#Mês do Halloween: A Garota no Trem

Autora: Paula Hawkins
Título Original: The Girl On The Train
Tradução: Simone Campos
Editora: Galera Record
Páginas: 378
Onde Comprar:
AmazonBr | Submarino | Fnac

Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes - a quem chama de Jess e Jason -, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess - na verdade Megan - está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à policia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.
Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota no trem é um Thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.

A Garota do Trem é mesmo um Thriller psicológico que promete levar os leitores ao limite. E com certeza me levou, pois li o livro em um único dia, em poucas horas de agonia e ansiedade para saber o desfecho da história. Esse foi um daqueles livros de tirar o fôlego, e eu amo essa sensação. Vamos à resenha!

Rachel é uma mulher amargurada e infeliz. Não vou mentir dizendo que ela é a melhor protagonista, pois está longe de ser. Largada pelo marido, Tom, que a trocou por Anna, a jovem vive seus dias entre o ir e vir do trabalho, ligar para o ex-marido em suas recaídas e beber muitas garrafas para curar as mágoas que a afligem. E não é para menos. Todos os dias, seu trem das 8h04 rumo à Londres passa por sua antiga vizinhança, sua antiga casa, onde Tom ainda vive com sua nova esposa e sua filha, uma linda bebê. Sua situação não poderia estar pior. Sem perspectiva, Rachel vive seus dias sonhando. Com a vida que teve, e com a vida que nunca mais terá. A vida que Jason e Jess vivem.

Jason e Jess são um casal, vizinhos da antiga casa de Rachel, mas que ela não chegou a conhecer na época em que a habitava. Eles são novos. Novos, jovens, bonitos e parecem viver um sonho. São cúmplices apaixonados, que saem todas as manhãs na varanda com vista para os trilhos do trem, onde Rachel pode observá-los e imaginar quem são. Porque, claro, ela utiliza nomes fictícios para alimentar sua fantasia. Jason e Jess, o casal perfeito, vivendo a vida perfeita. Até o dia em que a garota no trem das 8h04 observa uma cena anormal. Uma cena que pode mudar tudo. Talvez eles não sejam tão perfeitos afinal.

Desiludida, Rachel procura mais uma vez consolo no ex-marido e na bebida, tendo uma noite daquelas. Mais uma, que a faz que acordar machucada, provavelmente porque caiu de tanto beber e acometida por uma amnésia, também fruto da bebida. No dia seguinte, uma notícia trágica ganha destaque na mídia e choca a todos, principalmente a jovem alcoólatra.  Megan - a esposa que Rachel conhece em suas fantasias pelo nome de Jess -, está desaparecida. O que aconteceu com a jovem e dedicada esposa, ninguém sabe ou viu. Nem mesmo seu marido dos sonhos, Jason, cujo nome verdadeiro é Scott.
Aterrorizada com as possibilidades e obcecada pelo casal dos trilhos do trem, Rachel acaba se envolvendo no caso do desaparecimento da jovem, profundamente, e de uma forma que não tem mais volta.

Estaria Megan, morta? Quem a matou? Seu apaixonado marido? A cena vista do trem seria a causa de sua morte? Estaria Rachel tão obcecada a ponto de imaginar coisas? São tantas questões sem respostas, que deixam o leitor completamente hipnotizado. Eu diria que, ao longo do livro, a protagonista nos revela ser muito mais que uma mulher depressiva e dependente do álcool. Apesar dos seus defeitos, fraquezas e incertezas, ela não medirá esforços para encontrar Megan e solucionar este mistério junto a polícia.

O livro é narrado por três personagens, montando um quebra-cabeças interessante ao longo das páginas: Rachel, a ex-mulher rejeitada e alcoólatra, Anna, a ex-amante e agora esposa de Tom, e Megan, desaparecida até então. A autora joga com a narrativa do passado e presente das personagens, mesclando suas vidas de modo que o leitor vai se envolvendo, conhecendo-as aos poucos e encaixando as peças.

Achei o livro surpreendente. Comparado ao "Garota Exemplar", não duvido que A Garota no Trem ganhe tanto destaque quanto, assim como ganhará também um filme, com atrizes já reveladas para viver as três narradoras. Emily Blunt (Rachel), Rebecca Ferguson (Anna) e Haley Bennet (Megan) já estão confirmadas. Há rumores de que Jared Leto está sendo cotado para viver Scott e Chris Evan, para interpretar Tom. Estou bastante ansiosa pela adaptação.

É um excelente livro para se ler quando se busca um bom e intenso Thriller. O próprio Stephen King diz ter ficado preso ao livro uma noite inteira (hahaha). Recomendado, sem dúvidas!








18 comentários :

  1. Ótima resenha ,né fez ficar babando pelo livro .
    Não conhecia o livro ,mas parece ser muito bom ,primeiro que amo o gênero e segundo que se foi comparado a " Garota Exemplar " já me ganhou hahah ,adoraria ler o livro

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei a resenha *u* Já ouvir diversas opiniões sobre o livro, vou ter que ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Já estou com esse livro em inglês desde o lançamento no reino unido, e ainda não li, pela sua resenha eu tive vontade de parar tudo e tirar o feriado para ler!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila! Se até o Stephen King ficou preso nesse livro, imagina eu quando for ler? kkk
    Amo demais um bom Thriller, e lendo a resenha percebi que essa história te prende do começo ao fim, sem querer largar por nenhum só instante. Fiquei intrigada em descobrir o que a garota viu no trem e o que realmente aconteceu com Megan. Espero descobrir em breve!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila,
    Não curti o livro. Achei muito forçado, mal escrito, com personagens fracos e uma trama inverossímil. Sinceramente, não entendi o pq de tanto rebuliço sobre o livro na imprensa... Agora, quando compararem algum livro com Garota Exemplar, vou ler sem tanta expectativa para evitar decepções...
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila!
    Comecei ontem o A Garota no Trem, mas só li umas 3 páginas, porque chegou visita, hahaha.
    Estou tããããão curiosa, ainda mais com a sua resenha.
    Peraí, Dr. King ficou preso na história? Ai, Jesus, o que essa história vai fazer comigo, então? Hahaha.
    E se foi comparado com Garota Exemplar, um dos livros mais geniais da vida, sei que vou gostar.
    Depois te conto o que eu achei. :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. adoro livros assim, tenho lido muito desse genero ultimamente e ta sendo uma boa experiencia, nao conhecia o livro ainda e nem autora mas já goste, espero que ela tenha mais livros desse tipo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila! Tudo bem?

    Eu tenho lido bastante resenha positiva deste livro e pela sua resenha, deve ser bem interessante, pois você descreveu com muita precisão o que o livro retrata.
    Parabéns pela belíssima resenha! :)

    Camila, marquei vocês em uma TAG, confira aí:
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adoro thriller psicológico, a leitura flui com rapidez para saber o que aconteceu ou quem é o assassino. Esse então com esse desaparecimento misterioso e Raquel talvez seja a única que sabe o que pode ter acontecido, deviso a cena que viu, fiquei curiosa pra saber que cena foi essa rs.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!

    Já vi todo tipo de resenha. E a sua bem positiva. Pelo jeito você curtiu mesmo!!!!

    Então, já vi algumas bem negativa... outras OK... e poucas positivas como a sua.

    Resultado disso: Preciso ler e tirar minhas conclusões.

    Bjkssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Caah! Eu adorei o livro e estou ansiosa pela adaptação. Se o Jared não for escolhido eu não me importo, mas o Evans, este sim não pode ficar de fora. Não comparo com Garota Exemplar, pois este eu não curti nada, A Garota no Trem, para mim foi uma leitura muito mais proveitosa.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. A trama parece ser bem interessante... Você comparou, no fim da resenha, "A Garota no Trem" com "A Garota Exemplar"; ouço muitas críticas boas com relação ao último, mas em que sentido se dá a comparação que você fez... No enredo em si ou algo além?

    ResponderExcluir
  13. Eu havia lido tantos comentários positivos quando esse livro foi lançado que tive que comprar imediatamente por que eu precisava ler ele, e quando li, como você adorei o livro, achei surpreendente, pois eu tinha desconfiança em alguns personagens, mas não imaginava que seria o personagem que foi o assassino, pois achava alguns mais suspeitos. Sua resenha está muito boa e realmente A Garota no Trem é ótimo.

    ResponderExcluir
  14. ótima resenha, só me deixou com mais vontade de ler o livro! a capa é linda!

    ResponderExcluir
  15. minha amiga não parava de me enxer pra ler esse livro hahah
    mas depois da resenha, acho que vou ler mesmo. eu não tinha nem parado pra ver sobre oq se tratava o livro kkk

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Parabéns pela resenha ficou ótima!!
    Assim como você eu devorei o livro, não consegui parar de ler até ver o final dessa historia que me levou ao limite mesmo. Não vejo a hora do lançamento do filme muito ansiosa me apeguei muito aos personagens, me vi varias vezes em Rachel, o final foi surpreendente e eu amei o desfecho.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  17. Heheh tô doido pra ler, mas ainda não tenho :( Depois que li Objetos Cortantes, fiquei louco pra ler esse. O desenrolar dessas histórias é sensacional, tô louco pra ler, e com essa resenha fiquei com mais vontade ainda, puts, um dia? Deve ser top demais mesmo!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook