Garota Desaparecida

Autora: Sophie Mckenzie
Título Original: Girl, Missing
Tradução: Maurício Tamboni
Editora: Verus Editora
Páginas: 238
Onde Encontrar: AmazonBr | Submarino | Livraria Cultura

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |


Sinopse: Lauren mora na Inglaterra e sempre soube que é adotada. Mas, quando uma breve pesquisa sobre o seu passado revela a possibilidade de ela ter sido roubada de uma família americana ainda bebê, a vida de Lauren de repente parece uma fraude. O que ela pode fazer para tentar encontrar os pais biológicos? E seus pais adotivos terão sido os responsáveis por sequestrá-la? Lauren convence sua família a fazer uma viagem para o outro lado do Atlântico e, lá chegando, foge para tentar descobrir a verdade. Mas as circunstâncias de seu desaparecimento são sombrias, e os sequestradores de Lauren ainda estão à solta — e dispostos a qualquer coisa para mantê-la calada.

Olá leitores e leitoras, estamos num ano novo, com uma lista de leituras nova e eu iniciei o ano desejando que 2017 seja tão bom quanto o ano passado quando se trata do nível dos livros lidos. Garota Desaparecida, de Sophie Mckenzie, foi uma surpresa, mas não tão boa quando eu esperava.

Lauren é uma jovem de apenas quatorze anos, que inicialmente se vê num dilema diante de uma redação da escola. O tema é: "Quem sou eu", e esse questionamento a deixará ávida por descobrir quem realmente é. Adotada aos três anos por uma família na Inglaterra, a curiosidade em relação aos pais biológicos toma aos poucos a vida da protagonista. E, por conta disso, ela acabará descobrindo alguns segredos obscuros e um grande mistério acerca de sua vida na Inglaterra, com sua família adotiva.

Conforme sua curiosidade aumenta, ela descobre, através de um site, que pode ser uma garota desaparecida há muitos anos, nos Estados Unidos. A partir desse ponto, a garota inicia então uma investigação por conta própria. Seria Lauren aquela garotinha desaparecida? Seus pais biológicos a deram para adoção ou ela foi roubada? A que ponto seus pais adotivos estão envolvidos nessa história tão intrigante e ao mesmo tempo levando a um possível fim trágico? Nós leitores, seremos conduzidos a essa busca através dos olhos e das decisões da adolescente.

Já dizia o ditado que a curiosidade matou o gato, não é? Então...

De fato, a trama inicial é muito interessante. Um mistério relacionado ao tráfico de pessoas e possíveis adoções ilegais é um assunto importante e que deve ser tratado com seriedade e profundidade em livros do tema. E achei que a autora escolheu bem. Mas a forma como ela executa e desenvolve essa trama, deixou e muito a desejar.

A personagem principal é um tanto imatura, e acredito que essa personalidade excessiva tenha atrapalhado em alguns momento do livro, a deixando mimada e até difícil de ser digerida pelo leitor. Outro fato que conta pontos negativos para o livro é que algumas situações são irreais, ao meu ver, no sentido de que uma jovem de quatorze anos não consegue, sozinha, realizar algumas coisas que vemos no livro. Se tratando de uma história que tem tudo para ser realista, o que soa irreal não é bom para a carga dramática da narrativa.

“Antes, eu queria saber sobre o meu passado. Agora, eu realmente precisava saber”


A escrita da Mckenzie é bem simples, nesse sentido a autora não peca, pois o livro caminha sem mais delongas em torno dos mistérios. Não é uma leitura lenta e o livro não é longo, também. Gostei bastante do final. O fim da trajetória de Lauren não é, de forma alguma, frustrante.


Infelizmente eu esperava muito mais desta obra. Gosto de mistérios, gosto muito do tema e do drama que poderia ter sido, mas não foi, ao meu ver, um livro bem desenvolvido.





14 comentários :

  1. Oi Camila, as resenhas que leio desse livro giram em torno dos mesmos problemas, protagonista imatura, situações irreais e acho uma pena, pois o tema é realmente interessante, mais a forma como a autora escolheu conduzir a história gerou problemas que me fazem crer que leitura não irá prender minha atenção :/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!!
    Que pena que esse livro não é tão bom assim!! Gostei tanto da sinopse, da capa do livro!! Não sei se leria o livro depois de ler tantas resenhas falando tão negativamente dessa história.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila!
    Sabe que não me chamou muito a atenção?
    Nem a capa, nem a sinopse...
    Aí com seus comentários, menos ainda.
    Se o livro é para ser realista, tem que ser ele todo. Mas se não é para ser, se joga nas loucuras. Escolha um dos dois lado e seja.
    Mas é bom saber que pelo menos o final não é frustrante.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  4. Que pena que deixou a desejar, achei que seria muito bom, adoro mistério e segredos que tem na trama, poderia ter sido daquelas leituras em que o leitor não consegue parar enquanto não termina para saber o que acontece, mas se a personagem não amadurece já desanima o leitor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila!
    Eu já tinha lido uma resenha bem rápida do livro, eu gostei bastante, tenho mto interesse em ler...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Não conhecia o livro, mas a sinopse me deixou curiosa, aí li a resenha e dasnimei um pouco, resolvi procurar outras e pelo visto muita gente não gostou também. Não sei se leria o livro.
    Beijos

    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da capa e, a principio, até fiquei curiosa para lê-lo, mas estou farta de dramas adolescentes, sempre fico entendiada qdo estou lendo algum livro assim. Mas gostei da sua dica, se eu tiver a oportunidade de lê-lo, lerei para tirar minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  8. Camila, logo pela capa e a sinopse, eu pensei que esse livro seria bem interessante, misterioso e que pudesse prender o leitor do início ao fim. Porém, todas as resenhas que li sobre ele pude observar que a Lauren é só uma garota chata e mimada na maior parte da trama, é uma história adolescente sem açúcar.
    Não é um livro que eu leria após tantas resenhas lidas.

    ResponderExcluir
  9. Camila!
    É verdade! Temas como tráfico de crianças e adoções ilegais devem mesmo ser discutidos e nada melhor do que bons livros para debatermos o assunto.
    Triste em ver que a autora não soube desenvolver os temas de forma a conquistar o leitor, porque trouxe uma protagonista imatura, chata e cheia de mimos.
    Desejo uma semana de realizações e muito amor!
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Quena que o livro não funcionou pra você. É muito ruim quando lemos algo que não achamos que foi bem desenvolvido e ainda com protagonistas que não nos cativam. O tema realmente é bem difícil de ser tratado. Mas que bom que você gostou do final.

    ResponderExcluir
  11. Eu já estava criando um expectativa grande com esse livro. Que triste que a personagem não é tão madura assim, porque numa história como essas eu adoro quando as personagens são maduras. E que estranho a personagem tão nova e conseguir ir em busca de seus pais e fazer as descobertas sozinha!

    ResponderExcluir
  12. Realmente com um tema desse, tinha tudo pra ser um livro de 5 estrelas, mas as vezes acontece né? Começamos a ler um livro com grandes expectativas, e nos decepcionamos.

    ResponderExcluir
  13. Gostei de como expôs o livro na resenha, pela sinopse é já estava procurando o livro pra comprar, mas com o receio da autora ter pecado em trabalhar as situações difíceis do tema abordado, e pelo que você coloca realmente ela não soube escrever tudo que tinha proposto, uma pena, eu tinha mesmo me animado, obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Essa não foi uma historia que me chamou atenção, uma amiga minha leu esse livro e ela também comentou sobre essa falta de realidade da trama e como para a idade da personagem acaba ficando meio impossível tudo que ela faz ao longa da historia, mas gostei de saber que o final não decepciona !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook