Empíreo inova na Bienal com estande que é uma sala de leitura
Que leitor nunca sonhou em ter seu cantinho especial, uma biblioteca aconchegante para descansar e mergulhar nas histórias mais incríveis?
A Editora Empíreo embarca nesse sonho e constrói para a Bienal um espaço feito por amantes de livros para amantes de livros. Em parceria com o ‘Oito Mãos Atelier’, o estande vai ser composto apenas de móveis que qualquer leitor gostaria de ter na sua biblioteca.
Serão 25 metros quadrados de conforto e aconchego. Pufes, bancos, sofás, estantes e tudo o mais estará à disposição para que os leitores possam desfrutar dos livros da Empíreo em um ambiente agradável. Ah! E esses móveis também estarão à venda!
Além disso, seguindo a filosofia da editora e do ateliê – de respeito ao meio ambiente – todo o mobiliário será feito com paletes de madeira reutilizados. Isso significa 100% de reaproveitamento, com material de qualidade.
Leitores e Novos Escritores
O estande é especial e a programação também. Sempre disposta a apostar nos autores nacionais, a Empíreo promoverá uma série de debates entre os autores da casa e escritores que estão tentando publicar seu primeiro livro. A ideia é compartilhar experiência.
A Editora também firmou parceria com a Casa do Livro, uma escola com cursos voltados para o mercado editorial. Entre os temas previstos: como se apresentar a uma editora?, processos e custos de uma publicação, financiamento coletivo como alternativa, o suspense na narrativa literária, entre outros.
Sorteio
A editora Empíreo vai realizar um grande sorteio de todo seu acervo e lançamentos realizados na Bienal Para participar, basta fazer uma foto dentro do estande da editora, compartilhar nas redes sociais (facebook e instagram), taguear a editora e usando a hastag #empireonabienal.
Programação
26 de agosto, sexta-feira
19h30
Tarde de autógrafo com Irmã de Palavra.
Livros: Dias Nublados e Estranho Contato
Dany Fran e Kelly Shimohiro
27 de agosto, sábado
11h – 12h30
Bate-papo com escritores – Cláudia Lemes e Lucas Rezende falam sobre “O perfil do novo escritor”.
13h30 – 14h30
Sessão de autógrafo com Cláudia Lemes
17h00 – 17h45
Lançamento com leitura de primeiro capítulo e sessão de autógrafo de Não quero ser lembrado, de Lucas Rezende
17h45 – 18h30
Bate-papo com escritores – Lucas Rezende e Cláudia Lemes falam sobre O processo de escrita
18h40
Lançamento de RETALHOS: ALMAS EM VERSOS de Camila Kaihatsu e Natasja Haia com leitura de duas poesias e sessão de autógrafos.
Retalhos: almas em versos
Lançamento: 27/08/16 às 18h40
Sinopse: Retalho é um pedaço que se retira de um todo, parte de alguma coisa que foi fragmentada. Assim é a nossa vida, uma coleção de retalhos num apanhado de memórias. Somos versos diários tecidos nas páginas de uma história que não termina. Retalhos: Almas em Versos é isso, uma coleção de sentimentos, com poemas sobre a vida, a condição humana e as mazelas sociais. Como o título sugere, cada verso leva um pouco do sentimento das autoras. Os traços da ilustradora fazem a junção dos pedaços, costurando, junto com as letras, a alma da obra.
Não quero ser lembrado
Lançamento: 27/08/16 às 17h
Sinopse: Em seu romance de estreia, Lucas Rezende conta a história de Bernardo, um homem de meia-idade em um casamento enfadonho, um emprego medíocre e uma vida de frustrações que lhe levaram até o momento em que a história se inicia: o dia em que assassina a esposa com as próprias mãos.
28 de agosto, domingo
11h – 14h45
Lançamento com leitura de uma crônica de Prosa Nova – é pau, é pedra é Crônica de André Filho
Prosa Nova
Lançamento: 28/08/16 às 11h
Sinopse: Neste livro bem-humorado, André Filho apresenta cenas e situações que nos fazem refletir a respeito da vida e a comédia do dia a dia. Quando usa personagens, André conta pulsantes momentos de anseios e conquistas. Quando vai pelos relatos, o leitor vê-se no lugar do autor, que usa do cotidiano para falar de uma vida simples, porém interessante. Do drama à comédia, Prosa Nova nos faz sentir cada palavra. É pau, é pedra, é crônica, e acima de tudo, é um livro vivo.
17h – 20h
Lançamento de Corpo Estranho , romance de ficção científica de Maria Tereza Santoro Dörrenberg
Corpo Estranho
Lançamento: 28/08/16 às 17h
Sinopse: Corpo Estranho, de M. T. S. Dörrenberg, conta a história de Mear, um ciborgue construído para atuar numa exposição em Berlim. Ao conhecer uma mulher chamada O., Mear sai em uma jornada pelo tempo e espaço em busca de respostas sobre a composição do corpo. Ele pode se transformar na figura que quiser, viajar no tempo e entender qualquer forma de comunicação. Essas habilidades têm por finalidade permitir que o ciborgue se desenvolva no mundo humano, iniciando uma geração de novos seres.
31 de agosto, quinta- feira
18h – 20h30
Casa do Livro – Bate Papo com escritores sobre A arte de produzir um livro
Mônica: como se apresentar a uma editora
Francisco: Noções de capa e diagramação
Filipe Larêdo: processos e custo de publicação
Alternativas de publicação:
Vivane Sedola (Kickante): financiamento coletivo para livros
Filipe Larêdo (apresentação dos livros colaborativos como sucesso de crowdfunding)
02 de setembro, sexta-feira
11h –12h00
Sessão de Autógrafo com John Bogea de Terra Devastada - Edição Apocalipse e O Corvo.
13h – 14h
Bate-papo com Escritores: John Bogea fala sobre jogos narrativos
11h – 16h30
Escultor Leandro Benigno
Artista brasileiro que trabalhou em filmes como Jungle Book e Velozes e Furiosos 7 fará uma escultura inspirado no Os Salgueiros , Algernon Blackwood escritor do Círculo Lovecraft.
14h15 – 15h30
Bate Papo com Escritores : Oscar Nestarez fala sobre Narrativa de horror
16h – 18h30h
Lançamento de Fábulas Crueis de Luiz Vadico que traz uma nova roupagem para o gênero.
Fábulas Cruéis
Lançamento: 02/09/16 às 16h
Sinopse: Luiz Vadico traz de volta as fábulas - composição literária que tornou famosos grandes escritores como Jean de La Fontaine -, mas dando um toque particular: o macabro. Cada uma das 30 histórias revelam uma moral de uma forma sombria e, por vezes, assustadora.
19h – 22h
Sessão de autógrafo com Gustavo Perosini
03 de setembro, sábado
11h30 – 14h
Bate-papo com escritores com Cláudia Lemes: O suspense na narrativa Literária
Lançamento do prólogo de Um Martini com o Diabo
14h – 17h
Inverno Negro
Bate-papo com escritores com Stefano Sant’ana: “O desafios do gênero fantasia”
04 de setembro, domingo
11h – 15h
Lançamento do livro de Diego Freire “Bumba nosso boi”
Apresentação de dança de bumba-meu-boi
Bumba, nosso boi
Lançamento: 04/09/16 às 11h
Sinopse: O boizinho passou por poucas e não tão boas com os outros bichos da fazenda, que caçoavam do jeito diferente como ele passara a falar após perder a língua, mas encontrou amizade em outras criaturas muito especiais - como o Saci que não tem uma perna, mas dá rasteira em qualquer dificuldade.
Juntos, os queridos personagens do nosso folclore dão uma lição sobre como tratar as diferenças. E Bumba, que perdeu a língua, com sua história repleta de magia e superação, ganhou um lugar especial na cultura brasileira, dançando e exibindo seu manto enfeitado em festas populares de todas as regiões do Brasil.
Escrito por Diego Freire e ilustrado por Rogério Maroja, Bumba, nosso boi ensina o respeito às diferenças e beleza da diversidade.
17h – 20h
Infinito Reflexo de Cris de Ávila com ilustrações de Leonardo Guidugli
20h30 – 22h
Inicio da festa de encerramento e Sorteio do acervo Empíreo
Que tentação moveis para nós leitores, tem cada cantinho aconchegante que eles criam que ficamos babando com vontade de ter um igual rsrs. Que legal sorteio. Pena que no dia que vou nenhum desses autores estarão lá snif...
ResponderExcluirQue sensacional essa ideia da Empíreo. Entrar num estande todo ambientado pra leitura deve ser bacana, o difícil vai ser querer sair de lá, rsrs. Adoraria ir pros debates dos autores e esse sorteio é maravilhoso.
ResponderExcluirAbraço!
Adorei a sala de leitura que terá lá, parece bem agradável e confortante o ambiente, além de tudo, é 100% ecológico. Parabéns pela atitude à editora! =D
ResponderExcluirGostei muito de cada livro e do sorteio que terá, pena que não estarei lá mas na próxima edição, eu vou! ♥
Olhaa que bacana!!
ResponderExcluirAdorei as sinopses! Bienal está sensacional! Aproveitem!
Bjs!
Oi, Izabela!!
ResponderExcluirEsse Bienal vai ser um um tremendo sucesso!!
Adorei a ideia da Empíreo!!
Curtam muito toda bienal!!
Beijoss
Ah, que legal o espaço da Empíreo, gente!
ResponderExcluir<3
Nem fui e já me apaixonei.
Quero muito ter ido, mas com uma viagem marcada para domingo, não vai rolar.
:(
Ano que vem vou sem falta.
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com