#Entrevista - Denise Flaibam, Autora de Os Mistérios de Warthia


Olá leitores e leitoras! Como estão? Hoje temos uma entrevista muito especial em nosso blog, eu diria "Fántástica". Esse post especial faz parte de uma série de posts de divulgação do novo livro da autora Denise Flaibam, "A Fortaleza do Dragão", segundo da Quadrilogia Os Mistérios de Warthia, vamos falar um pouquinho sobre os livros, o futuro da série e dos personagens e um pouco sobre esta jovem autora!



Gostaria de agradecer a Denise por se disponibilizar a nos conceder essa entrevista e por ser tão simpática e receptiva, muito obrigada! Confiram a nossa entrevista exclusiva, espero que gostem!



Oi Denise! Obrigada novamente por nos conceder esta entrevista. Primeiramente, por que decidiu se tornar escritora? Teve alguma influência literária? 


Minha mãe foi quem deu esse “empurrão” na minha paixão pela literatura, então é a graças a ela que decidi me tornar escritora. A ideia de contar histórias para outras pessoas, criar personagens e dar vida a eles sempre me motivou, e motiva até hoje. Existe uma sensação indescritível em colocar as palavras no papel e tecer uma boa história, algo que você lê e pensa “quero que meus leitores se aventurem nessa trama como eu fiz”, então, desde que comecei essa carreira, ainda nas fanfics, esse sempre foi meu pensamento motivacional.

Como é ser escritora no Brasil? Como é a relação com as editoras nacionais?


Ultimamente, com certeza, não é tão difícil quanto a uns anos atrás. Mas, graças ao crescimento do mercado, como em qualquer emprego, precisamos nos adaptar a uma maior demanda. É bom saber que a literatura nacional está crescendo tanto, e fico muito feliz em fazer parte dela!
As editoras finalmente estão abrindo os olhos para os autores contemporâneos daqui, mas ainda é um caminho difícil. O mercado é concorrido, e os livros nacionais ainda custam a chegar às estantes dos leitores por causa dessa massa de títulos que a gente encontra. É uma questão a ser trabalhada com o tempo pelas editoras, porque nota-se como está se dando mais importância aos escritores da nossa terrinha – e isso só tem a melhorar e crescer.

Quais foram suas inspirações para criar o seu próprio universo na trilogia Mídria? E em relação aos personagens?


Warthia surgiu minha vontade de inventar um novo mundo graças a minha paixão pela Terra Média do Senhor dos Anéis. Eu assistia os filmes várias e várias vezes seguidas, li os livros num piscar de olhos, e queria muito criar uma terra fantástica tão vívida quanto aquele lugar; queria um mundo só meu, onde eu pudesse construir as minhas próprias aventuras. Eis que piscou, na minha mente, Warthia e a garota que deveria salvá-la das trevas, e dai para frente eu não parei mais.
Sobre os personagens, na hora de criá-los, gosto de colocar um pouquinho do meu mundo em cada um. A Ývela, por exemplo, tem muito das minhas melhores amigas. O Guillian foi inspirado num professor de Ensino Médio que eu tive, e por ai vai. Detalhes em personalidades de pessoas que eu conheço sempre vão parar nas minhas criações. Também adoro me inspirar em atores e atrizes para criar o visual dos personagens, isso ajuda bastante na hora de imaginá-los.

A Fortaleza do Dragão será seu segundo livro publicado da trilogia. Quais as principais diferenças entre este e o primeiro volume?


Acho que um dos pontos principais, que eu gostei muito de trabalhar, foi o crescimento dos personagens e das relações entre eles. O primeiro livro é bastante introdutório, tanto ao universo de Warthia quanto aos seus protagonistas, então, em A Fortaleza do Dragão, veremos os nossos queridos conhecidos vivenciando momentos mais densos, tendo que fazer escolhas mais complicadas, enfim, tudo que os aproxima de uma grande batalha. Os novos personagens que vão aparecer, também, enriquecem muito a trama – e isso expande os pontos de vista, deixando a visão do mundo de Warthia bem mais ampla ao leitor.
Prometo muitos surtos para os shippers de plantão também! E muitas revelações bombásticas a respeito do futuro e do passado de várias figuras. Preparem o coração!

O segundo livro será publicado de forma independente. Como foi esse processo de publicação?


Escolhi deixar a minha antiga editora porque percebi que era o melhor para os livros e para os leitores. Depois de promessas e uma delonga extensa em realizá-las, decidi seguir em frente sozinha porque esperar por dois anos por uma continuação é mais que suficiente. Ainda mais porque eu tenho o livro 3 prontinho também, então não tinha porque manter os leitores no escuro por muito tempo. Me apaixonei pela Amazon e encontrei uma gráfica atenciosa para a impressão dos livros, então só coisa boa desde que tomei essa decisão.

Na sua percepção, é muito diferente publicar livros independentes em comparação com uma editora nacional? Poderia citar um exemplo? 


Sim, porque você está sozinho. Literalmente! Tudo depende de você, então você tem que correr atrás para deixar as coisas prontas. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário. Por exemplo, você tem mais controle sobre o livro, desde a diagramação até a impressão, o envio, o custo, as vendas – o trabalho aumenta, mas é algo que eu sinto muito alegria em fazer, então não vejo como um problema.

Além de finalizar sua trilogia fantástica, tem planos de continuar escrevendo? Dentro do cenário de ficção/fantasia ou pretende escrever outros gêneros também?


Com toda certeza! O que não me faltam são ideias para os próximos livros!
Além de Warthia, tenho outro livro pronto, que se chama Rubi de Sangue. É uma ficção histórica que se passa na era de ouro da pirataria. Se quiserem saber mais sobre o livro, deixarei o link do Wattpad onde postei alguns capítulos!
No momento, estou trabalhando em dois livros: uma comédia romântica baseada nas músicas dos Beatles, volume único, e num apocalipse zumbi. Tenho uma dark fantasy em andamento também, além de uns dez projetos engavetados prontos para serem escritos. E, claro, o quarto e último livro de Warthia!

Qual reação está esperando dos seus fãs com o lançamento do segundo livro no próximo mês?


Quando eu escrevi A Fortaleza do Dragão pela primeira vez, em 2012, tinha muitos detalhes para serem trabalhados que eu só percebi no momento em que vi o pessoal comentando sobre o primeiro livro; coisas que eu evolui na escrita graças a opinião de quem não conhecia Warthia como eu conhecia. Portanto, agora, a emoção é um misto de ansiedade e nervosismo, porque esse segundo livro é o meu favorito da série e eu estou há anos esperando para ver o que os leitores vão achar dele!
Espero que se apaixonem pela história como eu me apaixonei ao escrevê-la.

Poderia nos contar algumas novidades da trilogia? O que devemos esperar do terceiro e último livro? Alguma previsão de lançamento?


Na verdade, é uma quadrilogia! Como 4 é um número mágico e significativo em Warthia, fechei a série em quatro livros pra manter esse padrão. O terceiro volume já está pronto, e devo pedir aos leitores para que sejam fortes, porque a história vai começar a caminhar para um caminho mais sombrio. Costumo brincar dizendo que o terceiro livro "é o livro da dor", mas nem tudo é sofrimento, então tem muita coisa boa nele também - romance e muita ação! Estou trabalhando na escrita do último volume agora e pretendo deixá-lo pronto até o fim do ano.
Minha ideia é lançar o terceiro volume em 2016, no primeiro semestre, e o último volume da quadrilogia em 2017. Nesses intervalos, vou estar liberando alguns contos prequel para os fãs não ficarem muito tempo longe de Warthia.

Obrigada novamente Denise, adoramos a entrevista, sua simpatia e atenção aos blogueiros! Conte conosco sempre.



Ainda não conhece Os Mistérios de Warthia?! Acessem a nossa Resenha de A Profecia de Mídria, o primeiro livro, Aqui.


E confiram o Book Trailer também do primeiro livro da Quadrilogia!




Links Úteis: 


A Profecia de Mídria - Amazon
Os Guardiões: Um Conto da série Os Mistérios de Warthia (E-book) - Amazon
A Fortaleza do Dragão (Pré-Venda) - Reserve seu exemplar através do email: deniseflaibam@hotmail.com


Espero que muitos de vocês se aventurem em Warthia também! Eu já estou lendo uma prova de Fortaleza do Dragão e adorando! Recomendadíssimo aos amantes de uma boa aventura, romance e fantasia! Beijos leitores! 















7 comentários :

  1. Parabéns pela entrevista! Não conhecia a autora nem o livro e agora estou simplesmente apaixonada pelos dois! kkkk Muita coragem dela em tentar publicar o segundo livro de forma independente, deve ser bem complicado, e como ela mesmo falou você faz praticamente tudo sozinho. Muito sucesso para autora!
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?


    Eu não conhecia a autora nem o seu livro, mas fiquei bem curioso, achei a Denise bem descontraída e simpática. O Booktrailer está simplesmente fantástico, bem produzido. Desejo muito sucesso para ela e seus livros.

    Beijos.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. "Warthia surgiu minha vontade de inventar um novo mundo graças a minha paixão pela Terra Média do Senhor dos Anéis."

    Esse é motivo suficiente para que eu vá atrás dos livros da autora :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Camila.
    Adorei a entrevista com a autora. Na verdade, já estou querendo ler o que ela escreve há tempos. Pretendo fazer isso em breve.
    Realmente, como ela bem disse, o mercado para livros nacionais está crescendo, apesar de ainda ser bem difícil para um autor conseguir publicar por uma grande editora por aqui.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca pra ler esse livro! O primeiro ficou fantástico e o comecinho do segundo está maravilhoso!
    A Denise está cada vez mais nos encantando com seus livros!!!

    www.cladassombras.blogspot.com.br - Participe do nosso top comentarista de junho.

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    eu não conhecia o livro e nem a autora, eu gostei bastante da entrevista e ela foi muito sincera, gostei do fato dela ter escolhido fazer a segunda publicação de forma independente, acho que mesmo com todo o trabalho o prazer de fazer tudo pelo livro deve aumentar.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei da entrevista, não conhecia a autora, nem o livro, achei interessante =)

    Bjs,
    Fernanda

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook