Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - Partes Um & Dois

Autores: J.K.Rowling, John Tiffany & Jack Thorne
Título Original: Harry Potter and the Cursed Child - Parts 1 & 2.
Tradução: Anna Vicentini
Editora: Rocco
Páginas: 352
Onde Encontrar: AmazonBR | Submarino | Livraria Cultura | Livraria Saraiva

| Livro cedido em parceria com a Editora Rocco |


Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia,marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.
Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Olá leitores e leitoras!
Como temos parceria com a divosa Editora Rocco, resolvi pedir o que foi considerado por alguns fãs como "oitavo" livro da saga Harry Potter, mas que para muitos, é mais uma novidade e um sopro de vida no mundo do bruxinho que tanto amamos: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Como a fã louca e fanática que sou, mais cedo ou mais tarde iria querer conferir esta obra de autoria da incrível e maravilhosa J.K. Rowling e adaptada para o formato de roteiro por John Tiffany e Jack Thorne. O livro, que é narrado em formato de roteiro, nos leva a uma nova aventura de Harry, ou melhor, de seu filho, Alvo Severo. Se o livro corresponde todas (as milhares) de expectativas, vamos descobrir na resenha!



Pode ler tranquilamente esta parte, ela NÃO CONTÉM SPOILERS.

Ao final do sétimo livro, vemos nossos queridos personagens, já adultos e casados, levando seus filhos até a estação para embarcarem no trem da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (s2). Dezenove anos depois, é incrível poder vivenciar um pouco mais daquela última cena e os momentos posteriores dela, que deixaram um gostinho de quero mais. Tanto no livro quanto na adaptação para a telona. É aqui que a história têm início, e bate uma nostalgia deliciosa.




Acompanharemos Alvo em sua própria aventura, e ele possui uma personalidade forte, bem diferente do pai. Somos apresentados a ele brevemente, pois o formato de roteiro limita um pouco a experiência descritiva que temos com um livro normal. Também conhecemos um pouquinho dos outros personagens: Lilian, Tiago e Rose, e também Scorpio, filho de ninguém menos que Draco Malfoy. E este personagem é uma bela surpresa ao longo da história, pra não dizer, quase um protagonista nato. Juntos, eles terão que lidar com os erros do passado de seus pais, e seus próprios problemas. Isso os levará a descobertas incríveis e mágicas, como Harry, Rony e Hermione viveram há dezenove anos atrás e como não poderia faltar, a um novo mal. Mas e a criança amaldiçoada? Vão ter que ler pra saber (rsrs).

“Às vezes, os custos são feitos para serem suportados” – Snape
Sem mais delongas para não soltar nenhum spoiler, recomendo que leiam o livro e tirem suas próprias conclusões, definitivamente, mas já adianto que não falta nostalgia e é muito empolgante em alguns aspectos. Recomendo a leitura? Com certeza. Não se pode julgar um livro por uma resenha, é sempre bom ler e poder vê-lo com seus próprios olhos, ainda mais quando se trata de Harry Potter.


A partir daqui, CONTÉM ALGUNS SPOILERS e minha opinião pessoal acerca do livro.

Se chegou até aqui é porque está curioso sobre alguns aspectos não é? Então vamos lá. É difícil falar de Harry Potter sem carregar conosco esse espírito de quem viveu os melhores anos da saga, quando aguardávamos cada lançamento dos livros e posteriormente, dos filmes. Quando rimos e choramos com nossos personagens e que até hoje nos levam facilmente para o mundo mágico criado por J.K. Rowling. Ou na emoção que sentimos ao ler a última página do sétimo livro da saga. Portanto, darei minha opinião de leitora e fã agora.

O livro peca em vários pontos. Acredito que os personagens que conhecemos tão bem se perdem em suas características, tão próprias e singulares, e se tornam pessoas diferentes nesse livro. Algumas atitudes simplesmente não batem. Alguns diálogos nunca aconteceriam por conta disso. E acredito que a responsabilidade sobre essas ações ao longo do livro, sobre os personagens e sua construção seja inteiramente de quem adaptou a história base da autora, os roteiristas. Para mim, é inadmissível esse desvio de caráter no livro, e não é justificável nem mesmo como "desenvolvimento de personagens".

O que dá início a aventura não é algo tão relevante a ponto de mundos serem movidos por isso. O que eu quero dizer? Faltou algo no "plot" inicial. Algo maior, grandioso, como foi em Harry Potter. E isso deixou tudo tão simples, não foi muito compatível com o que estamos acostumados. Outro ponto muito importante foram o surgimento de alguns personagens, que não acredito que fariam parte de um oitavo livro. Não seria plausível para a autora criar algumas coisas na trama, inclusive estes novos personagens e suas origens.

Estes são alguns aspectos básicos que gostaria de destacar, mas poderiam ser muito mais. Não odiei o livro, de forma alguma, mas senti falta de várias coisas e senti falta da presença da J.K. Rowling de fato na história. Acredito que ela supervisionou o roteiro de forma superficial, e deixou passar muitas coisas. Mas é um roteiro de peça, então não posso julgá-la.
Não é um oitavo livro da saga, pelo menos para mim. Mas é um livro que deve ser lido, torno a repetir. Até porque, que fã dispensaria nem que seja um dedinho da criadora de Harry Potter? Jamais.

“Em cada momento de felicidade é derramado um veneno: o conhecimento de que a dor virá de novo” – Dumbledore

Continuamos na esperança de futuros lançamentos, novas histórias e um oitavo livro de fato. Com uma narrativa normal. Foi quase como sentir o gosto desse futuro oitavo livro, mas ao devorá-lo, não foi tão bom quanto imaginava. O importante é que: continuo amando Harry Potter. Continuo admirando imensamente J.K. Rowling. A editora nos deu um presente com as duas lindas edições deste livro tão rapidamente nas livrarias brasileiras. E a magia nunca nos deixará. :)






13 comentários :

  1. Olá.
    Essa edição está linda! Eu tenha na minha estante, mas ainda não fiz a leitura. Tenho certeza de que vou gostar de relembrar momentos com personagens tão amados.
    Sua resenha está muito bem escrita e sincera, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila,
    Quando soube do lançamento dessa história quase não me contive de tanta felicidade. Amo a saga Harry Potter e sempre ansiarei por mais do universo criado por J.K.Rowling. Claro que o fato da história ser narrada em forma de roteito de peça de teatro me deixa um pouco insegura sobre o que esperar da trama, mas acredito que a magia não se perderá e será interessante acompanhar as aventuras de Alvo nesta trama. Fiquei surpresa de ver que a autora inseriu o filho de Draco e que este (Graças a Deus) não será como seu pai. Espero realizar esta leitura logo e ter mais um gostinho de Hogwarts e dos desafios que os novos protagonistas irão enfrentar.

    ResponderExcluir
  3. Embora adoro a saga tenho receio desse ler esse livro, pois não foi escrito pela autora e li comentários controversos uns gostam outros não, mas acho que se tiver oportunidade daria uma lida, para reviver momentos com esses personagens encantadores rsrs, mesmo sendo seus filhos fiquei impressionada com o filho do Malfoy e curiosa em saber quem é a criança amaldiçoada, é uma pena que teve algumas mudanças da saga e também não consideraria um oitavo livro, talvez um extra ra.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, a edição tá com uma capa linda e acho que mesmo que o livro não atenda todas as expectativas é um livro feito por J K Rowling e acho que todos os fãs devem conferir nem que seja pra ter mais um gostinho daquela última cena que você citou lá naquela versão sem spoiler :)

    P.S: Perdi o prazo pra participar do TC desse mês?! :( não consegui entrar ontem (só pela manhã) e tô chateada comigo mesma rsrs

    ResponderExcluir
  5. Oii Caah!!
    Caa vez q leio resenhas do livro eu piro, a capa é linda dmais, o enredo é bom, qro mto ler Caah, apesar d mtos flarem q não é bom, mas eu qro msm assim... rsrs
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente até o presente momento nunca li nenhum livro da série HP, porém só muito fan dos filmes, e o que falta para mim e a oportunidade de adquirir a obra. Essa edição do livro está maravilhosa realmente muito linda, ainda não tive interesse de adquiri-lo pelo fato de querer primeiro os outros, para depois comprar essa obra. Enfim, tenho visto muitas criticas negativas em relação a alguns pontos dessa história, mas claro que deve haver pontos positivos também.

    ResponderExcluir
  7. Camila!
    Acredito que o fato principal foi não ter sido escrito pela J.K. Rowling, mesmo que ela tenha supervisionado.
    E imagino que por conta disso, a escrita seja diferente, além do fato de ser um roteiro para teatro.
    Ainda assim, como fã, é sempre bom conferirmos a obra e tê-la na coleção. Tenho meu exemplar aqui, porém ainda não tive oportunidade de ler.
    “A juventude é a época de se estudar a sabedoria; a velhice é a época de a praticar.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Eu já enho esse livro, mas confesso que ainda não li por medo!
    kkkkk
    Amo HP , sou muito fã. Já li 3 vezes Harry e vou reler mais uma vez. Não me canso dessa saga.
    Ainda vou ler esse ano, esse livro.

    ResponderExcluir
  9. To doida pra ler! E essa edição é muito linda *-*
    Mas também vi várias pessoas dizendo que sentiram falta de várias coisas importantes, por isso meio que deu medo ler kkk
    Mas vou ver se adianto ele na lista de leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila.
    Adorei que teve essa preocupação quanto a não deixar escapar nenhum spoiler, mas confesso que não sou la nenhuma fã do universo de Harry Potter, então não posso dizer que adorei saber do
    lançamento, amo essa capa é linda e adoro quando leio e tenho essa nostalgia.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Já li resenhas de pessoas que acharam o livro bom, mas não isso tudo... Porém tenho muuuita curiosidade de ler para matar a saudades de todos os personagens, além de que fiquei muito intrigada pelo Scorpio!! Queria saber se é ruim de se ler o livro por ter um formato de roteiro ou você se acostuma?

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila!
    Eu adorei, apesar de alguns pontos negativos que você citou e por ser um roteiro. O fato de ser roteiro é difícil porque não estamos presentes de forma onisciente com os personagens.
    O que eles pensam? O que os motivam? Senti falta disso.
    E o fato do Rony aparecer foi só para cumprir tabela, convenhamos. O papel dele é completamente nulo na história.
    Mas amei o Scorpio <3 Sério, protagonista do nosso coração!
    Eu adorei a história, como eles relembraram todos os livros antigos e as aventuras dele, sabe?
    Amei, amei, amei e espero que vire livro de verdade e filme.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  13. Eu li apenas os tres primeiros livros de Harry Potter e foi apenas no ano passado, quero muito ler os outros ainda esse ano. Com certeza vou querer ler esse, Alvo parece ter uma personalidade bem diferente de Harry, eu com certeza não posso deixar de ler esse.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook