Autora: Sarah J. Maas
Título original: Queen of Shadows
Tradução: Mariana Kohnert
Série: Trono de Vidro
Editora: Galera Record
Páginas: 644
Onde encontrar: AmazonBr | Cultura | Saraiva | Submarino
Sinopse: Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth — a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado.
A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia.
Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada.
Chegou meu momento de brilhar e surtar!
“- Vamos estremecer as estrelas.” Aelin, p. 529
Senhora das Sombras
“Havia muitas, muitas dívidas a serem pagas pelo que aconteceu na época.” Aelin, p. 22
“- Diga e será feito. Mas deixe que eu cuide de você como fiz um dia, antes... antes que a loucura envenenasse meu coração. Pode me punir, torturar, destruir, mas deixe que eu ajude você. Faça essa pequena coisa por mim... e deixe que eu coloque o mundo a seus pés.” Arobynn, p. 31
“- É tudo por Sam, o que quer que tenha planejado contra Arobynn.
- Passei tempo demais sem exigir vingança. Não tenho interesse em perdão.” Lyssandra e Aelin, p. 124
Meo. Deos. Vamos falar sobre Sam? Sim, vamos falar sobre Sam! Ele apareceu lá em A Lâmina da Assassina e destruiu todos os nosso corações. Basicamente, teria sido o namorado ideal, o companheiro perfeito para Aelin. Mas foi assassinado e arrancado dela, de todas nós. Uma das dívidas a serem pagas é essa. A vingança pelo que foi feito a Sam é suficiente para encher todos aqueles becos de sangue. (E lágrimas, porque né? Como eu me emocionei com essas cenas!).
Acho importante falar de Rowan agora. Ele é uma figura que passou por um processo de "gosto ou não gosto", "shippo ou não shippo" lá no terceiro volume. Afinal, Calaena/Aelin não precisa de um homem para fazer o que tem de ser feito, ou seja, salvar o mundo; ela precisa de companhia, de não estar sozinha. E é isso que Rowan representa. Ele apoia sua rainha, da mesma forma que Sam apoiou a garota que estava tentando se livrar de uma vida de dívidas. Rowan é um dos guerreiros feéricos mais poderosos da história, ele é direto e às vezes cruel, mas está ao lado de Aelin, protegendo-a e servindo-a. Ele está lá para garantir que sua rainha tenha aquilo que deseja.
Assim como Aedion, essa pessoa maravilhosa. Os primos cresceram juntos e foram abruptamente separados. Com o destino reunindo-os, Aedion vê em Aelin a força que destruirá o Rei de Adarlan, a vê como a figura que unirá os rebeldes e marchará vingando Terrasen. O reencontro dos dois é lindo e emocionante. E eu amo tanto esse personagem, amo a dinâmica dos dois juntos e como eles se completam.
“- O que quer que tenha precisado fazer para sobreviver, o que quer que tenha feito por desprezo ou ódio ou egoísmo... Não dou a mínima. Você está aqui e é perfeita. Sempre foi e sempre será.” Aedion, p. 192
Bom, já que estamos aqui falando de todos os homens maravilhosos que existem nesse livro, falemos de Chaol. Alguém que já me foi tão querido e necessário, mas que agora se tornou um pé no saco. Eu entendo que ele esteja tentando salvar seu príncipe! Entendo mesmo. No entanto, Aelin se transformou em sua cabeça; de amante, ele passa a enxergá-la como inimiga. Alguém que ameaça sua única certeza: Dorian. (Outro homem maravilhoso que merece o devido espaço nessa resenha!). Porque precisamos pensar, o príncipe está perdido e cada capítulo sob seu ponto de vista é uma agonia para nós. Aelin acredita que ele já se foi, afinal, existe um príncipe valg dentro dele e a única solução seria acabar com sua vida. Chaol, porém, não aceitará isso de maneira nenhuma. E essa resolução trará consequências e cenas enervantes.
“- Não existe um nós. Não existe um nós há um tempo, Celaena....
- É Aelin agora. Celaena Sardothien não existe mais.”, p. 57
Rainha da Luz
"- Espadas são chatas. - De fato." Aelin e Manon, p. 479 |
“E o que quer que sua avó tenha visto em você que a deixou com medo... Valia a pena esperar. Valia a pena servir. Então foi o que fiz.” Asterin, p. 501
Em Rainha das Sombras, todos os clãs estão reunidos das montanhas de Morath, um lugar no qual até mesmo a escuridão tem um cheiro errado, treinando suas bestas aladas e aguardando as ordens do Rei. Porém, bruxas não obedecem a simples mortais. Logo, o interesse delas é aquele território há tanto esquecido. Amaldiçoado a elas pelas Chrochans. Mas até mesmo isso está sendo ameaçado pelos sonhos deturpados do Rei de Adarlan. Sinto que tudo isso trará repercussões inimagináveis no quinto volume, afinal, Manon será a peça central na guerra que está sendo preparada. Perae, Iza... Você disse guerra?
“Pelos deuses, estavam realmente falando sobre aquilo. Guerra... guerra se aproximava. E talvez nem todos sobrevivessem.” Rowan, p. 430
Admito que deixei de falar de muitas personagens que encontraremos aqui, pois quero que vocês tenham o prazer de encontra-las ao longo de suas leituras, mas deixo menções honrosas a Elide (que conhecemos por conta de flashbacks em Herdeira do fogo), quero muito vê-la se reencontrando com sua rainha!; a Nesryn (rebelde e amiga de Chaol), outra personagem fortíssima, independente e focada; a Lorcan (um dos antigos amigos guerreiros de Rowan), ele aparecerá para causar e irritar profundamente a nós, leitoras; a Asterin (segunda no comando d'As Treze), cuja história é simplesmente maravilhosa e emocionante, aguardo grandes feitos em Empire of Storms.
Por fim, saibam que eu mal cheguei a comentar uma virada de plot, por motivos óbvios, mas algo grande está vindo. Um perigo ainda maior do que o Rei de Adarlan está para surgir. E toda a corte de Terrassen precisará estar pronta para o que o futuro nos reserva.
“- O que eu faço agora? O que eu faço?
- Ilumine a escuridão.” Dorian e Aelin, p. 613
“Se Aelin podia fazer uma cidade inteira queimar como vingança por uma rainha feérica ter chicoteado um amigo... O que faria com o império que escravizara e massacrara seu povo?” Chaol, p. 61
“- Seu verme de coração mole. Uma perna aleijada e algumas correntes e você já está apaixonado?” Manon, p. 174
"- Sinto sua falta. Todo dia, sinto sua falta. E me pergunto o que você teria pensando disso tudo. Pensado de mim. Acho... acho que teria sido um rei maravilhoso. Acho que teriam gostado mais de você do que de mim, na verdade. Jamais contei a você.... como me sentia. Mas amava você e acho que parte de mim sempre amará.” Aelin, p. 332
“-Eu posso e vou. Rainha dos Assassinos soa bem, não é?
-O que faremos. Para onde iremos?
- Soube que o inferno é muito bonito nesta época do ano.”, Aelin e Tern, p. 388
“- As coisas estão mudando.
- Que bom. Somos imortais. As coisas deveriam mudar, e com frequência, ou ficam chatas.” Manon e Asterin, p. 629
Pensando seriamente em pegar o primeiro da série que está esquecido na minha estante e começar na próxima leitura kkk
ResponderExcluirEssa capa está ainda mais bonita que as outras 😱
É bom ler resenhas assim positivas e que te fazem querer ler mesmo o livro. Fora que saber que a série continua boa em suas continuações dá um incentivo a mais p ler. Estou ansiosa p entrar no mundo da Celaena! Beijos.
Uma coisa é certa. Essa autora é fantástica!! Li Corte de Espinhos e Rosas e fiquei maravilhada com a estória e escrita da autora. Só posso imaginar que com essa série não é diferente, já que é muito elogiada.
ResponderExcluirNão me aprofundei na resenha pra fugir de spoiler, mas com certeza vou ler nem que seja só o primeiro livro ainda esse ano.
Estou louca pra conhecer a Celaena e descobrir tudo o que essa trama tem de melhor :-)
Abraço!
Simplesmente amei ! um livro cheio de surpresas e explicações, com a mesma narrativa de sempre: perfeita, mesmo o livro sendo um tijolão rssr indico muito essa série, onde nenhum livro é ruim, a autora consegue deixar um mistério em cada um e fazer um mais perfeito e cativante que o outro, AMEI AMEI E AMEI nota merecida, também daria excelente a este livro
ResponderExcluirHey, tudo bom?
ResponderExcluirInfelizmente, não vou poder ler a resenha por causa dos spoliers. Estou bem curiosa para ler essa série. ''Trono de Vidro'' é uma das minhas metas para esse ano. Espero iniciar a leitura da série em breve.
Cada vez que leio sobre essa série fico desesperada pra ler kkkk, mas ainda não comprei nenhum volume, aguardando uma boa oferta rsrs. Pelo visto ação e aventura é o que não falta, em Senhora das sombras tem vários acontecimentos de tirar o folego.
ResponderExcluirOi! Aí essa série...♥ Comecei a ler sem expectativa apenas como um passatempo prazeroso e ela ganhou meu coração. Amo esses personagens (odeio alguns é claro)... Esse encontro entre as DIVAS Aelin e Manon foi espetacular e o resultado... Prefiro não comentar pq spoiler né? E quem diria que aquele gesto simples da Aelin em Coroa c/uma certa pessoa irá retornar pra ela... ( Cadê Empire of Storms?)De uma forma digamos surpreendente. Isso só prova o quanto a Sarah é mestra de transformar um detalhe pequeno de um livro anterior em algo de suma importância p/o próximo livro. O livro todo foi uma montanha russa emocional, mas oh... Como ri e chorei com a ultima frase do capitulo 66. Tive que reler umas 1000 x porque não tava acreditando. Desculpe pelo textão, mas essa série...♥
ResponderExcluirTô com a série na minha meta de leitura desse ano.... e leio sempre elogios sobre ela. Quero muito ler, Iza.
ResponderExcluirUau ,quantos quotes ,confesso ,foi a única parte que li ,quero muito ler essa série ,mas ainda não tive a oportunidade .adoro as capas ,são maravilhosas.
ResponderExcluiralguém conseguir fazer uma resenha do quarto volume de uma série sem dar spoiler é missão impossivel
ResponderExcluirmas acho que não precisava de tanta coisa assim...enfim... eu tenho que terminar de ler essa série, só li o primeiro livro e amei
eles estão aqui faz tempo na minha lista, vou tentar tirar o atraso
Izabela do céeeeeeeeeeeuuuuu!!!!
ResponderExcluirFui lendo a resenha e recordando tudo o que senti enquanto devorava as páginas desse livro. SÊ-NHOR!
A Sarah é uma diva. Ela nos engana, ela nos maltrata, ela faz nosso coração se partir em mil pedaços. Ela cola todos eles depois. Esse livro mexeu demais comigo. Acreditava numa coisa e em seguida, percebia que não era aquilo. Odiava um personagem pra em seguida, amá-lo loucamente. Achava que fulano não era capaz de nada, quando na verdade, era capaz de tudo. Ou, o contrário. Amei tudo. O resgate de personagens, o empoderamento das mulheres, o outro lado das bruxas, o amor entre a não mais Celaena e todos aqueles que a rodeiam... Não vejo a hora de ler o próximo. Uma das minhas séries favoritas da atualidade.
Beijos e obrigada pela resenha e pelos quotes, o coração até apertou aqui.
Eu não li a resenha por já ser do quarto livro da série e como estou no primeiro, estou fugindo dos spoilers.
ResponderExcluirMas a autora é sensacional realmente, criou uma personagem forte e inesquecível, a cada página lida eu fico mais fã dessa estória, das reviravoltas, do ritmo louco e imaginando o que virá pela frente, assim que ler o livro, volto e leio a resenha sem medo!