O Lado Mais Sombrio - Splintered #01

Autora: A. G. Howard
Título original: Splintered
Tradução: Denise Tavares Gonçalves
Série: Splintered
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.
Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer.
Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.
Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Devo confessar que nunca gostei muito de Alice no País das Maravilhas e nem de Alice Atrás do Espelho. Li ambos e não compreendo ainda o sucesso desses contos. E por essa razão estava com baixas expectativas da releitura de A. G. Howard, mas levei um tapa na cara e adorei a Alyssa e sua história! 

A autora, A. G. Howard, é conhecida por romances góticos e, além da releitura das histórias originais de Alice, ela também já criou um Young Adult baseado no musical O Fantasma da Ópera, alguns contos de terror e começou uma nova série recentemente que promete ser um New Adult gótico com requintes da Inglaterra Vitoriana e alguns fantasmas! (Já desejo ler! Hahaha)


A série Splintered é na verdade uma trilogia com mais dois contos extras. Sendo O Lado Mais Sombrio o primeiro livro; Atrás do Espelho, o segundo; e Qualquer Outro Lugar, o terceiro e último. Os contos extras são A Mariposa no Espelho, que já está disponível gratuitamente como ebook, e Untamed que não tem previsão de lançamento ainda. A saga completa está sendo publicada pela editora parceira Novo Conceito.

Quero muito parabenizar a Novo Conceito pelo belíssimo trabalho com a obra. A capa é maravilhosa e tanto as demarcações de novos capítulos quanto as páginas comuns têm detalhes impressos que combinam perfeitamente com a história. O livro é muito lindo! Fiquei tão apaixonada que comprei o exemplar impresso, apesar de ter lido primeiramente o ebook no meu Kindle. Esse é o tipo de livro que compraria só pela capa! Então, ainda bem que o enredo vale a pena, né?! ;)



Alyssa Gardner, nossa narradora dessa fantástica aventura, é uma jovem artista com alguns dons especiais que vive apenas com o pai há anos. Sua mãe, desde um incidente durante a infância de Alyssa, vive em um sanatório presa em meio a alucinações sobre o País das Maravilhas.

O maior medo de Alyssa é terminar na mesma clínica que sua mãe, pois assim como a mãe, a garota escuta as flores e os insetos - nem sempre falando com ela. A loucura parece ser genética, pois Alyssa é descendente da Alice original que inspirou Lewis Carroll a escrever a história de Alice no País da Maravilhas e desde então todas as mulheres da família têm fins conectados a algum tipo de insanidade.
Para silenciar os sussuros dos insetos, Alyssa os usa como matéria prima de seus mosaicos - alguns até receberam premiações que deixaram seu pai muito orgulhoso. 

Apesar dessas complicações, Alyssa tem uma vida comum. Tira notas boas no colégio, trabalha em uma loja com sua melhor amiga, Jenara, e é apaixonada pelo vizinho e irmão de Jenara, Jebediah Holt - também conhecido como Jeb.
Infelizmente, Jeb namora a patricinha do colégio, Taelor, que também foi a principal responsável por muitos insultos que Alyssa recebe pelo seu estilo de roupa ou por ser uma descendente da Alice que visitou a toca do coelho no País das Maravilhas.    

Mas a verdadeira aventura de Alyssa começa na noite do baile de formatura de Jeb (ele se forma um ano antes de Alyssa e Jenara) quando ela descobre que o País das Maravilhas é real e na verdade é o reino dos intraterrenos, criaturas místicas e sombrias que nem sempre prezam por bondade e honra. 
Alyssa descobre então uma maldição que incita à loucura sobre todas as mulheres de sua família desde a Alice original! 

Em uma corrida contra o tempo para salvar a mãe e a si mesma dessa terrível tragédia, Alyssa decide entrar na toca do coelho e corrigir todos os erros cometidos pela pequena Alice ainda criança.
As coisas não saem exatamente como Alyssa planejou e Jeb, seu grande amor, acaba por acompanhá-la em meio à loucura sombria que é o País das Maravilhas.

Ao chegar lá, Alyssa e Jeb deverão passar por tarefas dificílimas para libertar a família da loucura e conseguir voltar para casa. 

Alyssa terá como guia Morfeu, um charmoso intraterreno que visitava seus sonhos quando criança, mas que guarda segredos obscuros. Morfeu ajudará Alyssa a vencer os desafios, além de deixar o coração da garota dividido entre o bom e sensato Jeb e a loucura e intensidade de Morfeu.
Alyssa terá que percorrer uma árdua trajetória entre descobertas, amores, traições e segredos até conseguir a salvação daqueles que mais ama e talvez de si mesma também.


O Lado Mais Sombrio é simplesmente maravilhoso. Alyssa não é uma protagonista comum. Ela não choraminga sobre seu destino, mas o abraça completamente e tenta fazer o impossível para que todos os que ama fiquem bem e a salvo. Alyssa tem um lado insano dentro dela que é aflorado com a ajuda de Morfeu e isso a torna ainda mais carismática. A dualidade entre o lado o comum e o lado insano é algo que a torna única.  

A aventura segue um ritmo rápido e você acaba lendo o livro todo sem nem perceber! A autora foi muito inteligente e criou um clímax muito bom, e ainda deixou algumas cartas na manga para os próximos livros.

Fãs de Alice no País da Maravilha, fãs de aventura, fãs de fantasia e fãs de romance irão se encantar com esse livro sem dúvida alguma!
Deixo aqui minha singela recomendação para que você LEIA JÁ! ;)


Aproveite também para conferir o Book Trailer do livro:




14 comentários :

  1. Estou louca para ler esse livro, amo Alice no País das Maravilhas. Já conhecia a trilogia e pretendo ler ela o mais breve possível. A Capa é maravilhosa e a temática é intrigante. Estou com altas expectativas, que aumentaram ainda mais depois de sua resenha. Confesso que já gostei do Morfeu, ele me lembra um certo personagem que amo.

    ResponderExcluir
  2. Também não sou completamente apaixonada por Alice no País das Maravilhas , mas me interessei muito neste livro, mesmo sendo uma releitura ( Principalmente por causa dessa capa maravilinda e bem produzida) gostei da personalidade e da reviravolta causada por Alyssa, já espero me surpreender com o livro, principalmente parecer uma ótima junção de fantasia com romance

    ResponderExcluir
  3. É sério, Carol, que é maravilhosos! Porque esse livro sempre chama minha atenção pela capa, mas o fato de ser relacionado com Alice me faz passar. Não gosto da história tb. Ahhhhhh não sei!!!

    ResponderExcluir
  4. Ei Carolina!
    Estava de olho nesse livro antes mesmo de ler sua resenha. Agora então estou ansiosa para ler essa história. Fantasia + aventura, certo?! Quero!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina, que resenha linda!
    Esse é o tipo de livro que compraria só pela capa... Ela é impressionante!
    Sou fã de Alice e já li o clássico mas desde que lançaram essa releitura fiquei louca pra ler.
    A história parece ser ótima e amei ter uma história de Alice diferenciada e um tanto sombria, rsrs.
    Louca pra conhecer o lado insano da Alyssa :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Que bom que a leitura funcionou para você. Eu comecei a ler, depois de ter visto muitos elogios, e abandonei nos primeiros capítulos. Não gostei.
    A capa é mesmo bonita.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu ainda estou dividida com esse livro, que bom que você gostou li +- metade do livro mas acabei parando... talvez eu volte.
    a capa foi o que mais me chamou atenção, na verdade todas as capas da série são lindas.

    ResponderExcluir
  8. Também compraria só pelas capas são lindas kkkk. Ele estava na minha lista de compras, mas como minha irmã comprou primeiro desisti de comprar, porque vou ler o dela rs. Adoro Alice e acho que vou gostar desse também afinal tem a ver com ela. A aventura parece ser um pouco mais complicada devido a essa corrida contra o tempo por causa da maldição.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carol!

    Eu tinha visto sobre este livro e o segundo, e senti vontade de lê-los. Acho que agora é o momento, já que o terceiro está fresquinho por aí. Como fã de Alice, de fantasia e de romance, vou seguir sua recomendação. Colocarei na minha lista ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Só vejo críticas positivas acerca desses livros. Gosto bastante da história da Alice, porém ainda não li os livros originais, fico só nos filmes mesmo. Mas esse me parece ser um livro que prenderia a minha atenção a história, até porque é bem diferente do que estou acostumada a ler. Acho essas capas também muito bonitas. E como os outros já foram lançados, estou me animando a começar a ler esse primeiro livro :)

    ResponderExcluir
  11. Oi :)
    Sempre tive vontade de ler esse livro pois é meu gênero favorito de leitura e também porque gosto bastante de Alice no País das Maravilhas. Achei a estória desse livro muito interessante e também amei a capa. Quero muito ter toda a trilogia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carolina! Tudo bem?

    Incrível como nosso universo está próximo! Ontem fui à Saraiva do Pátio Paulista em SP, no evento da Valentina, e no término vi a trilogia me convidando para trazer para casa.... :D

    Quaaaase trouxe, mas desisti. Hoje eu abro o seu blog e vejo a resenha MA-RA-VI-LHO-SA e óbvio, quis cortar os pulsos! Oh Meu Deus! Que tudoooo!

    Apenas espero (quando ler) não me decepcionar com a história, como aconteceu com a Saga Encantadas publicadas pela Editora Única. Contudo, lendo sua resenha, me bateu uma baita vontade de ler...

    Beijos!
    Participe do sorteio Dia dos Namorados no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  13. Carol, já tínhamos comentando no Facebook sobre esse livro e eu tenho ele faz tempo na estante, mas agora QUERO MUITO LER!
    Seus comentários e sua resenha me deixaram curiosa.
    E apesar de nunca ter entendido tão bem a história da Alice, sempre gostei muito dessa coisa nonsense, hahaha.
    Preciso ler, ainda mais que Alyssa é uma protagonista muito boa que abraça seu destino. Detesto personagens que ficam de mimimi "ó, pobre de mim".
    Acho que vai ser uma das minhas próximas leitura. Obrigada por me incentivar a livros bons de novo, hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  14. Essa releitura mais sombria deixa a história real de Alice bem menos interessante, brincar com isso da loucura e do preconceito por ser diferente, descobrindo que o País das Maravilhas não é tão maravilhoso assim, os desafios que terá de enfrentar, um romance surgindo, dúvidas, medos, maldição. A autora tem um jeito de conduzir o leitor pelos caminhos imaginou e tornar essa viagem tão maluca quanto sua estória.
    Aguardando a chegada do terceiro volume para concluir mais essa trilogia.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook