#Mês da Fantasia: Mago Aprendiz – Saga do Mago #01

Autor: Raymond E. Feist
Título original: The Magician
Tradução: Cristina Correia
Série: Saga do Mago
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 432
Onde Encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre.
Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer.
Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.

Destinado a entrar no ar no #MêsdaFantasia, Mago Aprendiz, foi o primeiro livro publicado de Raymond E. Feist e um sucesso estrondoso. Considerado pela BBC (British Broadcasting Corporation) como um dos 100 melhores livros de todos os tempos, a primeira edição da Saga do Mago data de 1982, mas a obra publicada pela Saída de Emergência no Brasil é a tradução da versão de 1991, na qual o próprio escritor editou a obra para que ficasse perfeita – também conhecida como “Edição Preferida do Autor”.

Não há um gênero que eu goste mais que fantasia. E toda vez que penso no estilo, me vem a fantasia épica tão consagrada por J. R. R. Tolkien. Eu sei que o gênero é muito mais que Tolkien, mas como diria minha tia “o amor é cego, surdo e mudo”, ou seja, nunca discuta que seu gosto é melhor que o meu, simplesmente aceite as opiniões diferentes.

De uma forma resumida, desde O Senhor dos Anéis não havia encontrado outra fantasia épica que me atraísse tanto dentro até eu pegar Mago Aprendiz

A história tem como protagonista Pug, um órfão que foi abandonado na porta de uma abadia, mas cresceu no castelo de Crydee que é comandado pelo Duque Borric de Crydee – terceiro homem mais poderoso do reino de Midkemia. Todo ano, durante o Solstício de Verão, alguns jovens do castelo passam por uma cerimônia para se tornarem aprendizes em alguma profissão do castelo. Desta vez Pug e seu melhor amigo, Tomas, irão passar pela cerimônia e o maior desejo do primeiro garoto é se tornar um guerreiro, mas são os mestres de ofícios que irão escolher seus aprendizes e não o contrário.

É assim que Pug vê seu melhor amigo se tornando um soldado e ele renegado à vergonha de se tornar um homem sem profissão até o mago Kulgan oferecer a chance de estudar magia. Ser um aprendiz de mago, para Pug, não é como ser um guerreiro, mas muito melhor que não ter profissão alguma.

Pug e Tomas começam a estudar seus futuros ofícios, cada um com suas próprias dificuldades, sem perder algumas alegrias e brincadeiras de garotos. Só que o destino coloca Pug e a filha do duque, a princesa Carline, à mira de trolls assustadores. Com um pequeno conhecimento mágico e muita coragem, o garoto salva a menina e ganha do duque o título de Escudeiro, além da posse de um pequeno pedaço de terra.

Carline, a única garota da nobreza daquela região e também a mais bela de todas, é a paixão platônica de todos os garotos do castelo, com exceção de Tomas que já tinha seu coração roubado por outra menina. Pug não foge à regra, mas ao salvá-la ele a conhece verdadeiramente além do rosto bonito. Sua impulsividade, seus momentos de garota mimada e também os meigos. É nesse período de convivência que o Escudeiro rouba o coração da princesa e a princesa enlouquece o Escudeiro.

É entre estudos, treinos, brincadeiras entre amigos e desentendimentos entre o escudeiro e a princesa que uma grande ameaça surge no reino de Crydee. Homens estranhos, de língua estrangeira e armas esquisitas começam a surgir em vários locais e a ameaça de uma futura invasão aterroriza o duque, seus dois filhos herdeiros (Lyam e Arutha), sua filha e todos os homens sábios da região.

Pug ficou alarmado. Nunca vira Tomas tão sério. O garoto mais velho era sempre o primeiro a rir e parecia não ter uma única preocupação na vida.
-Não me importa o que acha, Tomas - disse Pug. - Nada irá mudar. Seremos amigos, aconteça o que acontecer.
Tomas sorriu ao ouvir as palavras do amigo.
-Espero que você esteja certo. - Recostou-se e os dois garotos contemplaram as estrelas sobre o mar e as luzes do povoado, emolduradas como quadro pelo portão do castelo.
p. 67

Quando o duque reúne algumas evidências sobre os tais invasores chamados de tsurani são de fato guerreiros de outro mundo e com poderes desconhecidos que visam conquistar Midkemia, ele envia mensagens aos elfos e aos anões para que informações sejam trocadas e alianças possam ser feitas. 

Aglaranna, a Senhora dos Elfos em pessoa, sai da Floresta de Elvandar para conversar com o duque sobre o perigo de um futuro ataque dos tsurani. Sua visita marca o início do preparo de todos homens para a guerra que se aproxima.

Sabendo que Crydee não resistirá sozinha um ataque de grande magnitude, o duque prepara a partida com uma comitiva com dezenas de soldados, seu filho Arutha, o mago Kulgan – que também é um excelente conselheiro em estratégias de combate – e os garotos Pug e Tomas. O destino será a cidade de Krondor para pedir auxílio ao Príncipe Erland para que conduza os Exércitos do Oeste contra os invasores.

Mapa de Midkemia - Imagem: Divulgação

A jornada é longa e os perigos são muitos. A chegada antecipada do inverno e fortes ataques da Irmandade da Senda das Trevas (parentes dos elfos que há muito tempo foram expulsos das terras sagradas de Elvandar) fazem a comitiva diminuir drasticamente e a salvação surge por um encontro inesperado com guerreiros anões, incluindo Dolgan – um dos anões que mais gostei de conhecer –, que nada sabiam sobre os invasores tsurani, mas que tinham novas informações para compartilhar. 

E é em meio a mistérios, conspirações, alianças e intrigas políticas, que a guerra se inicia. Sendo assim, os riscos e ameaças aumentam cada vez mais ao mesmo tempo em que nos é despercebido quão rápido as estações do ano mudam e os anos passam. 

-Honremos os mortos! - Os doze homens de Crydee ficaram em sentido e bateram continência. Em seguida, os tsurani se voltaram para os soldados do Reino e tornaram a fazer uma mesura. O soldado que comandava gritou a ordem: - Devolver continência! - E os doze homens de Crydee bateram continência aos tsurani.
Arutha sacudiu a cabeça, com os olhos postos em homens que tinham tentado se matar uns aos outros e que trabalhavam agora juntos, como se fosse a coisa mais natural do mundo, saudando-se com continências.
-Meu pai costumava dizer que, entre as atividades mais estranhas que o homem realiza, a guerra é sem dúvida a que vem em primeiro lugar.
p. 379

No contexto da história, Pug é o protagonista, mas de uma forma prática – pelo menos neste primeiro volume – ele é apenas mais uma peça de um inteligentíssimo jogo de xadrez que não dá um grande destaque para os personagens em si, mas sim para a estratégia e a jogada final. Midkemia é o tabuleiro deste jogo que envolve homens livres, nobres e seus servos, guerreiros, elfos, anões, magos, dragões, duendes, trolls, a Irmandade da Senda das Trevas e guerreiros tsurani em uma disputa por terras e riquezas.

Além disso, os fãs de RPG vão enlouquecer completamente com essa história na qual vemos claramente referências do jogo em cada quest concluído.

É aquele tipo de leitura obrigatória para os fãs de literatura fantástica. Mago Aprendiz mistura tudo que há de melhor no conceito da Fantasia com personagens reais, que erram e têm medo, mas vão em frente para defender o que, ou melhor, quem lhes é mais precioso. Com um final empolgante, eu desafio vocês a lerem esse livro e não ansiarem loucamente pela continuação.

Termino essa simplória resenha de tal clássico memorável e poderoso confessando que minha única tristeza agora é não poder pegar Mago Mestre, o segundo livro da saga, na sequência. Mas prometo a vocês que provavelmente terão aqui no #blogLOHS um post da continuação no ano que vem! ;)







45 comentários :

  1. Achei uma história muito contagiante, ainda não li o livro, mas só de ler sua resenha da para saber que é um livro incrível, amo o livros fantasiosos assim, fiquei muito curiosa para saber o que vai acontecer :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super contente de saber que gostou da resenha! :)
      O livro é muito incrível mesmo e se você gosta de Fantasia tenho certeza que irá gostar do livro também! É ótimo!! Estou louca pelo segundo. Hahahaha

      Bjs

      Excluir
  2. Aii, fiquei empolgada com a resenha. Sempre vejo esses livros na livraria e nunca acabo levando. Mas agora você me convenceu. Assim que der vou comprar e ler, adoro fantasia :D

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeeee!!! Leva sim!! Hahahaha
      O primeiro é ótimo e só ouço elogios das sequências! Em breve lerei todos e poderei opinar melhor, mas tenho certeza que serão muito bons também.

      Espero que leia e goste muito também!

      Bjs

      Excluir
  3. gostei da resenha e to participando do concurso para ganhar o box de hp
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2015/12/mes-da-fantasia-sorteio-especial-de.html#more

    ResponderExcluir
  4. A história é contagiante, só de ler essa resenha da para saber que é um livro incrível e amo livros fantasiosos, fiquei muito curiosa para saber o que vai acontecer :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro incrível mesmo, Maisa!!
      Espero que pegue para ler qualquer dia e se apaixone também.
      Foi muito bem escrito e estou super curiosa pela continuação.

      Bjs

      Excluir
  5. Caramba,está entre os 100 melhores de fantasia da BBC e eu não conhecia!Na verdade,essa capa não me é estranha,mas não me atentei sobre como era o enredo.
    A resenha retratou bem as raças,personagens,tramas,encontradas nessa história.Gostei da Carline não ser perfeita,ter sua impulsividade e seu lado mimado mostrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helen!

      Eu também só fui descobrir o livro quando a Saída de Emergência trouxe ao Brasil.
      Ainda demorei um pouco para ler como pode notar, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo!?

      Carline não é perfeita e muda muito com os anos, a história passa ao longo dos anos e muita coisa acontece. É muito interessante de se perceber.

      Bjs!

      Excluir
  6. Eu sou apaixonada pela literatura fantástica e um livro tão aclamado como esse eu não posso deixar de ler. Só pelo fato de você o ''comparar'' com a trilogia Senhor dos Anéis eu já fiquei morrendo de vontade de ler. Adorei a resenha!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não pode deixar de ler! Hahahaha
      É um clássico da fantasia muito bom mesmo. No ramo de fantasia épica, Mago tem muito da mitologia tolkeniana, mas ele inova no enredo, na paisagem e nos personagens.
      Tenho certeza que irá gostar do livro! :)

      Bjs

      Excluir
  7. Carolina!
    Para mim o Senhor dos Anéis também é o melhor no estilo fantasia, porém se diz que O Mago Aprendiz se equivale a ele, claro que tenho de ler, ainda mais porque traz elementos que sempre busco em livros do gênero: mistérios, conspirações, alianças e intrigas políticas, mapas, reinos, etc...
    “Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudy!!

      Mago Aprendiz é muito parecido no quesito de fantasia épica de raiz, ao utilizar a mesma mitologia que Tolkien, mas mesmo assim ele cria um universo novo e uma invasão alienígena! É muito original e tem uma coerência perfeita porque tudo se deve à magia.
      Tenho certeza que irá gostar! Eu mesma estou louca pela continuação!!

      Bjs

      Excluir
  8. Carol, gosto demais de literatura fantástica, magia, mistérios, vocabulários próprios e mundos diferentes, e estou realmente empolgada para ler essa serie, que mostra ser impactante e cheia de reviravoltas que prende o leitor do começo ao fim. Leitura obrigatória, né?!
    Resenha adorável!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!!

      A história tem tudo isso que descreveu e também uma originalidade muito grande. Tenho certeza que irá amar!
      É obrigatório para todos os fãs de literatura fantástica!! Hahaha

      Espero que leia e se apaixone também pela história!! :)

      Bjs

      Excluir
  9. Oi, Carol!
    Antes de comentar a resenha mesmo preciso dizer uma coisa: Eu só consigo imaginar o Pug como um cachorrinho Pug, hahahahaha. Sorry :P
    Pronto, desabafei.
    Enfiiiiiiiim, eu quero leeeeeeeeeeer!
    Não conhecia essa saga e achei muito legal que você disse que ele é o protagonista, mas é uma simples peça de um jogo de xadrez mega inteligente.
    AMO livros assim.
    Fantasia é um dos meus xodózinhos, né?
    Espero que você possa ler o segundo logo.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina!! Eu tive o mesmo pensamento!! HAHAHAHAHA
      Ainda mandei uma pergunta para o autor perguntando sobre esse nome e se ele ouvia muitas piadas, mas ainda não recebi a resposta! Hahahaha
      Te aviso quando recebê-la. ;)

      E você TEM que ler!! É muito bom mesmo e não foi à toa que está entre os 100 melhores livros de todos os tempos. Tem um lado de fantasia épica que lembra muito o Tolkien por conta da mitologia nórdica, mas ao mesmo tempo traz uma originalidade muito forte. É muito bom!! Hahahaha

      E super inteligente. Várias estratégias, Teca! Adorei praticamente tudo. Agora estou planejando quando posso ler o segundo já! HAHAHA
      Mas te conto depois! ;)

      Bjs

      Excluir
  10. Não conhecia essa série, mas lendo um pouco mais sobre a história desse livro fiquei bem interessada, como gosto de histórias de fantasia, acredito que irei gostar muito dessa história.
    Sua resenha está muito boa e pretendo começar a ler a série em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que a resenha tenha te animado a ler esse livro!
      Vale muito a pena, viu?! É ótimo e só posso imaginar como serão as sequências!
      Espero que goste da Saga do Mago também!!

      Bjs

      Excluir
  11. Oi, Carolina!
    Sou louca para ler esse livro, mas ainda não surgiu uma oportunidade. A cada resenha fico mais ansiosa em lê-lo! Sua resenha está maravilhosa!! Agora preciso mesmo ler esse livro.
    E posso dizer que amo livros com mapas <3
    Os elementos que compõe esse livro são ótimos, fantasia, mistério, intrigas deixam tudo melhores!!
    Amei a resenha!!
    Bjão =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu também demorei para pegar o livro para ler, viu?! Estava na prateleira há algum tempo, mas não tinha tido a oportunidade perfeita até o nosso #MêsdaFantasia. O que foi ótimo porque amei muito a obra! Hahahahaha

      E vem mapa no primeiro livro!!! \o/
      Vai amar, certeza! Hahaha

      Mas espero que tenha te dado o empurrãozinho necessário para ler o livro. Depois me diga o que achou! ;)

      Bjs

      Excluir
  12. Preciso dizer que a Teca dos comentários anteriores leu meus pensamentos. Não tem como ler Pug e não lembrar deu um dog!

    "A jornada é longa e os perigos são muitos." conta, conta, conta
    A resenha deixou com vontade de querer saber a história, de conhecer os personagens, entrar nesse mundo.
    Não conhecia o livro, mas vou procurar mais a respeito ($$). haha
    Beijocas!

    http://brisaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia!!

      O nome é engraçado, né? Eu também fiquei pensando nisso desde o primeiro instante que peguei o livro! Hahahaha

      E não posso contar porque são muitas aventuras diferentes! E aí estragaria a graça, né?! ;)
      Fico feliz que esteja curiosa. O livro vale a pena, viu?
      E na AmazonBR os preços estão ótimos! Tenta lá!

      Bjs

      Excluir
  13. Citou Tolkien no começo da resenha e já me fez adicionar a minha listinha de leitura. Adoro livros desse estilo, fiquei curiosa para ler esse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! AMO Tolkien também! Dos livros infantis aos mais complexos.
      Essa fantasia lembra bem a mitologia de Tolkien, mas traz um enredo muito original. Tenho certeza que irá gostar!

      Bjs

      Excluir
  14. Como adoro fantasia, comprei o box dessa série, mas ainda não li e nem tinha lido alguma resenha e adorei, a historia parece fantástica muito boa mesmo, agora atiçou ainda mais minha curiosidade pra ler rsrs. Nossa tem mistério que adoro e fiquei curiosa com esse final empolgante. Tenho que concordar com os comentários acima sobre o nome do protagonista Pug lembra nome de cachorro mesmo rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, não acredito que tem o box da série! Leia, leia, leia!!! Certeza que não irá se arrepender!! :)

      E foi uma escolha inusitada de nome mesmo. Acredito que deva ter um significado além da raça de cachorro! Hahahahaha

      Mas espero que que goste da história também!

      Bjs

      Excluir
  15. Oi Carolina! Pra evitar ficar muito ansiosa pela continuação,assim como você, vou aguardar pra comprar o box que está lindo por sinal. Gostei do foco do livro não ficar preso somente ao personagem principal e gostei mais ainda da premissa do livro. Saber que foi considerado um dos 100 melhores livros de todos os tempos só ressalta o quanto o livro deve ser bom. E como você disse que é leitura obrigatória para os fãs de literatura fantástica, tem estilo RPG e cheio de reviravoltas... É claro que vou ter que ler né!
    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito alegre que tenha se empolgado com a história! Vale muito a pena. O box deve ser lindooo! Eu não o vi ainda, acredita?! Comprei tudo avulso mesmo.
      Mas vale a pena, viu? A história está entre as 100 melhores com razão.

      Espero que goste da história também!!

      Bjs

      Excluir
  16. Gostei muito mas muito mesmo da sua resenha. Muito bem elaborada e sem deixar nenhum ponto solto ou incompleta. Estou ansiosa para ler o primeiro livro... sempre quero ler mas sempre acabo desistindo e nem sei porque. Amo este mundo de fantasia. Não sei quando eu irei ler esta saga, mas espero que seja logo...
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Tento sempre informar da melhor forma possível sem contar spoilers - que odeio por sinal! Hahaha

      Menina, se conseguir o livro, leia! Tenho certeza que não irá se arrepender. É muito bom!!

      Bjs

      Excluir
  17. Carol, eu quero muitoooo ler essa série. Tô com vontade de me socar por não ter comprado na promoção do submarino. Adorei a história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira!! Se soubesse que tava em promoção eu a obrigaria a comprar todos! Hahahahahaha

      Mas o livro é ótimo e estou super ansiosa pelo segundo! Ano que vem com certeza lerei! :)
      Te conto mais detalhes futuramente.

      Bjs

      Excluir
  18. Conheço o livro mas nunca parei para ler sinopse nem resenha, me arrependo profundamente pois já deveria ter lido esse livro há muito tempo, adorei a resenha e esperarei a proxima ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, leia assim que possível! O livro vale muito a pena, viu?! Acho que a propaganda não foi muito forte nele, mas é ótimo.

      Próximo ano com certeza terei a resenha do segundo livro! Hahaha

      Bjs

      Excluir
  19. Eu espero comprar esse livro em breve. Logo no início, o que me chamou atenção foi "De uma forma resumida, desde O Senhor dos Anéis não havia encontrado outra fantasia épica que me atraísse tanto dentro até eu pegar Mago Aprendiz".
    Eu sou apaixonada por O Senhor dos Anéis até hoje, e estava procurando justamente por livros que fossem de fantasia épica. Mago Aprendiz será uma das minhas próximas leituras com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico MUITO feliz de encontrar outra fã de Tolkien por aqui!! E mais feliz ainda por você incluir Mago Aprendiz na sua lista. É muito bom mesmo!!!
      Espero que goste tanto quanto eu!!

      Bjs

      Excluir
  20. Sou muito afim de leer esse livro, acho interessante essa coisa da ascensão de um pacato jovem que se torna o foco e herói da história, fora esse ambiente criado toda a questão dos reinos, sei que não devemos julgar um livro pela capa mas pela capa desse livro já me senti atraído, e tenho certeza que é sim uma boa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João!!

      A capa é ótima e a história também. Tenho certeza que se pegar para lê-lo irá amá-lo!! Hahahaha

      Bjs

      Excluir
  21. Eu não conhecia essa saga a fundo, havia ouvido falar dela superficialmente, e me interessei pouco a princípio, pois não tinha tantas nem tão precisas informações sobre seu enredo. Acredito que seja uma fantasia incrível, misturando vários personagens, acontecimentos e visões, todas interligando-se de alguma forma. Confesso que a magnitude do enredo me assustou um pouco no início, mas não impedirá minha leitura futura.

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia a série ,mas gostei de conhecer ,o gênero também é um dos meus preferidos .
    E quero muito ler ,já até entrou ora lista .

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila!
    Tinha visto esse livro por ai na blosfera, mais ainda não tinha lido um a resenha dele que o descrevesse tão bem quanto você o fez. Como as algumas meninas já falaram é impossível ler Pug e não pensar em um cachorrinho rsrs. Esperando ter dindin para comprar o box da coleção :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas depois de ler a resenha fiquei bem curiosa, gostei dos personagens e do enrendo é sempre legal quando podemos ver o mapa do local onde acontece a historia se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir
  25. Excelente! Dá vontade de ler logo o livro. Recentemente li A Trilogia do Mago Negro, muito bom tb, é o estilo que chama minha atenção! Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook