O Som do Amor

Autora: Jojo Moyes
Título Original: Night Music
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Onde Encontrar: AmazonBr | Livraria Cultura | Livraria Saraiva

Sinopse: Matt e Laura McCarthy são obcecados pela ideia de herdar a Casa Espanhola — uma construção malcuidada e quase em ruínas no condado de Norfolk, interior da Inglaterra, que tem um valor simbólico para os moradores locais. Para atingir esse objetivo, Laura, a mando do marido, faz todas as vontades do velho Sr. Pottisworth, o proprietário. Entretanto, como o homem nunca deixou nada por escrito, quem acaba por herdar a casa é uma parente distante, Isabel Delancey. Primeiro violino na Orquestra Sinfônica Municipal, em Londres, Isabel tinha uma vida tranquila com seus dois filhos e o marido, mas tudo virou de cabeça para baixo quando ele morreu em um acidente de carro e deixou uma grande dívida. Sua única oportunidade de recomeço é fincar moradia na Casa Espanhola — algo que o casal McCarthy vai tentar impedir a qualquer custo.  O som do amor é um romance sobre obsessão, manipulação, segredos e paixões. Por meio de personagens carismáticos e capazes de tudo para realizar seus objetivos, Jojo Moyes mantém seu estilo inconfundível em uma brilhante história de recomeços.

Resolvi ler este livro da Jojo Moyes por apresentar uma premissa diferente do tradicional romance, e ao mesmo tempo por não ser um livro pesado, pois estou em outra leitura muito mais complexa. Precisava de algo leve. E O Som do Amor foi de fato uma simples e boa pedida, com personagens diferentes e uma história inusitada.


Isabel Delancey era uma violinista de sucesso com uma longa e próspera carreira pela frente. Ela tinha a vida perfeita, pois tocava na orquestra Sinfônica de Londres, tinha um marido amoroso, dois filhos e apesar de se dedicar em tempo integral a musica, ela se orgulhava de sua família e os amava. Até que um acidente tirou a vida de seu marido e tudo mudou. Isabel se vê falida e com dívidas deixada pelo falecido marido.

Em contrapartida e longe dali, um senhor de idade, Mr. Pottsworth é cuidado por um casal de vizinhos, Laura e Matt, que cruelmente anseiam por sua morte e por sua bela casa de interior, a Casa Espanhola. Eles tem esperança de que a casa do "velho" fique para eles, já que cuidam do idoso dia após dia e ele não possuía mais ninguém. Quando o momento da morte de Pottsworth finalmente chega para eles, são surpreendidos com a notícia de que a casa será dada a uma mulher desconhecida: Isabel Delancey.


Sem muita escolha em sua nova vida, Isabel deixa para trás sua carreira e se mudará com os filhos, Thierry, e a adolescente revoltada com a situação, Kitty, para a casa do falecido Mr. Pottsworth. O que ela irá descobrir em cada ambiente da casa, que precisa urgentemente de reformas, é que a vida exige muito de nós, exige "reformas" e muita coragem para consertar erros do passado e reescrever um novo futuro. Na nova e pequena cidade, tão diferente de Londres, Isabel e os filhos terão um grande desafio pela frente, conhecer os novos vizinhos ambiciosos (que ainda desejam a casa!), conviver com novas pessoas, adaptar-se a uma nova vida e se reaproximarem como uma nova família após a morte de seu pai e marido. Ah, claro, sem contar que vai ter um novo romance acontecendo no meio disso tudo (amantes de casais, não se abalem)!

Eu sabiaaaa!!
Isabel é uma protagonista um tanto peculiar. Acredito que como eu, muitos não irão gostar dela, especialmente no começo. Mas é de se entender que muitas características da personagem sejam plausíveis, diante de sua história de vida, carreira e do quanto ela têm perdido ao longo do livro. Mas também gostei de alguns aspectos de Isabel, que descobre muita força interior e aprende muito também, inclusive a lidar com os próprios filhos. Um ponto positivo para a Jojo Moyes, que soube desenvolver muito bem os personagens.


Achei O Som do Amor muito realista. Diante das reviravoltas e das adversidades da vida, encaramos diversos "tapas na cara", desistimos de alguns sonhos mas encontramos outros ainda melhores. Tudo isso é vivido por nós, no dia a dia, ao longo dos anos. A história foi bem retratada e sem focar em romances tradicionais ou forçar relações, achei tudo muito natural. Um livro simples mas que nos torna tão esperançosos quanto Isabel.

Recomendo o livro como uma leitura leve, que flui muito bem e com aquele clima gostoso que acaba nos ensinando várias coisas. Aprovado.





8 comentários :

  1. Oi, ainda não li nenhum livro dela, já sei de tanto spoiler de Como eu era antes de você que desanimei.
    Fiquei curiosa pra saber o que acontece com o casal McCarthy, fora isso não chamou muito minha atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Sou acostumada ler os livros românticos da Jojo e adoro !

    Não sabia da existência desse livro mas adorei saber que é um livro diferente dos que ela ja escreveu!
    Parece ser uma leitura bem leve e rápida !
    Quero ler com certeza !
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Camila, de vez em quando os livros da Jojo são leves e inusitados. Foi assim que me senti na leitura de Um Mais Um, que é uma gracinha.
    Eu imaginei que esse seria no melhor estilo dramático, mas adorei a premissa e sinto que vou me apaixonar.
    <3
    Obrigada pela dica. Jojo nunca decepciona!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Caah!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, fico babando nas resenhas que acompanho e cada vez mais convencida á conhecer a escrita e os enredos que parecem excelentes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Li um livro da autora e gostei esse parece ser uma leitura descontraída, com recomeços que não são nada fáceis ainda mais para uma família que vive bem perder o que tem e ainda lidar com pessoas ambiciosas como esses vizinhos.

    ResponderExcluir
  6. Camila, o mundo me odeia, pois eu não curti tão assim a escrita da 'Jojo Moyes'... sei lá, não desceu... mas esse é uma pegada diferente.
    Espero poder algum dia repensar e ler Jojo.


    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  7. De fato parece um livro leve e realista por mostrar pessoas manipuladoras e tramando contra outras. O livro não me interessou muito não, confesso, mas parece uma boa pedida pra quem quer ler algo sem se prender e sem esperar muito.

    ResponderExcluir
  8. Camila!
    Mais uma lição de vida no livro da Jojo, né?
    Como certas pessoas são ambiciosas e fazem as coisas por interesse, nossa!
    Importante mesmo é fazer as coisas sem esperar nada em troca e tudo com muito amor, daí sim as coisas vem quando menos esperamos.
    Deve ser mais um bom livro da autora.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook