#Mês do Halloween: A Zona Morta

Autor: Stephen King
Título original: The Dead Zone
Tradução: Mario Molina
Editora: Objetiva
Páginas: 609
Onde comprar: Travessa | Livraria Cultura 


Sinopse: Jhonny Smith, um simplório professor secundário, acorda de um coma de cinco anos aparentemente sem sequelas, a não ser por uma área de seu cérebro danificada, que o impede de reconhecer certos objetos. Os médicos dão a essa área o nome de Zona Morta. Mas ela abriga muito mais do que memórias esquecidas. Por conta dela, Johnny desenvolve o poder de prever o futuro. Isso também é sua condenação - nela cresce um tumor que rapidamente suga suas energias. Após conhecer Greg Stillson, um inescrupuloso candidato a deputado, Johnny tem terríveis visões do político como presidente dos Estados Unidos e o país mergulhado numa guerra nuclear. Perturbado, ele terá de enfrentar o difícil dilema: sofrer em silêncio, sabendo das tragédias que virão, ou matar Stillson, numa desesperada tentativa de impedir a catástrofe prenunciada. 

Oi, leitores! Bom, essa foi minha primeira experiência com Stephen King e posso dizer que não é à toa que ele é considerado um dos grandes mestres do gênero Terror. O livro foi publicado originalmente em 1979 e também ganhou versão cinematográfica (A Hora da Zona Morta), em 1983.

Zona Morta conta a história do professor de inglês John Smith. Ao voltar para casa, após um passeio em um parque de diversões, ele sofre um acidente de carro e fica em coma por cinco anos. Quando acorda, os médicos e o próprio John percebem sua incapacidade para reconhecer certos objetos: parte do cérebro dele foi afetado, e essa parte danificada tem o nome de zona morta.


Ela, porém, abriga mais que memórias esquecidas. Com esse acidente, John desenvolveu a capacidade de visualizar o passado e o futuro das pessoas ao tocá-las. Assim, nosso protagonista passa a ajudá-las e as avisa de perigos. Por exemplo, a enfermeira do hospital é avisada de sua casa em chamas, a polícia é auxiliada na descoberta de um estuprador pedófilo. E por aí vai.

É bom ressaltar que antes do acidente acontecer, John tinha uma vida pacata e era adorado por todos, tinha até uma namorada, Sarah, que lecionava com ele na escola. Depois do acidente, ela visita seu apartamento e se assusta quando John surge diante dela com uma máscara de Jekyll e Hyde (O Médico e o Monstro). Nesta cena, a narrativa explicita sutilmente que existe alguma coisa dentro de John, algo que deixa Sarah temerosa. Posteriormente, todos aqueles que se aproximassem de John em determinadas situações seriam capazes de vislumbrar o "monstro" que ele escondia.

A presença desse "dom" faz com que John fique conhecido e popular, o que vira sua vida de cabeça para baixo. Como está desempregado e com essa nova habilidade a sua disposição, John muda de cidade a fim de procurar uma nova vida. Lá, começa a dar aulas particulares a um garoto de família rica. O professor passa então a morar com essa família e se vê livre de seu dom por um tempo, porém, na formatura do garoto, ele vê que um acidente vai acontecer e alerta a todos. Muitos não lhe dão ouvidos, vão para a festa e acabam morrendo (claro né! quem mandou não escutar haha) isso só faz com que John fique ainda mais perturbado com seus "poderes".

Basicamente, sabemos que essas visões funcionam e são reais! Portanto, quando - em um comício - ele aperta a mão do candidato Greg Stillson, John fica atormentado com o que vê: Greg levará o mundo a uma guerra nuclear e só John pode impedi-lo. Porém só existe uma maneira disso acontecer: a morte.

O desfecho é sensacional, o drama e suspense permeiam a história fazendo com que ela seja memorável. Eu realmente gostei muito do livro, e tenho certeza que a partir desse livro muitos outros de Stephen King farão parte da minha estante!

Espero que tenham gostado. =D







14 comentários :

  1. o unico livro que li do Stephen king até agora foi Joyland e gostei muito, quero ler mais livros dele e esse já esta na lista. te conto depois o que eu achei da experiencia.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me surpreendeu muito ,confesso que ele não parece terror ,mas não sei porque quando eu li fiquei muito assustada ,e por dias depois de terminar de ler não consegui parar de pensar na história .
    Foi um dos primeiros livros que li do autor e depois disso não parei mais e ainda vou ler muitos mais ,hahab

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não o conhecia, mas já sabendo que é do King, já sei que é bom! Mas, se for muito pesado, talvez eu não tenha estômago para ler, rs Ele tem uma escrita única, mas pesada pra mim, mas tentarei ler sim!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mandi!
    Sempre falo que nunca li nada do Stephen King porque fico com medo, haha, sou dessas, mas esse livro não me pareceu taaaaaaanto terror, mais um suspense.
    Estou certa?
    Acho que desse eu não morreria de medo, só teria medinho, haha.
    Achei a sinopse e a resenha muito interessantes.
    Será que começo por esse dele?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mandi! O King tem ótimos livros e o que mais adoro em suas histórias, além do terror, é a forma como ele ressalta o pior e o melhor do ser humano. Este ainda não li, mas já anotei a dica.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse, mas é bem interessante, ter o poder de prever o futuro é bom porque pode ajudar as pessoas. Mas por outro lado não deve ser nada fácil saber desses acontecimentos. E tem esse porém de nem todos acreditarem.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mandi! Eu ainda estou criando coragem para ler algo do Stephen King. Já li diversos comentários sobre a narrativa dele e eu fico com muita vontade de ler para ter a experiência. Acho difícil escolher os melhores livros dele, pois parece que todos são maravilhosos. O que adoro em seus livros pelo que vejo nas resenhas, é justamente esse domínio que ele tem sobre tudo, seja dentro da trama, como com os leitores. Cada coisa que ele faz é muito bem construída e hipnotizante.
    Adorei a resenha e adorei o impacto que o livro teve em você, espero que eu fique envolvida na mesma medida!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro, mas quero muito comprar! O problema é que só acho naquela edição de bolso cinza, que tem vários livros do King, sabe? Tenho quatro livros dele naquela edição, e não ficam nada bonitos na estante; a lombada é totalmente sem graça, fora que não tem orelha, o que fica bem ruim pra livros grossos como o dele. Você tem essa edição ou outra?

    ResponderExcluir
  9. Já li muitos comentários positivos sobre os livros do Stephen King e por esse motivo tenho diversos livros dele em minha lista de leituras, dificilmente um livro do gênero de terror não me agrada e por esse motivo fiquei bem interessada pelo livro Zona Morta, pois parece ser muito bom e a história ser bem interessante, fiquei bem curiosa para saber qual vai ser a decisão do protagonista.
    Sua resenha está muito boa e pretendo ler Zona Morta em breve.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mandi!
    Você começou com o pé direito! A Zona Morta é ótimo!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mandi!
    Eu amo de paixão os livros do Stephen King apesar de não ter lido muitos do autor, mas você me deixou com muita vontade de ler esse, parece ser muito interessante!

    ResponderExcluir
  12. esse livro tá me perseguindo!
    muito provavelmente vou comprar ele mês que vem, também graças à sua resenha

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Como não idolatrar essa mente minha gente, Stephen King me iniciou o terror, o primeiro livro que li foi dele, Carrie a Estranha, e simplesmente me apaixonei pela escrita de e a facilidade de prender, o segundo livro dele que eu li, foi "A Zona Morta" , que só fez reafirmar o quanto ele brilhante esse livro é muito bom, como já tem um tempo que li sua resenha veio com fleches em minha memoria, amei.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  14. Eu queria saber de onde Stephen King tira tanta inspiração, o cara é uma máquina de escrever. Todo mês praticamente tem um livro novo. Fiquei curioso pra ler mais esse, sou um leitor dos últimos lançamentos dele, mas vou começar aos poucos a ler os mais antigos, esse é extremamente interessante, apesar de que antes que eu só via a capa e nunca tinha lido nem sinopse, nem nenhuma resenha sobre ele, imaginava a ¨zona morta" como um certo local esquecido e tal, nunca ia imaginar que era uma "aminésia médium!" Hahahah Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook