#II Mês da Fantasia: Eldest - Ciclo da Herança #02

Autor: Christopher Paolini
Título Original: Eldest
Tradução: Heitor Pitombo
Editora: Rocco - Selo Jovens Leitores
Páginas: 656
Onde Encontrar: AmazonBr | Submarino | Livraria Saraiva | Livraria Cultura

Sinopse: Eldest acompanha o amadurecimento do jovem guerreiro protagonista da história. A narrativa começa três dias após a cruel batalha travada por Eragon para libertar o Império das forças do mal. O Cavaleiro de Dragões se vê envolvido em novas e emocionantes aventuras. Em busca de um tal Togira Ikonoka, O Imperfeito que é Perfeito, que supostamente possui as respostas para todas as suas perguntas, Eragon parte, junto com Saphira, o dragão azul que o acompanha desde o início da aventura, para Ellesméra, a terra onde vivem os elfos. Lá, eles pretendem aprender os segredos da magia, da esgrima e aperfeiçoar o seu domínio da língua antiga.
Olá leitores e leitoras :)

É a última resenha pré Natal, então, em nome do blog, já desejo um dia maravilhoso para vocês e que passem cercados das pessoas que amam.

Estamos no mês da fantasia e acredito que os livros do Christopher Paolini sejam um exemplo nítido de uma boa, simples e tradicional fantasia. Já resenhei Eragon, e pretendo dar continuidade a saga aqui no blog, por isso resolvi reler Eldest esta semana. Ao contrário do primeiro, este segundo volume se aprofunda muito mais no mundo criado pelo jovem autor. É um livro de transição e eu tenho uma grande tendência a gostar destes volumes. No primeiro livro, o jovem e simples Eragon encontra um ovo de dragão e com o nascimento desse ser até então extinto, sua vida muda para sempre.


Voltamos a acompanhar o nosso protagonista, Eragon, apenas três dias após o fim da batalha contra o Império de Galbatorix. A euforia toma conta do jovem guerreiro, agora considerado um matador de espectros e cavaleiro. Com seu dragão, a fêmea Saphira, ele terá muitos desafios e inimigos pela frente. O que o garoto até então viveu, foi apenas o início. E vamos acompanhar sua evolução ao longo das páginas.

Eragon & Saphira

Com a derrota do espectro, energias e maldições deixaram o derrotado Durza e Eragon se vê rodeado destes espíritos malignos. Perturbado, ele recebe ajuda de uma lenda, o "Imperfeito Que É Perfeito". Com este guia espiritual em sua mente, ele é guiado até a cidade dos elfos, Ellesméra, para que se recupere, em todos os sentidos, da tensa batalha que travou com uma entidade poderosa. Só assim ele poderia voltar a lutar, exercer seu papel e a seguir em frente na guerra contra o Império.

"Não pense nisso - ela aconselhou-o. - Você não pode alterar a sua condição, não se culpe. Viva no presente, lembre-se do passado e não tema pelo futuro, pois ele não existe e nunca existirá. Só existe o agora."


As coisas não serão tão fáceis, principalmente com uma reviravolta inicial na trama: a morte do líder dos Varden, a resistência. Sua filha, Narsuada, pretende assumir o comando, mas para que isso ocorra, Eragon deve apoiá-la mediante o conselho, que também visa controlar o garoto e seu dragão. Em meio a um jogo de poder, cabe a Eragon auxiliar Narsuada em prol dos interesses de ambos e também de seu povo.

Seguido de muitas provas de resistência, treinamentos, jogos de poder e uma nova e grandiosa batalha que se aproxima, o jovem é forçado a crescer e amadurecer de uma forma não observada no primeiro livro. Seu romance com Arya, a elfa, também é trabalhado, e nós, como leitores, podemos sentir um pouco mais de cada personagem neste livro. Também somos apresentados a novas personalidades, como Roran, o primo de Eragon, o que gera alguns momentos e diálogos interessantes para um livro de transição, também.

Eragon & Arya

Faltou algumas coisas no livro? Sim. As coisas poderiam ser um pouco mais ágeis. Mas é totalmente compreensível que a mudança, tanto de cenário, quanto de evolução, requer um tempo para ser trabalhada em nossa imaginação. Não crescemos de um dia para o outro. Não aprendemos a lutar em uma noite e assim devemos compreender essa lentidão momentânea na história. Senti um pouco de falta, inicialmente, do meu personagem favorito (depois da Saphira), o Murtagh, tão companheiro de Eragon. Mas ele tem seu destaque, seu momento e um mistério revelado próximo ao fim, e nos deixa extremamente curiosos em relação ao seu futuro. Este personagem e suas revelações se tornam uma surpresa para nós. Eu amei.

Murtagh s2

Eldest supreende os leitores de Christopher de uma forma muito positiva. Agora vou seguir minha leitura para o terceiro livro, e será inédito para mim pois havia parado no fim deste volume, então estou animada para o que nos aguarda. Brisingr, o título do terceiro livro, significa fogo e acredito que realmente as coisas vão queimar. E a pergunta que deixo no ar para atiçar a curiosidade de vocês: se o dragão de Eragon é azul e fêmea, quem é o dragão vermelho da capa de Eldest? Hmmm....

Fica a dúvida... 
Leiam sem medo a obra do jovem autor americano, pois ele soube descrever um mundo clássico, até mesmo comum, mas com nuances únicas e personagens cativantes. Eu adoro as lendas e os dragões, são muito bem descritos, maravilhosos. Eragon é como a um clássico filme que assistimos várias vezes e sentimos aquela nostalgia por estar ali, vivenciando de alguma forma aquela história. Adoro essa saga desde muito jovem, agora me lembro do porquê. Também gosto muito das capas dos livros, e a edição da Editora Rocco é impecável. Nos vemos em Brisingr!



*

Merry Christmas, everyone! :)






13 comentários :

  1. Primeiro que feliz Natal também!♥
    E enfim, eu amo toda a série de livros de Eragon!! É daquelas que eu conheci há anos atrás e fiquei desejando comprar pra ler desde esse momento. Pra mim esse é o melhor livro da série (seguido por Herança, que também é perfeito!). E o autor é bom mesmo, escreve muito bem, pelo que eu já li sobre ele, ele escreve desde pequeno, e quanto mais cedo melhor não é?).
    Amei a resenha. Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal pra você também.
    Agora, sobre essa saga, vou admitir que não li porque achei o film uma porcaria, na verdade achei tão ruim que pensei que o livro também não seria muito bom, mas depois ouvi tanta coisa boa do primeiro, e pela resenha parece ser bem interessante. Uma pena quando acontece essas adaptações ruins, parece que não tem cuidado, só querem literalmente dinheiro em cima dos fãs.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa série, porque também adoro dragões, mas sempre vejo comentários negativos a respeito dos livros após Eragon. Sua resenha me deu uma animada e com certeza darei uma chance para eles. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Feliz Natal! =D

    Eu li Eldest e me apaixonei. na verdade, gostei da série completa!
    Super like!

    PS: Deveria ser adaptado para os cinemas, não acha?

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  5. primeiro: feliz natal atrasado!!!
    segundo
    eu li o eldest a muito tempo atrás(quando a série ainda era supostamente uma trilogia - tem na capa da minha edição, tá?). na verdade foi uma das leituras abandonadas, justamente pela falta de velocidade
    o outro motivo foi que eu estava adivinhando o que ia acontecer em seguida, as vezes até as falas dos personagens!!! e na época não tinha expectativa de quando sairia o último, digo o terceiro
    como eu disse em outro post eu tenho uma relação amor/ódio com essa série
    mas eu sou apaixonada pela saphira!!! (eu quero uma para mim!!!)

    mas mesmo assim é uma série que eu recomendo(afinal, essa capacidade de "adivinhar" só vem depois de muitos livros lidos),
    em especial para quem está começando a ler livros de fantasia e tb para o público jovem

    ResponderExcluir
  6. Feliz Natal para você também atrasado mas ta ai. Ainda não li os livros só assisti o filme que teve e adorei. Esse volume está recheado de novidades fiquei curiosa em saber sobre esse Dragão vermelho que deve ser macho e me perguntei se aparecerá mais deles.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camila!!
    Como foi seu Natal? Espero que tenha sido perfeito!! Nunca li nenhum dessa série, só assisti o filme mais sempre tive curiosidade de saber mais sobre essa história e fiquei bem surpresa quando descobrir que essa série tinha 4 livros!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive a oportunidade de ler nada do Christopher Paolini, infelizmente. Mas são tantas pessoas que vem me falar bem desse livro. Eu adoro histórias que envolvem dragões pois sou apaixonada por eles. Toda essa história de batalhas com eles e seu envolvimento com o dono me deixam envolvidas.
    Espero poder ler esse livro um dia. Na verdade a saga toda ! haha

    ResponderExcluir
  9. Já me prometi dezenas de vezes que leria essa série para saber a continuidade e desenvolvimento da história de Eragon, afinal o filme terminou com o final em aberto e pelo tempo que já passou desde adaptação do primeiro não vai ter continuação da franquia. Quero saber como se desenrola a trama, o conflito contra o tirano da história, e sabem se de fato os dragões estão extintos e quem são os dragões das capas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo bem?
    Eu vi uma vez que eu estava em São Paulo o primeiro livro, mas não comprei (que raiva de mim nesse exato momento), eu amo tudo o que envolve dragões, então imagina eu lendo essa saga?
    Eu adoro quando o segundo livro supera o primeiro e vemos os personagens amadurecendo, e o autor escrevendo coisas ainda mais fascinantes.
    Vou procurar ler, minha listinha tá só aumentando kkk
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  11. Acho muuuuuito lindo o box dessa série, está na minha lista!

    ResponderExcluir
  12. Gostei,vai para minha lista a capa também é linda quero ler

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que pesquiso sobre essa trilogia, amei a resenha do blog. Me deixou ainda com mais vontade de ler rsrs

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook