Inocência? - O Protetorado da Sombrinha #03

Autora: Gail Carriger
Título original: Blameless
Tradução: Flávia Carneiro Anderson
Série: O Protetorado da Sombrinha
Editora: Valentina
Páginas: 304
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana.
Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres.
Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta.
Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto.

Quem acompanha o blog com frequência já sabe que eu sou completamente apaixonada por essa série nada comum escrita por Gail Carriger e publicada pela editora Valentina no Brasil. O Protetorado da Sombrinha faz parte do gênero Steampunk, um subgênero da ficção científica que trata de obras ambientadas no passado, mas com uma tecnologia muito além da época. A saga é completa com cinco livros: Alma? (Resenha), Metamorfose? (Resenha), Inocência?, Coração? e Timeless (único volume ainda não publicado no país). 

ATENÇÃO!! Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores da série O Protetorado da Sombrinha, Alma? (Resenha) e Metamorfose? (Resenha)! Leia por sua conta e risco. ;)

Capas originais da série

Inocência? é uma sequência direta dos últimos acontecimentos do segundo livro, Metamorfose? (Resenha). Assim, encontramos Alexia de volta à casa de sua mãe em Londres. Isso porque ao fazer a incrível descoberta de que estava grávida, seu marido, lorde Conall Maccon - lobisomem alpha da alcateia de Woolsey e chefe do DAS (Divisão de Assuntos Sobrenaturais) -, a acusou de adultério. A questão é que nenhum sobrenatural - vampiro ou lobisomem - jamais foi capaz de ter um filho. Então, teoricamente, é impossível Alexia estar grávida.

Uma imagem do rosto do marido abalou sua determinação por um instante. O olhar dele da última vez em que se viram - o de quem se sentia traído. Mas o que achara que a esposa havia feito e o fato de duvidar dela daquele modo eram injustificáveis. Como ousara abandoná-la com aquele semblante de filhotinho perdido só para inspirar sua compaixão! Recordou-se do que ele lhe dissera naquele dia. Jamais voltaria para aquele - tentou encontrar uma descrição - para aquele mentecapto desconfiado!
Alexia, p. 14

Por conta da falsa acusação, Alexia perdeu o cargo como mujah da rainha e está sendo a principal fofoca da temporada em toda Londres. Ao mesmo tempo, a preternatural sofre um atentado contra sua vida por joaninhas mecânicas assassinas.

Alexia e Lorde Akeldama no mangá da série
Quando Alexia procura por Lorde Akeldama, o vampiro mais antigo que conhece e também um grande amigo, em busca de informações que possam provar sua inocência ao marido, descobre que ele está desaparecido! Não há nenhum rastro dele ou de seus zangões, os humanos que serviam ao excêntrico lorde, em Londres. 

-Exatamente por isso. - Lady Maccon achou que aquela era a melhor desculpa. Ia contra sua natureza ser vista fugindo de Londres por ter sido considerada adúltera, mas assim não precisaria divulgar o verdadeiro motivo. Imagine o que os fofoqueiros diriam se soubessem que os vampiros queriam matá-la - que constrangimento! Olhem só para ela, diriam. Enfrentando várias tentativas de assassinato - é o cúmulo! Quem ela pensa que é, a Rainha de Sabá?
Alexia, p. 72

Assim, Alexia reúne um grupo de aliados para ajudá-la em seu mais novo plano: ir até a Itália e procurar os templários para descobrir informações que possam provar como todos estavam errados. E aproveitar também para fugir dos vampiros na Inglaterra que a querem morta.
Com a companhia de seu fiel mordomo, Floote, e da inventora francesa, madame Genevieve Lefoux, Alexia parte da Inglaterra para França - onde pretende comprar passagens para a Itália.

Madame Lefoux ajudará a preternatural a encontrar alguns cientistas - extremamente excêntricos, diga-se de passagem - que podem ter alguma informação para ajudar. Infelizmente, Alexia sofrerá ataques de colmeias de vampiros em todos os lugares que chegar - o que não facilitará em nada essa jornada.

Outro detalhe vinha transparecendo. Por mais que a preternatural quisesse provar que Conall se enganara redondamente, o destino do bebê-inconveniente estava em jogo. Podia ser que ela estivesse frustrada com o pequeno parasita, mas chegara à conclusão, depois de muito refletir, que não desejava que ele morresse. Já haviam passado por muita coisa juntos, àquela altura. Deixe que eu coma com regularidade, pediu a ele em silêncio, e eu prometo tentar desenvolver o meu instinto maternal. Detalhe: não vai ser fácil. Eu não esperava jamais ter um. Mas vou tentar.
Alexia, p. 151

Enquanto Alexia se envolve em grandes confusões no continente, lorde Maccon se mantém embriagado constantemente - o que não é uma tarefa fácil, visto que é um lobisomem. Por isso, o beta da matilha, Professor Lyall, se desdobrará para tentar manter a alcateia dentro da normalidade. Além de ter a missão de colocar algum juízo em seu alpha e fazê-lo pedir perdão à esposa. 

Tanto os lobisomens em Londres quanto Alexia na Europa, estarão envolvidos em grandes esquemas dos vampiros e terão que desvendar qual a razão dos recentes ataques contra a vida da preternatural. Com certeza, uma grande aventura!

Capas das versões em mangá dos três primeiros livros da série

Inocência? é um dos livros mais reveladores até então da série. Ele explicará um pouco mais sobre a história do pai de Alexia, o preternatural que ela nunca conheceu. E também revelará segredos históricos sobre os sobrenaturais, além de mostrar a diferente forma que esse grupo é tratado em outros países - os templários caçam os vampiros e lobisomens na Itália, por exemplo. 

A narrativa também traz mistérios a serem desvendados, como por que os vampiros querem matar Alexia e o que aconteceu com o Lorde Akeldama que desapareceu em um passe de mágica. E o mais legal é que a autora conseguiu conectar todos os pontos e ligar tudo em uma única história. Além de tudo, finalmente o leitor compreenderá porque o nome da série é “O Protetorado da Sombrinha”. 

Há um imenso desenvolvimento da adorada Alexia Maccon. Essa é de fato uma mulher de fibra. Apesar de todos os problemas, ela continua enfrentando a sociedade e todos que não lhe querem bem de cabeça erguida. A preternatural vai atrás de respostas independentemente das provações - até mesmo é capaz de experimentar o odioso café que os italianos gostam tanto! (Rsrs)

Gail Carriger continua com sua escrita leve e divertida, brincando com o próprio texto em momentos diferenciados - o que cria um humor único em sua narrativa peculiar. Enfim, a série é ótima, os personagens são maravilhosos e você entenderá tudo o que estou dizendo ao ler essa história. Então, vá atrás desses livros imediatamente!! ;)






14 comentários :

  1. Oie!
    Eu sou doida pra ler essa série, desde q comecei acompanhar resenhas tenho me interessado mto, o enredo é bom e pretendo ler assim que possível, parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina,
    Me lembro que quando o primeiro volume desta série foi lançado fiquei bem interessada, sem falar que a capa me chamou bastante atenção. Mas com o tempo priorizei outras leitura que acabei me esquecendo de O Protetorado da Sombria. A sinopse é bem inovadora e acho que a autora soube explorar bem os elementos inseridos na história. Eu não fazia ideia de que tinha seres sobrenaturais na trama e este foi um dos pontos que mais me chamaram atenção na resenha e me deixaram, novamente, com vontade de ler esta série. Quero saber como Alexia pode engravidar de um lobisomem e como ela irá provar para o marido que não houve traição.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia essa série, mas por tudo que você comentou, fiquei curiosa.
    Espero ter a oportunidade de conferir. A dica está anotada!
    Sua resenha está muito bem apresentada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol ;)
    Sempre quis começar essa série, e adorei a resenha! Você me deixou mais animada ainda para ler!
    Eu adoro esses livros diferentes, e acho as capas lindas demais *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina.
    Eu já tinha ouvido falar da série mas até agora ainda não tinha me chamado atenção essa premissa já me conquistou de primeira eu adoro que o livro é um Sobrenatural mas com um toque de romance de época em que Particularmente eu sou apaixonada não vejo a hora de eleger tô com pena da Mocinha ser abandonada grávida deve ter sido difícil mas enfim não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Carolina!
    Desde o lançamento dessa série que desejo imensamente poder ler, porque amo ficção fantasia e se é steampunk ainda mais.
    Impressionada com o tanto de coisa que acontece com a protagonista e fiquei contente em ver que muitos dos mistérios serão revelados e outros ainda a serem.
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Eu já li muitos comentários positivos referentes a série O Protetorado da Sombrinha, e estou querendo começar a ler esta série a algum tempo já, só não li ainda porque não tenho os livros.
    Sua resenha está muito boa, e lendo ela, fiquei mais ansiosa ainda para começar a ler a série O Protetorado da Sombrinha.

    ResponderExcluir
  8. Sou super doida para ler essa série!
    Mas ainda não consegui! Sempre ouço falar muito bem deles!
    Amei a sua resenha e vou começar a comprar eles para ler!

    ResponderExcluir
  9. eu sou louca para conhecer essa série!
    mas acaba nunca dando certo...
    cada vez mais q eu ouço falar da alexia eu me apaixono mais por ela
    queria saber como é q o professor vai colocar juízo no alfa dele...

    ResponderExcluir
  10. Faz um tempo que quero comprar os livros, parece ser uma série boa demais. Esse volume esta cheio de acontecimentos e quantas coisas acontecem com a Alexia, fiquei curiosa com essa gravidez dela. Que bom que explica o nome da série, quando vi fiquei intrigada, pois achei esse nome estranho.

    ResponderExcluir
  11. Desde do lançamento desta série, que tenho vontade de adquirir para começar a leitura, pois vejo muitas resenhas positivas em relação a essa estória. E possível notar o quanto a estória e bem construída, com personagens cativantes e envolventes. Espero ter a oportunidade de ler os livros logo.

    ResponderExcluir
  12. Carol, Carol, Carooooooooool
    Eu ouvi Alexia? Eu ouviiiiiii!
    Amo essa mulher, amo essa série, e olha que só li o primeiro livro ainda, haha.
    Em breve quero os outros, ainda mais o três.
    Na verdade li a resenha por cima para não pegar spoilers do livro dois, mas já vi que meu querido Akeldama sumiu. CADÊ ELE, GAIL???
    Vou adorar conhecer mais o pai de Alexia e saber que ela continua uma protagonista maravilhosa.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  13. Sei de muitas pessoas que leram e se apaixonaram por essa serie,tenho muita vontade de ler e já esta na minha lista a um tempo mas ainda não pude compra-los. A cada resenha que leio mais quero ler esses livros.

    ResponderExcluir
  14. Comecei a ler a sinopse e não tava entendendo nada quando entendi que era uma série kkkk ai fui ver a resenha do primeiro livro. De fato, como vc disse, o livro é bem diferente! Nunca tinha ouvido falar nele, mas me interessei, pois adoro esse mix de vampiros, lobisomens e sobrenaturais!! Nem sabia desse estilo Steampunk, quero ler pra entender mais o que houve!!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook