! rs As capas dessa trilogia realmene chamam atenção.
Conheço os livros mas ainda não li nenhum, estou curiosa pois esse reino de Ravka deve ser maravilhoso, gosto de ler livros que são inspirados em outras culturas.
Oi Ca! Eu acho esse livro genial e você esta certa em citar que a autora inovou. Já li outra série que a trama é praticamente uma mistura desta e de Trono de Vidro e fiquei chatesda. Voltando para Sombras e Ossos, percebi que você também curtiu o Darkling. Ele é fabuloso.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Essa trilogia é uma das mais desejadas por mim há algum tempo, principalmente por conta do enredo maravilhoso que a autora criou, e da ambientação bem construída que ela conseguiu dar ao seu livro. Os elementos mágicos também são fatores que atraem o meu interesse, e misturados aos segredos e mistérios que a trama possui fica difícil resistir a leitura. As capas são mesmo incríveis!
ResponderExcluirDepois de ler seus comentários super positivos sobre esse livro, não tive como não ter ficado interessada por essa trilogia, e pretendo ler, a história parece ser muito boa, e é um estilo que curto ler.
ResponderExcluirNão conhecia o livro ,mas adorei ,a capa é linda e o enredo muito interessante.
ResponderExcluirÉ bem diferente ,adoraria ler u.u
Esse parece ser bem diferente mesmo, com criaturas comedoras de homens, poderes mágicos, uma conjuradora do sol e única,intrigas, mistérios que adoro, nossa já vai pra minha lista.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirAdoro essa serie da Leigh Bardugo com certeza foi um dos mundos mais diferentes e legais que já li, adorei os personagens que ela criou as reviravoltas e como a Alina cresce ao longo da serie um das melhores series de fantasia que já li !
Olá!
ResponderExcluirSempre vi muitas pessoas comentando sobre esse livro e estava muito curiosa, mas sempre com um pé atrás. Adorei sua resenha e decidi que darei uma chance!
Beijos