#Especial: Dia do Orgulho Nerd e Dia da Toalha


Olá, leitores!!
Hoje é um dia de muitas comemorações! Nessa mesma data comemoramos o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, por isso resolvi escrever um post contando um pouquinho das diferentes celebrações que temos hoje. Espero que gostem! ;)


Dia do Orgulho Nerd



O Dia do Orgulho Nerd, ou #GeekPrideDay, surgiu ainda na década de 90 em Nova York, Estados Unidos. Eram movimentos pequenos que não atingiram muito sucesso até 2008 quando, graças a internet e a divulgação em massa de muitos blogueiros, conseguiram ganhar um público maior no Estados Unidos e, em seguida, em outros países também.

A ideia do movimento de “Orgulho Geek” surgiu como uma forma de promover a cultura nerd e tirar o preconceito em geral contra nós, nerds! 
O dia escolhido, 25 de maio, é uma homenagem à Star Wars, já que foi a première do primeiro filme da série, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

Mantenha a calma e Nerd Ligado
Alguns nerds arrogantes dizem que não existe Dia do Orgulho Nerd porque os fãs de Star Wars comemoram o #StarWarsDay (Dia Star Wars) em 4 de maio. E sim, nós celebramos a saga nessa data, mas 25 de maio não é só sobre Star Wars. 

O Dia do Orgulho Nerd é para os fãs de games, cinema, quadrinhos, livros e tudo o que envolve esse extenso universo Geek - que obviamente vai muito além de Star Wars. 
Então, levantem suas varinhas, prepare sua mochila, entre no armário ou simplesmente aproveite o dia da melhor forma que achar possível.

O dia de hoje é um dia para se orgulhar de quem é e daquilo que gosta. Independentemente do que os outros falam.


Dia da Toalha


Em caso de viagem interestelar, quebre o vidro e
não entre em pânico
Comemorado mundialmente no dia 25/05, o Dia da Toalha é uma homenagem ao autor britânico Douglas Adams - conhecido por sua famosa trilogia de cinco livros, O Guia do Mochileiro das Galáxias, publicado pela editora Arqueiro aqui no Brasil.

O escritor faleceu em 11 de maio de 2001 e em 25 de maio de 2001 os fãs realizaram a primeira homenagem ao escritor baseada em sua obra mais famosa, que rendeu mais de 14 milhões de exemplares vendidos no mundo! 
E desde então o movimento tem se repetido e ganhado cada vez mais seguidores.

Para quem nunca leu a série de ficção científica, Douglas Adams escreveu durante uma página completa a importância de se ter sempre consigo uma toalha - independente do local do espaço que pretenda ir.

Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.
Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível.)
O Guia do Mochileiro das Galáxias, cap. 3

Esse objeto é tão importante que acabou nomeando a data que homenageia com carinho e humor um escritor que partiu jovem, mas que já havia conquistado o mundo.
Para quem tiver mais interesse em conhecer a história do autor, a editora Aleph acaba de lançar a biografia de Douglas Adams em uma edição maravilhosa - estou desejando enlouquecidamente, inclusive. #FicaaDica


Enfim, hoje é um dia especial para todos, mas espero também que você mantenha o orgulho todos os outros dias de ser um pequeno nerd, geek, padawan, gamer, mochileiro, bruxo, semideus, tributo ou qualquer que seja a nomeação que preferir usar! :)

Vida longa e próspera!




8 comentários :

  1. Vou ler o Mochileiro das galaxias em breve pra um desafio, tinha visto comentários sobre a toalha, mas confesso que não entendia o porque desses comentários, agora lendo o post que esta muito bem explicado entendi o motivo rsrs. Parabéns a todos nós pelo dia de hoje, acho que todos tem um pouquinho de nerd dentro de nós rs.

    ResponderExcluir
  2. Amo o Dia do orgulho Nerd, realmente temos que ter orgulho de nós mesmos, e nada melhor do que um dia para isso, em breve lerei O Mochileiro das galáxias e entenderei melhor isso da toalha, porque realmente a curiosidade só cresce, mas amei o post, explicando tudo sobre esses dias tão especiais para leitores

    ResponderExcluir
  3. Acho isso de Dia do orgulho nerd e Dia da toalha muito interessante mesmo. Confesso que até pouco tempo não entendia o por que do Dia da toalha, mas aí acabei descobrindo hahaha
    Ainda não li Os mochileiros da galáxia, mas tenho super vontade de lê-los.

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler O Guia do Mochileiro das Galáxias e entrar nesse universo criado por Douglas Adams. Espero adorar e aproveitar a leitura. Feliz Dia da Toalha e Feliz Dia do Orgulho Nerd, parabéns a nós!

    ResponderExcluir
  5. Muito orgulho do meu lado nerd e muito feliz por hoje os nerds terem saído do armário...kkk Antes havia um medo. Enfim.... feliz Dia!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carolina!
    Adorei a ideia do movimento em promover a cultura nerd e tirar o preconceito.
    Fico extremamente feliz em fazer parte do mundo nerd, kkkk.
    Parabéns pra nós por esse dia lindo! Feliz Dia da Toalha e Feliz Dia do Orgulho Nerd! <3

    ResponderExcluir
  7. <3
    o dia da toalha!!! afinal não se pode faltar uma toalha para viajantes espaciais =)
    eu acho bem legal comemorar esse dia, afinal ainda existe muito preconceito, na verdade todos que fogem do padrão são deixados de lado...
    feliz dia da toalha para nós

    ResponderExcluir
  8. Que post mais show de bola! É bem isso mesmo, ser nerd vai além de gostar de star wars ou das obras de Adams. E é uma cultura que deve, precisa, ser comemorada e valorizada todos os dias.

    beijo

    https://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook