Jardins da Lua - O Livro Malazano dos Caídos #01

Autor: Steven Erikson
Título Original: Gardens of the Moon
Tradução: Carol Chiovatto
Série: O Livro Malazano dos Caídos
Editora: Arqueiro
Páginas: 608
Onde Encontrar: AmazonBR | Livraria Cultura | Livraria Saraiva


| Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro |
Sinopse: Desde pequeno, Ganoes Paran decidiu trocar os privilégios da nobreza malazana por uma vida a serviço do exército imperial. O que o jovem capitão não sabia, porém, era que seu destino acabaria entrelaçado aos desígnios dos deuses, e que ele seria praticamente arremessado ao centro de um dos maiores conflitos que o Império Malazano já tinha visto. Paran é enviado a Darujhistan, a última entre as Cidades Livres de ­Genabackis, onde deve assumir o comando dos Queimadores de Pontes, um lendário esquadrão de elite. O local ainda resiste à ocupação malazana e é a joia cobiçada pela imperatriz Laseen, que não está disposta a estancar o derramamento de sangue enquanto não conquistá-lo. Porém, em pouco tempo fica claro que essa não será uma campanha militar comum: na Cidade do Fogo Azul não está em jogo apenas o futuro do Império Malazano, mas estão envolvidos também deuses ancestrais, criaturas das sombras e uma magia de poder inimaginável. Em Jardins da lua, Steven Erikson nos apresenta um universo com­plexo de cenários estonteantes e ações vertiginosas que mostram por que esta é considerada uma das maiores sagas épicas.

Olá leitores e leitoras! Hoje trouxe pra vocês a resenha de uma fantasia marcante. Um dos melhores livros do gênero que já li, sem dúvidas, mas com toques peculiares que não tornam esse livro fácil de ser lido e digerido por qualquer leitor. Até para mim, foi bastante difícil finalizar a leitura, e demorei muito mais que o normal perdida em suas páginas e na história narrada pelo autor canadense Steven Erikson. De qualquer forma, será que a leitura complexa vale a pena? Vamos lá.

"Jardins da lua é, por tanto, um convite. Segure-se e embarque na viagem. Tudo o que posso prometer é que dei o melhor de mim para entreter a todos. Maldições e aplausos, risos e lágrimas, está tudo lá".

No prólogo de Jardins da Lua, o próprio autor destaca que a leitura será complicada, complexa e nada fácil. Que vai entender e levar a história da melhor forma possível ou desistir logo no início. Escolha do leitor, e é bem interessante o próprio autor destacar isso. Também devo avisar, como uma blogueira sincera (risos), que este é apenas o primeiro de uma série de DEZ livros já publicados, por enquanto. É um mundo rico e cheio de histórias pronto para ser explorado pelos corajosos.


Somos apresentados, então, a um novo universo. É um mundo fantástico, habitado por grandes reinos, magos, feiticeiros, bruxas, bravos guerreiros, assassinos cruéis, criaturas distintas que habitam uma das luas deste mundo (exótico!) e até mesmo dragões. Malazano é um de seus reinos, e logo no início lhes somos apresentados, e podemos acompanhar o quão complicada está a situação política do local. Agora, a imperatriz Laseen conquistou seu trono assassinando o Imperador anterior e o tomando para si. Por isso, têm de enfrentar uma guerra.

Em contraponto, conhecemos também Ganoes Param. Um jovem sem pretensões além de entrar para o exército Malazano. Trocando os privilégios que possuía na nobreza, ele de fato prefere a honra e os desafios de entrar no exército em meio a uma de muitas guerras que estariam por vir. Com o passar do tempo, o guerreiro é enviado a um novo local, Darujhistan, a última entre as Cidades Livres de Genabackis. Seu objetivo será comandar os "Queimadores de Pontes", um dos trunfos da Imperatriz Malazano.

"Por toda a nossa vida nós lutamos por controle, por um meio de moldar o mundo à nossa volta, uma caçada eterna e inútil pelo privilégio de sermos capazes de prever a forma de nossas vidas."

Este primeiro volume é sobre o início de o que parece ser uma longa história, acompanhando diversas vidas, personagens, reinos, guerras e suas peculiaridades, como a magia. A magia que habita este mundo, é muito complexa e diferente. Mas nada impossível de ser compreendida. Inclusive, conta com uma vantagem única, que é ser completamente diferente do que eu já havia lido. Também não há um plot exato do que irá acontecer no livro, do objetivo real de todos, do futuro de Malazano. A dificuldade real da leitura está no fato de que: o autor não está preocupado em explicar detalhadamente nada. Somos "jogados" neste universo, do qual já admiro muito (!), mas forçados a nos virarmos para tentar compreender tudo o que está acontecendo. E acreditem, as coisas não param de acontecer. Temos dezenas de personagens aparecendo o tempo todo, o misticismo, o desenvolvimento da magia e um glossário no final do livro tentando nos guiar pelo básico. Não imagino o que irá acontecer, as dificuldades, lutas, amores e tudo o que acompanhará os personagens, afinal, são dez livros!

Arte dos personagens, que acompanha o livro.

Como a amante de fantasia que sou, não posso deixar de dizer que mesmo com todas as diferenças, fiquei fascinada com essa leitura. Valeu cada página, cada dia de leitura cansativo, porque cansa mesmo. Foi inspirador. Eu indico Jardins da Lua aos leitores corajosos, que adoram um desafio, uma leitura diferente, um mundo diferente, personagens diferentes e acima de tudo, uma narrativa única. Steven Erikson tem um estilo de peculiar e só dele e achei também muito interessante partilhar dessa nova escrita.

Vale a pena? Vale. Mas eu espero que nos próximos volumes, um pouco da confusão inicial tenha passado. Adoraria já começar o próximo livro imersa nesse mundo, sem estar tão perdida em alguns momentos. Mas não digo que toda a parte crítica que citei seja um empecilho para quem quer mesmo ler esta saga. Quem já leu O Nome do Vento, as obras de Tolkien e até mesmo Guerra dos Tronos vai tirar de letra Jardins da Lua, é só se dedicar um pouco a ele.


Pra finalizar, só tenho elogios para a edição do livro. A Editora Arqueiro produziu um livro lindo. Que capa bonita, bem como os mapas, os desenhos dos personagens (que acompanham um pôster com o mapa), o glossário, e tudo o mais. Um excelente trabalho.

Adorei este livro, de forma geral. Espero que o segundo livro seja lançado ainda este ano, gosto muito de um desafio. E vocês? :)


13 comentários :

  1. Parece ser um livro fascinante, adoro fantasia e fiquei muito intrigada com esse, pois é um desafio para o leitor conseguir compreender, gostei pois é diferente e tem essa magia complexa que me deixou curiosa e com tantos personagens assim fica difícil não ficar confuso rs.

    ResponderExcluir
  2. Camila!
    Gosto muito de fantasia e fiquei um pouco na dúvida quanto a leitura ou não do livro, primeiro porque somos 'jogados', como falou, em um mundo totalmente diferente e sem muitas explicações, depois porque quando tem muitos reinos, personagens, etc, fico um tanto confusa e tenho de voltar várias vezes para poder entender a história e por fim a quantidade de livros que a série tem de ser muito bom escritor para levar uma série tão cheia de ação sem decair....
    Bom domingo!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro, e fico com receio e ao mesmo tempo com vontade de dar uma chance a essa leitura, primeiro porque não tenho costume de ler livros de fantasia, e é notório o quanto essa trama e diferente, e densa por esse fator, e ao mesmo tempo autêntica. Tenho medo de começar a leitura, e empacar, não ter um envolvimento com a leitura, com a estória e os personagens, mas tenho muita vontade de dar uma chance e ver até onde vai essa estória incrível.

    ResponderExcluir
  4. Já li diversos comentários positivos referente a este livro, e fiquei bem curiosa em relação ao autor ressaltar que não é um livro fácil de ser lido, mas como adoro um bom livro de fantasia, adicionei Jardins da Lua em minha lista de leituras, espero gostar da história.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    A capa ficou linda, o enredo parece bom, mas tenho receio por leituras difíceis, se pego um desses abandono, mas vou tentar... Rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Essa série parece ter um enredo bem complexo e uma leitura um pouco mais lenta, já que são tantos personagens e situações. Não pretendo ler no momento, mas quem sabe mais adiante, já que gosto do gênero.
    Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Sou amante tbm de fantasia, mas não sei se leria! Achei a capa linda e os mapas tbm, porém não me chamou muito a atenção! A história em si parece boa, mas eu passo essa dica!

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila.
    Eu também sou muito fã de fantasia É uma pena que você ficou um pouco confusa nesse primeiro livro isso já aconteceu comigo várias vezes eu também estou torcendo para que o segundo seja melhor por que a premissa me conquistou e eu fiquei bastante curiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi CAMILA,
    Percebi a complexidade da história ao ler a sinopse e tentar entender o conceito que o autor criou para esta trama. Sou uma fã de fantasia e quando leio um livro do gênero gosto que tenha algo novo e diferente a acrescentar. Por mais que ache interessante a forma que Steven Erikson escolheu para narrar a história, eu sinto falta de uma introdução, pois isso, para mim, trás um maior envolvimento com os personagens e a história em si. Outra preocupação é a respeito de ter muitos personagens e o livro acabar ficando muito superficial em relação a eles, mas como é uma série longa, acredito que o autor irá explorá-los no decorrer dos livros seguintes. Gostei muito desta indicação, mas por se tratar de muitos volumes ainda não tenho certeza se irei lê-los.

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila ;)
    Nunca li o livro mas já vi outras resenhas positivas!
    Não é muito o gênero de livros que costumo ler, mas você me despertou a curiosidade!
    Já coloquei na lista de leitura ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Como eu adoro fantasia esse não podia deixar de entrar na minha lista de desejado assim que eu vi sobre esse lançamento. Jáli algumas resenha falando muito bem, e eu adorei a sua. Fico feliz por ter gostado e espero tambem gostar dessa leitura tanto quanto voce.

    ResponderExcluir
  12. 10 livros? Meu deus, quantos!! De fato acho que não tenho a coragem necessária para ler esse livro, me deu um pouco de preguiça enquanto li a resenha. O que é uma pena, pois tenho certeza que gostaria muito desses livros por todo o universo novo, magia e ação!! Se virasse uma série não hesitaria em ver, mas livro...

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila!
    Se quem já leu Game of Thrones consegue tirar de letra, acho que posso me aventurar.
    Assim como você disse, nele a gente é jogado num universo sem grandes explicações e zilhões de personagens. E quer saber? Eu amo de coração!
    Então imagino que possa gostar dessa série.
    :D
    De vez em quando é bom pegar uma leitura mais complexa, né?
    Desafia a nossa mente!
    E assim como você, amo fantasia, então VAMOS LÁ!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook