Autora: C. J. Redwine
Título original: Defiance
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
Série: Trilogia Desafio
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Onde encontrar: AmazonBr | Cultura | Saraiva | Submarino
A editora Novo Conceito lançou esse livro ano passado (2014) e fiquei louca para lê-lo só pela sua capa belíssima. Quando li a sinopse, a vontade aumentou ainda mais. Assim que tive a oportunidade, comprei. E não me arrependo de maneira alguma.
Sinopse: No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou.
Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.
Devo ser bem sincera e confessar que não consigo dizer se o livro é uma distopia ou uma fantasia, ou talvez seja uma mistura de ambos os gêneros, o que importa é que fãs de ambos irão gostar da história.
O livro nos apresenta um mundo pós-apocalítico. Um dia, enquanto a terra era perfurada atrás de petróleo e outras riquezas, monstros surgiram dos buracos e arrasaram cidades inteiras. Os governos mundiais enviaram tropas e mais tropas até não existir mais liderança alguma, apenas pessoas fugindo destes seres guiados pelo barulho e chegamos quase a extinção dos humanos na Terra.
Eis que em meio a esse caos, alguns poucos soldados retornaram, se separaram e cada um criou sua própria fortaleza. As pessoas começaram a reparar que esses locais não eram atacados pelos terríveis monstros e seguiram até lá pedindo por proteção. O preço? Obediência absoluta ao Comandante de cada “cidade”. Foi assim que as pessoas ficaram presas em uma ditadura em que a saída dela significava a morte.
A história é dividida pela narração dos dois principais protagonistas: Rachel e Logan. Ela é a filha do melhor rastreador do Comandante Jason. Seu pai era um mensageiro, um homem que tinha a coragem de sair pelas Terras Ermas – onde não se tinha a proteção da fortaleza – para fazer entregas a outros reinos. A mãe de Rachel morreu no parto e ela foi criada pelo pai e por Oliver, um velho cozinheiro que ela considera como um avô.
Logan é filho de uma mulher que desobedeceu ao Comandante. Ele viu sua mãe ser chicoteada até a morte e depois foi banido da sociedade pelo mesmo homem. Logan era apenas uma criança, mas a lei era decidida pelo líder. Foram Oliver e Jared (pai de Rachel) que se apiedaram dele e o adotaram. Deram a Logan um lar e uma família. O rastreador ainda tornou o garoto seu aprendiz. Ele é um gênio, um inventor, mas escolheu seguir a profissão de mensageiro para que um dia conseguisse ir embora e nunca mais voltar.
Você deve entender que o livro irá dar todas as informações sobre esse universo incrível aos poucos. Apresentando um mundo misógino com aspectos medievais, no qual a mulher não tem nem a liberdade de comprar comida sem um homem para “protegê-la” e, ao mesmo tempo, com tecnologias que ainda não conseguimos encontrar na nossa realidade.
A história em si começa com a leitura do testamento de Jared, pai de Rachel e mestre de Logan. O rastreador estava em uma missão secreta a serviço do Comandante Jason e nunca mais voltou. Depois de uma longa espera, sua morte foi decretada. Mas Rachel e Logan não acreditam que um homem com tantas habilidades como ele possa ter morrido. Só que isso não impede o procedimento.
Rachel ainda precisa de um “protetor”, além de estar próxima a idade de ser oferecida em casamento – caso um dos homens da cidade a queira. Todos acreditam que Oliver, seu avô adotivo, será responsável por ela, mas Jared surpreende a todos colocando Logan (com apenas 19 anos) nessa função.
A garota se rebela, mas no fim não tem escolha alguma. Ocorre que dois anos antes, Rachel se declarou a Logan e foi completamente rechaçada por ele. Essa mágoa permanece comandando as ações dela por todo o começo do livro o que a faz uma personagem idiota sem noção da vida em um mundo perigoso.
Contra as ordens impostas pelo Comandante, Jared secretamente ensinou sua filha a lutar, se defender e a sobreviver nas Terras Ermas sozinha, sem a necessidade de um homem para protegê-la. As únicas pessoas que sabem desse fato são Logan e Oliver. Mas Rachel continua sendo uma adolescente ingênua e sem real noção dos perigos e de até onde as pessoas podem chegar em busca de sobrevivência e poder. Ela acredita que apenas com o conhecimento cedido pelo pai é capaz de qualquer coisa.
Logan estava organizando um plano para sair em busca de seu mentor, Jared, mas não compartilhou seu planejamento com Rachel. Esta achava que o garoto não ligava para seu pai e resolve sair sozinha pelas Terras Ermas até encontrá-lo. Só que o plano de Rachel é frustrado pelo Comandante que descobre que seu melhor rastreador tinha escondido dele uma encomenda muito importante. Ele então quer controlar os dois jovens para que tragam a ele esse precioso pacote.
Confesso aqui que achei o começo muito chato por conta da Rachel. Ela era muito ingênua e tornava as coisas piores do que já estavam. Mas, infelizmente, por conta de ações cruéis do Comandante Jason, ela se vê obrigada a crescer e amadurece muito. Logan se torna um amigo no qual ela pode confiar e o único que acredita, assim como ela, que Jared ainda está vivo. E os dois se juntam para criar um plano, fugir do Comandante e encontrar o famoso rastreador.
Mas o Comandante é como uma cobra. Ele é ridiculamente cruel. Sem nenhum remorso em matar, seja quem for. Não sei que tipo de problemas ele tem com relação as mulheres, mas em sua ditadura (como disse antes, ele cria as próprias leis, as julga, e condena) apenas os homens têm algum tipo de liberdade. As meninas não podem nem aprender a ler e a escrever. Ele é terrível e eu desejei sua morte durante o livro inteiro. Mas ele também é muito inteligente e cria armadilhas e joguetes para destruir todos que o desafiam ou que colocam em risco seu poder absoluto.
Graças a esse vilão odioso, Rachel e Logan são separados e cada um deve enfrentar problemas diferentes para se reencontrarem e também para buscarem Jared, que acreditam estar ferido em algum lugar das Terras Ermas e por isso impossibilitado de retornar à fortaleza.
“Em breve, o Comandante vai saber exatamente o quanto ele me fortaleceu.”
Rachel, p. 264
Depois do amadurecimento de Rachel, esse livro só melhorou. Os personagens mudaram, há uma inversão de papéis, sofrimento, sangue e morte. A história é muito bem construída. Os personagens são completamente cativantes e eu me emocionei com algumas cenas que foram muito bem escritas.
Em meio a toda a desgraça, Logan e Rachel se descobrem apaixonados. Mas eles não são mais quem eram e não sabem como seguir em frente. Eles (principalmente Rachel) querem vingança do Comandante e é esse ódio que move para o clímax do livro.
O fim é uma surpresa inesperada e muito bem recebida. Ele fecha uma parte da história, deixando uma aba em aberto para o próximo livro da trilogia. Eu fiquei desejando muito ler a continuação, mas a Novo Conceito ainda não divulgou notícias sobre a publicação. De qualquer forma, recomendo muito o título e tenho certeza que não terão nenhuma reclamação.
“Olho para eles e percebo em seus rostos algo que nunca imaginei que voltaria a ver. Esperança.”
Rachel, p. 364
Oeeee Carol!
ResponderExcluirLi Desafio no começo do ano com uma amiga e nossaaaaaaaaAAAaaaA amamos demais a primícia de Desafio (e o Logan, pq né, cocoto <3).
Ao contrário de você, não gostei muito do final por causa do romance mais presente, eu tava adorando que o casal fosse sem mimimi e depois começou as declarações ZzzZZ ai me deu sono, mesmo que eu shippo muito a Rachel e o Logan kjasdkjadkl
Agora só esperar a NC trazer os próximos livros dessa trilogia sensa <3
Besos!
~nathália n.
www.livroterapias.com
Oi, Rízia!!
ExcluirEu não achei o romance muito forte em momento algum do livro para ser sincera, mas eu tenho uma queda grande por personagens problemáticos (hahahaha). Na minha concepção, a Rachel e o Logan se transformam totalmente em duas pessoas completamente diferentes do início tanto por conta de tudo o que passaram quanto por outras questões.
Quero muito ler a continuação também para ver como eles vão se virar agora! hahaha
Bjs
Eu ainda não conhecia o livro, mas acabei de ler um que possui alguns aspectos em comum (planeta devastado e comunidades separadas) e gostei bastante. Esse também me pareceu muito bom e eu com certeza vou amar o romance no final!
ResponderExcluirhttp://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/
Recomendadíssimo, Fernanda! Certeza que não vai se arrepender! ;)
ExcluirBjs
Eu comecei a ler o livro, mas dei uma parada por culpa da personagem, o livro promete muito, mas irei deixar uns dias passar por que por conta da correria não estaria tão focada assim na historia, deixando passar muita coisa ou até mesmo desistindo por não ter paciencia com a fase da protagonista.
ResponderExcluirEnfim, as expectativas tão bem altas agora.
Beijos
Eu também tive problemas no começo! Mas não desisti e gostei muito do final.
ExcluirNão desista também, Yasmim! Espero que volte a leitura em algum momento e que goste do livro.
A protagonista irrita um pouco, mas ela tem que amadurecer e tanta coisa vai acontecer ainda... É muito complexo! Mas é bom. Recomendo. :)
Bjs