Socorro, Meu Vídeo Bombou na Internet! - Smith High #01

Autora: Marni Bates
Título original: Awkward
Tradução: Ananda Alves
Série: Smith High
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 320
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |
Sinopse: Mackenzie Wellesley é o tipo de aluna em que as pessoas só reparam quando precisam de ajuda com o dever de casa. Isso é, até que ela sem querer mandar um jogador do time da escola escada abaixo com um golpe acidental de sua mochila e faz uma desastrosa tentativa de reanimação por massagem cardíaca. Antes do fim do dia, todo o fiasco vai parar no YouTube. E quando Mackenzie se dá conta das dimensões do acontecido, já é tarde demais: o vídeo do incidente se tornou uma sensação na rede, com mais de 4 milhões de visualizações. Agora, levada por um redemoinho de astros do rock, paparazzi e roupas de grife grátis, Mackenzie precisa descobrir um jeito de conciliar esse caos à sua vida de garota normal. E quando começa a receber até mesmo olhares do cara mais popular do colégio, ela percebe que essa fama pode ser bem interessante...

Socorro, Meu Vídeo Bombou na Internet!, publicado pelo selo Bertrand Brasil, veio parar na minha mão por um acaso do destino. Não era minha primeira escolha de leitura, mas agradeço muito por ter tido a oportunidade de lê-lo!! O livro escrito por Marni Bates é o primeiro de uma série de quatro volumes intitulada Smith High (Colégio Smith, em tradução livre). O sucesso da obra de estreia da escritora foi tanto que os direitos da obra já foram vendidos para o Disney Channel!! Será que vem uma série por aí? Espero que sim!! *-*

Este livro é dedicado àqueles que já se sentiram esquisitos e/ou invisíveis.
Ou seja... praticamente todo mundo.
Isso passa.
Dedicatória, p. 5

Enfim, com uma temática completamente atual, somos apresentados à história de Mackenzie Wellesley, uma garota completamente comum que passou a vida toda evitando chamar a atenção das pessoas. Isso porque ela é uma garota com alguns traumas de abandono e baixa autoestima. 
Quando pequena, Mack descobriu que seu pai tinha um caso com sua professora de ballet durante sua primeira apresentação em público e, devido a um tropeço, revela a situação embaraçosa na frente de todo o público - incluindo sua mãe que carregava seu irmão mais novo (ainda bebê), Dylan, no colo. 

Marni Bates
Depois do divórcio, o pai desapareceu com a professora e nunca mais entrou em contato com a família, exceto para enviar a pensão alimentícia. Com a mãe trabalhando como garçonete para sustentar a casa, Mackenzie aprendeu logo a ser responsável e ajudar a economizar em todas as áreas possíveis. Assim, ela trabalha como professora particular de Logan Beckett - o cara mais popular da escola - para poder comprar um Macbook para a faculdade e tem todo o seu guarda-roupa formado por roupas de bazares beneficentes, o que torna o seu visual pouco atraente.

Mas Mackenzie tem um plano de vida que inclui passar despercebida pelo ensino médio, conseguir uma bolsa de estudos em uma boa faculdade e depois - em um encontro de ex-alunos - ser finalmente notada por Patrick Bradford, um dos caras populares da escola e sua paixão secreta há anos.
Mas tudo muda quando um acidente acontece durante as aulas!

Enquanto andava com uma mochila lotada (e pesada) de livros Mackenzie não viu que Alex Thompson, um dos melhores jogadores de futebol da escola, estava logo atrás dela e o derrubou escada abaixo. Cega pelo pânico, Mack tenta fazer uma ressuscitação cardiorrespiratória enquanto grita de desespero. O que ela não conseguiu perceber enquanto gritava e socava o peito de Alex é que o próprio acidentado estava consciente e tentando tirá-la de cima dele! 
Toda a cena é gravada e publicada no Youtube com a legenda: “A garota mais esquisita do mundo!” que logo vira um dos maiores hits do momento, fazendo assim com que a vida simples de Mackenzie vire de pernas para o ar!!



Até então, Mackenzie separava as pessoas em duas categorias no Smith High, os Notáveis e os Invisíveis. Obviamente, Mack e seus amigos, Corey e Jane, fazem parte do segundo grupo. Enquanto Logan Beckett, Chelsea Halloway, Alex Thompson e Patrick Bradford fazem parte dos Notáveis. 
Mas agora, Mackenzie já não é mais invisível e começa a receber grande procura da imprensa e dos paparazzi querendo saber muito mais sobre a sua vida.

Pelo menos, ninguém mais implicou comigo. O mesmo idiota que tinha me imitado com uma voz esganiçada agora me olhava de maneira especulativa, sem dizer uma palavra. Eu definitivamente não era mais uma Invisível. Era como se fizesse parte de uma nova categoria, criada só para mim: o Espetáculo. Todos me olhavam, mas ninguém falava comigo. Genial.
Mackenzie, p. 95

Mack, que nunca desejou esse tipo de atenção, começa a ganhar roupas e sapatos de estilas famosos, maquiagens, além de ingressos para shows e muitas outras coisas que ela nunca imaginou ter na vida tão fácil assim. 

Ao mesmo tempo, o relacionamento da garota com Logan começa a mudar enquanto Patrick parece finalmente notá-la!!! Mack ainda acaba fazendo novas amizades com algumas calouras do colégio e - acredite se quiser - com os integrantes da ReadySet (Tim, Chris e Dominic), a banda de rock favorita da garota.

Mack e Logan em um quase encontro

Entre muitas confusões, Mackenzie irá descobrir um lado de si que não conhecia ainda, além de ter que lidar com sua baixa autoestima e seu medo de abandono. Mas ela também poderá criar novos relacionamentos e refletir sobre o que realmente espera do futuro.

Minha vida havia oficialmente se tornado mais esquisita do que um filme do Tim Burton.
Mackenzie, p. 107

Capas originais da série Smith High
Sempre tive uma queda absurda por histórias com nerds - me identifico um poco! - E a primeira coisa que me chamou a atenção na obra foi a questão da garota invisível e estudiosa que por um acidente fica famosa e não sabe como fazer as coisas voltarem ao normal. Mas será o que “normal” era tão bom assim?

Mackenzie é uma garota comum, com alguns traumas e inseguranças em relação às pessoas em geral e a si própria, mas também muito confiante e determinada em seu plano de vida e com seus melhores amigos. Muito inteligente e bem-humorada, Mack é uma personagem fácil de se simpatizar.

O acaso que a torna uma sub-celebridade do dia para a noite serve como um trampolim para a jovem realizar um processo de autoconhecimento e também para se abrir a novos relacionamentos e oportunidades.

Socorro, Meu Vídeo Bombou na Internet! é um romance com muitos clichês, mas que não desagradam ao leitor de forma alguma. É uma história fofa de uma garota e suas aventuras até encontrar o seu lugar no mundo e descobrir que as pessoas não podem ser separadas entre Notáveis e Invisíveis. 

Recomendo esse romance de coração para todos os leitores que são ou já foram adolescentes. Não tem como não gostar! ;)




8 comentários :

  1. Oi oi,

    confesso que, a princípio, o livro não me chamou muita atenção. Mas o jeito com que você abordou a história me convenceu e acho que leria o livro caso tivesse oportunidade, ele parece ser bem divertido e também adoro personagens nerds e esquisitinhos (me identifico horrores kkk).

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que reviravolta aconteceu na vida da protagonista de uma hora para outra com esse vídeo do acidente. Deve ser difícil tudo que esta acontecendo esse sucesso todo para quem não queria chamar atenção não vai ser fácil acho que a leitura faz com que tiremos ensinamentos para nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Vi esse livro no skoob e fiquei muito interessada em ler. Amo livros com um toque mais nerd e a forma que você abordou a história foi muito boa. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolina!!
    Que resenha Ma-ra-vi-lho-sa!! Estou rindo muito imaginando a Mack fazendo todas essas confusões !! Parece ser um livro muito legal e divertido de ler!!
    Beijos
    ;))

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carolina!
    Essa trama daria mesmo uma ótima série. Tem um enredo muito bom e provavelmente seria um sucesso. Parece aquele tipo de livro que a gente se diverte lendo. Fiquei bastante curiosa e certamente pretendo lê-lo. A Mackenzie, mesmo com seus traumas e insegurança, consegue cativar o leitor e nos mantém interessado na leitura até o final.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Achei bem divertido esse livro! Me identifico muito com a Machenzie, muito mesmo. Quem dera eu fosse percebida pelas pessoas ... mas enfim, é um livro que quero ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostei bastante do livro, bem descontraído, gosto de leitura assim...
    Qro conferir com toda ctz! Não conhecia e já estou ansiosa pra ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Carol, a adolescente em mim, que nunca foi embora, já está apaixonada, hahaha.
    Eu já tinha visto só propaganda do livro, mas foi a primeira resenha que li. Gostei <3
    Adoro histórias adolescentes (e assim como você tenho uma quedinha total por nerds) e nem me importo com clichês. Pelo contrário. Nesse caso combinam tanto.
    Já quero. Aliás, já queria, porque já estava na minha wishlist do celular.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook