8 Autoras que Mudaram a Literatura e que Você Precisa Conhecer


Olá, leitores!!
Nesse mês especial em homenagem às mulheres, preparei uma lista de autoras que mudaram a literatura nacional e internacional para você conhecer. São escritoras que você tem que ler pelo menos uma vez na vida! ;)


1) Cecília Meireles 


Brasileira, nasceu no dia 07 de novembro de 1901. Cecília foi poeta, pintora, professora e jornalista. É considerada a primeira voz feminina com grande expressão na literatura no Brasil e até  hoje é conhecida como uma das vozes mais importantes da literatura nacional. Suas obras mais conhecidas são: Ou Isto ou Aquilo e Romanceiro da Inconfidência





2) Clarice Lispector



Nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, mas depois foi naturalizada brasileira. É até hoje considerada uma das maiores escritoras do século XX, com obras repletas de tramas psicológicas e cenas do cotidiano. Clarice recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 1961 e em 1978. Suas principais obras são: A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H. e Laços de Família.






3) Agatha Christie 


Nasceu na Inglaterra em 15 de setembro de 1890. Agatha Christie é conhecida como “Dama do Crime” por seus 72 romances, sendo 66 deles do gênero romance policial e inúmeros contos, reunidos em 14 coletâneas que foram traduzidos para mais de 100 idiomas diferentes. Com personagens inesquecíveis como o detetive Hercule Poirot e a adorável Miss Marple além de tramas engenhosas, Agatha Christie se transformou em uma das autoras mais vendidas de todos os tempos, sendo superada apenas pelo poeta inglês William Shakespeare. O livro mais vendido da escritora foi Ten Little Niggers (publicado no Brasil como E Não Sobrou Nenhum ou O Caso dos Dez Negrinhos), de 1939. Esse título é também o romance policial mais vendido da história, com cerca de 100 milhões de cópias comercializadas em todo o globo. Outras obras famosas são: Assassinato no Expresso do Oriente (Resenha), Um Corpo na Biblioteca e Morte no Nilo.


4) Alice Walker 


Americana, nasceu em 9 de fevereiro de 1944 no estado da Georgia. Alice é escritora, negra e feminista. Internacionalmente, é conhecida pela participação em movimentos pelos direitos das mulheres e dos negros. Romancista premiada, também escreveu contos, ensaios, poemas e até livros infantis. A Cor Púrpura (Resenha), que também foi adaptado para o cinema, é o seu livro mais conhecido. No geral, sua obra foi traduzida para mais de vinte idiomas diferentes. Outras títulos conhecidos são: Rompendo o Silêncio e Ninguém Segura essa Mulher.


5) Simone de Beauvoir 


Nasceu em 9 de janeiro de 1908 em Paris, na França. Simone foi uma escritora, filósofa existencialista (embora não se considerasse filósofa), ativista política, feminista e teórica social francesa. Seu primeiro livro publicado foi A Convidada (1943), mas foi o título Os Mandarins (1954) que lhe rendeu o Prêmio Goncourt (1954), a mais prestigiada premiação literária francesa. Em suas obras, Simone levantou questões e gerou muito polêmica ao analisar a postura e o papel da mulher na sociedade, além de apresentar um conteúdo excessivamente erótico para os padrões da época.


6) Toni Morrison


Americana, nasceu em 18 de fevereiro de 1931. Toni é escritora, editora e professora. Sua primeira obra, O Olho Mais Azul, viria apenas em 1970. Mas Amada (1987) lhe rendeu o prêmio Pulitzer. Em 1993, Toni se tornou a primeira mulher negra a receber o Prêmio Nobel de Literatura por conta de seus romances que relatam as experiências das mulheres negras no Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. Outras obras de destaque são: Paraíso, Jazz, Amor e Compaixão.





7) Ursula K. Le Guin


Nascida em  21 de Outubro de 1929 na California, EUA. Ursula K. Le Guin escreveu romances, ensaios, contos, poesia e literatura infantil, mas seu grande destaque foi nos gêneros de Fantasia e Ficção Científica. Suas obras exploram aspectos do taoísmo, anarquismo, etnografia, feminismo, psicologia e sociologia. Ursula foi a primeira autora a escrever uma fantasia com o protagonista sendo um jovem mago aprendendo como lidar com seus poderes, na série Ciclo de Terramar. Até o lançamento do primeiro livro, O Feiticeiro de Terramar (Resenha), em 1968, os únicos modelos de magos conhecidos eram velhos sábios barbudos e poderosos (Gandalf, Merlin, etc). Outro fator chave para a inovação de Ursula foi o fato dela escrever um protagonista que não é branco - mas os leitores só conseguem perceber isso entre o meio e o fim da história - na época dos fortes movimentos de segregação racial americana. A escritora abriu caminhos e inspirou outros autores que hoje são famosos no gênero, como J.K. Rowling e Neil Gaiman. Outras obras de destaque são: A Mão Esquerda da Escuridão (ganhou os prêmios Hugo e Nebula Awards como o melhor romance do ano em 1970) e Os que se afastam de Omelas (vencedor do prêmio Hugo).


8) Nora Roberts 


Nascida em 10 de outubro de 1950, no Estados Unidos. Nora Roberts foi a primeira mulher a entrar no Romance Writers of America Hall of Fame. Com mais de 200 best-sellers românticos, Nora Roberts também escreve sob o pseudônimo de J. D. Robb (na Série Mortal), Jill March e Sarah Hardesty (em publicações no Reino Unido). Seus livros já alcançaram a marca recorde de mais de 680 milhões de exemplares vendidos, foram traduzidos para mais de quarenta idiomas e permaneceram, somados, quase mil semanas na lista de mais vendidos do The New York Times, em que dessas, quase duzentas no primeiro lugar. Algumas obras são: Angels Fall (que ganhou adaptação para as telinhas em 2007), Álbum de Casamento (Resenha) e Bruxa da Noite (Resenha).



14 comentários :

  1. Oi Carolina!
    Conheço obras dlas e adoro.
    Cecília Meireles é minha escritora número um...amo as obras dela...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Já li as três primeiras autoras, as outras preciso conhecer ainda. É sempre bom conhecer mulheres que foram e ainda são importantes pra literatura mundial.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina, gostei do post e de ficar sabendo um pouco sobre essas grandes mulheres :)

    ResponderExcluir
  4. Li livros da Agatha e da Nora e gostei muito, as outras algumas conhecia e outras não, achei bem interessante saber mais sobre essas mulheres que tem uma importância muito grande na literatura e nas nossas vidas, pois nos alegram com suas historias e nos representam.

    ResponderExcluir
  5. Essas mulheres! ♥
    Preciso ler mais algumas coisinhas delas, pra não deixar nenhum de fora e dar ainda mais o devido valor que elas tem a literatura. ♥

    http://seismilmilhas.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Carol, só vi maravilhosas!
    Já li quase todas elas e tenho um amorzinho por várias.
    Ainda não li Toni Morrison e Alice Walker.
    Mas podem entrar na minha lista!
    :D

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol!
    Ótimo post!
    De todas, a minha favorita é Agatha Christie, mas também tenho muita curiosidade de ler Simone de Beauvoiur e Ursula K. Le Guin
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Carolina,
    Tive uma unica experiência com a escrita da Clarice Lispector e gostei bastante e pretendo, sim, ler mais obras da autora. Agatha Christie já é uma autora a quem estou mais familiarizada com as história e, acho que foi por causa de seus livro que comecei a gostar de romances policiais. Algumas dessas indicadas nunca ouvi falar, mas fico feliz em receber este tipo de recomendação, pois tenho certeza que são autoras dignas de reconhecimento!

    ResponderExcluir
  9. Eu terei que ler alguns livro de Cecília Meireles por causa do vestibular, então sera um prazer conhecer mais a fundo as obras delas, ela deve papel realmente importante para literatura. Clarice Lispector sem duvidas é bem conhecida pelo sua frases profunda, em redes sociais sempre encontrar pessoas que publica frases dela. Agatha Christies eu não conhecia, e também Alice Walker e as outras. Claro, tirando Nora Roberts pois atualmente os livros dela são um sucesso

    ResponderExcluir
  10. Olá Carolina,

    Adorei o seu post e conhecer um pouco mais dessas mulheres incríveis é muito bom, dessa lista só li a Cecília Meireles e a Ursula K. Le Guin, mas quero ler as demais.....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Carolina!
    Muito boa homenagem as grandes mulheres precursoras na literatura.
    A única que não tive oportunidade de ler ainda foi Toni Morrison, porém conheço sua história.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Só mulheres incríveis da literatura. Nunca li nada da maioria, mas conheço algumas. Quero muito ler os livros da Nora Roberts, dizem que são incríveis, assim como os da Clarisse Lispector. Parabéns pela homenagem as essa mulheres maravilhosas.

    ResponderExcluir
  13. Que post ótimo Carol!!!
    Algumas das autoras citadas foram as que me introduziram no mundo literário. ♥
    Merecem ser reconhecidas não só no mês especial das mulheres, mas sempre :)

    Paradise Books || @ParadiseBooksBr
    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Eu só não conhecia Nora Roberts, mas agora sou obrigada a ler ela também. Sobre as outras, Cecília Meireles é a minha deusa de língua portuguesa, e Agatha Christie é a rainha do mundo, os livros dela só perdem em venda para a Bíblia e a obra completa de Shakespeare, fala se não é uma deusa. Essas mulheres deveriam ter suas palavras espalhadas em cada esquina, e em todas as casas (menos Clarice, a hora da estrela me fez entrar em depressão, vamos manter ela um pouco quieta).
    Amei a matéria, espero ver, talvez, uma dedicada a cada uma delas.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook