Minha Vida Mora ao Lado

Autora: Huntley Fitzpatrick Título Original: My Life Next Door Tradução: Carolina Selvatici Editora: Valentina Páginas: 320 Onde Encontrar: AmazonBR | Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Livro cedido em parceria com a Editora Valentina |
Sinopse: Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e... Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe.Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios? Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?

Olá leitores e leitoras! Fugindo um pouco dos meus gêneros literários favoritos, me arrisquei a sair da zona de conforto para conferir Minha Vida Mora ao Lado, o primeiro livro da autora americana Huntley Fitzpatrick no mercado literário e que foi publicado no Brasil pela editora Valentina.

O livro, do popular gênero Young Adult (para jovens adultos), narra a história de Samantha Reed, uma adolescente como qualquer outra, cheia de sonhos e anseios. Samantha é a caçula da família mora com sua mãe, Grace, em Connecticut e precisa conviver diariamente com a popular profissão de sua mãe, que é Senadora e republicana. A jovem inveja mais que tudo seus vizinhos, os Garrett, e não imagina o quão impactante essa grande família viria a ser em sua vida.


Os Garrett são uma grande família, com oito filhos, que desperta a ira dos vizinhos e da comunidade conservadora da pequena cidade americana. Eles são barulhentos, bagunceiros e vivem como uma grande família. Mas também são companheiros, amorosos, compreensíveis e o oposto da família de Samantha, que apesar de lhe proporcionar uma vida de luxos e segurança, se sente extremamente sozinha. Quando a adolescente conhece Jase, um dos jovens Garrett, sua vida muda completamente. 

"Os Garretts eram minha história para dormir, muito antes de eu descobrir que faria parte dessa história." 

Acolhida pela família de Jase, Sam nunca foi tão feliz e amada. Ela se sente próxima do garoto, por quem acaba nutrindo os primeiros sentimentos de sua vida, e tudo isso vêm com uma enorme excitação por fazer parte do lar dos sonhados vizinhos agora. Mas nem tudo são flores e logo um segredo tomará conta de sua vida, algo que ela nem imagina, e muito menos nós, leitores. Como Samantha irá lidar com seus sentimentos, sua própria família, seus vizinhos amados, e seus imensos problemas e conflitos internos? 


Adorei a forma que ambas as famílias e seus laços afetivos, tão diferentes, foram retratados no livro. A autora, que possui seis filhos, soube descrever exatamente como é a loucura de uma casa cheia e a solidão de uma casa “vazia”. Ponto muito positivo no livro a forma como nos envolvemos com os personagens, todos eles, porque são únicos e bem construídos, mesmo em grande número.
Samantha é uma protagonista cativante, inteligente e muito interessante. Gosto muito dela e o desenvolvimento não apenas da jovem mas de muitos outros personagens no livro, é notável. 

A história se desenvolve muito bem, mesmo com todos os problemas, os pontos são bem abordados e tudo é retratado com imenso realismo. Outro ponto que merece destaque e palmas, pois muitos autores tendem a colocar o irreal em histórias que não contém fantasia. Atitudes corretas e equilibradas com a nossa realidade são tudo em um livro do gênero. Mesmo não sendo o meu tipo favorito de leitura, foi muito proveitosa, gostosa e eu leria outros livros da autora, sem dúvidas.

Recomendo muito Minha Vida Mora ao Lado para quem quer um livro leve, com uma leitura intrigante, dramática e apaixonante na medida certa para nós, leitores. Foi uma boa escolha. :)




11 comentários :

  1. Oi, Camila!
    Tenho curiosidade em ler esse livro desde antes de ele ser lançado por aqui, justamente por aparentar ser uma leitura leve e envolvente, mas não menos sérias em alguns momentos. Valeu sua ressalva sobre ser bem construído, tanto o enredo quanto os personagens, e bom saber que a autora conseguiu retratar ambas as famílias de forma tão real e distinta, porque é realmente uma diferença bem brusca da vida em um ambiente mais vazio em comparação a um mais agitado, cheio de gente o tempo todo - e melhor ainda saber que, apesar dessa bagunça, hehe, são todos muito unidos e acolhem a protagonista sem medir esforços. Já fiquei ainda mais empolgada para ler! Espero que continue gostando dos próximos da autora também!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Camila!
    Muito bom poder ver um YA tão crível, mostrando uma história familiar tão parecida com muitos que vemos ao nosso redor, com isso, tornando a leitura atraente e fazendo com que nos identifiquemos com as personagens, sem contar que ainda tem mistério envolvido, bom demais!
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, já faz um tempinho que estou interessada em ler essa história, parece ser bem interessante e como eu gosto do estilo young adult acho que vou gostar até mais que você :) Achei interessante o fato da autora ter 6 filhos e conseguir descrever em sua história com realismo tanto a casa cheia, como a casa vazia (o que deve ser triste). A escrita dela parece ser fluida e espero ter a oportunidade de ler esse livro logo logo :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a família Garrett, a união deles e bagunça me fez gostar bastante. O que achei interessante, e que são duas família opostas, completamente diferente. E Sam que vive sozinha, vai se apaixonar logo por Jase. E o que é ainda bonito que família dele acolheu ela com todo carinho. Eu gostei muito desse livro, já to colocando na lista do preciso ler, sem duvidas alguma. Gosto muito de historia que mostra o convive-o familiar

    ResponderExcluir
  5. Que família encantadora a do personagem parecem bem amorosos e unidos, entendo porque a personagem queria fazer parte de uma família assim, tão diferente da dela. Mas você me deixou muito curiosa com esse segredo que nem o leitor imaginava, fiquei com a pulga atrás da orelha kkk. E quero ler esse livro para saber rs.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Li apenas uma resenha da obra, desde então estou super curiosa pra ler, adorei sua resenha tbm, a personagem já em conquistou...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Camila, fiquei muito curiosa pelo livro por causa da sua resenha.
    Eu gosto de YA, então sempre é um gênero que me chama a atenção, mas os seus comentários foram ainda mais positivos para mim nesse aspecto.
    Quero ler e estou muito curiosa sobre o segredo da protagonista.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar do livro e fiquei realmente com muita vontade de ler, eu adoro o gênero Young Adult, e sempre quando estou procurando um livro leve e que poderia ler em um dia, essa categoria é uma boa pedida. Adorei a resenha, e com certeza quero ler agora, se vc que não curte muito gênero, acabou gostando. Acho que vou amar ♥


    Paradise Books || @ParadiseBooksBr
    xoxo

    ResponderExcluir
  9. MEU BICHINHO <3333 até hoje nem acredito que comprei esse livro por uns 11 reais :O uma das minhas melhores compras,sem dúvida,amei a história e mal posso esperar pelo livro da Alice e do Tom <3 e pra ler o outro livro da autora que já foi lançado pela Valentina também <3

    ResponderExcluir
  10. Oi Caah,
    A Samantha ter se apegado tanto a família vizinha se dá pelo fato de ela não recebe esse tipo de atenção em casa. Imagino que sua mãe, por causa da profissão, não seja tão presente como a filha gostaria. O livro trás duas familias com dinâmicas familiares bem diferentes. Fiquei curiosa em saber que segredo é esse que irá mudar tanto assim a vida de Samantha e como isso irá afetar a relação dela com ambas as famílias. Nunca tive muito interesse em ler este livro, mas é a primeira vez que leio uma resenha sobre ele e fiquei muito interessada em conhecer esta história e a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  11. Amo família grande, acho que a vida fica melhor e mais divertida. A capa do livro é linda e a sinopse bem fofa. Parece um livro um tanto interessante, já curti. Quero saber como tudo se desenrola. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook