Resenha + Filme: Simplesmente Acontece

Autora: Cecelia Ahern
Título original: Where rainbowns end
Tradução: Amanda Moura e Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448

A primeira coisa que eu preciso falar para vocês a respeito desse livro é que eu não gostei. Na verdade, eu odiei. Odiei cada página que li a partir da 200 e alguma coisa e por algum motivo que não consigo definir a não ser masoquismo, continuei lendo até o fim. Acredito que a esperança de que alguma coisa diferente iria acontecer me manteve indo até o final de 448 páginas. 

Vocês nunca me viram tão desgostosa com um livro quanto eu fiquei após terminar Simplesmente Acontece. Essa é a primeira resenha que eu faço de um livro que considero ruim e, eu juro, tentarei me manter imparcial ao contar a história, porém não me segurarei nos comentários pessoais ao longo dela (entre parêntesis).



Eu tinha grandes expectativas para esse livro. Li resenhas positivas dizendo que era uma história de amor linda, cheia de romance e superações e fiquei curiosa para ler, na verdade, até empolgada - acreditem se quiser - porque o filme estrearia em poucas semanas. O livro não é narrado em prosa, como estamos acostumados. É uma história epistolar, ou seja, é contada através de cartas, e-mails, cartões-postais e bilhetinhos. (E depois da leitura desse livro, passei a olhar torto para livros que DE VEZ EM QUANDO usam de cartas ou emails para contar uma parte de sua história. Porque em Simplesmente Acontece, as pessoas escrevem cartas contando até como o céu estava quando amanheceu. Esse modo de contar histórias é bom se forem coisas curtas, uma conversa. Não o livro inteiro). 

Bom, fui em frente mesmo depois de ter me dado conta de que os e-mails não parariam até que eu terminasse de ler a história (continuei mesmo assim). Logo no início encontramos uma Nota do Editor dizendo que os erros gramaticais na troca de bilhetes entre as crianças foram propositais e não poderiam ser corrigidos, pois se perderia o sentido que os protagonistas criaram para certas palavras, por exemplo, o "cei". (Até aí,  tudo certo. Você sabe que a Editora não está louca e o revisor deixou passar essas coisas absurdas). 

Então conhecemos Rosie e Alex que crescerem e viveram juntos desde os sete anos de idade. Assim, sua infância e adolescência foram passadas juntos, a trancos e barrancos na escola, com castigos e afins. Mas eles se divertiram. (O leitor não se diverte porque apenas algumas histórias são contadas através de bilhetes e cartas.) 

Eles cresceram e algo acontece no aniversário de 16 de Rosie entre os melhores amigos que poderia mudar as vidas de ambos se eles não tivessem sofrido de uma falta de coragem e uma falta de sorte absurdas! (Acredito que foi aqui que todo o livro começou a me dar raiva: as personagens sem coragem. Tudo bem, eu entendo que a proposta era deixar o mais próximo possível da verdade, mas não é possível que, na vida real, as pessoas sejam covardes desse modo). 

E ao longo de dez, vinte, trinta, quarenta (olha esse Cazzo!, já estava desesperada e desmotivada nesse ponto da leitura) anos de amizade, de encontros e reencontros frustrados, eles construíram e viveram suas vidas sem se separar, sem deixar de se falar, mas sofrendo por ciúmes e pela sensação do que poderiam ter sido. 

Na boa, não tem mais nada no livro. É a narração dos encontros e desencontros de um casal que tinha tudo para viver uma linda história e, por causa da vida, foi constantemente separado e obrigado a assistir de longe as tentativas de felicidade um do outro. 

Assim que terminei o livro, fiquei revoltada (obviamente), mas decidi que assistiria o filme. Mas ante, fui desabafar com as minhas amigas e elas somente esperaram minha raiva passar. Procurei, esperei e comecei a assistir. O absurdo do filme começa também com a mesma falta de coragem e blablabla, mas pelo menos, são apenas 20 anos que os separam. 

Eu gostei dos atores que interpretaram Rosie e Alex, Lily Collins e Sam Claflin. O filme foi melhor do que o livro para mim... Foi menos insuportável, digamos assim.




Eai, galera. O que vocês acharam dessa história? Assistiram o filme ou leram o livro? 
Beijos
Boa noite


12 comentários :

  1. Oi Iza!

    Eu só assisti o filme e também fiquei brava pela falta de coragem dos personagens, mas logo isso passou porque pra mim era um filme de comédia ft romance, nada ligado ao livro (até tinha esquecido que tinha livro... e que não eu não leria, mesmo se eu não lesse essa sua resenha KKKK).
    Eu AMEY a química do casal, gente <3 esses atores <3
    Espero que sua próxima leitura seja sensaaaaacional pra compensar essa péssima Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath, foi super decepcionante a leitura! Assisti ao filme pq queria fechar" o ciclo. Gostei mais do que o livro, mas mesmo assim fiquei frustrada em alguns momentos. As outras leituras estão compensando, ainda bem!

      Que bom que você não leria! Eu não o recomendo haha
      Beijos!

      Excluir
  2. É, Izabela, você realmente não gostou. Não li o livro e não vou negar que sua resenha me deixou um pouco desanimada... Já o filme eu vi e adorei. Tudo bem que todos esses desencontros me incomodaram, mas nada muito grande. E também gostei bastante da Lily e do Sam juntos.

    Beijos
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, eu não recomendo o livro. Essa é a minha opinião a respeito. Mas, se você gostou do filme e quer se aventurar, faz o que vc achar melhor! Leia várias resenhas e decida. Eu gostei do filme mais ou menos, mas gostei bastante do casal protagonista.

      Beijos! Volte sempre

      Excluir
  3. Nossa Iza, pelo visto a leitura foi um porre, rsrs. Estava muito curiosa devido a todo marketing que a Novo Conceito estava fazendo com o livro, e ansiosa para assistir o filme só pelos atores! Perdi um pouco a vontade pela leitura sabendo que, quem sabe, eles não serão felizes juntos. Uma história triste de idas e vindas que decepciona né.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um porre sim, infelizmente! Não recomendo a leitura para ninguém. Maaaas, essa é só a minha opinião. Gostei mais ou menos do filme, mas não redimiu o que a leitura fez comigo. Felizmente, isso já passou, pq estou lendo outros livros maravilhosos agr.

      Beijos!

      Excluir
  4. Hey, Iza!

    Agradeço por ter me avisado de antemão sobre essa história. Tenho um sério problema na vida real sobre falta de paciência e iria morrer para ler esse livro. Hahaha

    Mas serei sincera e digo que talvez um dia assista o filme já que gosto muito dos atores, mas no momento de falta de tempo que tenho, isso ficará bem pra frente! Hahahaha

    Espero que consiga aproveitar mais o próximo livro que pegar!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, de nada! Hahahaha

      O filme até que vai, mas o livro... De jeito nenhum. Quando quiser assistir e tiver tempo, pode ir com fé!

      Beijos!!

      Excluir
  5. Olá Izabela!

    Eu não sou um leitor habitual de romances, então nem posso falar com alguma propriedade do livro (e do filme também, que acabei não indo ver XD). Mas falta de coragem é algo que me incomoda muito também, porém entendo bem a intenção da autora ao fazer cada um desses encontros e desencontros. Pelo que vi e ouvi, o trabalho dela é muito bem feito apesar das emoções negativas que despertam em alguns momentos. O filme assistirei no conforto do meu lar com a Neyla, quando ele estiver disponível em uma boa qualidade.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ace, admito que depois dos meia sentimentos se acalmarem com relação à história, pude perceber que a autora quis contar algo muito bonito, apesar de -infelizmente- não ter me cativado nem um pouco.

      Quanto ao filme, assista quando puder! Acredito que a Ney possa gostar!

      Beijos!

      Excluir
  6. Ai Iza, que triste saber que vc não gostou :( Eu quero muito ler esse livro e assistir o filme. Como eu sou muito influenciada pelas resenhas, preferi não ler até o final, mas depois que eu ler o livro volto aqui pra comparar a minha opinião com a sua.
    Menina, tinha esquecido de como o blog de vcs é lindo *-*
    Preciso vir mais aqui!

    Beijo! ♥
    vidaaosvinte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, por favor, volte sempre que quiser! Eu estou um pouco em falta com o seu blog, mas logo mais volto normalmente.

      Eita, como será que foi o final do livro para você agora, heim? Espero que melhor que a minha... E ai??

      Beijos, volte sempre : *

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook