Sem Olhar Para Trás

Autora: Lycia Barros
Editora: Valentina
Páginas: 256
Onde Encontrar:
AmazonBr | Livraria Saraiva | Livraria Cultura

| Livro cedido em parceria com a Editora Valentina |

Sinopse: O novo romance da escritora Lycia Barros narra um drama super comum da sociedade ao longo dos séculos. Um mal que acomete, principalmente, as mulheres. Afinal, quando coagidas, agimos de forma equivocada e facilmente somos influenciadas por nossos medos. No entanto, muitas vezes o sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito. E sempre há tempo para refazermos a nossa trajetória, onde algo surpreendente pode estar nos esperando no fim da linha. Esse é o foco da história de Agatha: é preciso força para recomeçar. As cicatrizes ficam, mas a força de reação é maior.

Olá leitores e leitoras. Finalmente voltei a resenhar no blog após ficar um mês afastada de tudo, viajando. Foi maravilho, mas senti muita falta de escrever, claro, e não deixei de ler mesmo estando longe (kindle s2). O livro de hoje é um tanto diferente pra mim, é um romance regado a um drama que muitas vezes faz parte de nossas vidas e que também é muito abordado em nosso dia a dia, principalmente quando você tem o costume de ler notícias, ou acompanhar as redes sociais, porque, infelizmente, é uma realidade que vivemos no Brasil e no mundo: a violência contra a mulher.


A autora nacional, Lycia Barros, narra a história de Agatha, uma mulher que viverá dias terríveis ao lado do homem que escolheu como seu marido, Bruno. Ao se casar com ele, a jovem imaginou que fosse o homem de seus sonhos. Bonito, gentil, inteligente e que poderia dar a ela uma vida luxuosa, Agatha deixa então sua família e passa a viver com o marido. Anos depois, com um filho de nove anos, Gabriel, ela se vê diante de ameaças, agressões e um ciúmes doentio e que envolve o próprio filho de ambos como alvo de Bruno. Ao chegar a este ponto, a mulher decide ir embora com o filho e tentar recomeçar a vida, sozinha, fugindo do então ex marido. Mas as coisas não serão tão simples para Agatha e Gabriel recomeçarem.


Mesmo encontrando ajuda e auxílio através da fé e de pessoas maravilhosas, existem alguns traumas que são sentidos para sempre em nossas vidas, e a protagonista, apesar de ser uma mulher muito forte e decidida, viverá essas dores dia após dia, em busca da superação e de um novo amanhecer. Seu filho, uma criança sensível e notável, será seu maior alicerce. E também, as escolhas e caminhos que "Deus", em forma das palavras da autora, coloca no caminho de Agatha.

Ela precisa deixar o passado doloroso para trás e viver seu futuro. E uma das únicas chances disso acontecer, é quando seu caminho cruza com o de Vicente, um de seus vizinhos, que, com uma história de vida difícil também, se verá encantado pela nova moradora, e será  um dos responsáveis pela cura e pela fé no amor que Agatha precisa após anos de sofrimento. Mas ela se permitirá viver um novo amor?

Foi uma leitura completamente diferente de tudo. A escrita da Lycia é muito leve e envolvente. Mesmo sendo um livro diferente do que eu leio ultimamente, e dos meus gêneros favoritos, eu gostei muito deste romance. A fé move pessoas, e não falando de religiões, mas a fé pura e somente, naquilo que nos faz bem. No nosso Deus íntimo. No amor e nas pessoas. E este livro é sobre fé, em todos os sentidos.

"Em oceanos profundos, minha fé prevalecerá".
As personagens possuem uma boa construção e Agatha merece o destaque, por ser uma excelente protagonista. Uma personagem forte, lutadora e decidida, digna da representatividade dessas mulheres que vivenciam a violência doméstica.

Por fim, não é um livro longo e eu gostei muito disso, pois é objetivo e tem o tempo certíssimo em termos de narrativa. Um excelente trabalho da autora e da editora Valentina em sua edição charmosa. Pretendo ler outros trabalhos da Lycia futuramente, pois realmente gostei muito de Sem Olhar Para Trás. Um livro sobre recomeços. Um nacional de peso para a sua estante, sem dúvida.



14 comentários :

  1. Oii Caah!
    Que livro maravilhoso, eu amei esse enredo...Pensei numa história totalmente diferente, me surpreendi...Claro q esse não pode faltar na minha listinha...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, tenho ouvido muitos elogios a essa autora e já li outras resenhas positivas desse livro, que tem um tema bem forte, afinal deve ser difícil acompanhar a violência sofrida por Agatha, eu já li outros livros com esse tema (Violência contra mulher) e fiquei com aquela sensação de raiva e impotência. Contudo a mocinha da a volta por cima e essa parte deve ser linda de acompanhar, e mais bonito ainda deve ser as partes em que a autora fala sobre fé e sua importância em nossa vida. Gostei muito da resenha e se tiver a oportunidade vou querer ler o livro com certeza ;)

    ResponderExcluir
  3. Interessante a história, também não é muito meu gênero mas chamou minha atenção. Ainda mais por ser nacional. E não "conheço" um livro nacional que não siga o clichê.

    ResponderExcluir
  4. Você já leu "o que eu quero pra mim"? foi o primeiro livro que eu li da autora e gostei demais! Eu ouvi falar de "sem olhar para trás" brevemente em um evento,mas essa é a primeira resenha que li dele e gostei bastante,certamente lerei! beijão ;)

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bom o tema abordado acontece a todo momento na vida das pessoas, deve ser terrível passar por isso e os problemas que devem causar após isso, pois reconstruir uma vida não e fácil, as lembranças sempre estarão lá.

    ResponderExcluir
  6. Primeira resenha que leio sobre essa obra.
    Achei bem interessante ter um tema que se vive hoje em dia.
    Fiquei bem curiosa pra conhecer essa história.
    Parece ser muito boa.
    Ainda mais sendo um nacional!
    Sua resenha me deixou bem interessada.
    Espero conhecer em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. Olha eu não tinha visto nenhuma resneha até agora desse livro e devo dizer que a história é bem diferente do que eu estava imaginando. Na verdade eu realmente gostei do enredo da história é acho que valeria a pena dar uma chance a esse livro. Obrigada por essa resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila!
    Fiquei só babando nas fotos da sua viagem, isso porque eu fui um mês antes de você e já quero voltar, hahaha.
    Eu gosto muito de romances e leio bastante, mas ainda não li nada da Lycia.
    Confesso que a capa não me chamou nenhum pouco a atenção, apesar de bonita. Achei meio comum. Mas o tema e a sinopse, sim.
    Tenho interesse em conhecer a história dela e como tudo se desenrola. Apesar de que imagino que siga o rumo de Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks, que me lembrou um pouco o enredo.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o tema, é sempre tão pouco retratado e quando o fazem é sempre lá atrás, no escuro, com muito medo de realmente falar dessas mulheres.
    O fato de envolver a fé também me interessou, é um caminho para ela conseguir "autonomia psicológica".
    Vou tentar ler.

    ResponderExcluir
  10. Que incrivel esse tema. Amo historias em suas dificuldades e acoes. Sei que muitas pessoas muitas vezes tiram forca de livros e historias para seguir em frente, espero que esse livro seja o empurrao final para muitas pessoas que se encontram na mesma situacao que a Agatha. Essa parte de acreditar no Deus interior foi uma coisa que me tocos, e que com certeza irei ler esse livro. Amei a resenha e colocarei na minha lista de leitura...

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila,
    Adoro um romance com um bom drama, onde os protagonistas têm traumas, pois gosto de acompanhar a superação e os recomeços, essas histórias sempre trazem boas reflexões e isso sempre me cativa numa leitura. Adorei a resenha, pelo jeito é uma história envolvente e emocionante, amo protagonista como a Agatha, uma mulher forte e guerreira. Vou ler assim que tiver a oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila!
    Achei muito bonito o que você disse sobre o livro tratar de fé e isso não implicar religião, mas sim fé em si e nos seus desejos, acho isso lindo demais. A história em si não é nada extremamente original, mas pelo o que eu vi a autora fez toda a diferença com a sua escrita, não com a história em si.

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila, tudo bem?
    Não tinha visto nada desse livro ainda, é totalmente diferente de tudo que já li, mas sua resenha me convenceu a ler, acho que é ótimo ver e entender melhor esse assunto nas palavras da autora, quero saber se Agatha vai acreditar no amor novamente e se tudo vai acabar bem pra ela e pro filho.
    Outra coisa que achei legal na sua resenha foi você citar "E este livro é sobre fé, em todos os sentidos", super concordo, além da fé em Deus, é maravilhoso ter fé nas pessoas, no amor, em nos mesmos, amei.
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila! Tudo bem?

    Admei a resenha, e taambém amei o livro. Achei incrível!
    Sensacional! Inclusive fiz um vídeo no canal
    Irmãos Livreiros veja lé e me diga o que achou, ok?

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook