#Especial Star Wars: Universo Expandido




Vamos falar sobre uma dúvida que acomete muitos fãs e alguns interessados em conhecer o que transcende os atuais sete filmes de Star Wars: o universo expandido (UE). Tudo que não foi criado e produzido por George Lucas, ou Lucasfilm (no caso Disney), é considerado o universo expandido, de forma geral. Desde livros, quadrinhos, games, séries de tv e brinquedos, tudo possui seu espaço neste universo que crescia a cada dia. Foi um crescimento, que após a primeira trilogia, era inevitável.


Porém, para ser considerado um legítimo livro ou material desta expansão de Star Wars, existe uma regra básica: nada neste universo pode contradizer os filmes, ou outras obras criadas para ele. Quando os filmes contradizem o universo expandido, ele se adapta a essas mudanças. Porém, nada no material extra pode mudar ou contradizer o que já foi criado por George Lucas. Se fugir destas regras, a história não é considerada legítima.

Inicialmente, a primeira expansão ocorreu de uma forma pouco planejada, ou seja, após os filmes, o público em geral queria mais. George Lucas já havia lançado, após o episódio IV, um romance narrando os acontecimentos de Star Wars em formato literário, oficializando sua obra além dos filmes. Com este espaço, surgiu a primeira história que iria além do material "oficial" de Lucas. Uma história na revista Marvel Comics' Pizzazz, em 1977.
Em fevereiro de 1978, veio o primeiro livro não canônico, escrito por Alan Dean Foster, denominado Splinter of the Mind's Eye. E desde então, o universo cresceu mais e mais.

"Depois que Star Wars foi lançado, ficou aparente que minha história — não importa quantos filmes levaria para ser contada — era apenas uma de milhares que podiam ser contadas sobre os personagens que habitam sua galáxia. Mas essas não eram histórias que eu estava destinado a contar. Ao invés disso, elas viriam da imaginação de outros escritores, inspirados pelo vislumbre de uma galáxia que Star Wars provia. Hoje, é um maravilhoso, e inesperado, legado de Star Wars que tantos escritores talentosos estão contribuindo novas histórias para a Saga." ― George Lucas, da introdução de Splinter of the Mind's Eye, em 1996.

Nos aproximadamente trinta anos seguintes, surgiram centenas de histórias, tramas, novos personagens e aventuras dos já tão queridos heróis de Star Wars, seja em quadrinhos, livros, games e material para a TV. Tudo isso conviveu harmoniosamente com os filmes e com os fãs, e muitos fãs até hoje engrandecem e valorizam muitas obras do UE (inclusive nós aqui do blog).


Em 2014, com a aproximação da nova trilogia, produzida após a venda para a Disney em 2012, veio o fim do Universo Expandido como os fãs o conhecem.
O antigo UE, foi descartado pela Disney para que novos livros possam se encaixar melhor na cronologia dos filmes e do futuro da franquia. Mas descartados!? Calma, eles foram transformados em Legends. Como o próprio nome diz, "Lendas", o selo Legends, compõe o antigo universo expandido, que através de seus livros, quadrinhos e tudo o mais, criou muitas histórias para Star Wars. Identificados com uma faixa dourada e eternizados neste selo, podemos acompanhar as histórias maravilhosas que foram escritas até então.

Coleção de Fã by Simple Tricks & Nonsense
A partir de 2014, os novos livros, intitulados cânones, surgiram. Se encaixando na cronologia dos filmes de forma mais "adequada" e legítima, os autores que publicaram livros cânones se atentaram em seguir a linha dos filmes e não interferir no futuro da franquia, ou seja, após o episódio VI, até então o episódio VII era apenas o futuro. Agora, podem explorar o universo conforme a Disney lança seus livros. Por isso temos um vislumbre nos novos cânones já lançados.

Difícil? Nada disso. Tudo é simples e ordenado através de uma linha do tempo. Como nós temos uma linha histórica na Terra, Star Wars também tem. E o ano zero é considerado por uma batalha muito importante, denominada A Batalha de Yavin, na qual a Estrela da Morte de Darth Vader foi destruída e é considerada a maior batalha galática deste universo. Por isso ao analisarem uma linha do tempo de publicações vão encontrá-la ali.

Vamos falar dos livros? Separamos Legends e Cânones já publicados no Brasil para vocês. Não existe uma ordem de leitura que é obrigatório seguir. Cada livro se passa em um momento do universo, a linha do tempo é o suficiente para que você possa se situar antes de iniciar determinado livro. Aproveitem e escolham seus favoritos pra começarem a leitura!

Acesse aqui a Linha do Tempo oficial da Editora Aleph para seus livros.



Com o sucesso imediato do Episódio IV: Uma Nova Esperança, foram lançados livros e HQs narrando desde histórias paralelas até teorias de como seria o final da trilogia clássica, no caso do Episódio VI: O Retorno do Jedi que não havia sido lançado ainda. Mas nenhuma dessas obras teve o aval do próprio George Lucas para a publicação.
O primeiro e, provavelmente mais marcante, livro com autorização do criador da franquia dentro do Universo Expandido foi Herdeiro do Império, escrito por Timothy Zahn e publicado em 1991. Até então as editoras não tinham certeza de que os fãs de Star Wars gastariam dinheiro comprando livros da saga. Foi uma aposta arriscada com Timothy, mas certeira! O título se esgotou em quatro semanas de vendas e ainda foi necessário uma reimpressão maior, tamanha era a demanda do público.


Comandante Thrawn
Herdeiro do Império faz parte da trilogia Thrawn, com as sequências Ascensão da Força Sombria e O Último Comando, e foi considerado o Episódio VII de Star Wars até o anúncio da Disney do filme O Despertar da Força. Os três livros ditaram o futuro dos protagonistas da trilogia clássica (Luke, Leia e Han), além de acrescentarem novos personagens que viriam a aparecer em novas histórias de outros autores. Foi criado então uma linha de divisa a partir da trilogia Thrawn, e muitos – se não todos – livros Legends tiveram como base a obra de Timothy.
Depois do primeiro livro, o autor ainda escreveu mais sete obras dentro do Universo Expandido, sendo uma delas, que conta uma aventura estelar de Han Solo, intitulada Os Canalhas, está prevista para ser lançada pela Editora Aleph agora em 2016.

Com os lançamentos oficiais de novos filmes, muitas obras Legends acabaram desacreditadas. Mas até hoje ainda temos livros e HQs importantes que marcaram gerações de fãs e tiveram um papel fundamental na história que compõe o Universo Expandido de Star Wars.

Você pode conferir abaixo alguns títulos relevantes de livros e HQs que fazem parte do selo Legends e já foram publicados no Brasil.


Herdeiro do Império, de Timothy Zahn.
Publicado pela Editora Aleph.
Sinopse: O primeiro volume da consagrada trilogia Thrawn. Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destróier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedi.
Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do Universo Expandido de Star Wars.

Provação, de Troy Denning.
Publicado pela Editora Aleph.
Sinopse: Uma última aventura para Han, Luke e Leia. Star Wars: Provação se passa 40 anos após os acontecimentos do filme Star Wars - Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga Star Wars em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.

Kenobi, de John Jackson Miller.
Publicado pela Editora Aleph.
Sinopse: A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança.
Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.


Troopers da Morte, de Joe Schreiber.
Publicado pela Editora Aleph.
Sinopse: Nesta intrigante e singular história de terror, consagrados heróis da saga terão de enfrentar pesadelos imensuráveis. Quando a nave-prisão imperial Purgação – residência temporária de quinhentos dos mais cruéis assassinos, rebeldes e ladrões – quebra em um ponto isolado do espaço, a única esperança da tripulação parece estar em um destróier estelar encontrado vagando no vazio. Uma equipe de inspeção é então enviada à nave abandonada, em busca de peças para o conserto da Purgação. No entanto, somente metade dos integrantes da equipe retorna... trazendo consigo uma terrível doença, tão letal que, em questão de horas, quase toda a tripulação a bordo do Purgação morre dos modos mais assustadores. E a morte é apenas o começo.

Sombras do Império, de Steve Perry.
Publicado pela Editora Aleph.
Sinopse: São tempos sombrios na galáxia. Enquanto a princesa Leia organiza uma missão para resgatar Han Solo do terrível Jabba, o Hutt, Darth Vader vasculha a galáxia atrás de Luke Skywalker, com o objetivo de recrutá-lo para o lado sombrio da Força.
Para atender a ordem do imperador Palpatine, o Lorde Sombrio une seus esforços a Xizor, poderoso líder de uma organização criminosa. Mas Vader não é o único a querer as graças do imperador, e seus planos podem ser colocados em risco, já que o chamado Príncipe Negro pode ter outros interesses nessa empreitada.


Quadrinhos


Star Wars: Legends nº 00
Publicado pela Panini Comics.
Sinopse: Situada um pouco antes dos eventos vistos no clássico filme Star Wars: Uma Nova Esperança, esta aventura apresenta o temido lorde sith Darth Vader tendo de lidar com uma tentativa de assassinato. No entanto, aqueles que o ameaçam não tem a real compreensão de quem estão atacando. Em uma trama que se conecta à revista mensal publicada pela Panini, esta edição é estrelada por um dos mais admirados personagens da saga criada pelo cineasta George Lucas e serve como ponto de partida para as histórias criadas pelo roteirista Brian Wood.

Star Wars: Legends
Publicado pela Panini Comics.
Sinopse: Em uma galáxia muito, muito distante… Após a destruição da Estrela da Morte, os rebeldes são perseguidos pelo Império por toda a galáxia. Suspeitando da existência de um espião em suas fileiras, a princesa Leia forma em segredo um esquadrão X-Wing – e conta com Luke Skywalker para investigar e expor o inimigo, enquanto Han Solo e Chewbacca são enviados em uma missão secreta… Volte aos tempos mais sombrios – e até então desconhecidos da história de Star Wars -, quando o Império expandia seus domínios e Darth Vader caçava implacavelmente os Cavaleiros Jedi por toda a galáxia! 

Star Wars: Boba Fett Inimigo do Império
Publicado pela Panini Comics.
Sinopse: Numa história passada antes dos eventos de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, Darth Vader contrata Boba Fett para que encontre e lhe traga uma pequena caixa cujo conteúdo pode mudar o destino da galáxia. Mas há um porém: Vader não confia em ninguém, e o conteúdo da misteriosa caixa é importante demais para que o caçador de recompensas tenha permissão de continuar vivo após abri-la! E ainda: trabalhando a serviço de um Hutt, Boba Fett precisa capturar um mágico intergaláctico – e o fato de seu alvo já estar morto é apenas um pequeno empecilho para o maior caçador de recompensas da galáxia!

Star Wars: Boba Fett Está Morto
Publicado pela Panini Comics.
Sinopse: Boba Fett está morto! O mais famoso caçador de recompensas da galáxia foi caçado. Seu corpo encontra-se largado e quebrado no chão do deserto, repleto de tiros de blaster. Mas esse é apenas o começo da história. Com a notícia da queda de Fett se espalhando por toda a galáxia, alguém se ergue para vingá-lo. Mas quem se importaria com a morte de um homem como Fett? Caçadores de recompensas não são exatamente conhecidos por suas amizades fortes e duradouras, mas até mesmo alguém como Fett tem família… e agora esse Laço de Sangue vai exigir o sangue de seus assassinos. E ainda, mais três eletrizantes aventuras estrelando o implacável caçador de recompensas: Sacrifício, Destroços e Ação Desmedida.

Star Wars Legends: O Esquadrão Perdido
Publicado pela Panini Comics.
Sinopse: Nesta edição - Ao trair a Ordem Jedi e aliar-se a Palpatine, Anakin Skywalker se tornou Darth Vader, o segundo homem mais poderoso e temido da galáxia, atrás apenas do próprio imperador! Ao receber a importante missão de resgatar o desaparecido almirante Garoche Tarkin – filho do Grande Moff Tarkin –, Vader começa a ser assombrado por um fantasma de seu passado e por visões do que poderia ter sido sua vida caso tivesse ficado ao lado dos Jedis e enfrentado o maligno Palpatine. Para ter sucesso na delicada tarefa que recebeu, Vader terá de enfrentar motins, traições e seu inimigo mais implacável: sua própria consciência! Originalmente em Star Wars – Darth Vader and the Lost Command #1 a 5.


Cronologia Star Wars - Antes dos Cânones

Como dito na explicação anterior, os chamados livros Cânones são aqueles que, agora, são oficialmente considerados parte do Universo de Star Wars, o universo dos filmes. Com a aquisição dos direitos pela Disney, muitos dos livros antes considerados pelos fãs e leitores como universo expandido, se tornaram o selo Legends, e a Disney está criando e estabelecendo uma nova linha de tempo para o que é considerado o universo expandido oficial, assim nascendo os cânones (canon). Seguindo uma linha do tempo, apresento a vocês os livros cânones já publicados no Brasil. 


Star Wars: Tarkin, de James Luceno
Publicado pela Editora Aleph.
Sinopse: Após o golpe que deu fim à Ordem dos Cavaleiros Jedi, com os tempos da Velha República cada vez mais no passado, Wilhuff Tarkin é um oficial de confiança em um Império ainda jovem, e sua atual tarefa é gerir a construção de um empreendimento decisivo nos planos da nova ordem: a estação espacial conhecida como Estrela da Morte. A mando do próprio Imperador, o oficial divide com o perturbador Darth Vader a liderança de uma força-tarefa dedicada a encontrar e deter os responsáveis pelo atentado.

Star Wars: Um Novo Amanhecer, de John Jackson Miller
Publicado pela Editora Aleph.
Sinopse: Desde os terríveis acontecimentos em Star Wars - Episódio III: A Vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções contra o mal. Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla - que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série Star Wars, rumo à luta contra o Império.

Star Wars: A Missão Contrabandista, de Greg Rucha
Publicado pela Companhia das Letras, selo Seguinte.
Sinopse: Nesta história, que se passa entre Uma nova esperança (episódio IV) e O Império Contra-Ataca (episódio V), Han e Chewie precisam pilotar a Millennium Falcon numa missão ultrassecreta da Aliança Rebelde. Mas é claro que não será nada simples: na sua cola estão cruéis caçadores de recompensas e uma implacável oficial do Império. Nesta série, você encontrará aventuras inéditas de seus personagens favoritos, além de algumas caras novas. Mas leia com atenção! Há pistas escondidas nas páginas dos livros, que vão lhe dar dicas preciosas sobre o episódio VII, O Despertar da Força!

Star Wars: A Arma de um Jedi, de Jason Fry
Publicado pela Companhia das Letras, selo Seguinte.
Sinopse: Nesta história, que se passa entre Uma nova esperança (episódio IV) e O Império contra-ataca (episódio V), Luke é atraído pela Força até um planeta misterioso, onde há muito tempo existia um templo Jedi. Lá, ele continuará seu treinamento e terá de enfrentar um duelo perigoso contra um vilão jamais visto antes. Nesta série, você encontrará aventuras inéditas de seus personagens favoritos, além de algumas caras novas. Mas leia com atenção! Há pistas escondidas nas páginas dos livros, que vão lhe dar dicas preciosas sobre o episódio VII, O despertar da Força!

Star Wars: Alvo em Movimento, de Cecil Castellucci e Jason Fry 
Publicado pela Companhia das Letras, selo Seguinte.
Sinopse: Nesta história, que se passa entre O Império Contra-Ataca (episódio V) e O Retorno de Jedi (episódio VI), a princesa Leia lidera um grupo de rebeldes numa missão contra o maligno Império Galáctico. Passando por três planetas diferentes, ela precisa distrair as tropas imperiais enquanto a Aliança Rebelde organiza um ataque à nova Estrela da Morte. Nesta série, você encontrará aventuras inéditas de seus personagens favoritos, além de algumas caras novas. Mas leia com atenção! Há pistas escondidas nas páginas dos livros, que vão lhe dar dicas preciosas sobre o episódio VII, O Despertar da Força!

Star Wars: Marcas da Guerra, de Chuck Wendig.
Publicado pela Editora Alpeh.
Sinopse: O que aconteceu depois da destruição da segunda Estrela da Morte? Qual o destino dos remanescentes do Império Galáctico e dos antigos Rebeldes, agora responsáveis pela fundação da Nova República? Marcas da guerra é o primeiro livro do cânone oficial a mostrar o que acontece depois do clássico Episódio VI: O Retorno de Jedi, dando pistas sobre o que podemos esperar da nova trilogia que se inicia com o O despertar da Força, a ser lançado nos cinemas em dezembro.
Nesse novo panorama galáctico, vamos descobrir que a guerra ainda não chegou ao fim... e que os traumas deixados por ela ainda serão sentidos por muitos e muitos ciclos. Capitão Wedge Antilles, almirante Ackbar, almirante Sloane, o garoto Temmin e a mãe, Norra Wexley, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir: novos personagens e velhos conhecidos dos amantes da saga, que sempre estiveram envolvidos na luta, agora devem escolher o lado a que deverão jurar lealdade. Deverão colocar-se ao lado da Nova República, procurando estabelecer um novo governo democrático na galáxia? Ou juntar-se às fileiras imperiais, na tentativa de voltar ao poder absoluto depois das mortes dos lordes Sith Palpatine e Darth Vader?

Star Wars: Estrelas Perdidas, de Claudia Gray.
Publicado pela Companhia dos Livros, selo Seguinte.
Sinopse: Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: pilotar as naves do Império. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém diferenças políticas afastam seus caminhos: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que eles vão conseguir ficar juntos? Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, O Retorno de Jedi, e traz pistas sobre o episódio VII, O Despertar da Força.



Cânones.

Star Wars: A Trilogia, de George Lucas.
Publicado pela Darkside Books.
Sinopse: A saga que atravessou o espaço e inúmeras gerações de fãs retorna ao público brasileiro em grande estilo. As histórias clássicas de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader ganham as páginas luxuosas de Star Wars, A Trilogia. A obra reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Os três títulos chegaram a ser lançados no Brasil, sendo o último deles em 1983. Mas esta é a primeira vez que a trilogia completa é editada em nosso país num único volume, em capa dura. O acabamento segue o padrão quase psicopata de qualidade da editora DarkSide.



*

Leitores, espero que tenham gostado e se situado melhor no universo Star Wars, seja ele Legends ou Cânone!
Que a Força esteja com vocês! Beijos :)








13 comentários :

  1. Olá meninas! Como é complexo esse universo Star Wars... Pra quem não conhece, fica meio perdida com tantos filmes e livros. É muita coisa pra processar. Mas ainda bem que tem vocês pra esclarecer um pouco sobre a saga. Esse universo é mesmo fantástico, não é à toa que tem tantos fãs. Valeu mesmo pela informação. Pra quem é leiga como eu, foi muito esclarecedor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a pesquisar sobre Star Wars fiquei mega perdida, porque são tantos livros.. Já sabia uma sequência e já tinha começado q a comprar os livros, o que você disse no post me ajudou ainda mais :3

    ResponderExcluir
  3. Nossa parabéns esta muito bem explicado agora da para entender melhor sobre tantos livros que estavam sendo lançados, confesso que fiquei confusa rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Estou um pouco confusa com tantos personagens, historias e versões, mas acho q vale a pena conhecer a serie!!

    ResponderExcluir
  5. Oi para as três!
    Parabéns pelo post! Para quem não sabe, está bem mastigado!

    Mas essa história de "colocar selo de lenda" em determinado livro foi feita em critério muito besta, na minha opinião. Até hoje não consegui identificar os motivos pelos quais classificaram um ou outro como lenda ou não.

    Então, deixa eu explicar. Vamos falar de Kenobi, que foi lançado pela editora Del Rey nos EUA em 2013. Na época, Star Wars já pertencia a Disney. Kenobi vem entre os episódios III e IV, e não influencia absolutamente nada na nova história criada agora e mostrada no filme VII. Então, em tese, não teria motivo para ser considerado Lenda, né?

    Já Tarkin, lançada pela mesma editora Del Rey em 2014 e que trata EXATAMENTE da mesma época (entre o III e o IV) e que também não influencia em nada na história de Rey, Finn, Kylo Ren, é válida para a história original!

    Que isso, galera? o Universo Expandido virou a casa da mãe Joana?

    O certo seria considerar como Lenda, só o que veio depois do Retorno de Jedi, ou seja, Trilogia Thrawn, alguns quadrinhos, alguns jogos também, já que o que veio antes não muda muita coisa no que está por vir!

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas!
    Só faltou no post os livros em HQ do Vader sendo pai, hahaha.
    Muito legal. Eu sabia da existência do UE e tals, mas nunca tinha realmente lido nada sobre ele ou ido a fundo. Não sabia da diferença entre legend e cânone.
    Adorei conhecer um pouco mais!
    Esse último do post, do George Lucas, deve ser sensacional!


    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que complicação. Estou com muita vontade de comprar os livros que acredito serem da nova linha de livros fiéis aos filmes. Isso tudo é muito confuso e estou com um pé atrás para comprá-los porque já vi que existem trilogias escritas por três autores diferentes. É tudo tão confuso que fico com receio em lê-los.

    ResponderExcluir
  8. Olá, meninas.
    Uma excelente postagem para explicar a diferença de cânone e legends. Vivo explicando isso nos comentários lá o blog. Agora, vou indicar o blog de vocês para lerem sobre a diferença.
    Aprecio os dois universos, mas, apesar de tudo, acho o Legends bem mais rico e maravilhoso, sem falar que há livros marcantes demais.
    Ótima postagem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Amei, assim ja fiquei sabendo pois pois como nunca li não entendia nada, adorei esse post, e tenho certeza de que tambem irei me tornar fã de star wars

    ResponderExcluir
  10. Gente, que guia perfeito! Vou favoritar e, quando estiver pronto p/ me aventura no universo dessa saga,corro p/ aqui e começo a me divertir. Abraços e muito obrigado. =)

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente eu achava que Star Wars era apenas os filmes que George lucas criou. Nunca pensei que existissem tantos livros e agora estou louca para ter todos eles, pois sou fã dessa saga. Tenho os seis filmes e vou em busca dos demais que existirem por ai. Fico agradecida por ler esse post e anotar tudo o que tem aqui para poder procurar para comprar.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fiquei impressionada pela quantidade de livros que tem, eu só tinha visto alguns, meu namorado ia amar tudo isso rs

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post, eu jurava que não havia taaaantos livros assim, somente alguns Adorei!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook