Sejamos Todos Feministas

Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Título Original: We Should All Be Feminists
Tradução: Cristina Baum
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 64
Onde Encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. ‘Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: Você apoia o terrorismo!’.” Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e – em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são “antiafricanas” e que odeiam homens e maquiagem – começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”.
Neste ensaio preciso e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para mostrar que muito ainda precisa ser feito até que alcancemos a igualdade de gênero. Segundo ela, tal igualdade diz respeito a todos, homens e mulheres, pois será libertadora para todos: meninas poderão assumir sua identidade, ignorando a expectativa alheia, mas também os meninos poderão crescer livres, sem ter que se enquadrar em estereótipos de masculinidade. 

Conheci Chimamanda Ngozi Adichie por conta de seu discurso sobre O Perigo de Uma Única História, onde explica como uma visão generalizada de um povo pode levar a desumanização de um ser humano.

Confira o vídeo sobre isso:

Depois disso, pesquisei um pouco e descobri que Chimamanda escreveu livros premiados e hoje consagrados mundialmente, como Hibisco Roxo, Meio Sol Amarelo e Americanah (que já tem os direitos cinematográficos vendidos à atriz Lupita Nyong'o) - todos publicados pela Cia das Letras no Brasil. E, além desses romances, encontrei também dois manifestos da escritora: Sejamos Todos Feministas e Para Educar Crianças Feministas.

Hoje eu vim falar sobre esse pequeno livrinho com apenas 63 páginas chamado Sejamos Todos Feministas. O manifesto surgiu depois de um discurso de Chimamanda no TED x Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações. 

Neste pequeno ensaio, Chimamanda revela experiências pessoais de sua vida sobre como a desigualdade de gêneros a prejudicou e a magoou. Ela utiliza esses exemplos para que as pessoas compreendam que existe sim um problema de gêneros e como o sistema é injusto não só para as mulheres, mas para os homens também.

Quando eu estava no primário, em Nsukka, uma cidade universitária no sudeste da Nigéria, no começo do ano letivo a professora anunciou que iria dar uma prova e quem tirasse a nota mais alta seria o monitor da classe. Ser monitor era muito importante. Ele podia anotar, diariamente, o nome dos colegas baderneiros, o que por si só já era ter um poder enorme; além disso, ele podia circular pela sala empunhando uma vara, patrulhando a turma do fundão. É claro que o monitor não podia usar a vara. Mas era uma ideia empolgante para uma criança de nove anos, como eu. Eu queria muito ser a monitora da minha classe. E tirei a nota mais alta.
Mas, para minha surpresa, a professora disse que o monitor seria um menino. Ela havia se esquecido de esclarecer esse ponto, achou que fosse óbvio. Um garoto tirou a segunda nota mais alta. Ele seria o monitor. O mais interessante é que o menino era uma alma bondosa e doce, que não tinha o menor interesse em vigiar a classe com uma vara. Que era exatamente o que eu almejava. Mas eu era menina e ele, menino, e ele foi escolhido. Nunca me esqueci desse episódio.
Posição 50

Afinal, Chimamanda conta como a sociedade tira toda a humanidade dos meninos porque eles devem ser “homens fortes”. Só que essa preocupação em se provar “másculo” faz com que os garotos fiquem com egos extremamente frágeis. E é aí que se treina as meninas para “cuidarem” do ego frágil dos homens. Quão melhor seria o mundo se os homens não tivessem a necessidade de provar a própria masculinidade e o sucesso das mulheres não fosse considerado a uma perda de masculinidade para os homens?! 

Perdemos muito tempo ensinando as meninas a se preocupar com o que os meninos pensam delas. Mas o oposto não acontece. Não ensinamos os meninos a se preocupar em ser “benquistos”. Se, por um lado, perdemos muito tempo dizendo às meninas que elas não podem sentir raiva ou ser agressivas ou duras, por outro, elogiamos ou perdoamos os meninos pelas mesmas razões.
Posição 118

Se temos filhos homens, não nos importamos em saber sobre suas namoradas. Mas e os namorados das nossas filhas? Deus me livre! (Mas obviamente esperamos que elas tragam para casa o homem perfeito para casar, na hora certa)
Posição 168

Sejamos Todos Feministas é um pequeno texto com muitas verdades. Sou feminista e tenho tentado tirar a imagem negativa que a própria palavra “feminismo” carrega em nossa sociedade. Feminismo é uma luta de igualdade, ninguém quer ser superior a ninguém. O que as pessoas feministas desejam é se libertar dos estigmas previstos pela sociedade.

O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero.
Posição 178 

Alguns exemplos é a ideia de que o serviço de casa é coisa de mulher ou que praticar certos esportes é algo só para os homens. Ninguém está livre dessa forma. Os homens têm que ser “machos”, não podem demonstrar sentimentos, ou são considerados fracos perante seus “iguais”. Já as mulheres não podem ser muito ambiciosas e devem ter como meta se casar e ter filhos. Não há uma segunda opção.

E o feminismo é exatamente sobre isso: escolhas. 

É a ideia de que a mulher pode escolher se prefere ficar em casa e cuidar dos filhos ou almejar sucesso na carreira. Ela pode optar pelo que a faz mais feliz. E o mesmo vale para os homens. Eles podem escolher empregos considerados “femininos” sem receber o menosprezo das pessoas por isso. Se ele quiser, ele pode até ficar em casa cuidando das crianças enquanto a mulher trabalha fora. 

Sejamos Todos Feministas é uma conversa didática. É um texto para feministas, é para quem não sabe o que feminismo significa, é para quem acha que o movimento já não é mais necessário, é para quem está disposto a abrir a própria mente e ver outro ponto de vista.


A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: “Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar”. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.
Posição 260




15 comentários :

  1. Oii! Eu tinha lido uma resenha sobre esse livro e já estava interessada em conhecer, parece ter informações bem bacanas sobre o assunto, espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia este livro, mas após ler um pouco sobre o que se trata a história dele, fiquei bem curiosa em ler, e por ser um livro com poucas páginas, torna a leitura ainda mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina.
    Você falou uma coisa e eu concordo plenamente a palavra feminismo já vem com uma carga preconceitual muito grande eu já tinha ouvido falar do livro mas confesso que por não fazer muito Meu gênero nunca tive curiosidade de ler mas agora você conseguiu despertar essa curiosidade em mim e apesar de não ser feminista nem nada do tipo preciso ler com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sejamos Todos Feministas mudou minha visão sobre muita coisa e reforçou outras tantas que eu acredito e defendo. Eu escolhi ficar em casa e cuidar de meu filho até ele completar três anos e iniciar sua vida escolar. Eu sou tão criticada por isso que chega a ser vergonhoso. Todos deveriam ler esse discurso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Super interessante o livro e o post Carol, ainda não conhecia a autora mas com certeza conheço o tema. A sociedade entender realmente o que o feminismo quer dizer seria uma coisa maravilhosa, ainda mais pelo fato de ter tanta gente contra ou com pensamentos tão críticos sobre a causa.

    Paradise Books || @ParadiseBooksBr
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Tenho que comprar esse livro. Amei os trechos que vc colocou e me tocou muito pq isso realmente acontece! Uau! Sei que esse livro vai me ajudar muito a compreender o que se passa no mundo sobre questão de gêneros de o homem ser mais forte ou mais inteligente do que uma mulher!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carolina,
    O feminismo começou como um meio de igualar os direitos das mulheres em uma sociedade machista e sexista, mas hoje o movimento está distorcido por campanhas mal intencionadas e por pessoas mal informadas. Já ouvi falar muito de Chimamanda e de seu trabalho, mas ainda li nenhum deles e, nem sei porque não o fiz. Sua experiência de vida e seus ensinamentos devem ser conhecidos pelo mundo todo, por homens e mulheres, para que ambos possam compreender a importância de uma sociedade justa e livre das diferenças.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já conhecia o livro, porém não me despertou interesse. Mas agora, lendo sua resenha, fiquei mais motivada a dar uma chance a leitura, pois parece trazer uma boa reflexão.
    Então, espero ter a chance de conferir.
    Obrigada. Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante e importante a leitura desse livro, aborda um tema que estamos sempre enfrentando nas nossas vidas. Realmente nos preocupamos muito com as meninas e não tinha parado para pensar nos meninos lendo a resenha fiquei refletindo sobre isso.

    ResponderExcluir
  10. Desde que comecei a entender o movimento feminista que me interessei pela leitura desse livro, até porque a forma como a autora nos apresenta tal tema de maneira tão didática, e de fácil compreensão. E vai além mostrando que essa não e uma luta só de mulheres, mas que envolve todos os gêneros, e a forma como nos impomos dentro da sociedade, onde não devemos ser separados por sermos homens ou mulheres, e que temos sim o poder de escolher, o queremos ser, e o queremos fazer.

    ResponderExcluir
  11. Adorei!! Acho o feminismo tão importante e é uma pena que ele tenha todo esse peso negativo na nossa sociedade. As pessoas nem querem ouvir os argumentos e se escutam que alguém é feminista já impõem todos os tipos de esteriótipos possíveis pra pessoa e a acham uma extremista. É absurdo e frustrante. Adorei a resenha e acho bem legal ler esse livro tanto pra saber argumentar com mais base para os menos informados quanto para abrir mais minha mente sobre esse assunto! Muito bom

    ResponderExcluir
  12. Olá Carolina ;)
    Acho que nunca tinha ficado tão tocada com uma resenha. Ou adicionado tão rápido um livro a lista de leitura do skoob! kkk
    Me interesso em saber mais sobre o feminismo e o movimento feminista, e adorei a forma como você disse que ela abordou o livro. Vou ouvir agora esse discurso dela.
    Muito obrigada por fazer essa indicação maravilhosa, com certeza irei lê-lo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Como é curto é uma leitura bem rapida, é a primeira vez que vejo algo sobre ele, e o titulo e o tema chamou a minha atenção,e saber que tem verdades nele.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carol!
    Que lindeza esse livro.
    Adorei a ideia dele. Eu vi alguns vídeos dela (eu nunca consigo falar ou escrever o nome dela, haha) e acho ela fantástica!
    Acho lindo isso de que o feminismo é sobre escolhas - não de que devemos odiar homens, não ter filhos e perder a vaidade.
    <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  15. Carolina!
    É bem isso mesmo. O feminismo é podermos escolher se queremos ou não apenas fazer as tarefas domésticas e cuidados com a família, como nos eram impostos, ou temos o dever de ter outras atividades. E para isso, é preciso que a mentalidade masculina também mude.
    Aqui em casa todos somos fiministas. Maridão ajuda em tudo, lava prato, faz commida, tira pó dos móveis e por aí vai e olha que ele já tem 67 anos e na geração dele, homem não fazia nada em casa...
    Adorei o manifesto.
    Desejo um mês cheio de prosperidade!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook