#II Mês do Halloween: Boneco de Neve - Harry Hole #07

Autor: Jo Nesbo
Título Original: The Snowman
Tradução: Grete Skevic
Editora: Record
Páginas: 420
Onde Encontrar: AmazonBr | Submarino | Livraria Saraiva

Sinopse: Considerado pelo jornal inglês The Guardian o livro mais ambicioso de Jo Nesbø e comparado a O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é seu livro mais arrepiante.
No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

Jo Nesbo é um autor que soa desconhecido para nós, mas que faz um sucesso estrondoso mundo a fora. Norueguês de nascimento, também ambienta suas histórias em países europeus, cenários que o deixam confortável e nos deixam curiosos. Boneco de Neve é apenas um dos muitos livros publicados por ele, nove lançados no Brasil, sobre assassinos em série, cujo protagonista é um policial durão e extremamente intuitivo: Harry Hole. Os livros não precisam necessariamente ser lidos em uma ordem específica, portanto, Boneco de Neve foi o meu primeiro de muitos, já adianto.

É uma noite fria em Oslo, na Noruega, e um assassino espreita as diversas casas habitadas por lindas famílias. Com o passar de novembro, a primeira nevasca chega. Jonas Becker, o garotinho que habita uma daquelas casas, nota que sua mãe desapareceu misteriosamente durante a noite. Não deixou nenhum rastro. Não levou nada. A única evidência sombria: um boneco de neve fitando diretamente as janelas de sua casa. E não foram os Becker que o fizeram.

 Com o desaparecimento incomum, Harry Hole é chamado para o caso. E ao notar o boneco, ele sabe, em seu íntimo, que não é um caso nada comum. Conhecido por ter resolvido um famoso caso de assassinatos em série, ele e sua equipe buscam a fundo sinais que revelariam o motivo da senhora Becker ter fugido. Um amante? Medo do marido? O peso da maternidade? Nada lhes vêm à mente. Em compensação, outra mente sombria e inteligente trabalha simultaneamente em outro crime, outro cenário, outra vítima. Outra família destruída.

Com o aumento repentino dos desaparecimentos e assassinatos de jovens mães de família, Harry e os policiais noruegueses se vêem em uma trama repleta de mistérios doentios, e uma descoberta macabra: elas não foram as primeiras vítimas. Não nas últimas décadas. E Harry despertará a atenção do assassino mais do que gostaria. Será ele capaz de capturar mais um monstro da sociedade? Ou ele se deixará consumir pela teia de jogos proposta por uma mente perturbada?

Dexter, o melhor serial killer s2
É uma trama complexa e muito intensa. Não é um livro fácil de ser lido e digerido, e é uma escrita com o tradicional peso do suspense. Quem já leu outros livros do gênero, que abordam assassinatos, serial killers e mentes perturbadas, sabe muito bem disso. Mas eu gosto muito de tramas bem desenvolvidas como esta. É um livro de tirar o fôlego e não faz mal ler um bom suspense de vez em quando. É intrigante e curioso como a mente humana pode chegar a níveis doentios. Ainda bem que temos policiais como Harry Hole.

Gostei muito do livro, da história, do modus operanti (a forma de agir) do assassino do boneco de neve. Harry é um personagem comum, e está bem longe de ser um herói clichê, e acredito que esse comportamento reflete muito mais a realidade de um detetive. Estou certa de que lerei outros livros do Jo Nesbo. Foi uma boa pedida para o nosso mês do Halloween.

Imagino o Harry bem assim rs
Sobre a edição, as capas dos livros da série seguem um padrão muito legal, preto e branco (adoro). E uma novidade: este mês tem lançamento de mais um livro do Nesbo pelo Grupo Editorial Record, O Morcego. Corram para as livrarias!









9 comentários :

  1. Camila, já conheço de nome o Jo Nesbo por causa de resenhas positivas.
    Quero muito ler algo dele porque adoro livros de suspense, crime, thrillers em geral.
    Talvez comece por esse, como você.
    Esses dias vi um outro livro com o Harry e falaram a mesma coisa na resenha: Não espere um herói comum de livros.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Camila, ameeei, não conhecia, fiquei super interessada em ler...
    E com essa sua resenha então, sem sombras de dúvidas q eh sim uma boa história...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila !!
    Gostei muito da indicação do livro parece ser uma história muito interessante. Sem dúvida quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica! :)

    Acredito que os suspenses estimulam nossas mentes.
    Com certeza despertou-me interesse pelo livro.

    Revelando Sentimentos

    ResponderExcluir
  5. Fico um pouco impaciente quando tenho que recuar numa leitura para compreender melhor, porque já leio devagar, saboreio cada trecho inteligente, e ainda ter que me atrasar ainda mais é um tanto chato, rsrs. Mas tudo compensa quando temos uma narrativa assim, cheia de tensão e angústia – e esse sentimento é fascinante, porque conseguir se colocar no lugar do personagem é a habilidade que considero mais fascinante para um autor. Assim ele me conquista. Detesto ficar distanciada da história.
    Adorei! Quero ler. Mais uma vez você me traz algo consistente e sedutor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler algum livro dele, são elogiados. Gostei desse adoro esse clima de mistério e suspense nos assassinatos, fiquei intrigada com o boneco de neve isso é diferente pra mim. E fiquei curiosa me perguntando porque as jovens mães.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro queria agradecer por apresentar um novo escritor de suspense que trabalha com serial killers, eu amo,as as vezes é tão difícil encontrar bons livros.
    Parece ser o caso desse, já me apaixonei e coloquei na lista, a resenha também ajuda, você escreve muito bem, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Amo livros de suspense. Essa història é bem curiosa e da um pouco de medo também, medo de descubrir quem é o assassino, pois sempre é quem menos se espera, ne? Mas quero muito saber o final.

    ResponderExcluir
  9. Sou muito fã de livros de suspense e mistérios. Mas ultimamente tenho lido bem pouco desse gênero. Fiquei muito curiosa sobre o modus operandi do assassino. Já está anotado para futuras compras!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook