Primeiramente, adoro filmes e livros de ficção que remetem ao fim da humanidade. Não sei exatamente porquê rs. Talvez seja porque gosto de pensar que o ser humano, em toda sua "grandeza", há de temer algumas coisas. Principalmente, a força do nosso planeta, que deveríamos respeitar, e possíveis moradores do nosso infinito universo, mesmo com nosso ego nos iludindo, nos fazendo pensar que somos únicos em uma imensidão de galáxias. A 5° Onda joga tudo isso na cara da humanidade! E talvez por isso tenha gostado tanto da audácia do autor, Rick Yancey.
Vou falar um pouco genericamente do filme, e minha opinião pessoal entra em seguida, porque uma coisa não tem a ver com a outra, não é? :)
O filme tem início exatamente como no livro, quando a jovem Cassie (de Cassiopeia) é obrigada a matar um homem, por medo de ele ser um dos Outros. O que são os Outros? Se você não conferiu as resenhas, vou explicar brevemente. Em um belo e comum dia na Terra, uma nave misteriosa adentra em nossa atmosfera e lá permanece por semanas, sem nenhum contato. A humanidade permanece encantada com a imensidão do objeto, que transita por nossa órbita dia após dia. Até que os habitantes da nave resolvem agir.
A primeira onda nos leva a idade antiga, cortando nossas redes elétricas e de redes. A segunda, mostra a força da natureza contra o homem, com tsunamis e terremotos destruindo a vida como conhecemos. Na terceira, vêm a pestilência, um vírus mortal que extermina milhões de pessoas. Com 1/3 da humanidade restante, a quarta onda chega com silenciadores, robôs, que podem matar humanos em segundos, e transitam por nossos céus sem parar. E a quinta? A quinta é o que eles, os Outros, prepararam como cartada final.
No filme, tudo isso é relatado. Todas as ondas são reveladas através de flashbacks, junto a história de Cassie e sua família (mãe, pai e irmão mais novo) tentando sobreviver a todos os ataques contra nós, humanos. Quando a mãe da jovem morre com a terceira onda, ela, o pai e o irmão, Sam, decidem partir em busca de outro refúgio. Mas as coisas não ocorrem da forma que eles planejaram, e seu irmãozinho acaba sendo separado de Cassie. Sua vida então gira em torno de reencontrar o pequeno Sam, a única coisa que lhe resta neste mundo, e com isso eles acabam cruzando com outras histórias, personagens e tramas. O filme mantém este núcleo, com boas atuações de todos os atores em seus personagens.
Seguindo a linha do livro, o filme não deixa passar nada que seja indispensável e isso é um ponto muito positivo em uma adaptação literária, ainda mais quando envolve esta temática. Todos os personagens estão ali, vivendo as cenas do livro, agindo exatamente como no livro e dando vida ao primeiro volume da trilogia de Rick Yancey. Então, o filme é bom? Em suma, é bem interessante. O maior defeito dele é ter corrido demais com os acontecimentos, deixando quem não tem conhecimento do livro, um pouco confuso. São muitas coisas acontecendo o tempo todo, não que você não fique inicialmente confuso ao ler o livro, mas o autor explica tudo muito bem ao longo de suas 367 páginas. O mesmo não acontece com o filme. Falta uma narrativa explícita, um aprofundamento.
E faltou algo mais. Não sei o que, mas faltou. O filme não empolga qualquer espectador. E não é por falta de bons atores (adorei todos), tecnologia de ponta e uma boa história, mas talvez seja uma adaptação de roteiro um pouco falha e uma produção fraca. Ele seguiu tudo a risca, mas faltou a empolgação do livro, o mistério, a agonia e a urgência que o leitor vivencia ao ler a 5° Onda.
Eu particularmente, gostei. Melhoraria algumas coisas? Com certeza. Cortaria alguns diálogos para melhor explicação de outros detalhes, abriria mais o roteiro, deixaria um ar mais adulto, mesmo sendo um young adult na literatura. Sim, eu faria isso porque o público dos cinemas é diferente do leitor que busca o livro. Mas, em geral, foi uma adaptação bem legal. Espero que façam uma continuação, porque muitas adaptações não chegam ao seu fim, e é triste. Talvez Hollywood tenha que dar uma atenção maior as adaptações literárias como um todo e a forma com que elas são trabalhadas.
Que venha o terceiro livro, intitulado The Last Star (A Última Estrela), este sim me interessa! Adoro o autor, os livros e os recomendo acima de qualquer filme. Mas, se tiverem aquele tempo legal, assistam o filme sim!
Beijos, boa semana a todos, e bom filme! :)
Socorro mana, minha reação com o filme foi totalmente ao contrário da tua HAUEHUAEHUAE
ResponderExcluirTipo, mesmo que eu tenha lido livro (tbm em 2014) eu me vi toda tensa nas cenas de ação e mais pro final quando tudo vai se encaixando. Eu realmente não tenho nenhum defeito pra colocar nesse bendito sos HUAEHUAE
E sdds ter o segundo livro ;-; af
Então Kovas, como fui ver com minha mãe e ela não leu o livro, dei uma sondada do que ela achou. Gostou mas achou bem corrido, e deveria ter sido mais empolgante, pra quem ve de fora, pra mim foi bastante fiel, adorei. Mas pra quem não leu fica aquela dúvida ali, confusão, ouvi também comentários desse tipo saindo do cinema!
ExcluirEspero que venha o segundo filme também porque os livros super merecem o sucesso! O segundo é lacrador, leia looooogo <3
Beijo!! Obrigada pelo comentário, adorei
Oie tudo bom?
ResponderExcluirOlha pra mim foi o seguinte com esse filme: tentaram manter o thriller e o filme de invasão mas aquele romance no meio, aquela mudança até no tom do filme me incomodou e muito.
Espero que tenha um segundo filme
Beijos
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Oi Caah,
ResponderExcluirOlha que curioso: eu ja tinha visto algumas resenhas do livro e nao tinha me empolgado, mas quando assisti o trailer do filme tive que me segurar para nao ir reto para o submarino fazer umas comprinhas rsrs
Acho que só vou esperar a editora terminar de lançar a série para começar a leitura.
Sobre o filme, uma pena que faltou esse algo a mais. Mas por melhor que seja uma adaptação, é mto dificil que um filme consiga transmitir todas as sensações do livro.
Abraço,
Alê
www.alemdacontracapa.blogspot.com
Oie,
ResponderExcluirEu gostei do livro e estou ansiosa para ver as cenas das ondas na telona! Infelizmente também vi comentários de que o filme não foi muito fiel ao livro, mas todo filme sempre muda um pouco, por isso se chama adaptação.
Adorei o blog e já estou seguindo!
bjs http://lendomumlivro.blogspot.com
Oi Caah!
ResponderExcluirAinda não assisti ao filme, nem li o livro. Algo que pretendo fazer assim que surgir uma oportunidade, já que o preço de 40 dilmas fica bem puxado. Assim como você, gosto bastante de filmes que remetem ao fim da humanidade. Principalmente quando as cenas são bem feitas.
Espero não me decepcionar com essa adaptação pois minhas expectativas estão bem altas.
Abraços!
Ainda não assisti, mas li o primeiro e segundo livros da saga e posso dizer que é perfeito! Cheio de ação, o primeiro tem um desenvolvimento mais acelerado e o segundo serve para deixar algumas pontas soltas e fazer os leitores, assim como eu, ficarem roendo as unhas de ansiedade =D Que bom a adaptação não ser ruim, mas toda adaptação pode ser melhor, não é mesmo? Abraços, adorei o post.
ResponderExcluirA 5º Onda parece ser um filme incrível, só de ver o trailer já fiquei muito curiosa, apesar de ver algumas críticas negativas dizendo que o filme não foi tudo isso. Ainda quero assistí-lo.
ResponderExcluirOi :)
ResponderExcluirEu sou louca pra ler o livro A 5º Onda pois eu só leio resenhas positivas sobre o livro e to muito ansiosa pra assistir o filme também. Eu achei o trailer sensacional e que pena que você não achou 100%. Espero realmente gostar.
Beijos.
Tambem adoro ficção e estou louca para ler a 5º Onda, e a assistir ao filme, mas primeiro quero ler antes de assistir, espero ser tão bom quanto dizem
ResponderExcluirEu não li os livros, mas já tinha me interessado por ele quando vi. Também ainda não assisti o filme, também me interesso por filmes e livros que falam sobre o fim da humanidade, porque acho que na vida real isto não esta muito longe de acontecer rs. Meu irmão assistiu o filme e não gostou, mas pretendo assistir para tirar minhas conclusões.
ResponderExcluirHá uns 5 anos que eu trouxe para a minha vida um lema: não assistir mais a filmes inspirados em livros.
ResponderExcluirE também cinema nunca me apeteceu tanto assim! Tanto é verdade que antes de o despertar da força, meu último filme visto foi em nome do pai, acho que em setembro.
Eu estou com a 5ª onda na estante para ler, mas apareceram outros livros que eram mais interessantes na frente, daí nem comecei. Enquanto isso ele fica ali, paradinho na estante!
muito bom esse livro
ResponderExcluirEstou doida para ler e para ver A Quinta Onda.
ResponderExcluirBom saber que é fiel na medida do possível, que o roteiro segue a linha do original, mas é uma pena que para você faltou algo.
Eu já percebi sempre que vou ver um filme ou série de livro que eu já li, eu entendo muito mais do que o meu marido que não leu ou outra pessoa que estiver lá comigo.
Enfim, mas que bom que é bacana.
Estou curiosa!
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com